Navegando por Autor "Souza, Vanessa Medeiros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A contação de histórias e o desenvolvimento socioemocional da criança na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Souza, Vanessa Medeiros; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; http://lattes.cnpq.br/1860982464541880; Vieira, Francileide Batista de Almeida; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; http://lattes.cnpq.br/5021338299284183Este artigo relata uma pesquisa de trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia que teve como objetivo analisar as contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento socioemocional de crianças no nível V da Educação Infantil na Escola Municipal Florência Maria da Conceição, situada na zona rural do município de Tenente Laurentino Cruz/RN. Metodologicamente, o estudo se insere no campo das pesquisas de abordagem qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1994), na qual foram utilizados como instrumentos para construção dos dados: revisão bibliográfica; observação participante e registros em diário de campo. Os principais referenciais que embasam o trabalho são: Abramovich (1997), Bettelhein (2002), Wallon (1995), Vygotsky (1989; 2001; 2003) Brasil (2018), Damásio (2000). Os resultados destacam que as emoções emergem nas e pelas interações sociais, com isso, não estão relacionadas somente a estados biológicos, mas também a representações sociais. Demonstram, ainda, que a contação de histórias, quando inserida na rotina da Educação Infantil, contribuem para à criança pensar sobre si mesma; desenvolver experiências afetivas; capacidade individual de se relacionar consigo e com o mundo a sua volta e, por conseguinte, o desenvolvimento socioemocional.