Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza Júnior, João Feliciano de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Um material paradidático em formato digital para problematizar ideias sobre variações locais da temperatura superficial da Terra ao longo do dia
    (2018-07-31) Souza Júnior, João Feliciano de; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; ; Lima, Alexsandro Pereira; ; Borba, Gilvan Luiz; ; Silva, José Ronaldo Pereira da;
    É bem sabido pela comunidade que atua na área, que o ensino das Ciências da Natureza pode contribuir para uma melhor compreensão acerca do mundo, propiciando ao mesmo tempo uma postura mais crítica, mais curiosa e questionadora sobre os eventos naturais. Nesse contexto, a pesquisa em ensino de Física, e o próprio ensino de Física, em particular, não pode se limitar à exposição de leis e teorias ou à memorização de fórmulas matemáticas, mas deve contribuir, entre outras coisas, com a problematização de situações que propiciem novos significados para o cotidiano dos alunos. Entre os temas com esse potencial, ressaltamos aqui os concernentes à relação entre Astronomia e Ambiente, pelas suas ligações com as periodicidades na dinâmica da natureza e suas influencias no cotidiano social. Naturalmente ensinar Física nessa perspectiva gera importantes desafios tais como os relativos à formação dos professores, à falta de materiais para respaldar o trabalho docente e à natural desconfiança com relação ao tradicional oficio do “cumprimento do programa”. Visando contribuir para a superação dessas dificuldades, desenvolvemos um material paradidático em formato digital voltado para professores que desejem ensinar Física partindo de questões que permitem aprofundar a compreensão sobre correlações entre Astronomia e Ambiente. A problematização central adotada nesse trabalho foi definida após sondagens com estudantes que residem no interior do RN sobre o que eles conhecem e/ou desejam conhecer sobre o Sol, surgindo daí a questão: Por que sentimos uma diferença no aquecimento da Terra pelo Sol ao longo do dia? Para respondê-la se contextualiza duas hipóteses da sondagem com os alunos: (a) a altura do Sol no céu determina o quanto ele nos aquece; e (b) o acúmulo de energia que a Terra recebe do Sol causa a variação de temperatura ao longo do dia. A discussão das hipóteses favorece um aprofundamento sobre a natureza física dos fenômenos relacionados com o Balanço Energético da Terra, incluindo aí conceitos de termodinâmica e da interação matéria e radiação. Além da própria dissertação, o material, aqui apresentado, incorpora sugestões apresentadas por licenciandos e professores de Física que o manusearam e teceram considerações sobre sua adequação e uso em ambiente real.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM