Navegando por Autor "Sulaiman, Samia Nascimento"
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Tese Avaliação de risco de movimento de massa: proposta de sistematização de indicadores de exposição física em análise microlocal aplicada ao bairro Vila Embratel, São Luís-MA (Brasil)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-22) Louzeiro, Andreza dos Santos; Almeida, Lutiane Queiroz de; https://orcid.org/0000-0002-6604-5987; http://lattes.cnpq.br/7311955924979180; http://lattes.cnpq.br/2237372488828206; Troleis, Adriano Lima; http://lattes.cnpq.br/8830982074139789; Coelho Netto, Ana Luiza; Oliveira, Francisca Leiliane Sousa de; Sulaiman, Samia Nascimento; Rodrigues, Zulimar Marita RibeiroRiscos de Desastres são acontecimentos que consideram a relação entre inúmeros fatores, tais como instabilidade natural da área, instalação de moradias e outras construções em áreas precárias, planejamento urbano exclusivo para poucos, pobreza, degradação ambiental e vulnerabilidade social. Em São Luís a materialização do risco considera todos esses fatores, principalmente no bairro da Vila Embratel, uma área com 13 hectares e com aproximadamente 555 famílias. De acordo com a Defesa Civil municipal e CPRM (2017) é o bairro com a maior quantidade de áreas de risco de movimento de massa do município. Além disso, a área também apresenta riscos de inundação, os quais serão analisados na presente pesquisa. Estes riscos acontecem devido à sobreposição da Exposição Física e da Vulnerabilidade Social., Levando em consideração as duas dimensões no estudo dos Riscos, cabe destacar que a literatura traz um estudo dos riscos a partir de um caráter social - e suas respectivas categorias e ambiental – considerando cada tipo de perigo, no entanto, há uma necessidade de especificidade dessas características ambientais e na presente pesquisa, a Exposição Física é analisada a partir de categorias voltadas para os aspectos Físico-Naturais e Estruturais de forma distinta. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é produzir indicadores de Exposição Física aos riscos de movimento de massa em escala microlocal com base em características físico-naturais e estruturais com aplicação na Área Prioritária de Riscos de Desastres no bairro da Vila Embratel, São Luís-MA. Os percursos metodológicos tiveram como base atividades de campo, aplicação de questionários, imageamento da área com ARP e aplicação do método Delphi. Após a produção de categorias, indicadores e atribuição de pesos às variáveis da Exposição Física e a atribuição de pesos aos indicadores da Vulnerabilidade social, os dados coletados foram sistematizados em índices e espacializados através de mapas que apresentaram setores mais expostos fisicamente e mais vulneráveis socialmente na área de estudo. A divisão da Exposição Física em duas categorias se mostrou uma forma eficaz para identificar se a área é mais precária em termos de Estrutura Pública ou em relação às características Físico-Naturais. Desta forma, a produção e adaptação de variáveis, produção e sistematização de indicadores a partir das Categorias Físico-Natural e Estrutural, a atribuição de pesos às variáveis de Exposição Física e aos indicadores de Vulnerabilidade Social se mostrou como uma importante contribuição para os estudos de risco de movimento de massa em escala microlocal.TCC Concepções pedagógicas sobre educação ambiental: estudo do Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-28) Silva, Clébia Bezerra da; Sulaiman, Samia Nascimento; Nonato Júnior, Raimundo; França, Rosana Silva deA educação ambiental (EA) é um dos caminhos para enfrentar as problemáticas ambientais. Na sua trajetória foi ganhando definições e proposições que em linhas gerais e com base na sua aplicabilidade podem ser classificadas como abordagem conservadora e abordagem emancipatória. Essa dualidade é relevante de se caracterizar e identificar de modo a entender a perspectiva educativa que propõem e seus desdobramentos em torno da conscientização e ação socioambiental, que fazem parte dos objetivos de criação e gestão de uma unidade de conservação (UC). Dessa forma, esta pesquisa busca investigar as concepções e abordagens pedagógicas de EA tendo como escopo o Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte, em Natal, Rio Grande do Norte. A metodologia de coleta de dados utilizada considerou a revisão bibliográfica e pesquisa documental sobre esse campo de estudo e a UC, anotações de campo, bem como uma pesquisa descritiva e exploratória com os servidores do parque, com aplicação de 17 questionários. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados mostraram que a corrente conservadora de EA se sobressai, mas que há espaço e interesse em se desenvolver a corrente emancipatória. Isso significa observar tanto um processo de transição quanto um contexto de complementaridade e simultaneidade das ações educativas conservadora e emancipatória no que tange a EA na UC.Vídeo Educar para Reduzir Riscos e Desastres(2021-10-15) Sulaiman, Samia Nascimento; Sulaiman, Samia Nascimento; Moletta, GilvaniO vídeo EDUCAR PARA REDUZIR RISCOS E DESASTRES que aborda o papel da educação como caminho estratégico para construir comunidades e cidades resilientes, a partir da fala de representantes de universidades, do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas, da Defesa Civil e da sociedade.