Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Vanessa Medeiros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A contação de histórias e o desenvolvimento socioemocional da criança na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Souza, Vanessa Medeiros; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; http://lattes.cnpq.br/1860982464541880; Vieira, Francileide Batista de Almeida; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; http://lattes.cnpq.br/5021338299284183
    Este artigo relata uma pesquisa de trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia que teve como objetivo analisar as contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento socioemocional de crianças no nível V da Educação Infantil na Escola Municipal Florência Maria da Conceição, situada na zona rural do município de Tenente Laurentino Cruz/RN. Metodologicamente, o estudo se insere no campo das pesquisas de abordagem qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1994), na qual foram utilizados como instrumentos para construção dos dados: revisão bibliográfica; observação participante e registros em diário de campo. Os principais referenciais que embasam o trabalho são: Abramovich (1997), Bettelhein (2002), Wallon (1995), Vygotsky (1989; 2001; 2003) Brasil (2018), Damásio (2000). Os resultados destacam que as emoções emergem nas e pelas interações sociais, com isso, não estão relacionadas somente a estados biológicos, mas também a representações sociais. Demonstram, ainda, que a contação de histórias, quando inserida na rotina da Educação Infantil, contribuem para à criança pensar sobre si mesma; desenvolver experiências afetivas; capacidade individual de se relacionar consigo e com o mundo a sua volta e, por conseguinte, o desenvolvimento socioemocional.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM