Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Távora, Rafaela Carolini de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 43
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Acolhimento a pessoa surda na Atenção Primária à Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-07) Dantas, Ingredy Valéria; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; http://lattes.cnpq.br/1139560137760096; Rodrigues, Onadja Benício; http://lattes.cnpq.br/5334573072326624; Araújo, Damião Welson de; http://lattes.cnpq.br/4123903322984196
    O acolhimento é essencial para a construção de relações de confiança e vínculo entre os usuários e as equipes de saúde. Contudo o atendimento à pessoa surda é prejudicado pelas barreiras na comunicação. Objetivou-se nesse trabalho analisar as percepções da Equipe de Saúde da Família quanto ao acolhimento prestado aos surdos na atenção primária em saúde. Foram aplicadas seis entrevistas nas unidades de saúde na cidade de Caicó, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. A partir da coleta, fragmentos de falas foram identificados, estabelecendo-se três categorias: acolhimento limitado pela dificuldade de comunicação, ferramentas de comunicação com o usuário surdo, necessidade de acompanhante ouvinte durante a consulta. Pode-se concluir que há dificuldade por parte dos profissionais de saúde quanto ao acolhimento prestado na atenção primária, apesar de haver um arcabouço de leis e normas que garantiriam um acolhimento eficaz a população surda.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Análise das falas de familiares e usuários do CAPS diante das camadas distais do modelo de Dahlgren e Whitehead sobre determinantes sociais em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Santos, Flávia Arichelle Cavalcante dos; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; http://lattes.cnpq.br/0777338531393229; Valença, Cecilia Nogueira; https://orcid.org/0000-0003-3998-3983; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Lucena, Silvia Kalyma Paiva
    Introdução: O estado de bem-estar mental perpassa por fatores intrínsecos e extrínsecos do ser humano, incluindo fatores biológicos, psicológicos, emocionais, e socioculturais inerentes a cada sociedade. Os Centros de Atenção Psicossocial, funcionam como dispositivo de cuidado especializado aos portadores de transtornos e sofrimentos mentais graves e integram a rede de cuidado extra hospitalar. Objetivo: Analisar as falas de familiares e usuários do Centro de Atenção Psicossocial diante das camadas Condições de vida e de trabalho e Condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais, conforme modelo de Dahlgren e Whitehead. Método: Estudo de caráter transversal, de abordagem descritiva e exploratória de natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial II Chiquita Bacana, localizado no município de Santa Cruz/ Rio Grande do Norte, na região do Trairi. Os critérios de inclusão consideraram todos os usuários a partir de 18 anos que buscaram atendimento no Centro de Atenção Psicossocial durante o período de coleta e estavam acompanhados de uma pessoa que eles identificaram como família. Foram realizadas entrevistas estruturadas divididas em categorias temáticas. Os achados obtidos foram analisados a partir do modelo dos Determinantes Sociais da Saúde de Dahlgren e Whitehead. Resultados: Foram analisadas falas de 12 usuários e 12 familiares, que são apresentadas em categorias temáticas. Usuários e familiares estavam desempregados ou desempenhando atividades informais; os que trabalhavam estavam satisfeitos com suas funções. A principal fonte de renda citada provinha de programas de assistência social e de benefícios previdenciários. A residência em casa própria foi a resposta mais obtida no estudo. Predominam os que moram acompanhados, com média de três a quatro pessoas por casa. Com relação ao fornecimento de água, houve relatos sobre dificuldades de suprimento. Quanto ao saneamento básico, foram mencionadas fossas sépticas e esgotamento, e para a coleta de lixo, citou-se a queima de resíduos e veículos de coleta. Usuários e familiares declararam fazer de três a quatro refeições por dia. Os serviços de saúde mais mencionados foram as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais de referência na região; os serviços públicos mais citados foi o posto de saúde e instituições de ensino. Verifica-se desinteresse em participar das atividades culturais e atividades relacionadas às políticas públicas. Os participantes afirmaram residir em locais com rede de iluminação pública adequada, os relatos sobre pavimentação urbana mencionam ruas sem calçamento e outras pavimentadas; a maior insatisfação dos entrevistados é em relação à segurança pública. Conclusão: A análise das falas coletadas, sugerem que o conjunto das condições de vida e trabalho associada as condições socioeconômicas ,culturais e ambientais desempenham papeis determinantes como fatores de proteção ou de vulnerabilidade em relação a saúde mental da população estudada. Esses efeitos estão diretamente relacionados à qualidade, ao acesso e à eficácia dos serviços e dispositivos ofertados.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Avaliação das estratégias de educação em saúde com adolescentes
    (Revista de Aps, 2019) Silva, José Adailton da; Silva, Rubênia Paulo da; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Rêgo, Mayara Silva Fernandes do
    Introdução: considerando a importância e a relevância da educação em saúde com adolescentes, é essencial o uso de estratégias cada vez mais acolhedoras, dinâmicas, integradas e subjetivas. Assim, objetivou-se avaliar as estratégias de educação em saúde utilizadas com adolescentes, a partir das publicações existentes em revistas científicas. Desenvolvimento: trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa,do tipo revisão integrativa. Foram critérios de inclusão: títulos em português, texto completo disponível gratuitamente, artigos e publicações nos últimos cinco anos (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016). Foram excluídos os artigos repetidos ou em formato de revisão de literatura ou que não responderam à questão-problema pesquisada. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 26 artigos,que foram lidos na íntegra e analisados na presente pesquisa. A região Nordeste destacou-se com dez publicações e a revista APS–Atenção Primária à Saúdepossui o maior número de publicações. Amaioria dos artigos utilizou a abordagem qualitativa. As oficinas educativas foram relatadas em 12 pesquisas, e abordou-se a temática saúde sexual e reprodutiva na maioria das ações. As escolas foram os cenários de maior escolha pelos pesquisadores. Em média, 69% dos artigos não utilizaram base metodológica para avaliar a efetividade das intervenções. Evidenciaram-se, ainda, limitações das publicações quanto às conclusões e avaliações das estratégias utilizadas. Conclusão: reforça-se a importância da pesquisa na área profissional, o que garantetanto a importância da busca de metodologias quanto da avaliação da estratégia usada, para melhor aplicabilidade, de forma dinâmica, afável e pessoal
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Avaliação de conhecimentos e práticas dos profissionais da atenção primária à saúde sobre sono
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-26) Araújo, Amanda Samara dos Santos; Souza, Jane Carla de; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; https://orcid.org/0000-0002-8769-4273; http://lattes.cnpq.br/5997878957114840; http://lattes.cnpq.br/9201370406080549; Sousa, Klayton Galante; Miguel, Mário André Leocádio
    Introdução: Os problemas do ciclo sono/vigília e os distúrbios do sono são considerados problemas de saúde pública, que podem prejudicar a qualidade de vida e bem-estar do indivíduo. Porém, é escasso na literatura científica o que os profissionais de saúde no contexto da APS no Brasil conhecem sobre o sono e quais as práticas profissionais relativas à assistência da população sobre alterações e distúrbios de sono. Objetivo: Avaliar os conhecimentos sobre o ciclo sono/vigília e transtornos do sono e a aplicação desses conhecimentos no campo de trabalho em profissionais da atenção primária à saúde no contexto da 5ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP). Métodos: Foram incluídos na amostra 83 profissionais com ensino superior completo, de ambos os sexos, dos quais 13 (com mais de 1 ano de atuação na APS) participaram das entrevistas. Foram coletados informações sociodemográficas e os conhecimentos sobre sono, através dos questionários “A Saúde e o Sono”, e a versão traduzida do “Assessment of Sleep Knowledge in Medical Education” (ASKME). O teste Qui-quadrado foi usado para avaliar a distribuição da amostra de acordo com as variáveis sociodemográficas; fontes de obtenção das informações; forma de aplicação dos conhecimentos; porcentagem de acertos e erros por questão de conhecimentos e para a média da porcentagem de acerto para o questionário como um todo e para cada domínio/categoria. O tempo de trabalho e a autopercepção sobre o conhecimento a respeito de sono foi descrito a média e o desvio padrão. Quanto aos dados qualitativos foram feitos nuvem de palavras, análise de similitude, Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e análise de conteúdo. Resultados: A maioria dos participantes foi da faixa etária de 30 a 39 anos (49,4%), do sexo feminino (72,3%), de raça ou cor parda (50,6%), com pós-graduação (61,1%), tempo de trabalho médio de 3,7±4,5 anos, 68 profissionais não médicos e 15 médicos, com uma média de conhecimento de 5,7 ± 1,9 na escala likert. A fonte de obtenção de informações sobre o sono mais procurada foi as mídias digitais (60,2%), seguido da graduação (48,2%). Sobre conhecer a higiene do sono, 35% responderam “mais ou menos” e relataram utilizar as informações para a rotina de vida e orientação dos usuários da APS. Além disso, 73% não conheciam sobre os cadernos da APS do Ministério da Saúde orientarem a importância de questionar os pacientes a respeito do sono. Quanto aos conhecimentos gerais sobre sono (A saúde e o sono), a maioria dos profissionais (93,07%) acertaram as afirmativas sobre “Consequências da Privação do Sono”, enquanto, 39,52% e 50,60% acertaram sobre “Duração do sono” e “Importância do cochilo”, respectivamente. No ASKME, as maiores porcentagens de acertos observadas foram nas afirmativas sobre “Insônia” (62,25%) e “Princípios do Ritmo Circadiano” (62,95%), com uma frequência geral de acertos total de 44,97%. Quanto aos dados qualitativos, a análise de conteúdo gerou 2 categorias temáticas: “Processo de trabalho dos profissionais de saúde nos seus locais de trabalho” e “Abordagem do sono nos ambientes de trabalho: ausência e possibilidades de integração na rotina profissional”. Muitos profissionais relataram perguntar sobre o sono dos pacientes, porém, foi observado uma insegurança na maioria dos profissionais em relatar o que é orientado sobre o sono aos pacientes nas consultas. Foi relatado que nunca houve uma ação de educação sobre a temática no local de trabalho, contudo, atestam a possibilidade de realizar intervenções sobre o tema. Considerações finais: Existem lacunas de conhecimento detalhado sobre o CSV, distúrbios do sono e práticas de higiene do sono baseadas em evidências científicas. Além disso, alguns profissionais resumem suas orientações em falar sobre higiene do sono desconsiderando as diferenças individuais dos horários de dormir e acordar e a necessidade de horas de sono dos indivíduos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem a cerca das lesões por pressão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-06) Figueirêdo, Raiane Araújo; Silva, Maria Leonor Paiva; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Silva, Marcela Paulino Moreira da
    O objetivo desse estudo é verificar o conhecimento da equipe de enfermagem que atua na área hospitalar sobre as Lesões por Pressão. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em um hospital público, nos setores: clínica médica, clínica cirúrgica e unidade de terapia intensiva adulto. Participaram da pesquisa 44 profissionais da equipe de enfermagem que atuam nos setores descritos anteriormente. Os dados foram por meio da aplicação de um questionário semiestruturado sobre a Caracterização Profissional e o Teste de conhecimento de Pieper e Mott (1995). Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A equipe de enfermagem atingiu uma porcentagem de acertos de 73,4 %, mostrando que o conhecimento foi insuficiente, para que o resultado fosse considerado adequado segundo o estudo piloto, os participantes do estudo precisariam atingir uma média de acertos maior ou igual de 90%. Com base nos resultados obtidos, é perceptível que a equipe de enfermagem apresenta déficits de conhecimento relacionado
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação Estrutural, Funcional e de Desenvolvimento Em Famílias: Aplicação do modelo Calgary
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-05) Medeiros, Ana Paula de Brito; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Silva, José Adailton da; Silva, José Lenarte da; Medeiros, Marília Rute de Souto
    Avaliar estrutura, funcionalidade e desenvolvimento de famílias de pacientes com patologias neurológicas ou locomotoras segundo o Modelo Calgary de Avaliação da Família (MCAF). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no período de dezembro de 2017 a março de 2018 com paciente e sua família na clínica integrada da Facisa no município de Santa Cruz, RN. As informações foram coletadas através da entrevista para construção dos instrumentos genograma e ecomapa e, então realização da avaliação. As propostas aplicadas pelo MCAF permitiram o conhecimento do contexto familiar e sua relação com a enfermagem. As mudanças provocadas pelo adoecimento causaram circunstâncias familiares como o medo da morte, situação financeira e a realização de afazeres básicos de sua rotina; mas os indivíduos mantiveram em geral boas relações de vínculos dentro dos núcleos familiares. Logo, é de extrema importância a participação da enfermagem nesse contexto, utilizar os instrumentos nas consultas como forma de aprofundar as informações colhidas e perceber as dificuldades vivenciadas, para planejar as intervenções eficazes proporcionando uma melhoria na qualidade de vida a família.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Círculos de mulheres: espaço de empoderamento e aprendizados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Silva, Evellyn Katiúska de Medeiros e; Araújo, Daísy Vieira de; Lima, Thaís Marques; http://lattes.cnpq.br/6613680406388959; http://lattes.cnpq.br/4324288179492931; https://orcid.org/0000-0002-1893-5731; http://lattes.cnpq.br/1699220692810397; Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de; https://orcid.org/0000-0001-7713-3264; http://lattes.cnpq.br/4437324318943452; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071
    O presente trabalho objetiva descrever a experiência de discente de enfermagem, na condição de bolsista pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) no projeto de extensão: “Na comunidade e na Universidade - Círculos de mulheres: (re)descobrindo o poder interior na comunhão com outras mulheres”, coordenado por professora vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Considerando o contexto de pandemia pelo COVID-19, as atividades foram desenvolvidas em 2021 de maneira on-line. Os encontros do Clube da Leitura e do Círculo de Mulheres se intercalavam às sextas-feiras através do Google Meet, além das interações pelas redes sociais Whatsapp, Instagram e Facebook. A discente bolsista participava de todas as atividades e também era responsável em organizar os pequenos grupos de trabalho para elaboração do material de divulgação nas redes sociais do projeto, fazia a gestão de pessoas junto com a coordenadora e elaborou resumos para eventos científicos, entre outros materiais. O projeto fomentou contribuições no ensino e na pesquisa, como também benefícios individuais para a discente. Como atividade extensionista contribuiu significativamente na graduação em enfermagem, visto que oportunizou a aproximação entre a discente bolsista e a comunidade, o que possibilitou compreender a realidade em que as mulheres estavam inseridas e ter uma visão holística do cuidado, especialmente no campo da saúde da mulher.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecimento do enfermeiro da estratégia de saúde da família acerca do diagnóstico precoce do autismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-09) Flor, Loorrana Beatriz da Silva; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; 0000-0003-0022-8016; http://lattes.cnpq.br/5902228869916100; Ferreira, Cayla Carolieva Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5744465857910087; Santos, Flávia Arichelle Cavalcante dos; http://lattes.cnpq.br/0777338531393229
    Introdução: O aumento dos casos de autismo tem sido consistentemente relatado. Os últimos dados epidemiológicos publicados mostram que uma pessoa é diagnosticada com autismo em cada 68. Com o aumento da incidência de autismo, os profissionais de saúde devem estar alertas para a identificação dos sinais de risco. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico. Se fazendo necessário o papel do enfermeiro. Objetivo: Descrever o conhecimento do enfermeiro da Estratégia da Saúde da Família (ESF) sobre os instrumentos disponíveis para rastreamento do Autismo. Além de, verificar o conhecimento do enfermeiro a respeito dos principais sinais de TEA e avaliar a importância da assistência de enfermagem prestada a criança com autismo. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório, do tipo qualitativo. A amostra final foi composta por 10 profissionais. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista semiestruturada via ligação de telefone. As respostas analisadas conforme a literatura utilizando autores que trabalharam com o conteúdo no qual foi obtido perante os resultados apontados pela codificação. Resultados: Todas as entrevistadas, reconheceram a importância da enfermagem no diagnóstico precoce do autismo, evidenciando a necessidade de uma consulta que aborde todos os contextos da vida da criança. Sobre as dificuldades enfrentadas pelas enfermeiras durante a consulta de crescimento e desenvolvimento no diagnóstico precoce do TEA, as participantes apontaram a falta de conhecimento mais abrangente da população em geral acerca da temática e de instrumentos que pudessem nortear o atendimento clínico e as condutas. Considerações finais: Com este estudo, pode-se concluir que as enfermeiras possuem dificuldades para conceituar o TEA e identificar os transtornos sensoriais durante a consulta de crescimento e desenvolvimento, além de desconhecerem os instrumentos de triagem precoce para o TEA. A realização de estudos como este, que mostrem a importância do diagnóstico precoce do TEA, mediado pelo enfermeiro são extremamente relevantes e precisam ser ampliados para apresentar outras evidências.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Construção de cartilha para acompanhamento pré-natal da gestante surda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Pereira, Ane Karoline Nascimento; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Lima, Andréa dos Santos Oliveira de; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; https://orcid.org/0009-0001-1165-1269; http://lattes.cnpq.br/3949290604133025; Lima, Thais Marques; http://lattes.cnpq.br/6613680406388959; Silva, Ticiany Marques da; http://lattes.cnpq.br/6499608715942749
    O estabelecimento das relações de comunicação na consulta de pré-natal com o profissional enfermeiro, onde o foco está no acolhimento e escuta é um fator bastante positivo para as gestantes. Todavia, no cenário da pessoa surda a falta de comunicação eficaz entre profissionais de saúde e a comunidade é o principal obstáculo para garantir um atendimento de qualidade. Avaliando este cenário, o presente estudo objetiva elaborar uma cartilha informativa que responda às necessidades específicas de comunicação de gestantes surdas, oferecendo orientações sobre os cuidados ao longo do pré-natal. Este trabalho trata-se de um estudo metodológico, o qual caracteriza-se pelo desenvolvimento, avaliação de instrumentos e métodos de pesquisa, com o objetivo de produzir instrumentos que corroborem no rigor científico. Além disso, o estudo foi realizado em algumas etapas de desenvolvimento, sendo a primeira etapa referente a submissão ao comitê de ética e pesquisa; segunda etapa, busca na literatura e a terceira etapa, a adaptação da linguagem das informações provenientes da literatura. Desse modo, o estudo concretizou a "Cartilha da Gestante Surda" para uso de profissionais de saúde no pré-natal e para informar gestantes surdas sobre condições essenciais da gestação. Ademais, essa ferramenta pode reduzir barreiras informacionais e promover saúde inclusiva e equitativa.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Construção e validação de uma cartilha educativa sobre alimentação saudável para a comunidade surda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Medeiros, Raquel Huama da Silva; Souza, Jane Carla de; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; 0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; 0000-0002-8769-4273; http://lattes.cnpq.br/5997878957114840; https://orcid.org/0009-0003-4762-8663; http://lattes.cnpq.br/1708298624317310; Borges, Bárbara Ebilizarda Coutinho; 0000-0001-6922-1475; http://lattes.cnpq.br/8171345669519467; Lima, Juliana Romano de; https://orcid.org/0000-0002-7404-6541; http://lattes.cnpq.br/4066032328380131
