Navegando por Autor "Steiner, Maria Teresinha Arns"
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Dissertação Uma abordagem através de algoritmos transgenéticos para o problema da configuração do traçado de uma rede de distribuição de gás natural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-02-08) Schmidt, Cristine Cunha; Gouvêa, Elizabeth Ferreira; Goldbarg, Marco César; ; http://lattes.cnpq.br/1371199678541174; ; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; ; http://lattes.cnpq.br/4789342312134393; Steiner, Maria Teresinha Arns; ; http://lattes.cnpq.br/7514503917256623; Arruda, Lucia Valéria Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/8616017152145795Este trabalho apresenta um algoritmo transgenético híbrido para a solução de um Problema de Configuração de uma Rede de Distribuição de Gás Natural. O problema da configuração dessas redes requer a definição de um traçado por onde os dutos devem ser colocados para atender aos clientes. É estudada neste trabalho uma maneira de conectar os clientes em uma rede com arquitetura em forma de árvore. O objetivo é minimizar o custo de construção da rede, mesmo que para isso alguns clientes que não proporcionam lucros deixem de ser atendidos. Esse problema pode ser formulado computacionalmente através do Problema de Steiner com Prêmios. Este é um problema de otimização combinatória da classe dos NPÁrduos. Este trabalho apresenta um algoritmo heurístico para a solução do problema. A abordagem utilizada é chamada de Algoritmos Transgenéticos, que se enquadram na categoria dos algoritmos evolucionários. Para a geração de soluções inicias é utilizado um algoritmo primaldual, e pathrelinking é usado como intensificadorArtigo A case study on environmental sustainability: a study of the trophic changes in fish species as a result of the damming of rivers through clustering analysis(Elsevier, 2019) Francisco, Cláudia Aparecida Cavalheiro; Almeida, Ricardo de; Steiner, Maria Teresinha Arns; Coelho, Leandro dos Santos; Steiner Neto, Pedro JoséThe damming of rivers has been long used for electricity generation and is among the most used sources of renewable energy. However, building dams may cause several transformations in the environment, being changes in fish assemblage one important consequence, especially when there are communities that rely on fishing as a source of income. The aim of the present study is to analyze the trophic changes in fish species caused by the damming of rivers. Trophic data (stomach content) on fish from the Corumbá Reservoir in the State of Goiás, Brazil, which was collected prior (River phase) and after (Reservoir phase) the building of the dam, were used to carry out the study using Clustering techniques. The methodology used was composed of data exploratory analysis, followed by the assignment of clusters for the later implementation of knowledge. The definition of the number of clusters, the usage of different types of clustering distances and the use validation indexes are discussed. A modified version of the Teitz & Bart algorithm, originally used for facilities location problems, was introduced for Clustering problems and the results were compared with three well-known Clustering algorithms from literature. The clustering approaches were applied separately in both phases and in both cases, five large clusters of fish were determined: generalists, insectivores, herbivores, piscivores, and detritivores. With this evaluation, could be used by biologists in order to evaluate environmental effects and managers can develop strategies to address the social and economic impacts caused to the communities that depend on fishingDissertação Um estudo algorítmico de problemas logísticos na indústria de petróleo e gás natural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-11-16) Duarte, Herbert de Melo; Goldbarg, Marco César; ; http://lattes.cnpq.br/1371199678541174; ; http://lattes.cnpq.br/2019314760578443; Gouvêa, Elizabeth Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; Steiner, Maria Teresinha Arns; ; http://lattes.cnpq.br/7514503917256623Este trabalho consiste do estudo de dois importantes problemas oriundos das operações das indústrias de petróleo e gás natural. O primeiro problema do dimensionamento de dutos em uma rede urbana de distribuição de gás natural consiste em encontrar a combinação de diâmetros de menor custo, a partir de um conjunto de opções comercialmente disponíveis, para os dutos de uma dada rede de distribuição de gás, de forma a respeitar requisitos de pressão mínima em cada nó de demanda e condições de upstream. Por sua vez, o segundo problema do roteamento da unidade móvel do pistoneio decorre da necessidade de se definir as rotas de visitação da dita unidade móvel do pistoneio aos diversos poços não surgentes do campo de exploração, ou seja, poços que não possuem pressão suficiente para fazer o óleo emergir à superfície. A versão periódica do problema leva em consideração a equação de re-enchimento dos poços, de forma a possibilitar um planejamento mais acurado num horizonte de tempo maior. Além da formulação matemática dos dois problemas, para a solução do primeiro foram desenvolvidos um algoritmo exato e uma busca tabu e para o segundo, um limite superior e um algoritmo transgenético ProtoGene. Os principais conceitos das metaheurísticas são apresentados, juntamente com os detalhes da aplicação destas aos problemas citados. Os resultados obtidos para ambas as aplicações são promissores quando comparados com limites teóricos e soluções alternativas, tanto relativamente à qualidade das soluções como ao tempo computacional envolvidoTese Uma metodologia para a análise do desempenho sustentável dos postos de revenda de combustível na cidade de Natal/RN, com o uso de data envelopment analysis-DEA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-24) Francisco, Cláudia Aparecida Cavalheiro; Silva, Djalma Ribeiro da; ; http://lattes.cnpq.br/2791074318745945; ; http://lattes.cnpq.br/6657263743083103; Mattos, Karen Maria da Costa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795924Y4; Almeida, Mariana Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; Pinto, Carlos Henrique Catunda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794957H6; Steiner, Maria Teresinha Arns; ; http://lattes.cnpq.br/7514503917256623A crescente utilização de combustíveis fósseis alinhada à explosão demográfica em centros urbanos tem ocasionado grandes problemas de impacto ambiental na sociedade. Para mitigar esses impactos, as exigências dos órgãos reguladores têm influenciado positivamente na consciência ambiental da sociedade, bem como no comportamento estratégico das empresas. Com essa consciência ambiental, os órgãos têm conquistado maiores respaldos e formulado novas legislações no controle de atividades potencialmente poluidoras, sobretudo no setor dos postos revendedores de combustíveis. Em busca de aumentar a competitividade no mercado, esse segmento precisa responder rapidamente às pressões (externas e internas), adequando-se aos novos padrões exigidos de maneira estratégica na obtenção do selo verde. Os postos têm incorporado novas estratégias para atrair e fidelizar clientes cada vez mais exigentes. No âmbito social, esses empreendimentos auxiliam a economia local com a geração de empregos e distribuição de renda. Mediante esse contexto, o presente trabalho tem como objetivo alinhar as dimensões social, econômica e ambiental caracterizando a mensuração do desempenho sustentável nos postos de revenda de combustível na cidade do Natal/RN. As perspectivas do Balanced Scorecard Sustentável (SBSC) foram fundamentadas por meio de um conjunto de indicadores para mapear o processo produtivo dos postos. Esse mapeamento visou identificar a ineficiência operacional por meio de indicadores multidimensionais. Na condução desta pesquisa, elaborou-se um sistema de avaliação do desempenho sustentável com aplicação do Data Envelopment Analysis (DEA), uma abordagem quantitativa para detectar o nível de eficiência do sistema. Com o intuito de compreender a complexidade sistêmica, os sub processos organizacionais foram analisados por meio da técnica Network Data Envelopment Analysis (NDEA) com o desmembramento das suas micro atividades para identificar e diagnosticar as reais causas de ineficiência. O tamanho amostral foi composto por 33 postos de revenda de combustível e o modelo conceitual contemplou 15 indicadores distribuídos nas três dimensões da sustentabilidade: social, ambiental e econômica. Essas três dimensões foram mensuradas por meio de modelos clássicos DEA-CCR com orientação input. Visando unificar o escore de desempenho individual das dimensões, foi elaborado um único índice considerado parcialmente agrupado por meio de duas médias: aritmética e ponderada. Posteriormente, outra análise foi realizada para mensurar as quatro perspectivas do SBSC: aprendizado e crescimento; processos internos; clientes; e, financeira, unificando, por meio da média os escores de desempenho. Os resultados do modelo NDEA apontaram que nenhuma empresa foi avaliada com excelência no desempenho sustentável. Os postos com maiores índices de eficiência mostraram-se ineficientes em determinadas perspectivas do SBSC. Na sequência, as análises apresentaram uma avaliação do desempenho sustentável e das perspectivas de maneira comparativa entre os postos, possibilitando aos empresários avaliarem seu desempenho entre os concorrentes. Foram também obtidos diagnósticos para subsidiar a tomada de decisão dos empresários na melhoria do gerenciamento dos recursos organizacionais e promover diretrizes balizadoras nos órgãos regulamentadores. O escore médio do desempenho sustentável foi 69,42% representando os esforços empreendidos na adequação ambiental dos postos. Isso sinaliza uma considerável consciência desse segmento, porém ainda necessita de novas ações para incrementar a sustentabilidade no longo prazo