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Navegando por Autor "Stamatto, Maria Inês Sucupira"

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    TCC
    A escola nova e o positivismo no currículo da escola doméstica de Natal/RN (1914-1944)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-23) Tavares, Marianna Carla Costa; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Pinheiro Júnior, Walter Barbosa
    O presente trabalho tem por objeto de pesquisa os currículos da Escola Doméstica de Natal, que está localizada na cidade de Natal/RN. Apresenta uma discussão sobre as transformações curriculares na instituição desde sua fundação até 1944. A partir dessas discussões, buscamos compreender o currículo relacionado à Escola Nova e ao Positivismo, à luz das reformas curriculares na instituição. Para isso, adotamos uma metodologia que parte de um estudo analítico, estabelecendo relações entre os documentos coletados no arquivo da Escola aos estudos teóricos sobre História da Educação. Os documentos utilizados para análise foram boletins, cardápios e fotos. O currículo foi construído com base nos dados encontrados no jornal A República, bem como a partir de outros documentos. Os estudos permitiram perceber que durante 101 anos de funcionamento a Escola Doméstica de Natal teve 16 diretoras e propomos uma divisão em quatro momentos na administração da instituição, sendo este trabalho referente ao primeiro período, em que as diretoras estrangeiras estiveram à frente da escola. Foi possível perceber no currículo desse período seu caráter higienista, positivista e a presença de ideais da Escola Nova. A instituição adotou práticas relacionadas à Escola Nova e ao Positivismo, dentre as quais podemos destacar: i) a forte presença do ideal higienista; ii) a ênfase na formação prática, especificamente na formação para o lar; iii) a importância do trabalho manual por meio da disciplina jardinagem; iv) o uso de material concreto como um instrumento de aprendizagem; v) o uso do ambiente externo; vi) a valorização do cientificismo. Contudo, concluímos que a escola seguia os conceitos escolanovistas em parte, pois, para segui-los integralmente, as disciplinas teóricas não deveriam ser deixadas de lado e deveriam ser associadas à prática. Constatamos também que os princípios da laicidade e do cientificismo foram considerados de modo parcial no currículo, pois compreendemos que a configuração curricular atrela o cientificismo às disciplinas de caráter teórico e, ainda que não tenha nenhuma disciplina voltada à religião, o fazer cotidiano na instituição envolvia eventos que contemplavam a prática religiosa.
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    Tese
    Os acampamentos da campanha “De pé no chão também se aprende a ler” e as relações dialógicas com a comunidade local
    (2018-12-13) Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues; ; Oliveira, Iranilson Buriti de; ; Vasconcelos, José Gerardo; ; Carvalho, Maria Elizete Guimarães; ; Paiva, Marlucia Menezes de;
    Este trabalho analisa as relações dialógicas ocorridas entre as comunidades locais dos bairros das Rocas e Quintas e os acampamentos escolares da Campanha “De pé no chão também se aprende a ler”, em Natal, Rio Grande do Norte. Seu recorte temporal vai de 1960, com o início da campanha eleitoral que elegeria Djalma Maranhão enquanto prefeito de Natal, e se encerra em 1964, com o golpe militar consolidado em abril daquele ano. A Campanha “De pé no chão também se aprende a ler” foi uma iniciativa da Prefeitura do Natal, visando à erradicação do analfabetismo na capital potiguar. Tal proposta teve oito fases, iniciando com escolinhas isoladas e sendo ampliada com a construção de acampamentos escolares cobertos de palha de coqueiro. Também foram acrescidos à Campanha, a formação de professores, as bibliotecas volantes e fixas, além de diversas ações que visavam à promoção da cultura popular. Para a realização desta pesquisa, fizemos uso do cruzamento de fontes, proposta organizada por Paul Thompson (2002), que consiste em cruzar informações presentes em narrativas orais com outras fontes, tanto orais quanto escritas, iconográficas, midiáticas, dentre outras. Nossas principais fontes foram as narrativas orais, coletadas por nós e por outros pesquisadores, ou núcleos de pesquisa. Além destas, utilizamos documentos publicados em livros de Moacyr de Góes, secretário de educação de Natal durante a Campanha, notícias de jornais que circulavam pela capital à época, fotografias da Campanha, pinturas, quadros e tabelas publicados por outros autores e informações estatísticas, transformadas por nós em representações gráficas. Para nos auxiliar a pensar a História da Educação do Rio Grande do Norte, a História Oral e o uso das memórias enquanto fontes históricas, foram indispensáveis autores como: Jacques Le Goff (2013); Jim Sharpe (2011); Paul Ricoeur (2007); Alessandro Portelli (2016); Edward Palmer Thompson (2012, 1998); José Sebe Bom Meihy (2017, 2005); Walter Benjamin (1996); Paulo Freire (2013, 2006); dentre outros. Ao concluir este trabalho percebemos que o êxito da Campanha “De pé no chão também se aprende a ler” esteve ligado diretamente à busca pela construção de relações dialógicas com a comunidade, promovidas através de iniciativas como a valorização da cultura popular, o trabalho das professoras leigas dos próprios bairros e a construção de práticas educativas que consideravam a realidade dos locais em que foram erguidos os acampamentos e demais organizações escolares da Campanha.
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    Tese
    Adelle de Oliveira: trajetória de vida e prática Pedagógica (1900-1940)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-11-16) Gomes, Edna Maria Rangel de Sá; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778176A6; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/3060869388251465; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2
    O objetivo principal deste trabalho é analisar a prática pedagógica de Adelle Sobral de Oliveira, no período de 1900 a 1940, visando perceber como se deu a sua atuação como educadora e administradora, no Externato Ângelo Varela, na cidade de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, numa época em que o ensino público se instalava de forma mais efetiva e se consolidava como moderno no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma educadora autodidata cujo trabalho desempenhou um papel importante como formador de mentalidades de toda uma geração, naquele lugar, corroborado por depoimentos de intelectuais ceará-mirinenses ou dos que ali se instalaram. Tomamos como fontes de pesquisa os cinco Livros de Leitura de Felisberto de Carvalho, utilizados por Adelle de Oliveira em seu externato; entrevistas com ex-alunos; pesquisas nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; em jornais de circulação na época; no Arquivo Público do Rio Grande do Norte; mensagens dos governadores e, principalmente, em documentos do Departamento de Educação, leis e decretos do Governo, além de pesquisas no Jornal manuscrito O Sonho, criado e dirigido por Adelle de Oliveira, bem como no Arquivo Público de Ceará-Mirim. Nosso intuito é entender a difusão e modernização da instrução primária no interior do nosso estado a partir das práticas educativas dessa professora. Os resultados da pesquisa demonstram que Adelle de Oliveira utilizava os chamados métodos modernos de educação, de caráter prático e experimental para o ensino das disciplinas. Desse modo, em seu cotidiano escolar, procurou abolir práticas como castigos físicos e aprendizagens mecânicas e decorativas
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    Tese
    Aí eu era Antônio Brasil: contribuições de situações didáticas com conhecimentos históricos para a construção da identidade pessoal da criança na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-08) Victor, Analice Cordeiro dos Santos; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; ; http://lattes.cnpq.br/8003019884039221; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Carvalho, Tânia Câmara Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/2426785426527093; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846
    O objetivo principal deste trabalho consiste em compreender as relações entre situações didáticas que envolvem o conhecimento histórico e o processo de construção da identidade pessoal por crianças da Educação Infantil. Sua questão central indaga se os conhecimentos históricos oferecem contribuições para a construção da identidade pessoal pelas crianças da Educação Infantil. Destaca-se, também, a intenção de contribuir para ampliar a discussão sobre o ensino/aprendizagem de temas históricos na Educação Infantil, e possibilitar a interlocução com outros professores desta etapa de ensino. Foram adotados os princípios teórico-metodológicos da abordagem qualitativa e assumidas as diretrizes metodológicas da pesquisa colaborativa. Constatou-se que a sistematização de situações didáticas envolvendo os conhecimentos históricos na Educação Infantil contribui no processo de construção da identidade pessoal pela criança. Esta, ao se apropriar de tais conhecimentos, reúne informações que lhe permite estabelecer as mais diversas relações, de modo a comparar práticas culturais de seu tempo com práticas de outros tempos. Assim orientada, a criança busca relacionar a sua história com o tema histórico ao qual teve acesso, organizando explicações e construindo respostas acerca do seu meio e de si própria. Isso tudo aponta para a compreensão de que no processo de internalização do conhecimento histórico a criança vai se constituindo como sujeito e, desse modo, tal conhecimento pode ser concebido como elemento mediador na constituição de sua identidade pessoal
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    Dissertação
    Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?
    (2019-02-27) Araújo, Telma Maria de Freitas; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; ; Maciel, Débora Amorim Gomes da Costa; ; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; Barbosa, Silvia Maria Costa;
    Este trabalho se originou das nossas preocupações com o (in)sucesso escolar na alfabetização de crianças do sistema público de educação, direcionando nosso interesse à formação do professor alfabetizador de turmas multisseriadas da Educação do Campo. Como professora do curso de Pedagogia de uma IES, tivemos uma convivência muito próxima de alunos que atuavam como docentes dessas turmas nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas rurais, em situação de insucesso escolar, sobretudo nas práticas de alfabetizar letrando. Pela relevância da experiência sobredita, nos motivamos a definir como objeto de estudo da nossa Pesquisa - necessidades da formação docente de professores para alfabetizar letrando alunos no contexto de salas multisseriadas da Educação do Campo. Tendo como referência uma concepção de formação continuada que articula o processo de formação e profissionalização dos docentes com as demandas dos seus espaços de trabalho, definimos como objetivo investigar necessidades formativas que, sob a perspectiva de professores alfabetizadores, têm se evidenciado no exercício docente de alfabetizar letrando alunos do Ciclo de Alfabetização de salas multisseriadas de Escolas do Campo. Ainda como pretensão da pesquisa, as necessidades formativas, construídas ao longo do estudo, foram materializadas em Elementos Constitutivos de um Programa de Formação que deverá ter como eixo norteador as supracitadas Necessidades de Formação Docente de Professores Alfabetizadores. O aporte teórico tem como principais autores Rodrigues (2006) e Rodrigues e Esteves (1993), que se constituem referências da Análise de Necessidades. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, tendo como metodologia o Estudo de Caso do Tipo Etnográfico e como procedimentos para a construção dos dados o Questionário, a Entrevista, a Análise Documental, a Observação, o Diário de Campo e a Técnica Balanço do Saber. Nosso campo empírico está formado por três Escolas Municipais, da zona rural do município de Espírito Santo/RN. Os sujeitos da pesquisa são três professoras alfabetizadoras que atuam nas referidas turmas no Ciclo de Alfabetização e três assessoras pedagógicas que dão suporte pedagógico às escolas selecionadas. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da Análise de Conteúdo, emergiu o Tema “Docência em Alfabetização/Letramento na Educação do Campo”, com uma categoria e três subcategorias, que se seguem: 1) Conteúdos Programáticos Transversais à Alfabetização/Letramento; 2) Conteúdos Programáticos Específicos da Alfabetização/Letramento; 3) Princípios/Procedimentos teórico-metodológicos na Alfabetização/Letramento da Educação do Campo - cada uma delas com seus respectivos indicadores de análise. Além de resultados interessantes acerca da formação inicial e continuada de professores, a pesquisa tem nos permitido refletir e reconhecer a importância de estudos que considerem dificuldades, carências expectativas e necessidades da formação docente. Ademais, os resultados indicam que a análise de necessidades da formação docente poderá ensejar a construção de programas e/ou cursos de formação mais significativos e pertinentes, porque sintonizados com necessidades formativas, reveladas em situações reais do cotidiano de professores e professoras.
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    Dissertação
    Anayde Beiriz e a escrita de si: (Educação, história e relações de gênero)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-11-17) Pinheiro, Mariza de Oliveira; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; http://lattes.cnpq.br/7577244683601239; Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de; ; http://lattes.cnpq.br/1327071542800626; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4
    O tema desta dissertação é a História da educação da mulher. Propõe-se, a analisar as práticas culturais da professora Anayde da Costa Beiriz (1905-1930), no contexto paraibano de início do século XX. Utiliza-se o referencial teórico-metodológico da História Cultural, por inclinar-se contra a história silenciada no cânone tradicional. Aporta-se no conceito de representação em Chartier (1990), ao romper com antigas idéias de sentido intrínseco, absoluto, único, compreendendo as práticas complexas, múltiplas e diferenciadas, que constroem o mundo como representação. Também no conceito de configuração em Elias (1980), ao abranger que aparentemente indivíduo e sociedade são dois objetos que existem independentemente, mas na verdade, referem-se a dois níveis inseparáveis do mundo social, estão unidos por elos de interdependência. Busca-se um diálogo entre o passado e o presente e as diferentes dimensões: histórica, social, política e cultural, vivenciadas pela professora Anayde Beiriz. Para obter as informações acerca das suas práticas culturais, caminha-se na busca das marcas desta história em múltiplas fontes: na bibliografia disponível entre as áreas da Literatura, História, Ciências Sociais e Educação; em arquivos, do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba e de Natal; nas Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba e do Rio Grande do Norte e em Sebos de livros. A catalogação abrange: periódicos; a legislação vigente; escritos de contemporâneos; depoimentos orais de parentes; cartas e fotos. Entende-se desta forma, que a idéia de esmiuçar através deste estudo, aspectos que ainda não tenham sido vistos e lembrados, podem não apenas responder ao nosso questionamento, mas podem a partir da reflexão que se faz traduzir-se num novo entendimento desta história. Conclui-se que no processo de inserção da mulher na educação a partir das Escolas Normais, estão contidos múltiplos significados, que envolvem as relações de gênero, a história do poder, da moral, da superação, das lutas e insatisfações. Percebe-se o legado de resistências e conquistas. Foi sob a inspiração dos ares da modernidade com a Belle Époque, repercutindo no mundo e também na Parahyba do Norte, que se concretizou a formação social da professora Anayde Beiriz e das mulheres do seu tempo. A análise da escrita de si confirma o discurso normativo de controle moral social, a subjugação e preconceitos sofridos por Anayde Beiriz e a educação diferenciada de gênero que determinaram seus hábitos e costumes. Ou seja, à mulher, a permanência no espaço privado, o recato, o enobrecimento das funções do lar e da maternidade como a sua mais elevada aspiração, a sustentação moral da família, a preservação da tradição e a perpetuação das regras religiosas
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    Dissertação
    A Associação de Professores do Rio Grande do Norte e as ideias pedagógicas difundidas no Grupo Escolar Antônio de Souza (1920-1930)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-19) Alves, Amanda Vitória Barbosa; Paiva, Marlucia Menezes de; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; http://lattes.cnpq.br/8687942591588378; Menezes, Antônio Basilio Novaes Thomaz de; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598; Silva, Lenina Lopes Soares; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702
    Buscamos com este trabalho conhecer as ideias pedagógicas defendidas pela Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN) e disseminadas no Grupo Escolar Antônio de Souza, entre 1920 a 1930, data inicial de criação da APRN e final da Primeira República. A reabertura da Escola Normal de Natal nos primeiros anos do século XX possibilitou o aumento de professores formados em campo, contribuindo para a necessidade de fundação de uma agremiação do magistério a fim de defender os interesses da categoria e colaborar com o governo no combate ao analfabetismo. A criação da revista Pedagogium (para instrução dos professores associados) e a instalação do Grupo Escolar Antônio de Souza (para alfabetizar a população natalense no bairro de Tirol) contribuíram na divulgação das ideias pedagógicas de dirigentes e sócios da APRN. Utilizamo-nos da pesquisa documental e bibliográfica, e como aporte teórico a perspectiva da História Cultural que permitiram a reflexão sobre determinadas realidades sociais construídas bem como dos acontecimentos históricos relacionados (CHARTIER, 1990). As fontes da revista Pedagogium (1921-1927), os Atos e Resoluções da Instrução Pública do Rio Grande do Norte, o Regimento Interno dos Grupos Escolares (1914 e 1925), Livros de Matrículas das Escolas Subvencionadas do Estado (1924-1925) e Anais das Semanas Brasileiras de Educação (1929-1930) foram localizados em acervos físicos públicos como o Arquivo Público do Estado (APE), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTERN), a Biblioteca do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (BCCSA), em acervos particulares e em acervos digitais como o Laboratório de História e Memória da Educação (LAHMED). Ao analisarmos as fontes, dialogamos com Chartier (1990), que nos permitiu compreender algumas representações das instituições estudadas; Certeau (1990), as práticas cotidianas nos espaços partilhados; Elias (2001), no que se refere às configurações sociais de determinado grupo; Saviani (2008), para entender o que são ideias pedagógicas e Julia (2001) na compreensão da cultura escolar. Consideramos que o funcionamento compartilhado de espaço físico entre o Grupo Escolar Antônio de Souza e a Associação dos Professores (APRN) permitiu a disseminação de ideias educacionais modernas oriundas do primeiro momento republicano brasileiro e a aplicabilidade de práticas pedagógicas entre essas instituições, numa relação de interdependência recíproca.
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    Dissertação
    A atuação de Manoel Dantas na instrução pública norte-riograndense (1897-1924)
    (2018-02-15) Morais, Isabela Cristina Santos de; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Aquino, Luciene Chaves de; ; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; Carvalho, Maria Elizete Guimarães; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;
    Analisamos a educação, através da atuação de M. Dantas enquanto Diretor Geral da Instrução Pública do RN, apresentando suas contribuições, considerando-o enquanto intelectual republicano no Estado do Rio Grande do Norte. Estabelecemos como recorte temporal do estudo o período de 1897 quando o referido seridoense assume o cargo de Diretor Geral até 1924, ano que marca a sua morte. A realização desta pesquisa teve como incentivo contribuir com a História da educação Brasileira, a partir do prisma da história regional considerando sua contribuição para a Memória do Rio Grande do Norte. O desenvolvimento desta iniciou com análise bibliográfica acerca dos estudos históricos sobre República e educação no fim do século XIX e início do século XX, para embasar a compreensão teórica do assunto. Como principais fontes históricas, analisamos as páginas dedicadas à instrução pública nos Relatórios de Presidente de Província, com destaque para os feitos de Manoel Dantas em âmbito educacional; os artigos sobre instrução pública escritos por M. Dantas nos Jornais O Povo, utilizamos este jornal como suporte para compreender os primeiros ideais de Manoel Dantas sobre instrução. Destacamos portanto, que a partir do periódico A República encontramos subsídios para a atuação de Manoel Dantas enquanto Diretor, inspetor agrícola e representante do Estado nos Congressos de Geografia, sendo esta fonte essencial para o desenvolvimento da pesquisa, assim como a Revista criada pela associação dos professores, a Pedagogium, que trouxe significativas informações ao nosso estudo. Utilizamos também legislação educacional, principalmente o decreto de criação do cargo de diretor da instrução pública, como suporte para a construção desta escrita dissertativa. Esta pesquisa está inserida no âmbito da História da Educação, compreendendo em seu aporte teórico autores da Nova História Cultural. Compreendemos portanto, que a atuação de Manoel Dantas em defesa da instrução pública estava completamente embasada pelo ideário republicano, e este posicionamento político conduziu suas ações em prol da instrução, onde colaborou ativamente durante sua vida, constituindo assim ao longo de seu percurso social, importantes contribuições para a educação do Rio Grande do Norte no fim do século XIX e início do século XX, legando a posteridade importante colaboração à História da Educação deste Estado.
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    Tese
    A atuação do Estado na construção do imaginário da cultura escolar Potiguar durante a Primeira República
    (2019-02-15) Cordeiro, Anna Gabriella de Souza; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Nascimento, José Mateus do; ; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;
    No ano de 1889, foi proclamada a República no Brasil, com a alteração do sistema de governo, buscou-se concretizar uma transformação física e social no país. Neste momento, as cidades tornaram-se alvos de intervenções, para poderem representar o progresso da nação. O mesmo aconteceu com a sociedade, por meio da intensificação de políticas públicas voltadas para a instrução, o Estado se propôs a civilizar a população. Esta conjuntura é característica do Estado-Providência que se refere a um vasto contexto cultural e político que aliava a ação do Estado a um projeto de desenvolvimento nacional, fortemente influenciado pelos ideais positivistas, conforme o pensamento de Alfredo Bosi. Tendo em vista o papel da administração pública neste momento histórico, esta Tese levanta a hipótese de que o Estado atuou decisivamente na construção do imaginário da cultura escolar potiguar durante a Primeira República. Para tanto, esta pesquisa foi operacionalizada com base no paradigma da nova história cultural e está inserida no campo da história da educação. Ao trabalhar com este paradigma, neste campo, não se procurou a anulação de um pelo outro, ou, a simplificação destas abordagens, mas, a interação criativa entre ambos. Visto que o imaginário remete à nova história cultural e a cultura escolar à história da educação. Assim sendo, esta união se apresentou como uma profícua possibilidade de trabalhar vários aspectos da história da educação, expandindo a reflexão e a análise sobre o tema a partir do fazer histórico da nova história cultural. Na perspectiva analítica, o objeto de estudo imaginário da cultura escolar foi concebido como o todo, que pode ser analisado a partir de suas partes, as fontes históricas. Considerando que cada fonte histórica detém em seu conteúdo uma parcela do imaginário da cultura escolar da época. No que tange a delimitação do objeto de estudo, foi definido que o recorte espacial se refere ao estado do Rio Grande do Norte e o recorte temporal compreende os anos de 1889 a 1930. Diante do exposto, as partes selecionadas, ou melhor, as fontes históricas, foram: a legislação educacional, com base no conceito de Lei de Edward Thompson; as mensagens de governo, enquanto produção das Elites Culturais de Jean-François Sirinelli; o jornal A República e suas representações, de acordo com Roger Chartier; e as fotografias, partindo da concepção de imagem-objeto de Jerôme Baschet. Conclui-se que todas as fontes analisadas detém uma parcela do imaginário da cultura escolar. Juntas, estas fontes históricas forneceram um panorama imagético do período e denotaram que o Estado atuou de maneira deliberada e intencional na construção do imaginário da cultura escolar, sendo responsável pela regulamentação, pela discursão, pela circulação e pela construção das imagens da educação republicana no Rio Grande do Norte.
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    Tese
    Colégio Nossa Senhora de Lourdes: culturas escolares em Cajazeiras-PB (1949- 1983)
    (2018-02-08) Sousa, Débia Suênia da Silva; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; ; Machado, Charliton José dos Santos; ; Nascimento, José Mateus do; ; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; Silva, Ramsés Nunes e; ; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro;
    Este trabalho teve como objetivo compreender, ainda que parcialmente, as culturas escolares que configuraram o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, localizado na cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba e nele se constituíram no período de 1949 a 1983. Fundamenta-se nos pressupostos de Magalhães (1988), Chervel (1990), Faria Filho et all(2004), Julia (2001), dentre outros, como também documentos localizados, principalmente, no Arquivo Escolar e no Arquivo da Tesouraria do Colégio, em destaque, como o manuscrito História da Fundação e Diário do Colégio Nossa Senhora de Lourdes(1928-1930), Regimentos Internos, Ficha de matrícula, Informativo aos pais, Livro de empregados. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa no âmbito da História da Educação, especificamente, da história das instituições educacionais de caráter confessional. Para alcançar o objetivo proposto a análise partiu do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989), já que tratei as fontes por meio da análise de indícios. Também trabalhei com fontes orais,por meio de entrevistas realizadas com ex-discentes, ex-docentes e ex-funcionária do Colégio. A pesquisa evidenciou que as Irmãs da Congregação de Santa Doroteia chegaram a Cajazeiras em 1928, com a missão de assumirem a então Escola Normal Padre Rolim e edificarem o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, que só passou a ter essa designação em 1949. Que o Colégio representou, no período inicial de sua história, o ato principal de investida da Ação Católica da Diocese de Cajazeiras, na pessoa de Dom Moises Coelho, para se ter o projeto de educação feminina, idealizado, anteriormente, por Padre Rolim concretizado. Que as culturas escolares nem sempre foram portadoras dos indicativos da missão evangelizadora da Congregação de Santa Doroteia. Em linhas gerais, é possível afirmar que o Colégio contribuiu, de maneira significativa, para a escolarização de meninas e meninos moradores do município de Cajazeiras e de cidades adjacentes, em um ambiente que compreendia ser de educação, religião católica e ordem.
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    Dissertação
    Cultura geral e práticas educativas para o ensino industrial no Boletim da CBAI (1947-1961)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Campos, Ísis de Freitas; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; http://lattes.cnpq.br/6919258319432734; Lima Neto, Avelino Aldo de; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Nascimento, José Mateus do; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815
    Esta dissertação tem como objetivo o entender quais ideias circulavam no Boletim da CBAI (1947-1961), periódico publicado pela Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), com relação às disciplinas de Cultura Geral e Práticas Educativas, presentes no currículo do ensino industrial. A CBAI, mantida oficialmente de 1946 a 1962, funcionava a partir da articulação entre o Brasil e os Estados Unidos da América para o desenvolvimento do ensino industrial, organizando esse ramo de ensino a partir do que estava estabelecido na Lei Orgânica do Ensino Industrial, de 1942, até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Aquela legislação foi responsável pela estruturação de um currículo que previa as disciplinas de Cultura Geral e Práticas Educativas, com componentes que também constavam no ensino secundário, e as de Cultura Técnica, mais direcionadas para os ofícios a serem aprendidos. Com base em Apple (2008), questiona-se em que medida as propostas de ensino de Cultura Geral e Práticas Educativas estariam também adequadas à lógica da formação para a produtividade na indústria, entendendo que o currículo é pensado a partir das demandas das relações sociais e produtivas, que, nesse caso, se conectam ao projeto de industrialização. A partir de Catani (1996), entende-se a potencialidade de periódicos educacionais para o estudo dos discursos sobre formas ideais de se realizar o trabalho educativo. Nesse sentido, o Boletim da CBAI foi utilizado como fonte principal de pesquisa, sendo analisado com base nos pressupostos metodológicos da História Através da Imprensa (ZICMAN, 1985) e da análise do conteúdo (ARÓSTEGUI, 2006; MORAES, 1999). Para isso, foi necessário antes construir uma biografia dos conceitos (CASTANHA, 2011) de Cultura Geral e Práticas Educativas, de modo a identificar mudanças na legislação do período. Ainda, como fontes secundárias, utilizou-se jornais da Hemeroteca Digital Brasileira e documentos retirados do arquivo Gustavo Capanema junto ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) para auxiliar no processo de interpretação. Como resultado do estudo, identificou-se que o Boletim da CBAI foi um espaço para defesa do ensino de Cultura Geral e Práticas Educativas. No entanto, esse ensino deveria estar conectado ao conhecimento técnico, uma apropriação da perspectiva escolanovista de aliar a teoria à prática. Para a aplicação dessa proposta, foram detectados problemas como a falta de formação dos professores e de bibliografia específica, por exemplo.
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    Dissertação
    Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)
    (2019-02-22) Araújo, Rodrigo Wantuir Alves de; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Oliveira, Iranilson Buriti de; ; Paiva, Marlucia Menezes de;
    O presente trabalho tem como objeto de estudo o processo de construção de um sistema de educação pública municipal em Riachuelo/RN. Estabelecemos, como recorte temporal, o período entre 1963, que corresponde à emancipação política da cidade, e 1983, que se remete à criação do órgão oficial da educação, a Secretaria Municipal de Educação, através da Lei municipal 186/83. A realização desta dissertação teve como justificativa a compreensão de como se desenvolveu o processo da educação pública municipal, na perspectiva da análise de sua consolidação e a constituição da cultura escolar no município de Riachuelo/RN, percebendo as principais nuances, como as práticas educativas, na formação de professores e as memórias no âmbito do processo de História da Educação. Mediante o estudo global (analisando o Estado do Rio Grande do Norte), partimos para as discussões em nível municipal, debatendo, dialogando e relacionando-as com as perspectivas educacionais mediante as teorias relativas à educação e à legislação vigente, implementada no período pesquisado. Esse estudo está inserido no âmbito da História da Educação, compreendendo, em seu aporte teórico, autores da Nova História Cultural, tendo como seu desenvolvimento, a revisão bibliográfica acerca das análises concernentes ao tema, como principais fontes, os documentos oficiais, como a legislação educacional em vigência entre 1960 e 1980, ofícios, convênios, programas, projetos educacionais e diários de classe, disponibilizados pelos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Riachuelo/RN. Utilizamos também o acervo pessoal, gentilmente cedido pelos professores, como certificados, fotografias, fichas, avaliações e consideramos os depoimentos como fontes orais na composição da narrativa histórica. As fontes orais tiveram como princípios e fundamentos metodológicos a História Oral, obtidas mediante a realização de entrevistas, transcrições, autorizações de uso de material e devolução desse à comunidade de destino. Ao término desta análise, entendemos que a educação pública foi consolidada dentro de uma perspectiva tecnicista, cientificista e que o município se adequou à legislação em vigência, bem como se adaptou à educação pública municipal, mediante as suas circunstâncias e as necessidades do seu modelo educacional público.
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    Tese
    Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971)
    (2018-12-14) Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Nascimento, José Mateus do; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; Garcia, Tania Cristina Meira;
    A seguinte tese tem por objeto de estudo a instituição escolar, Grupo Escolar Barão de Mipibu, que se encontra na cidade de São José de Mipibu, localizado na região agreste do Rio Grande do Norte. Tem por objetivo, compreender as mudanças ocorridas no imaginário acerca dos grupos escolares durante a existência desse nível de ensino, a através do Grupo Escolar Barão de Mipibu. O recorte temporal abarca a instituição no período de 1909 a 1971, ou seja, a partir do Decreto de criação nº. 204 de 12 de agosto de 1909 até a Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, que extinguiu os grupos escolares no Brasil, substituindo-os pelas escolas de ensino de Primeiro Grau. A escolha pelo trabalho ocorreu pela importância do tema para a História da Educação nacional e local, bem como pela relevância da instituição estudada, que tem colaborado com o ensino norte-rio-grandense desde o período imperial, pois a fundação do prédio é do ano de 1880. A pesquisa aconteceu através de dois vieses, a saber: bibliográfica e documental. A primeira foi embasada por estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no século XX. A pesquisa documental, foi realizada a partir de documentos legislativos acerca da educação nacional e local, de documentos de cunho pedagógico e administrativo do Grupo Escolar Barão de Mipibu, bem como através de fotografias da instituição, entrevistas e de textos de origem memorialista. A partir das fontes selecionadas, escolheu-se três elementos do cotidiano escolar para se realizar a análise: o espaço escolar, as práticas festivas e os órgãos de fiscalização escolar. A tese se encontra alicerçada nos estudos da História Cultural e da Educação, tendo por embasamento teórico a História do Imaginário (LE GOFF, 1994;2004) e Práticas Escolares (JULIA, 2001). Ao final da pesquisa foi possível compreender que as mudanças ocorridas no imaginário acerca dos grupos escolares brasileiros se caracterizaram pela passagem da imagem da escola como algo monumental e imponente para uma escola funcional. Isso repercutiu no Grupo Escolar Barão de Mipibu, fazendo-o passar por modificações, através das práticas e políticas educacionais que foram desenvolvidas na instituição.
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    Tese
    De Escola Normal a Instituto de Educação no Brasil: uma leitura de espaços compartilhados (1835-1971)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-28) Nascimento, Maria Cláudia Lemos Morais do; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; http://lattes.cnpq.br/0435420282059008; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Aquino, Luciene Chaves de; Nascimento, Francinaide de Lima Silva
    O Tema desta pesquisa trata sobre a História da Escola Normal no Brasil como estabelecimento de formação de professores primários que passa em suas institucionalidades por longos períodos de um processo de compartilhamento de espaço físico e nomadismo brasileiro característico das instituições docentes, em decorrência da falta de uma edificação própria. A investigação insere-se na temática da História das Instituições Escolares e fundamenta-se nos pressupostos de Escolano (1998), Frago (1998; 2001), Gatti Junior (2002), Magalhães (1996; 1998). Realizamos a coleta de fontes no acervo do Instituto Superior de Educação Presidente Kennedy (IFESP), Repositórios online, Legislação, Relatórios de Província, e no acervo disponível da linha de pesquisa Educação, Estudos Sociohistóricos e Filosóficos do Programa de Pósgraduação em Educação da UFRN (PPGEd). Tomamos por objetivo de pesquisa: investigar a trajetória das ocorrências de compartilhamento de espaço que passaram as Escolas Normais no Brasil em seu período de nomadismo (1835 – 1971) até adquirir prédio próprio. Em referência ao recorte temporal: 1835 se justifica pelo ato de criação da primeira Escola Normal do Brasil, localizada em Niterói, sede da província, e 1971 em decorrência da Lei 5.692/71 que inicia o processo de desmonte das Escolas Normais. A Escola Normal foi pensada para ser uma instituição de formação de professores de funcionamento em espaço físico adequado, conforme a legislação educacional vigente do final do século XIX e das Reformas da Instrução Públicas Brasileiras. Era de responsabilidade dos governantes a alocação do percentual de orçamento para a educação. No entanto, os governantes provinciais oscilaram por todo o período entre o discurso da valorização da formação do professor e, a prática, que na realidade, não havia meios para realizá-la. A falta de um prédio próprio e o processo de compartilhamento de espaço da Escola Normal com outras instituições escolares, dentro do recorte proposto 1835 – 1971 prejudicou o que ficou designado ao espaço físico da escola. A precariedade de instalações inadequadas e condições de funcionamento são apontados tanto em relatórios de presidentes de província, relatórios dos diretores das Escolas Normais, e na bibliografia disponível sobre o tema. Investigar a história da Escola Normal, significa aprofundar importantes cenários sobre a educação do Brasil, em particular da instituição pioneira de formação de professores. Desta feita, analisar a história da Escola Normal, no contexto nacional, é colaborar com a historiografia da educação brasileira.
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    Tese
    De Escola Normal de Natal a Instituto de Educação de Presidente a Kennedy (1950−1965): configurações, limites e possibilidades da formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-30) Aquino, Luciene Chaves de; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; ; http://lattes.cnpq.br/2085361448295553; Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de; ; http://lattes.cnpq.br/1327071542800626; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; ; http://lattes.cnpq.br/0296701151804947; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8
    A pesquisa ora apresentada consiste numa narrativa histórica problematizada acerca da trajetória da Escola Normal de Natal. Nesse percurso, realçamos a sua transformação no Instituto de Educação Presidente Kennedy, focalizando especialmente o período de 1950 a 1965. A investigação foi processada com base nos princípios da história das instituições educativas, tomando duas categorias de análise histórica: a cultura escolar, útil para a compreensão das práticas educativas desenvolvidas nessa instituição de ensino; e a de gênero, por ter sido a Escola Normal de Natal/Instituto de Educação uma instituição de ensino freqüentada majoritariamente por mulheres que se destinavam a atuar no magistério primário; portanto, um lugar generificado. Nessa perspectiva, consideramos a multiplicidade dos atores e de suas práticas no interior dessa instituição. Destacamos a sua criação e os ciclos de seu desenvolvimento (materializados nas diferentes configurações), relacionando-os aos acontecimentos locais e nacionais. Ressaltamos os conflitos ao longo das décadas em torno da ausência de espaço físico para o funcionamento adequado da Escola, e as mudanças do saber veiculado por meio da renovação do currículo e de sua prática pedagógica. Assim, da tradicional Escola Normal de Natal a Instituto de Educação de Educação Presidente Kennedy, essa instituição educativa resguardou, na sua identidade, o caráter modelar e inovador, ao assimilar as mudanças didático-pedagógicas que vinham ocorrendo no cenário nacional, transformando-se, por isso mesmo, em um centro de referência na formação docente, particularmente de mulheres professoras, em diferentes épocas, no Estado Potiguar. A Escola Normal de Natal constituiu-se num lugar, acima tudo, de conquista, um caminho para o alargamento do universo de atuação dessas mulheres, que se deslocam da esfera privado para ingressarem no domínio público, assumindo um trabalho remunerado
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    Tese
    É como se tivesse a roça e faltasse a enxada: formação em serviço de professores de História no ensino sergipano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-11-03) Souto, Paulo Heimar; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; ; http://lattes.cnpq.br/3219574059738254; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; Batista Neto, José; ; http://lattes.cnpq.br/4598908452423232; Berger, Miguel André; ; http://lattes.cnpq.br/4339405218330418
    Esta tese tem como propósito compreender os esdobramentos da formação superior em serviço na vida e no cotidiano escolar de professores de História no interior de Sergipe. A graduação em História foi realizada através da segunda etapa do Projeto de Qualificação Docente (PQD) da Universidade Federal de Sergipe, implementado em 1998. Elegemos como sujeitos da pesquisa oito professores com mais de quinze anos de experiência docente que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas do interior sergipano. A pesquisa empírica privilegiou depoimentos orais destes sujeitos, que versaram sobre as memórias de trajetórias de vida, desde a infância até os efeitos da graduação em História, além de relatos de gestores escolares e o acompanhamento das aulas dos professores. Todos os entrevistados têm raízes em localidades rurais e são oriundos de famílias que viviam em condições socioeconômicas desfavoráveis. Os relatos apontaram limitações econômicas em suas localidades, fator que contribuiu para os constantes obstáculos na continuidade dos estudos, bem como para as dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Sob situações adversas, estes sujeitos permanecem na sala de aula, apostando em uma mobilidade social ascendente pela escolarização. Suas verbalizações sinalizaram que a graduação em História, via PQD, possibilitou abertura de horizontes profissionais, modificação na prática pedagógica, mudanças de valores e no espaço social, inclusive de expectativas de vida. A partir da análise dos documentos, dos depoimentos e das constatações in loco, ficou evidenciado que a qualificação em serviço, por si só, é insuficiente para alterar a prática docente. Conseqüentemente, a situação do fracasso escolar permanece porque esta qualificação não considera o saber docente em seus contextos. Esta pesquisa possibilitou observar que apesar das propostas de mudanças no mundo do trabalho sugeridas pela globalização, as políticas públicas educacionais, têm efeitos ainda modestos no interior sergipano. Apesar de se exigir que os professores tenham qualificação para o exercício do magistério, observa-se que não houve mudanças significativas na sua formação. Velhos modelos normativos de currículo não lhes possibilitam avançar qualitativamente no exercício da função que se lhe atribui. Ademais, questões salariais, precárias condições de trabalho e dificuldades de acesso à formação continuada, contribuem sobremaneira para a manutenção de práticas muito mais próximas aos saberes adquiridos antes da qualificação em serviço
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    Dissertação
    A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-24) Albano, Paula Lorena Cavalcante; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; ; http://lattes.cnpq.br/1000374806306312; Morais, Grinaura Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/2113435776155178; Chaves, José Olivenor Souza; ; http://lattes.cnpq.br/8156570206212452; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039
    O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o Grupo Escolar Barão de Mipibu/RN, que está localizado na cidade de São José de Mipibu. Discute a utilização da educação como instrumento para a formação do imaginário republicano na sociedade norte-riograndense. Definimos como recorte temporal o período de 1909-1920. A escolha do trabalho justifica-se pela sua importância para a História da Educação brasileira e local, bem como para a História Cultural e se estende aos estudos do cotidiano escolar e da História das Disciplinas escolares. A sua realização aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica, com uma revisão de estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no final do século XIX e início do século XX. Como também pela análise documental, na qual utilizamos as seguintes fontes: prédio do Grupo Escolar Barão de Mipibu, Inventários de móveis, Diários de classe, Termos de visitas dos Diretores de Instrução e Relatórios dos diretores, Livro Nossa História de Rocha Pombo, a legislação educacional, mensagens do Congresso Legislativo, os Decretos de criação dos Grupos Escolares, o do Barão de Mipibu e o do Grupo Modelo Augusto Severo, e com o seu Regimento Interno e por fim, entrevistas com ex-alunos da década de 1950. O referido estudo se encontra inserido na História da educação e como aporte teórico para nos auxiliar na análise das fontes sobre no estudo do imaginário, buscamos nos apoiar em Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). Ao término do trabalho foi possível chegar à compreensão de que o governo republicano encontrou no âmbito educacional, um meio de disseminar os seus ideais e de colaboração para a construção do imaginário social da república, a qual estava se constituindo no início do século XX.
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    Tese
    A educação da mulher em Lima Barreto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-11-22) Silva, Jomar Ricardo da; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; http://lattes.cnpq.br/5186606617680167; Machado, Charliton José dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792579T4; Nunes, Maria Lúcia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3488638146623774; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; Pinheiro, Rosánalia de Sá Leitão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762962D6; Santos, Ligia Pereira dos; ; http://lattes.cnpq.br/3276943338566102
    Apesar das nuances que impelem seus estudiosos, no debate em relação aos seus escritos, a rotulá-lo de misógino ou de filógino, Lima Barreto constrói uma concepção educativa da mulher em suas produções ficcionais. Portanto, o nosso objetivo é compreender, através de indícios presentes na obra deste escritor, como se efetivava a educação das mulheres, no início do século XX, para a consecução da diferenciação histórica das relações de gênero. Justificamos o recorte em razão da periodicidade da divulgação da obra de Lima Barreto ter começado em 1900, com a publicação das crônicas em jornais, até a sua morte em 1922. Para tanto, identificamos os códigos e regras forjados nos processos sociais para assimilação pela criança, através de diversas instituições, com a finalidade de instigar a produção de comportamentos e práticas sociais representados nas maneiras de estar homem e mulher numa sociedade em processo de mudança. Entendemos as relações de gênero no interior de uma sociedade através do conceito de configuração, tratado por Norbert Elias (1970) como os laços de interdependência a jungir os indivíduos. Em se tratando de realizar uma pesquisa sobre a obra de Lima Barreto, o emprego do método indiciário proposto por Ginzburg (1989), com o objetivo de reconstruir uma concepção de educação para a mulher demonstra ser mais adequado. Os romances e contos analisados apontam para a construção de categorias como educação da mulher, família, amor e sedução, que demonstram o engajamento do escritor Lima Barreto com os problemas sociais do período investigado. Concluímos que a diferenciação de gênero se constituiu na educação familiar, de forma diferenciada para homens e mulheres e incutiu neles uma perspectiva de casamento que, quando consumado, representava uma frustração para as mulheres, levando-as a empreender práticas de enfretamento às estratégias de dominação através da vida celibatária ou do adultério. Esta pesquisa é uma reflexão a partir de determinadas representações como justiça, respeito e deveres, que foram as ideias defendidas por Lima Barreto em sua obra, tanto para as situações mais amplas da vida social quanto para as relações de gênero em particular
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    TCC
    Educação em Ceará-Mirim: uma trajetória histórica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-21) Araújo, Iury Gabriel Amorim de; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Medeiros Neta, Olívia Morais de.; Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da
    O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de organização da educação pública na região do município de Ceará-Mirim, estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica de obras dos seguintes autores: Alves (2008), Cascudo (1984), Senna (1974) e Moreira (1997). Considerou-se a Lei Orgânica do Ensino Primário de 1956. E realizou-se também estudo iconográfico, conforme as orientações de Stamatto (2009). Assim, o trabalho apresenta a trajetória local de iniciativas e instalação de instituições escolares no período entre a Colônia ao início da Primeira República.
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    TCC
    A educação sanitária na Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba (1906-1912)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-21) Ferreira, Chrislaine Thuany Vieira; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2248932538790592; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
    Este trabalho tem por objetivo analisar a educação da saúde implementada na Escola de Aprendizes Marinheiros entre os anos de 1906 a 1912. Fundadas com a finalidade de arregimentar a infância pobre e desvalida local com a tarefa de instruir para uma formação educacional, militar e formação de mão de obra para a Marinha. Apresentamos neste estudo, parte do resultado dos nossos esforços da pesquisa de iniciação científica intitulada: “‘Marchando com muito garbo e correcção’: a disciplinarização de corpos na Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte e na Paraíba” sob a orientação do Prof. Dr. Azemar Soares Júnior. Nosso interesse é compreender a participação médica na instituição e como as atividades físicas, em especial, a prática da ginástica sueca transformou corpos ditos frágeis em vigorosos e saudáveis num momento marcado por intensos debates entre os médicos brasileiros que discutiam sobre a implementação das atividades esportivas nas escolas. Utilizamos como fontes históricas os Decretos de funcionamento da instituição e os Livros de Copiador de Officio (1906-1911) que apresentam detalhes da dinâmica de funcionamento da corporação, em que, foi possível verificar as condições sanitárias do ambiente escolar. Metodologicamente, nos apoiamos na análise do discurso de Michel Foucault (2014), na tentativa de compreender como os discursos produzidos sobre a Escola de Aprendizes Marinheiros possuíam uma vontade de verdade autorizando os leitores a ressignificar a interpretação dos fatos e produzir outros discursos. Nossas discussões teóricas são pautadas no conceito de disciplina também de Michel Foucault (2014); a noção de espaço escolar como lugar, de Antonio Frago e Augustín Escolano (2001); cultura física, termo ampliado por Azemar Soares Júnior (2019) e Educação Sanitária proposta por Afrânio Peixoto (1935) que nos ajuda a compreender as noções de higiene da época. Ao fim, constatamos a importância de adotar a educação da saúde na formação dos aprendizes marinheiros, sendo responsável por uma tentativa de adestrar corpos e fabricar um biotipo considerado saudável e robusto.
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