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Navegando por Autor "Spadacio, Cristiane"

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    Atuação da psicologia junto às práticas humanizadas complementares e integrativas no pré-parto e parto: relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-04-04) Santiago, Mayane de Oliveira; Braga, Liliane Pereira; Spadacio, Cristiane; Holanda, Cristyanne Samara Miranda
    Grandes são os desafios em praticar o que pregam as políticas de humanização na assistência a mulher no ciclo gravídico-puerperal haja vista a prática biologicista e medicamentosa desnecessária dominante, mas sim, é possível construir uma assistência que integre a mulher biopsicossocialmente, de modo humanizado e especializado, neste período tão ímpar que é a gestação e a parturição na vida da mesma, e é sobre essa possibilidade, que esse relato de experiência discorre, trazendo a atuação de uma Psicóloga Residente na Área de Saúde Materno Infantil, pela EMCM/UFRN, junto às Práticas humanizadas, Complementares e Integrativas no pré-parto e parto, que permeiam a ambiência – uso de essências, a cromoterapia e musicoterapia/biomúsica, de modo profissional, interprofissional e multiprofissional, visando a intervenção não medicamentosa para redução da dor e manejo da ansiedade, no pré-parto e parto. Os objetivos alcançados foram: o atendimento humanizado, em consonância com as políticas de saúde materno-infantil no Brasil; criação de um espaço de escuta e intervenção psicológica qualificada, um espaço para o empoderamento da mulher, e com as PIC’s, a redução das intervenções medicamentosas desnecessárias. Os resultados foram observados através do retorno do médico obstetra, registrado em prontuário, bem como, da avaliação psicológica clínica, onde destacou-se redução da carga de estresse; manejo da ansiedade; diminuição da inibição; aumento da capacidade expressiva; aumento da confiança e sentimento de estar ativa e explorando suas potencialidades maternas, auxiliou-se também, na proteção do vínculo mãe-bebê e propiciou-se o sentimento de bem-estar global.
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    A colaboração interprofissional em um programa de residência multiprofissional em saúde: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05) Alves, Ilara Maria Ferreira; Spadacio, Cristiane; Bonfada, Diego; Silva, Kleylenda Linhares da
    A residência multiprofissional em saúde é uma pós-graduação lato sensu, pautada em uma metodologia de ensino-serviço, ou seja, integra os ingressantes do programa nos serviços de saúde para aprender a teoria na formação prática. A formação multiprofissional aprimora as habilidades dos profissionais das equipes. Nesta perspectiva, a equipe multiprofissional trabalha com a estratégia da interprofissionalidade, que por sua vez tenta romper com o modelo de cuidado em saúde de forma fragmentado. Na busca pela integralidade, a colaboração interprofissional vem para proporcionar o compartilhamento, a parceria, a interdependência e o poder. Este estudo objetivou relatar a colaboração interprofissional vivenciada por uma enfermeira de um programa de residência multiprofissional em saúde. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa, sendo utilizado como recurso metodológico a auto-narrativa na produção da vivência da ingressante em seu primeiro ano na residência multiprofissional em atenção básica. A estruturação da pesquisa se desenvolveu em três momentos: 1) a “caracterização do programa de residência multiprofissional em atenção básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM)”, que aborda a estrutura, divisão e funcionamento do mesmo, 2) as “atividades desenvolvidas”, com a descrição da prática realizada durante o processo de residência; e 3) “narrativa de uma experiência” que aborda e discute as dificuldades, os potenciais e os desdobramentos do trabalho profissional que tem como guia a construção da prática interprofissional colaborativa em saúde. Logo, obteve como resultado que a residência multiprofissional proporciona o conhecimento e os espaços para a colaboração interprofissional, porém não está totalmente implementada na rotina do programa, sendo necessário estudar melhores meios para aprimorar a metodologia.
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    O contexto da maternidade do Hospital do Seridó para a adoção da lista de verificação para parto seguro da OMS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-10) Hounkpe, Verdande Trotskaya de Araújo Medeiros; Spadacio, Cristiane; Lia Maristela da Silva Jacob; Jacob, Lia Maristela da Silva; Baptista, Vivianne Izabelle de Araújo; Bezerra, Ricardo Andrade
    Objetivo: Esta pesquisa objetivou relatar uma experiência de capacitação dos profissionais de saúde que prestam atenção ao parto e nascimento na Maternidade do Hospital do Seridó para a adoção da Lista de Verificação para o Parto Seguro da OMS, por meio da realização de Oficinas com base no referencial da Educação Permanente. Método: Tratou-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra foi composta pelos profissionais que trabalham na maternidade e atuam diretamente na atenção à gestante, puérpera e RN deste Hospital. A escolha dos participantes das duas oficinas se deu de forma intencional. Resultados: Foram realizadas duas Oficinas, a primeira, intitulada “Quem somos, o que fazemos e como fazemos”, objetivou descrever o contexto institucional da atenção ao parto e nascimento no serviço, identificando potencialidades e limitações relacionadas aos recursos materiais para uma melhor assistência, e a segunda “Conhecendo a Lista de Verificação para Parto Seguro da OMS”, objetivou descrever as necessidades de aprendizagem relacionadas à oferta de atenção ao parto e nascimento e discutir sugestões de adequações na Lista de Verificação para o Parto Seguro. Conclusões: Observou-se a necessidade de ações de educação permanente e o potencial da Residencia Multiprofissional em Saude para efetifavacao destas acoes.