    A surdez está entre as deficiências mais prevalentes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No contexto do atendimento médico, a dificuldade de atender integralmente o paciente surdo configura um problema de saúde pública relevante. Assim, torna-se necessário desenvolver ferramentas de educação em saúde que promovam a inclusão da pessoa surda, uma vez que essa prática ainda não está plenamente consolidada no campo da saúde. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi construir e validar uma cartilha educativa sobre alimentação saudável para a comunidade surda, de baixo custo e fácil acesso. Trata-se de um estudo metodológico, com etapas de construção e validação de conteúdo e público-alvo, conduzido por uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Associação de Surdos de Santa Cruz (ASSC). Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados, realizada em agosto de 2024, para a validação da cartilha por juízes especialistas (quatro da área de Nutrição e cinco da área de Língua Brasileira de Sinais), bem como por seis representantes do público-alvo (pessoas surdas). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o CAAE 78019724.10000.5568, parecer nº 7.154.243. A análise dos dados ocorreu por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), utilizando escala tipo Likert, resultando em IVC de 93% entre os especialistas em Libras, 90% entre os especialistas em Nutrição e 100% junto ao público-alvo. Dessa forma, a cartilha incorporou as sugestões dos avaliadores, gerando um material potencialmente útil para melhorar a alimentação da pessoa surda.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Diabetes Mellitus no Brasil: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde - 2013
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-24) Medeiros, Stela Cristina Dantas de; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Bezerra, Hellyda de Souza; Silva, Glauber Weder dos Santos
    Objetivou-se discutir, a partir da literatura vigente, os resultados apontados na Pesquisa Nacional de Saúde 2013. A discussão deu-se a partir da descrição dos dados, procurando demonstrar a importância do DM e sua relevância, principalmente quando se refere a avanço entre a população, gastos públicos e diminuição da qualidade de vida. Pode-se observar também que a dificuldade de acesso aos serviços de saúde, vivenciados por algumas regiões brasileiras, pode relacionar-se com a taxa de pessoas com diagnóstico de DM. Constatou-se também que os idosos representam a principal parcela da população diagnosticada com DM, seja por questões relativas ao próprio envelhecimento ou por pertencerem a população rastreada para o seu diagnóstico. Em relação ao nível de instrução, observou-se que a maioria dos pacientes diabéticos possuía nível fundamental incompleto ou não tinham instrução e que esse fator prejudica a adesão ao tratamento e consequentemente ao controle da doença.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Discurso coletivo do enfermeiro quanto aos cuidados a gestantes de alto risco na estratégia saúde da família
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-01) Rodrigues, Onadja Benício; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; http://lattes.cnpq.br/5334573072326624; Pereira, Ana Maria Martins; Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de; https://orcid.org/0000-0001-7713-3264; http://lattes.cnpq.br/4437324318943452
    A assistência à mulher no ciclo gravídico puerperal é baseada em recomendações das políticas e protocolos do Ministério da Saúde, para que ocorra de forma resolutiva e organizada em níveis de atenção e sejam contempladas as demandas de acordo com suas complexidades. A atenção primária à saúde é responsável pelo acolhimento e direcionamentos dentro da rede de atenção, não se isentando do cuidado mesmo que este seja referenciado ao nível especializado, garantindo que o cuidado seja ofertado baseado nos princípios do sistema único de saúde. É nesse cenário, que o enfermeiro da estratégia de saúde da família tem ganhado destaque. O objetivo deste estudo foi conhecer o discurso coletivo do enfermeiro da estratégia de saúde da família quanto aos cuidados da gestante de alto risco. Como metodologia, a pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, descritiva, e os dados foram analisados por meio do discurso do sujeito coletivo. O estudo foi desenvolvido em um município do interior da Paraíba, onde a coleta de dados foi feita a partir de uma entrevista semiestruturada, com 13 enfermeiros da estratégia de saúde da família no local de atuação. Os resultados apontados a partir da análise do discurso mostrou a preocupação do enfermeiro em ofertar uma assistência qualificada e dar continuidade no cuidado à gestante de alto risco na atenção primária, a necessidade de buscar conhecimento para a tomada de decisão diante de situações singulares, do compartilhamento de responsabilidade e de uma melhor efetivação da comunicação entre equipe e dispositivos de saúde. Diante disso, conclui-se que o enfermeiro reconhece seu papel enquanto membro de uma equipe multiprofissional, responsável pela continuidade do cuidado e tomada de decisão na assistência ao pré-natal de alto risco na Atenção Primária à Saúde.