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Navegando por Autor "Tavares, Anderson Severino de Oliveira"

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    Tese
    Pedagogias da corporalidade e o cuidado de si: corporalidade, experiência religiosa e o exercício de si na Igreja Verbo da Vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-10-08) Tavares, Anderson Severino de Oliveira; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; Silva, Anaxsuell Fernando da; Assunção, Luiz Carvalho de; Mendes, Estevam Dedalus Pereira de Aguiar; Berg, Irene de Araújo Van Den
    Como objetivo central desta tese, verificamos se o modelo de corporalidade da Igreja Verbo da Vida (IVV), que tem como intenção a ação do Espírito Santo no corpo dos fiéis, resulta no exercício de um cuidado de si que se integra ou não aos regimes corporais institucionais que regulam o uso do corpo. Para isso, analisamos as pedagogias da corporalidade exercitadas na IVV, observando nas celebrações o conjunto de técnicas corporais que são transmitidas pelos pastores e ministros por meio de suas performances discursivas e corporais nos cultos, bem como analisamos as experiências dos fiéis ao adquirir as formas de usar a corporalidade. Assim, levantamos dados acerca das concepções de líderes e fiéis da comunidade selecionada sobre a corporalidade, aqui definida como lugar de enunciação dos mecanismos de normatização do uso do corpo nas celebrações e no cotidiano. A perspectiva teórica que utilizamos foi fundamentada na abordagem da pedagogia do corpo, e no conceito de cuidados de si, de Foucault. A pesquisa teve caráter qualitativo, e para sua realização foram utilizadas observação direta, entrevistas informais não estruturadas e entrevistas semiestruturadas com amostra não aleatória de fiéis. Ao observarmos os pastores e ministros da IVV mobilizando e estimulando os fiéis para o uso da gestualidade no culto, verificamos que estes, na busca de serem “instrumentos do Espírito Santo”, ao sentirem a “manifestação da unção” em seus corpos, ativam um conjunto de técnicas corporais. Nas entrevistas com os membros da IVV não constatamos um possível cuidado de si que abrisse possibilidades de ruptura com os regimes corporais institucionalizados. Pelo contrário, o trabalho de si efetuado pelos fiéis entrevistados, no culto e no cotidiano, conduz a uma transformação de si e do corpo, de acordo com os regimes corporais da referida instituição. Nisto, os fiéis são levados a correr, a dançar, a pular, a falar em línguas estranhas, bem como a se abraçar e a “declarar a palavra” nos momentos mais adequados possíveis, demonstrando publicamente o que fazem para ser “instrumentos de Deus”, se sujeitando às lideranças e às sensações corporais que narram como sendo orientações do Espírito Santo.
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