Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Vanessa Silva de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Em tela o método Montessori: uma análise do método no youtube
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-09) Souza, Vanessa Silva de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Cenci, Adriane; Lima, Aline Cristina da Silva
    O Método Montessori vem se tornando bastante mencionado e discutido entre os internautas nas redes sociais, em especial no YouTube. Considerando esse aspecto, temos como objetivo, analisar como o Método Montessori de educação é expresso em vídeos no YouTube, pois, nos inquieta a difusão desse método em redes sociais, principalmente como ele é visto e citado no cotidiano das pessoas que dizem utilizá-lo, como forma de educar seus filhos, e as dicas de utilização de tal Método. Diante dessa abordagem surge o seguinte questionamento: Quais as representações do Método Montessori no YouTube? Metodologicamente, esta pesquisa é exploratória e faz uso do YouTube como espaço de investigação. No YouTube realizou-se a seleção e ordenação dos vídeos mais visualizados na plataforma. Na sequência, optou-se pela escolha de dois vídeos, atentando-se à associação do que é apresentado no vídeo com o método, levando em consideração os principais conceitos do Método Montessori utilizados para realização da pesquisa. Utilizou-se o conceito de autonomia, liberdade, redes sociais e respeito ao desenvolvimento natural da criança de acordo com alguns autores estudados e analisados no decorrer do trabalho, como: Almeida (1984), Costa (2001), Rohrs (2010), Schneider (2012), Fialho (2017). A partir dos dados encontrados foi possível identificar que a principal ênfase sobre o Método Montessori está veiculada ao público materno, porém com informações simples acerca da obra de Maria Montessori por essa transmissão via YouTube.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM