Navegando por Autor "Souza Neto, Rômulo Andrade de"
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Dissertação A adoção da governança da inteligência artificial generativa em universidades públicas brasileiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Gomes, Maria Gabrielle Soares; Ramos, Anatália Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; http://lattes.cnpq.br/5999425847740528; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Souza Neto, Rômulo Andrade deA Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem sido cada vez mais reconhecida como uma força transformadora no ensino superior, oferecendo benefícios como o aprimoramento das experiências de aprendizado e o aumento da eficiência na pesquisa acadêmica. No entanto, uma revisão de escopo revelou que desafios significativos persistem, incluindo preocupações com a privacidade dos dados dos estudantes, a disseminação de desinformação e vieses nos processos avaliativos. Além disso, identificou-se a escassez de estruturas de governança capazes de gerenciar eficazmente os impactos éticos, regulatórios e operacionais da IAG em instituições de ensino superior. Diante dessa lacuna, este estudo teve como objetivo geral compreender o nível da adoção da governança do uso da IAG nas 24 universidades públicas brasileiras mais bem classificadas em pelo menos um dos rankings de excelência acadêmica (Ranking Universitário Folha 2024, QS World University Ranking 2025 e Times Higher Education World University Rankings 2025). A tipologia da pesquisa classifica-se como qualitativa, com abordagem exploratória e foi operacionalizada por meio de um estudo documental. A coleta de dados envolveu a busca nos sítios eletrônicos das instituições e no envio de formulários com o pedido de informações adicionais às instituições selecionadas. Para o tratamento e análise de dados, utilizou-se a análise temática. Com base na análise dos temas Mecanismos estruturais, Mecanismos procedimentais, Mecanismos comunicacionais e Mecanismos para treinamento, foi possível constatar que nenhuma das 24 instituições analisadas se enquadrariam em um nível avançado de adoção da governança da IAG. Contudo, observa-se um cenário promissor, uma vez que 11 universidades apresentam iniciativas em estágio intermediário, demonstrando progresso em direção ao amadurecimento dessa governança. Os achados deste estudo podem servir como subsídios para a formulação de ações práticas e políticas institucionais que visem fortalecer a governança da IAG no ensino superior.Tese Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Souza Neto, Rômulo Andrade de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; Vivacqua, Carla Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/4339735174795014; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; ; http://lattes.cnpq.br/7138589638812519; Carvalho, Anne Emilia Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/7838023745515909; Queiroz, Marcelo Victor Alves Bila; ; http://lattes.cnpq.br/7583692128365771; Gosling, Marlusa; ; http://lattes.cnpq.br/9503365193492380O objetivo deste trabalho é examinar a influência da reputação corporativa, da veracidade e da valência da notícia na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais. O que motivou o estudo foi o aumento do número de notícias empresariais falsas nas redes sociais e a escassez de pesquisas empíricas que ajudem a entender e combater/prevenir a disseminação dessas notícias. O método de investigação é um experimento fatorial on-line 2 (reputação corporativa: desfavorável vs favorável) x 2 (veracidade: falsa vs verdadeira) x 2 (valência: negativa vs positiva) aleatorizado em blocos completos e os sujeitos são 369 usuários de redes sociais on-line com alguma familiaridade com as empresas citadas no estímulo do experimento. O estímulo experimental consiste em oito notícias empresariais extraídas da internet. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line e analisados por meio da técnica de Análise de Variância (ANOVA) de três fatores. Os resultados revelam que a reputação corporativa, a veracidade e a valência podem influenciar a intenção de compartilhamento de treze formas. Entre as formas identificadas, os resultados destacam que a reputação corporativa favorável pode diminuir a intenção de compartilhamento de notícias falsas negativas e aumentar a intenção de compartilhamento de notícias falsas positivas, servindo como uma “faca de dois gumes”, ao invés de “escudo”, no combate a propagação de notícias falsas. Este trabalho pode ser utilizado por gestores e pesquisadores para entender o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais, identificar os antecedentes desse compartilhamento e traçar estratégias de combate e prevenção ao compartilhamento de notícias falsas negativas sobre empresas por meio da reputação corporativa, entre outras coisas.Dissertação As manifestações de resistência informal à vigilância eletrônica na visão dos gestores de Call Centers(2015-06-25) Souza Neto, Rômulo Andrade de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Silva, Anielson Barbosa da; ; Sousa Neto, Manoel Veras de;Tradicionalmente, o conceito de resistência alude a movimentos coletivos e explícitos de oposição, como greves e paralizações. A modernização das ferramentas de controle e das práticas gerenciais evidenciaram formatos informais e menos visíveis de oposição, como piadas e ironias. Desde então, pesquisadores de diversos campos tem estudado a resistência para compreender estes comportamentos. A partir da revisão da literatura, verificamos que pouco se sabe sobre as respostas dos gestores e sobre as implicações da resistência informal. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender como os gestores lidam com a resistência informal à vigilância eletrônica. A coleta e a análise dos dados foram realizadas com base na Teoria do Processo de Trabalho (LPT) e na literatura de coping. Em termos metodológicos, este é um estudo descritivo e exploratório que adotou a abordagem qualitativa e aplicou de entrevistas semiestruturadas episódicas. Devido ao caráter controlador das atividades, a amostra foram nove gestores de equipes de teleatendimento (call centers) que trabalhavam para empresas de diferentes setores na cidade de Natal. Para analisar os dados foi utilizada a Análise de Conteúdo com a adoção da técnica de análise categorial ou temática. Para dar consistência e agilizar o processo analítico, foi utilizado o software NVivo® para codificar, categorizar e realizar análises comparativas através de modelos dinâmicos, mapas de árvore e nuvens de palavras. Os nossos resultados confirmam o controle intensivo do trabalho em empresas de teleatendimento. Foram identificadas 15 expressões de resistência informal nos casos investigados, sendo fofoca o tipo mais citado pelos entrevistados. A maioria dos gestores afirmou tomar uma atitude imediata assim que identifica a resistência, sendo a conversa a atitude mais citada. Por fim, apenas dois entrevistados reportaram casos de flexibilização das normas por causa da resistência de rotina, em todos os outros casos ela não pareceu ter gerado mudanças.