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    Dissertação
    Contribuições da residência multiprofissional em saúde para o fortalecimento da atenção primária: um estudo de caso a partir da Escola Multicampi de Ciências Médicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-03) Oliveira, Fernanda Kamila Souza de; Costa, Marcelo Viana da; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; ; http://lattes.cnpq.br/3934508395223787; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; ; http://lattes.cnpq.br/6291332729155177; Spadacio, Cristiane; ; http://lattes.cnpq.br/0230040384738792; Forte, Franklin Delano Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1213257434295598; Braga, Liliane Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245
    A Escola Multicampi de Ciências Médicas foi criada por meio do Programa Mais Médicos, a fim de reorientar a distribuição e formação médica em todo território Nacional. Por ser uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a escola Multicampi avançou com a política de interiorização trazendo oportunidades de formação para graduação e pós-graduação na área de saúde nas regiões distantes das grandes capitais. Inicialmente foi criado o curso de graduação em medicina e em seguida criou-se as modalidades de pós graduação a exemplo disso a Residência Multiprofissional em Atenção Básica. O presente estudo busca, discutir as implicações da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola Multicampi de Ciência Médicas para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde de Caicó-RN. Este é um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo por meio da técnica de entrevista, teve a participação de 18 profissionais que atuam como preceptores, sendo 10 de nível superior (médicos, enfermeiros e odontólogos) e 8 de níveis médio (técnicos em enfermagem). Os dados obtidos através das entrevistas foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Para efetivação da técnica de análise da pesquisa seguiu as fases de pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Deste modo foi construído três categorias temáticas a saber: Mudanças na dinâmica do trabalho em saúde com a inserção da residência; Desafios para potencialização da atuação dos residentes; Expectativas relacionadas a atuação dos residentes. De forma geral a Residência Multiprofissional em Saúde mostrou-se como um potente transformador de realidades, instigando as equipes à produção de saúde e conhecimento de forma inovadora. Entretanto, nesse processo ainda há fragilidades apontadas que precisam ser sanadas para garantir um maior aproveitamento desses profissionais além de poder servir de base para mensurar seu impacto na comunidade.
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    Formação de parteiras no Seridó
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-03-25) Azevedo, Gabriela Trindade de; Braga, Liliane Pereira; Dayane Shirley de Lima Santiago; Spadacio, Cristiane; Cassiano, Alexandra do Nascimento
    As parteiras foram por muito tempo referência na assistência ao parto, contudo, com o avanço das ciências biomédicas o lugar ocupado por elas foi tomado por médicos obstetras. Apesar dessa realidade, ainda existem parteiras atuando pelo Brasil, seja assistindo parto à domicílio, seja atuando em hospitais maternidades. Nesse sentido, propõe-se a pesquisa com o objetivo de descrever e facilitar o processo de formação de parteiras no município de Caicó-RN. Caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa com o delineamento de pesquisa intervenção. Para isso, utiliza-se os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, a observação participante do grupo operativo que se baseia em metodologias participativas da Educação Popular em Saúde. Após a transcrição das entrevistas se deu a análise dos dados coletados que foi feita com base na análise de conteúdo na modalidade análise temática. Os resultados da categorização das entrevistas apontam os seguintes eixos de sentido: profissão e/ou vocação, trajetória profissional, constrangimentos da prática, valorização e experiências marcantes. Ademais as atividades do grupo sugerem necessidade de atividades formativas para as parteiras, tanto para obter melhora na assistência prestada quanto, estimular a formação de profissionais mais qualificados e questionadores.
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    Formação em serviço e identidade na residência: uma perspectiva multiprofissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-04) Araújo, Andressa Cassiano; Spadacio, Cristiane; Oliveira , Ana Luiza de Oliveira e; Rolim, Ana Carine Arruda
    Os programas de residência multiprofissional em saúde surgem no Brasil no ano de 2005 através das mudanças necessárias na formação de recursos humanos voltados a atender os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Pela perspectiva pedagógica-assistencial, a formação em serviço acontece no campo político da saúde e seus desdobramentos repercutem diretamente na (trans) formação dos profissionais envolvidos nesse processo. Objetivo: o objetivo dessa pesquisa foi compreender como o residente multiprofissional percebe sua identidade pessoal e profissional no processo de formação em serviço no Sistema Único de Saúde pela residência. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório descritivo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa quinze residentes do primeiro e segundo ano do programa de residência multiprofissional em saúde materno infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: a análise temática dos dados coletados na pesquisa apresentou cinco categorias que foram discutidas a partir do referencial teórico, a discussão conceitual de identidade. Conclusão: a pesquisa buscou compreender essa (trans)formação do profissional residente e como o processo de formação em serviço refletiu na sua identidade, sendo profissional e estudante, mas não trabalhador no Sistema Único de Saúde.
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    Longitudinalidade das ações de cuidado materno-infantil na atenção primária à saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Henrique, Mayra Kelly Santana; Spadacio, Cristiane; Rolim, Ana Carine Arruda; Lima, Junio Alves de
    No Brasil, ao longo dos anos múltiplas estratégias foram desenvolvidas com o intuito de melhorar a saúde da população materno-infantil, entre elas esteve a instituição da rede cegonha. A Atenção Primária à Saúde (APS) incorpora os princípios do SUS e encontra-se como importante ponto de fortalecimento e organização dessa rede. A APS diferencia-se dos outros níveis de atenção por apresentar atributos essenciais e derivados. Dentre esses atributos, a presente pesquisa direcionou seu foco a longitudinalidade, que se destaca como uma característica central, sendo bastante relevante para o seu funcionamento adequado. O presente estudo, objetivou compreender como se apresenta a longitudinalidade das ações de cuidado materno-infantil na atenção primária em um município do interior do Rio Grande do Norte (RN). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter analítico-descritivo, desenvolvido a partir de dados coletados mediante a técnica de entrevista, com base em roteiro semiestruturado, realizadas no período de janeiro a agosto de 2020 no município de Caicó- RN. A análise dos dados foi realizada após a transcrição das entrevistas, por meio da triangulação de dados. Os resultados apresentados demonstraram que a longitudinalidade se apresentou através das ações desenvolvidas, favorecendo a criação de vínculos, boa comunicação, troca de saberes e adesão dos usuários. Contudo, alguns problemas nesse processo também foram evidenciados. Notou-se também que diversas estratégias foram descritas pelos profissionais e residentes visando garantir a longitudinalidade das ações de cuidado materno-infantil na APS, entre as mais citadas estão o investimento em ações mais dinâmicas, fortalecimento dos vínculos, utilização de redes sociais para comunicação e chamamento da população e a realização de planejamentos. Os resultados ainda trouxeram questões relativas ao processo de formação dos residentes inseridos no serviço, trazendo a atuação dos mesmos fortemente associada com a aquisição de instrumentos importantes para a longitudinalidade. Compreendeu-se que as ações realizadas foram bastante relevantes para o cuidado materno-infantil e a assistência produzida promoveu a oferta regular de cuidados, acompanhou as necessidades de saúde apresentadas pela população e favoreceu a integralidade do cuidado.
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    Dissertação
    Mulheres, mães e mandalas: guia para criação de grupo de apoio compartilhado entre gestantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Felix, Agnes; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Bastos, Raquel Litterio de; ; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; ; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; ; Ferigato, Sabrina Helena; ; http://lattes.cnpq.br/3248396158325409; Spadacio, Cristiane; ; http://lattes.cnpq.br/0230040384738792; Braga, Liliane Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245
    Durante a gestação, as mulheres passam por uma série de transformações físicas, mentais e sociais que, como consequência, podem gerar ansiedade e medos. Uma das formas de enfrentamento dessa situação é o envolvimento em grupos de apoio compartilhado entre mulheres que vivem o mesmo processo. Este estudo busca, por meio da implicação da própria pesquisadora, apresentar um guia ilustrado para apoio à criação e desenvolvimento desses grupos. Este trabalho concentra-se em minhas experiências e implicações como mulher e gestante ativa, além de idealizadora de um grupo de gestantes no município de Caicó. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, que tem, como metodologia, a autoetnografia, que se caracteriza por uma escrita do “eu” que nos permite refletir sobre a própria experiência, ou a partir dela, para analisar questões da sociedade e/ou cultura à qual pertence. Para a coleta de dados, utilizou-se reflexões, memórias e o diário de campo da pesquisadora escritos durante a observação dos encontros virtuais de grupos de gestantes. A partir da experiência da pesquisadora, mobilizadas pelo desenrolar do grupo, foram pontuados temas emergentes relacionados com sua trajetória de vida na gestação/maternidade, a saber: “Ela não puxa, ela herda”; “Meu tesouro”; “Quando nasce uma criança, nasce uma mãe(?)”; “Não me deixe só” e “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. A partir dessa análise temática, foi elaborado um guia para facilitar a criação de grupos de gestantes. Concluímos que os grupos de gestantes devem ser estimulados, pois se configuram como espaços de cuidado entre as participantes e que sua criação deve considerar o vínculo entre mulheres e a cultura do local onde será implementado.