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O discurso coletivo dos idosos longevos sobre o envelhecimento e suas implicações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Clemente, Sara Litieri de Araújo; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Fernandes, Cayla Carolieva Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-1832-0622; http://lattes.cnpq.br/5744465857910087; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; 0009-0007-1643-6502; http://lattes.cnpq.br/9351376000889971; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; https://orcid.org/0000-0002-2442-9499; http://lattes.cnpq.br/4000378013446633; Borges, Bárbara Ebilizarda Coutinho; https://orcid.org/0000-0001-6922-1475; https://lattes.cnpq.br/8171345669519467
    Introdução: Os idosos longevos constituem o grupo etário com crescimento mais acentuado, produzindo uma heterogeneidade dentro da população idosa. Objetivo: Evidenciar o discurso coletivo dos idosos longevos sobre o envelhecimento e suas implicações. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 11 idosos assistidos por uma unidade básica localizada na região do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte. A análise qualitativa foi realizada por meio da proposta dos Lefèvre, intitulada Análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Foram encontradas as seguintes Ideias Centrais: satisfação, insatisfação, o melhor da longevidade, desvantagens dessa fase da vida, mudanças oriundas da longevidade, repercussões positivas na saúde, autonomia e independência, repercussões negativas na saúde, autonomia e independência, bons relacionamentos, isolamento social e conflitos familiares. Conclusão: Os discursos coletivos giraram em torno da saúde, relacionamentos, perdas e restrições.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Elementos que dão suporte para a técnica do copinho em um hospital universitário do interior do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-24) Alves, Maria do Socorro; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Tavora, Rafaela Carolini de Oliveira; Oliveira, Dannielly Azevedo de; Silva, Maria Leonor Paiva da
    Introdução: O processo de amamentação traz benefícios fisiológicos e psicológicos para o binômio mãe e filho. No entanto, estudos comprovam a existência de diversos fatores que comprometem o estabelecimento da amamentação. O uso do copo é uma técnica considerada atualmente auxiliadora no processor da amamentação. Objetivo: investigar os elementos que a dão suporte para a técnica do copinho em um hospital universitário do interior do Rio Grande do Norte. Metodologia: pesquisa descritiva exploratória, realizada em uma localizada na cidade de Santa Cruz-RN. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com parecer de número 2.063.380. Resultados: A coleta dos dados aconteceu de junho a novembro de 2017, com 7 profissionais de saúde diretamente responsáveis pela técnica do copinho. Resultados: A origem do complemento foi artificial, doação ou mista. Quanto à forma de preparo, em geral é manual, pasteurizado ou ordenhado do seio. O armazenamento do leite é feito no frízer, geladeira, caixa térmica ou mantido em temperatura ambiente. Os principais profissionais envolvidos na indicação do tipo de leite foram o nutricionista, enfermeiro e pediatra. Discussões: O tipo de leite escolhido, forma de armazenamento e preparo varia de acordo com o setor envolvido, contudo, observou-se que os preceitos estabelecidos pela literatura são seguidos corretamente. Conclusões: A equipe é fundamental para o bom desempenho da técnica. São necessários mais estudos com diferentes abordagens sobre a temática.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Enfrentamento a violência de gênero na atenção primária à saúde a luz da integralidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-24) Silva, Rayara Cibelle Ribeiro da; Rolim, Ana Carine Arruda; Fernandes, Marcelo Costa; https://orcid.org/0000-0002-0447-9683; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; http://lattes.cnpq.br/1148466010754863; Bezerra, Juliana da Fonseca; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira
    Dentre os diversos tipos e características de violência, destaca-se a violência de gênero, um dos maiores problemas de saúde da atualidade. A violência de gênero está ligada a diversos atos e comportamentos, tais como abusos físicos, sexuais e psicológicos, além da opressão moral e intelectual. As questões de gêneros constituíram-se de forma gradativa e predominante para que a violência contra a mulher encontre moldes que se adaptem às características do tempo e da sociedade moderna. Nesse sentido a Atenção Primária a Saúde (APS) é o locus privilegiado do cuidado, sendo aliada na prevenção, combate e acompanhamento da violência de gênero. A valorização da APS, parte da sua ligação no cenário de atuação, possibilitando maior vinculação e entendimento dos sujeitos e suas relações locais. Esse estudo objetiva analisar a partir dos discursos dos profissionais de saúde as ações de enfrentamento a violência de gênero na APS a luz da integralidade. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, sistematizado metodologicamente pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e embasado pela Teoria das Representações Sociais. Foi desenvolvido em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Uma no município de Caicó no estado do Rio Grande do Norte e a outra no município de Sousa no estado da Paraíba. Teve como participantes todos os profissionais de saúde que compõe a equipe atuante nas UBS envolvidas na pesquisa e que desejaram participar após apresentação do RCLE. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada em outubro de 2023, mediante a liberação e aprovação do Comitê de Ética ao qual o estudo foi submetido. O material empírico foi analisado por meio da técnica DSC. O estudo considerou os aspectos éticos da pesquisa que envolve seres humanos apreciados na Resolução Nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde/CNS. A partir dos discursos foi possível a construção de quatro temáticas: o conhecimento dos profissionais sobre a rede de cuidados às vítimas de violência; a prevenção de casos de violência de gênero na APS; a integralidade no manejo a violência de gênero; e a atuação dos profissionais frente a violência de gênero na APS. A efetividade das intervenções na APS evidenciou-se como peça fundamental na mitigação deste fenômeno. Estratégias que promovam o acolhimento, a sensibilização dos profissionais de saúde e a articulação com outros setores são cruciais para o suporte adequado e a prevenção da violência de gênero. Assim, a APS desempenha um papel central na resposta integrada a este desafio social. No entanto, o trabalho corporativista, o modelo centrado na doença e a desarticulação dos serviços são pontos que se sobressaem nos sentidos expressados pelos participantes do estudo. Dentro desses entraves o serviço não atende as demandas complexas que permeiam os casos de violência de gênero, consequentemente, as vítimas muitas vezes não recebem o apoio necessário, podendo resultar em uma cultura de subnotificação dos casos e na perpetuação do ciclo de violência.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Escala de Braden como ação preventiva da lesão por pressão: revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-09) Maciel, Paula Camila de Oliveira; Silva, Maria Leonor Paiva da; Silva, Maria Leonor Paiva da; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Azevêdo, Ádilla Conceição Brito de
    Objetivo: identificar a validade preditiva da Escala de Braden para o risco de desenvolvimento de lesões por pressão. Para tanto, utilizou-se a seguinte questão norteadora: A aplicação da Escala de Braden é efetiva na prevenção de Lesões Por Pressão? Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada por meio de materiais colhidos em bases de dados, obedecendo os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: dos seis artigos analisados, quatro posicionam a favor da utilização da Escala de Braden como instrumento de prevenção de Lesões Por Pressão. Os demais artigos, apesar de não trazerem resultados positivos diante da aplicação do instrumento, isentam o mesmo de uma possível não-eficácia, atribuindo as falhas à aplicação ou compreensão dos mesmo por parte dos profissionais de saúde. Conclusão: Constatou-se que a Escala de Braden é efetiva na prevenção de Lesões Por Pressão, no entanto, os resultados positivos dependerão diretamente da compreensão dos profissionais, da frequência de aplicação e das ações preventivas aplicadas aos pacientes em risco.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Estratégias de educação em saúde para o idoso: revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-09) Souto, Jéssica Thaís Rodrigues; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Silva, Maria Leonor Paiva da; Azevedo, Ádilla Conceição Brito De
    Objetivou-se evidenciar as estratégias de educação em saúde utilizadas junto ao idoso. Estudo descritivo e exploratório, revisão bibliográfica do tipo integrativa. Encontrou-se 20 artigos que propunham diferentes estratégias em locais variados, principalmente sobre adesão aos hábitos saudáveis. Essas motivaram os idosos à mudança de hábitos diários, elevação da autoestima, melhora do físico e psicológico. Assim, as estratégias utilizadas foram eficazes e compreenderam as áreas: física, psíquica e espiritual.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Evidência e avaliação das estratégias de educação em saúde com adolescentes: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Silva, Rubênia Paulo; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Silva, José Adailton da; Rêgo, Mayara Silva Fernandes do
    Introdução: Considerando a importância e relevância da educação em saúde com adolescentes, é essencial o uso de estratégias cada vez mais acolhedoras, dinâmicas, integradas e subjetivas. Assim, o presente trabalho objetiva evidenciar e avaliar as estratégias de educação em saúde utilizadas com adolescentes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, sendo revisão de literatura do tipo revisão integrativa. Resultados: Foram encontradas 40.831 publicações, restringindo-as para títulos em português, texto completo disponível gratuitamente, artigos e publicados nos últimos cinco anos (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016). Dessa forma, restaram 26 artigos que foram lidos na íntegra e analisados na presente pesquisa. Discussão: Em média, 69% dos artigos não utilizou base metodológica para avaliar a efetividade das intervenções. Evidenciaram-se as limitações das publicações quanto às conclusões e avaliações das estratégias utilizadas de forma superficial. As metodologias propiciam uma melhor abordagem e fidedignidade quanto aos resultados, contribuindo para que pesquisadores e profissionais possam utilizar a estratégia avaliada. Conclusão: Reforça-se a importância da pesquisa na área profissional, garantindo-nos tanto a importância da busca de metodologias, quanto da avaliação da estratégia usada, para uma melhor aplicabilidade de forma dinâmica, afável e pessoal.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ferramentas digitais para o apoio ao atendimento da população surda: pesquisa - ação com profissionais de enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-04) Leite, Maria Beatriz Lima Pereira; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; Silva, Dayane Vilania Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6481252724515695; Clemente, Sara Litieri de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9351376000889971
    Introdução: O ministério da Saúde define surdez como a dificuldade auditiva, classificada em congênita e adquirida. A legislação busca igualdade de direitos e acessibilidade, mas a falta de capacitação e recursos afeta o atendimento à população surda. Os profissionais de enfermagem têm papel crucial na promoção da saúde, e o acolhimento é vital no processo de saúde. Objetivo: O estudo visa capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem com ferramentas digitais para melhor atendimento a pessoa surda, identificando necessidades em consultas e avaliando o impacto da formação na qualidade do atendimento. Método: Estudo do tipo pesquisa - ação, com abordagem qualitativa. Haverá avaliação inicial dos profissionais de enfermagem, seguidamente a realização de uma oficina sobre as ferramentas digitais para comunicação mais eficaz com a pessoa surda e posteriormente haverá aplicação de pós teste. Resultado: A capacitação dos profissionais de enfermagem, com foco nas ferramentas digitais para comunicação com pessoas surdas, é essencial para promover um atendimento de saúde mais inclusivo e eficaz. Discussão: A falta de capacitação dos profissionais de enfermagem compromete a qualidade do atendimento à população surda. A utilização de ferramentas digitais, como aplicativos de tradução e recursos visuais, tem mostrado resultados positivos, melhorando a comunicação e aumentando a confiança dos profissionais. No entanto, a continuidade da formação é crucial para garantir um atendimento mais inclusivo, eficiente e acessível. Conclusão: A capacitação dos profissionais de enfermagem com ferramentas digitais é uma estratégia importante para melhorar o atendimento à população surda. No entanto, é essencial que a formação seja contínua, para garantir a superação das barreiras de comunicação e a promoção de um atendimento mais equitativo e de qualidade.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Gravidez na Adolescência: Causas e consequências relacionadas à gestação em adolescentes no município de Santa Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Brilhante, Joseny Ferreira; Oliveira, Dannielly Azevedo de; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; Oliveira , Kalyane Kelly Duarte de
    A gravidez na adolescência é um problema mundial que vem tomando proporções enormes a cada ano e vem se tornando ainda mais preocupante devido às muitas complicações que acarretam para a saúde da adolescente e para o seu bebê, e também pelas dificuldades que essas adolescentes enfrentam na hora de revelar para os familiares que por vezes não a apoiam. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo identificar as causas que corroboram para o alto índice de gravidez em adolescentes de 10 a 19 anos, na cidade de Santa Cruz/ RN; Conhecer as principais consequências relacionadas à gestação precoce para a adolescente. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Para este estudo foi realizada uma entrevista semiestruturada com as adolescentes e para a verificação dos dados quantitativos, utilizamos a análise estatística descritiva, sendo a sua apresentação feita por meio de tabelas de distribuição e frequências. Resultados: Após a análise dos dados da amostra, chegaram-se a cinco tabelas: quatro delas descritivas, onde foram apresentadas informações demográficas para caracterização da amostra e caracterização das participantes da pesquisa quanto causas e consequências relacionadas à gestação precoce e uma tabela onde foi realizada análise bivariada para o desfecho “Motivação para engravidar”. Discussão: É possível analisar que muitas das adolescentes entrevistadas não estavam preparadas para ser mãe nesse momento, porém foram surpreendidas com essa situação e ao mesmo tempo demonstraram felicidade por estarem gerando um filho, a grande maioria não tem dimensão da responsabilidade de ter um filho, acham que é algo normal, porém, há de se convir que um filho deveria ser algo planejado pelo casal e não algo por acaso, onde tantas adolescentes se depara com a gravidez e muitas das vezes sozinha, sem o apoio da família e principalmente do seu companheiro.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM