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Navegando por Autor "TINOCO, AMANDA RAILANY KALARY RODRIGUES"

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    TCC
    Teatro e pedagogia popular: experiências de uma educação popular para o ensino de teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) TINOCO, AMANDA RAILANY KALARY RODRIGUES; BARBOSA, Makarios Maia; orcid.org/0000-0002-5488-2665; Lattes: 7518934874341453; https://orcid.org/0000-0003-1414-581X; https://lattes.cnpq.br/8199457347060706; Coutinho, Karyne Dias; Souza, Tatiane Cunha de
    O presente artigo busca refletir acerca dos diálogos que podem ser estabelecidos entre as bases da formação para o ensino de teatro e práticas culturais da Educação Popular, através da abordagem de experiências docentes realizadas durante o Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN. Tais experiências, em formato de extensão universitária, se aproximam das práticas de ação popular educativa, na forma como são desenvolvidas na Educação Popular (FREIRE, 1976a; 1976b; 2020). Na mesma perspectiva, aproximamos a Educação Popular às técnicas e estéticas do Teatro do Oprimido (BOAL, 1975). Essa parceria político-pedagógica norteia um possível fortalecimento de uma educação centrada no respeito à realidade de sujeitos em processo de aprendizagem, ou seja, de uma educação dialética, continuada e crítico-criativa. Estratégias de descrição de processos e de revisão crítica de vivências realizadas em sala de aula foram a base metodológica utilizada, a partir de técnicas da “observação participante” (MINAYO, 2002), fundamentadas em revisão bibliográfica de autores fundamentais à essa discussão, a exemplo de ARAÚJO (2005), BRANDÃO; ASSUMPÇÃO (1983) e LIGIÉRIO (2013).
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