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    Percepção de puérperas frente às práticas de parto normal humanizado em uma maternidade pública do sertão do Seridó
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-19) Lucena, Brunno Alves de; Spadacio, Cristiane; Bonfada, Diego; Bastos, Raquel Littério de
    A gravidez e o parto evidenciam-se como eventos biopsicossociais, que compõem um processo de transição do status de mulher para o de mãe. Evento marcado por complexas transformações fisiológicas, psicológica e interpessoais que requer adaptações durante e após seu percurso, tornando assim, o ciclo gravídico-puerperal um processo individual que exige cuidados especiais. A parturição pode ser vivida como uma experiência prazerosa ou traumática, a depender de experiências pessoais e familiares anteriores, assim como pela assistência recebida durante o pré-natal, parto e puérpério. Objetiva-se com esse estudo analisar a percepção das parturientes acerca da assistência ao parto normal. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital no município de Caicó/ RN que presta assistência obstétrica. Os resultados revelaram que as parturientes apresentaram percepções favoráveis e desfavoráveis em relação parto normal, com relação a percepção favorável destacou-se as atitudes dos profissionais de saúde, a garantia de um acompanhante de sua confiança, bem como o estímulo da autonomia da parturiente e uso dos métodos não farmacológicos de alívio da dor. A percepção desfavorável foi tipificada pelo forte predomínio do modelo de atenção ao parto centrado na figura do médico e imposição de condutas e ações mecanizadas. Espera-se com este estudo contribuir para uma reflexão acerca do modelo assistencial no processo de parturição, além da discussão sobre a importância de reorientar posturas e atitudes profissionais, para que estas, sejam condizentes com as propostas da Política Nacional de Humanização, bem como fortalecer as Políticas Públicas de assistência à saúde da mulher.
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    A percepção dos profissionais da atenção básica acerca das práticas integrativas e complementares no município de Currais Novos - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-25) Santos, Marcella Alessandra Gabriel dos; Spadacio, Cristiane; Bastos, Raquel Litterio de; Macedo, Etevaldo Pereira
    A partir das limitações do modelo biomédico em responder ao processo de adoecimento da população as PICS surgem no contexto do SUS para garantir o cuidado transversal e integral aos sujeitos. Essas práticas fomentam o autocuidado e a formação de vínculo, apresentando-se como forças potencializadoras para mudar a dinâmica do cuidar nos serviços de saúde, especialmente na Atenção Primária à Saúde. Justificativa: O município de Currais Novos, localizado no estado do Rio Grande do Norte, apesar de apresentar alta demanda por assistência em saúde hospitalocêntrica e medicamentosa, mostra grande potencial para a inserção de práticas que promovem cuidados transversais e horizontalizados, uma vez que possui histórico de PICS em alguns serviços de saúde. Acrescenta-se ainda a necessidade de mais estudos sobre a implementação das PICS na APS. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, que se utilizou de entrevistas semiestruturadas realizadas no período de maio de 2020 a janeiro de 2021 com os coordenadores das ESF do município de Currais Novos e Residentes em seu último ano de prática (R2), totalizando 18 respondentes. Em seguida, houve a transcrição das falas, análise temática e categorização das ideias. Objetivo: Avaliar a percepção dos profissionais da Atenção Básica acerca das PICS ofertadas no município de Currais Novos. Resultados e discussão: A percepção dos profissionais sobre as PICS ainda está muito atrelada aos mecanismos da biomedicina, apesar de reconhecer a importância das práticas no rompimento de tal modelo. Os profissionais não souberam precisar os campos de atuação e práticas ofertadas no espaço TERAPICS. Há interesse por parte destes em se habilitar para PICS, mas a oferta de capacitações pelo município é escassa. Conclusão: As PICS apresentam grande potencial de disseminação na cidade estudada, porém observa-se a falta no planejamento das ações, comunicação e engajamento dos gestores na implementação das PICS.
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    A perspectiva dos profissionais de saúde sobre os desafios da implantação e manutenção das práticas integrativas e complementares no âmbito da saúde mental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12) Silva, Dandara Henriques Costa da; Spadacio, Cristiane; Bastos, Raquel Littério de; Eulálio, Lizie Emanuele; Duque Neto, Sebastião Pacheco
    A presente pesquisa traz um compilado de resultados sobre a aplicação das Práticas integrativas e complementares na Saúde mental, expondo as dificuldades e facilidades destas, em especial, em um serviço de atenção psicossocial do município de Currais Novos. A pesquisa objetivou descrever os desafios de implantação e manutenção das Práticas integrativas e complementares no âmbito da Saúde Mental a partir da perspectiva dos profissionais de saúde. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo a partir da dados coletados em entrevista semiestruturada com dois (02) profissionais percursores e que estão à frente das Práticas Integrativas e complementares em Currais Novos. Os resultados encontrados demonstram a necessidade de vencer obstáculos para uma maior visibilidade e efetividade das PICS, pois, apesar da importância, estas ainda encontram entraves na gestão, nos recursos e na falta de conhecimento de alguns profissionais, tornando insuficiente o número de praticantes das terapias.
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    Plantas medicinais e fitoterapia na atenção primária à saúde: relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Fernandes, Maria Luiza Araújo; Spadacio, Cristiane; Spadacio, Cristiane; Mota, Kelly Samara de Lira; Silva, Kleylenda Linhares da
    Introdução: As Práticas integrativas e complementares em saúde buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde através de tecnologias eficazes e seguras, atestadas a partir do uso tradicional e que podem ser associadas às terapias biomédicas convencionais. Essas práticas foram oficializadas em 2006 através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Em 2006 também foi institucionalizada a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que busca garantir o acesso seguro e racional das plantas medicinais e fitoterápicos aos usuários, facilitando sua inserção nos serviços de saúde. Embora essa prática seja bem aceita e adotada, principalmente na região do Seridó no Rio Grande do Norte, há dificuldade de inseri-la nos serviços de saúde, por fatores como a falta de conhecimento dos profissionais. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo relatar uma experiência, descrevendo a realização de uma Oficina de Plantas Medicinais e Fitoterapia para equipes de Unidades Básicas de Saúde no município de Caicó, RN. Metodologia: A oficina, que recebeu o nome de “Uma xícara de saúde e uma colher de cuidado” terá a sua execução relatada, desde a organização prévia, perpassando pelos estágios de implantação e avaliação da experiência. Resultados: Após ser percebida a necessidade da realização da oficina por parte dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, ocorreu o período de planejamento e estudo, quando foi levantado o aporte teórico e selecionado os pontos a serem abordados, além da elaboração de um Banner contendo as plantas medicinais mais utilizadas na região, junto às indicações e modo de preparo, para que pudesse ficar exposto aos usuários. A execução foi realizada junto a toda equipe de cinco Estratégias de Saúde da Família, num formato de roda de conversa e espaços para discussão e troca de experiência, além da participação de algumas usuárias da comunidade, detentoras de um denso conhecimento nessa área. Conclusão: Foram observados impactos positivos para a equipe de residentes executora e equipes das Unidades básicas de Saúde, no que tange o aumento e aprofundamento do conhecimento sobre o tema, e aos usuários, a partir da produção do banner e o maior conhecimento da equipe para a melhor orientação, além de alertar para a possibilidade de oferta de novos serviços.
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    Dissertação
    Programas de residência multiprofissional em saúde no Seridó Potiguar : perfil e percepção de egressos
    (2019-08-30) Germano, Mariana Fernandes de Medeiros; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; ; ; Spadacio, Cristiane; ; Bonfada, Diego;
    Introdução: Os cinco Programas de Residência em Saúde da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) foram implantados em 2016. Deste universo, dois são Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS), um com área de concentração na Atenção Básica e um na área de Saúde Materno-infantil. Os PRMS são caracterizados como pós-graduação lato sensu que através da formação pelo trabalho busca qualificar jovens profissionais no e para o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo com egressos demonstra a relevância desses programas e o alcance dos objetivos pedagógicos por eles propostos. Esta população compõe uma parcela da sociedade que contribui com o desenvolvimento dos campos da Saúde e Educação na região onde se inserem, especificamente em dois municípios do Seridó potiguar - Caicó e Currais Novos, nos quais são oferecidos os cenários de prática para atividades práticas e teóricopráticas. Objetivo: Caracterizar o perfil e a percepção dos egressos dos PRMS da EMCM/UFRN. Método: Pesquisa do tipo transversal com abordagem quantitativa e caráter descritivo e exploratório. Para coleta de dados foram utilizados dados de um questionário eletrônico enviado pela coordenação dos Programas de Residências da EMCM para acompanhamento de egressos da instituição até 2019. O questionário foi elaborado por professores da EMCM e apresenta cinco sessões: 1) Questões sociodemográficas; 2) Formação profissional; 3) Experiência profissional e condições de trabalho; 4) Relação com o SUS; e 5) Formação profissional na EMCM. Resultados: A taxa de resposta foi de 50% de um total de 89 egressos. Predominam jovens de até 30 anos, mulheres, originários da região do Seridó Potiguar. São oriundos de instituições públicas de ensino superior e, atualmente, 69% trabalham na assistência a saúde no SUS na mesma área do curso realizado, com faixa salarial de um a três salários mínimos. Todos os participantes da pesquisa consideram que sua vida profissional foi influenciada pelo PRMS, e aplicam os conhecimentos adquiridos no cotidiano de trabalho. Durante a formação, pontuam que preceptores, tutores e docentes estavam disponíveis. Entretanto, a articulação da universidade com os equipamentos de saúde da Atenção Terciária foi considerada insuficiente. A interprofissionalidade e a aquisição de conhecimento e nível de aprendizado foram destaques positivos. Os cenários de prática, a maior dificuldade. Os egressos afirmam estarem satisfeitos com o Programa
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    Dissertação
    Proposta de matriz de competências comuns para a prática interprofissional no cuidado às pessoas em situação de violência sexual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-23) Lima, Alexandra Silva de; Freitas Júnior, Reginaldo Antônio de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5867064453006400; ; http://lattes.cnpq.br/9598955379718748; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; ; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; Spadacio, Cristiane; ; http://lattes.cnpq.br/0230040384738792
