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Navegando por Autor "Souza, Thaísa Trindade de"

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    TCC
    Combustíveis avançados: um caminho para a transição energética
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Souza, Thaísa Trindade de; Gondim, Amanda Duarte; http://lattes.cnpq.br/6738828245487480; http://lattes.cnpq.br/5746508623547983; Gondim, Amanda Duarte; http://lattes.cnpq.br/6738828245487480; Araújo, Aruzza Mabel de Moraes; http://lattes.cnpq.br/4924374746045892; Ferreira, Isabelle Mariane de Lima; http://lattes.cnpq.br/3857170789537576
    O aumento da demanda energética no mundo e o consumo de combustíveis fósseis trazem consequências ambientais e econômicas. O aumento das emissões de dióxido de carbono produzido com a queima de combustíveis fósseis na atmosfera se torna uma das principais razões para o aumento da temperatura global através do efeito estufa. Os biocombustíveis têm sido uma fonte alternativa promissora em relação aos combustíveis fósseis. Sua primeira geração os produziu a partir de várias culturas consumíveis, que competem com a indústria alimentícia, tornando esse tipo de matéria-prima mais cara e com menos disponibilidade para o cultivo voltado para a bioenergia. Combustível avançado é o biocombustível a partir de óleos e culturas lignocelulósicas e não comestíveis, que por sua vez não competem com a indústria alimentícia podendo se dedicar ao setor energético. Eles vêm se tornando biocombustíveis ainda mais favoráveis ao desenvolvimento ambiental e social. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre os combustíveis avançados nos tempos atuais.
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    Dissertação
    Estudo térmico e termocatalítico do óleo de Licuri (Syagrus coronata) utilizando AlSBA-15 para a obtenção de bioenergia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-03-15) Souza, Thaísa Trindade de; Silva, Djalma Ribeiro da; Gondim, Amanda Duarte; 03014598437; http://lattes.cnpq.br/6738828245487480; http://lattes.cnpq.br/2791074318745945; http://lattes.cnpq.br/5746508623547983; Araújo, Aruzza Mabel de Morais; http://lattes.cnpq.br/4924374746045892; Silva, Edjane Fabiula Buriti da; http://lattes.cnpq.br/1736653643786951
    Com uma demanda cada vez maior de combustíveis líquidos, é importante a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas que sejam amigáveis ao meio ambiente. A indústria de aviação demanda um tipo de combustível que requer propriedades específicas, em que as alternativas, como o bioquerosene de aviação, devem ser compatíveis com os motores já existentes, combustíveis drop in. O bioquerosene pode ser obtido de várias maneiras, entre elas através da conversão térmica e da conversão termocatalítica. Portanto, o trabalho tem como objetivo realizar a conversão catalítica do óleo de Licuri na presença de um catalisador mesoporoso para obtenção de bioquerosene de aviação. Diante disto, foi estudado a síntese e a caracterização do AlSBA-15, bem como a impregnação do catalisador com níquel (Ni) em porcentagens de 1%, 5% e 10% em massa. Os catalisadores foram caracterizados por análise térmica TG/DTG, difração de raio X (DRX), Espectroscopia de Absorção de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), adsorção e dessorção de Nitrogênio (BET) e microscopia eletrônica de varredura (MEV/EDS). Os catalisadores apresentaram reflexões de DRX condizentes com a estrutura hexagonal P6mm do AlSBA-15, demonstrando que a peneira molecular continuou estruturada mesmo com a impregnação dos metais. Assim como as análises de adsorção e dessorção de Nitrogênio mostraram isotermas tipo IV condizentes com materiais mesoporosos, mostrando também que a impregnação de níquel não deformou a formação dos mesoporos. A análise de FTIR mostrou que a calcinação conseguiu retirar o direcionador e que a impregnação do metal não alterou as ligações características do material mesoporoso. As conversões térmica e termocatalítica do óleo de licuri foram avaliadas através de análise termogravimétrica e através dos dados foi realizado o estudo cinético utilizando o modelo de Ozawa-Flynn-Wall (OFW) e Kissinger-Akahira-Sunose (KAS), em que se observa uma diminuição da energia de ativação significativa com a presença do catalisador com níquel, entre 63 a 80 KJ/mol, em comparação com a conversão térmica do óleo, em média 110 KJ/mol.
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