    A violência sexual contra crianças, adolescentes e mulheres é um grave problema social e de saúde pública na atualidade. A atenção a estas pessoas requer atuação de profissionais dotados não apenas de conhecimentos técnicos pertinentes, mas também de habilidades e atitudes que possibilitem um cuidado efetivo e integrado. Reconhecendo a importância crucial da educação e do trabalho interprofissional para o enfrentamento deste relevante problema, o objetivo deste trabalho foi construir uma proposta de Matriz de Competências Comuns para a prática interprofissional no cuidado às pessoas em situação de violência sexual. Realizamos estudo observacional descritivo, com abordagem qualitativa, que utilizou a pesquisa-ação como percurso metodológico. A metodologia compreendeu a realização de oficina com 76 participantes de diferentes profissões e áreas de atuação, para obtenção de dados escritos e representações gráficas sobre que conhecimentos, habilidades e atitudes seriam necessários para a atenção às pessoas em situação de violência sexual. Com o mesmo objetivo, foi aplicado questionário com questões abertas a uma amostra constituída por 32 profissionais que atuam nos serviços de referência para atendimento às pessoas em situação de violência sexual no Rio Grande do Norte. A partir da análise dos dados coletados por meio das técnicas de Análise de Conteúdo Temática Categorial e Discurso do Sujeito Coletivo foi proposta uma matriz com 15 competências comuns para a prática interprofissional. O produto contendo as competências e seus conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados foi representado através de infográfico de disposição radial. Dentre os atributos considerados essenciais ao desenvolvimento da maioria das competências comuns estabelecidas, os resultados apontam: “entender a importância do trabalho em equipe com profissionais de várias áreas para a rede de cuidado”(conhecimento), “atender com agilidade e presteza às pessoas em situação de violência sexual” (habilidade) e “estar disponível para a prática do trabalho em equipe” (atitude). Estes atributos reforçam a importância da intersetorialidade e da educação e do trabalho interprofissional para o enfretamento do problema da violência sexual. Adicionalmente, os resultados revelam desafios importantes para a educação das profissões da saúde, tendo em vista que as competências delineadas demandam conhecimentos, habilidades e atitudes que são transversais à operacionalização dos currículos. Conclui-se que a proposta de Matriz de Competências Comuns poderá contribuir para alicerçar a prática interprofissional em cenários de atuação e de aprendizagem nos serviços de atenção às pessoas em situação de violência sexual no Rio Grande do Norte.
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    Protocolo para teste do reflexo vermelho: utilização em consultas de crescimento e desenvolvimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Araújo, Andréa Barbara Santana de; Oliveira, Dannielly Azevedo de; Oliveira, Dannielly Azevedo de; Costa, Marcelo Viana da; Spadacio, Cristiane
    Objetivo: elaborar protocolo que direcione os enfermeiros das UBS’s do município de Currais Novos/RN para a realização do TRV às crianças na consulta de C e D. Método: Pesquisa metodológica, realizada em duas etapas, a revisão integrativa de literatura e a construção do protocolo. Resultados: através da revisão integrativa de literatura nas bases de dados Lilacs, Scielo e Medline, acrescida de manuais e livros; foram analisadas 10 referências entre os anos de 2010 a 2017. Posteriormente, foi elaborado o protocolo para realização do TRV pelos enfermeiros, tendo como ênfase na discussão as faixas etárias, principais critérios e técnicas a serem considerados para execução do exame. Conclusão: o protocolo é de extrema importância, podendo ser utilizado em momentos de capacitações futuras e no cotidiano assistencial dos profissionais enfermeiros, de modo a promover uma melhor assistência à saúde ocular desses indivíduos.
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    Dissertação
    A puericultura como cenário de educação interprofissional em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-28) Pires, Devani Ferreira; Costa, Marcelo Viana da; ; ; http://lattes.cnpq.br/2513222335837912; Spadacio, Cristiane; ; Regis, Cristiano Gil;
    A primeira infância é um período crítico e sensível pelo impacto que exerce sobre a saúde ao longo da vida do indivíduo. Pela complexidade das necessidades de saúde desse grupo etário, a puericultura consiste em um espaço privilegiado à construção de uma atenção integral à saúde da criança. Os saberes sobre uma boa saúde, nutrição adequada, segurança e a proteção são essenciais à garantia da qualidade do cuidado e à promoção à saúde. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de incorporação dos marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional no ensino em puericultura para diferentes estudantes dos cursos da área das Ciências da Saúde. O desenho do estudo é do tipo misto, com base na pesquisa-ação desenvolvida em três etapas. A primeira etapa correspondeu à elaboração de uma oferta educacional destinada ao ensino interprofissional em puericultura; a segunda foi a realização da oferta pedagógica; e a terceira, a avaliação do programa educacional. O estudo utilizou o diário de pesquisa como método de coleta de dados na primeira etapa; o registro observacional e a escala Likert, na segunda etapa; e os portfólios dos estudantes e as entrevistas com as docentes na terceira etapa. A pesquisa contou com a participação de dezenove estudantes, pertencentes aos cursos de graduação em Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Nutrição e uma docente por departamento. A primeira etapa resultou na elaboração de um livro eletrônico sobre a trajetória da construção da oferta; a segunda etapa evidenciou o resultado da avaliação dos estudantes por meio da escala Likert, com 94% de concordância quanto aos aspectos: 1- alcance dos objetivos de aprendizagem; 2- clareza do próprio papel; 3- clareza do papel de outros profissionais; 4- inter-relação entre a puericultura e a prática colaborativa; 5- maior clareza sobre as competências colaborativas; e 6- utilidade das metodologias para a aprendizagem. Na terceira etapa, a análise de conteúdo dos portfólios originou as seguintes categorias: discussão sobre competências; aprendendo com o diálogo; competências colaborativas e as potencialidades da oferta pedagógica. As entrevistas das professoras evidenciaram as categorias: elementos essenciais para a elaboração da oferta; desafios à sustentabilidade da educação interprofissional; papel de facilitadora na oferta educacional; e barreiras à implementação da educação interprofissional. Em conclusão, a puericultura apresenta aspectos factíveis e reprodutíveis como cenário de educação interprofissional em saúde, com a potencialidade de contribuir com melhores resultados em saúde por meio da capacitação de discentes e docentes. Palavras-chave: Educação Interprofissional. Relações interprofissionais. Puericultura. Equipe interdisciplinar de saúde.
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    Residência multiprofissional em atenção básica e ações de longitudinalidade do cuidado na atenção primária à saúde materno-infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-10) Martins, Frankly Eudes Sousa; Spadacio, Cristiane; Spadacio, Cristiane; Rolim, Ana Carine Arruda; Silva, Kleylenda Linhares da
    As Equipes de Saúde da Família (eSF) e a residência multiprofissional em atenção básica, no contexto do cuidado materno-infantil, desenvolvem um trabalho de forma interdisciplinar e em equipe buscando meios de promoção e prevenção no nível básico e integral de saúde, bem como de aproximação com o/a cuidador/família. O cuidado pautado no atributo essencial da longitudinalidade garante uma fonte regular de atenção, seu uso consistente ao logo do tempo, construção de vínculos e continuidade das ações e informações. O presente estudo objetivou compreender como se apresenta a longitudinalidade das ações de cuidado materno-infantil em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em que a Residência Multiprofissional em Atenção Básica está inserida, para isso descreveu-se as ações, percebeu-se os desafios e estratégias utilizadas, e entendeu-se a importância da residência na garantia do atributo. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado a partir de dados coletados no diário de campo reflexivo do pesquisador, construído durante ações e serviços de cuidado materno-infantil desenvolvidos no período de março/2018 à março/2019, nas UBS vinculadas ao Programa de Residência. Embasada no processo de territorialização e no atributo da longitudinalidade, identificou-se que a residência estimulou e apoiou as eSF a ofertarem ações de consulta de pré-natal compartilhada, grupo de gestantes, visita de vinculação ao hospital materno-infantil, visita puerperal, consulta de crescimento e desenvolvimento infantil coletiva e compartilhada, além de ações coletivas e compartilhadas pontuais. Percebeu-se que a residência impulsionou e colaborou com ações regulares, reconhecidas pelos(as) usuários(as) e famílias, que estabeleceram vínculos terapêuticos duradouros e garantiram uma continuidade informacional, promovendo impactos significativos no processo de trabalho dos profissionais, e na percepção e satisfação dos usuários em relação a qualidade, acolhimento e vínculo dos serviços. Compreendeu-se que organização e integração entre os profissionais das eSF no processo de cuidado impacta bastante no desenvolvimento de ações longitudinais, evidenciando a importância de fortalecer e valorizar os programas de residências em saúde pelo potencial que possuem de qualificar o processo de trabalho e cuidado nas UBS, reorientando suas ações para a garantia de atributos essenciais para a APS como a longitudinalidade do cuidado, e rompendo com a lógica de acompanhamento fragmentado e sem vinculação.
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    Artigo
    Trabalho interprofissional e as práticas integrativas e complementares no contexto da Atenção Primária à Saúde: potenciais e desafios
    (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, 2018-09) Barros, Nelson Filice de; Spadacio, Cristiane; Costa, Marcelo Viana da
    No campo da saúde no Brasil, o trabalho em equipe no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) se configura como estratégia para avançar na perspectiva do cuidado integral, bem como para ampliar a resolutividade nos demais níveis de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo objetivou analisar os potenciais e desafios do trabalho interprofissional com as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no contexto da APS. Estudo de abordagem qualitativa, efetuado no período de setembro de 2014 a junho de 2015. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas por telefone com os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde para mapear a ofertas das PIC. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo temática, revelando oportunidades e entraves para o trabalho interprofissional no contexto da APS. Observou-se que, em muitas experiências, o trabalho em equipe não se fundamenta na colaboração. Por outro lado, as PIC promovem maior satisfação no trabalho em razão das mudanças que promove na organização do trabalho, por meio da maior interação entre práticas e saberes dos profissionais e entres estes e os usuários
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    Dissertação
    Violência contra a mulher e saúde mental: (re)pensando o cuidado às usuárias de um centro de atenção psicossocial no sertão potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Galvão, Mariana de Araújo; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/6669148601219106; Spadacio, Cristiane; Ferigato, Sabrina Helena; Pinto, Tiago Rocha
    A relação entre o Acolhimento em serviços de saúde e o debate de gênero é uma crescente discussão no campo da Saúde Coletiva. A violência contra a mulher constitui-se em fenômeno social persistente, multiforme e articulado por facetas psicológica, moral e física. Este reconhecimento por trabalhadores (as) de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) deve ser considerado como condição fundamental para a qualidade da assistência prestada. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as práticas de Acolhimento dos profissionais do CAPS de um município do interior do Rio Grande do Norte, no cuidado em saúde mental às mulheres em situação de violência. Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza descritiva exploratória com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em dois momentos distintos, a saber: i) questionário aberto; ii) roda de conversa. Na primeira etapa da coleta de dados um questionário impresso foi entregue para todos os trabalhadores do CAPS abordando temáticas acerca da prática do Acolhimento às mulheres vítimas de violência. Estes dados foram trabalhados para a construção de uma narrativa comum a ser apresentada como dispardora da Roda de Conversa como segundo momento da coleta de dados. Os resultados foram organizados a partir da análise das implicações aliados à análise de conteúdo temática. Foram criados três núcleos de sentido - Identificação das mulheres vítimas de violência, Acolhimento reduzido à técnica alienada, Educação permanente e os nós críticos para atendimento às mulheres vítimas de violência. Os resultados revelam uma mirada negativa acerca do cuidado oferecido pelo CAPS a mulheres vítimas de violência. O Acolhimento enquanto estratégia praxiológica no cuidado humano não é realizado de maneira qualificada se resumindo a um check-list de perguntas que não permite identificar o sofrimento de mulheres vítimas de violência. Os trabalhadores deste equipamento de saúde se colocam de maneira técnica em relação ao cuidado que se encerra na identificação verbal da violência para encaminhamentos para outros equipamentos. É notória a necessidade de Educação Permanente e a construção de uma Linha de Cuidado para qualificar a atençãoà mulheres vítimas de violência no CAPS que têm suas queixas não verbais invisibilizadas, o que demonstra uma estrutura funcional no trabalho da equipe, frágil em relação a questões de gênero.
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    Dissertação
    Vivência integrada na comunidade: implicações de um internato longitudinal na formação médica
    (2019-06-05) Nunes, Waleska de Brito; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; ; ; Spadacio, Cristiane; ; Melo, Lucas Pereira de;
    Introdução: O modelo de ensino superior ofertado na área saúde, em especial a do profissional médico, vem apontando a formação como insuficiente ou incapaz de alcançar uma assistência à saúde que seja resolutiva e em consonância com Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, políticas públicas nos campos da saúde e educação vêm estimulando mudanças fundamentais pelas quais as instituições de ensino superior caminham reestruturando seus Projetos Pedagógicos Curriculares, suas propostas metodológicas e na inserção precoce dos estudantes em cenários de prática no SUS. A Escola Multicampi Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), alicerça o processo ensino aprendizagem em metodologias ativas e com a inserção longitudinal dos estudantes de medicina na rede de saúde pública de municípios do interior do RN – Caicó, Currais Novos e Santa Cruz através dos módulos Vivência Integrada na Comunidade (VIC). Objetivo: Compreender a percepção dos estudantes do 1 o ao 8 o período do curso de medicina da EMCM acerca do papel formativo das VIC e como tal estratégia pode impactar sua futura prática profissional. Método: Trata-se de estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com 25 estudantes do curso de medicina matriculados em um dos sete módulos VIC e que realizassem suas atividades no município de Santa Cruz. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin, da qual emergiram cinco categorias, a saber: i) A formação Baseada na Comunidade inseridas nas Redes de Atenção à Saúde como mudança de paradigmas; ii) A diferença em aprender pela teoria e pela prática na realidade; iii) O trabalho interprofissional na formação médica; iv) a preceptoria médica nos serviços de saúde e v)busca pela especialidade como sequelas de uma cultura biomédica Resultados: Foi elencado que os estudantes reconhecem as VIC enquanto experiências práticas que proporcionam o contato com os serviços de saúde, valorizando a Atenção Primária à Saúde. Nesta imersão, os(as) estudantes experimentam o trabalho interprofissional e passam a compreender o sentido de Rede de Atenção à Saúde. Apesar dos benefícios educacionais, foi apontado fragilidades do SUS no município e entraves na articulação entre serviços, preceptores, gestão e a instituição de ensino. Conclusões: Fica explicito que a inserção precoce dos estudantes nos cenários de prática do SUS é percebida como fundamental na formação, para que a prática médica futura seja condizente com as necessidades de saúde local. Persistem problemáticas herdadas do modelo biologicista de atenção à saúde que se relacionam tanto com a idealização da prática profissional dos estudantes quanto com a postura de preceptores médicos que atuam de acordo com o modelo biomédico culminando em dificuldades de atuação que lide com o conceito ampliado de saúde. A EMCM tem um potencial transformador e estudos sobre a implementação de sua proposta de ensino devem ser realizados afim de avaliar o processo evolutivo de suas metas.
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