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Navegando por Autor "Tavares, Edgley Freire"

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    Tese
    Análise do discurso da resistência mossoroense ao ataque de Lampião
    (2015-03-05) Tavares, Edgley Freire; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; ; http://lattes.cnpq.br/4404506204960534; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Silva, Francisco Paulo da; ; http://lattes.cnpq.br/8457474154576641; Silva, Lemuel Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/5816005449693385
    Na cidade de Mossoró, diversas práticas sustentam um discurso memorialista em torno da resistência desta cidade ao ataque do cangaceiro Lampião, no ano de 1927. Nossa pesquisa objetivou descrever e interpretar o funcionamento dessa discursividade, problematizando seus mecanismos, estratégias e efeitos na dispersão dos enunciados na cultura local. A Resistência, tomada como acontecimento discursivo, foi então investigada do lugar teórico-metodológico da análise do discurso francesa, na articulação dos postulados de Michel Pêcheux com a arqueogenealogia formulada por Michel Foucault. A análise do corpus constituído de materialidades discursivas acadêmicas, midiáticas, do teatro, de inscrições urbanas e da literatura de cordel, apontou uma série de regularidades discursivas, interdiscursividades e efeitos de sentido que marcam o funcionamento histórico e semiológico do discurso da Resistência como prática atravessada por diversas relações de saber e de poder. Além disso, a análise discursiva dessa reminiscência da passagem de Lampião em Mossoró possibilitou compreender essa narrativa em sua gênese e nas repetições e transformações da memória, evidenciando como este discurso tem organizado diversas instituições, grupos e lugares enunciativos, marcando a centralidade dessa memória na política, cultura e economia locais.
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    Tese
    Axé instagramável?: discurso, subjetividades e resistências de comunidades tradicionais de terreiro de Assú/RN no Instagram
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Freire, Alan Eugênio Dantas; Silva, Marluce Pereira da; http://lattes.cnpq.br/4336488144820355; Muniz, Cellina Rodrigues; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Bezerra, Josenildo Soares; Tavares, Edgley Freire; Silva, Francisco Vieira da
    No Brasil, os discursos produzidos em torno da fé nas redes sociais digitais chamam a atenção para o entrave de crenças, construído sob a estigmatização de religiões não-cristãs. No Instagram, as interações denunciam costumes da velha diáspora, a partir do estigma que elabora práticas de racismo religioso no ciberespaço. Percebe-se, no entanto, o levante de discursos que sinalizam a afirmação dos povos de terreiro no reconhecimento e propagação das identidades negras e indígenas fundantes no culto aos ancestrais, contrariando a ordem dos condenados da terra. E dessa forma indagamos: como as materialidades discursivas das comunidades tradicionais de terreiro de Assú/RN produzem subjetividades e resistências em sua presença no Instagram? O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar como essas materialidades discursivas produzidas por comunidades tradicionais de Candomblé, Jurema, Umbanda e Quimbanda de Assú, no Rio Grande do Norte, veiculadas no Instagram, inscrevem a produção de subjetividades outras e a ressignificação da presença em contexto digital. Metodologicamente, esta pesquisa está amparada pelo paradigma qualitativo-interpretativista, inserido no âmbito dos Estudos da Linguagem, com foco em uma Linguística Aplicada indisciplinar, por meio de um debate interseccional, ancorando-se ainda na análise do discurso proposta por Foucault, na análise do discurso digital proposta por Marie-Anne Paveau, bem como das discussões desenvolvidas pelos Estudos Culturais, especialmente os dedicados à temática das religiões de matriz afro-ameríndia. Como objetos de investigação, selecionamos seis perfis públicos de comunidades tradicionais de terreiro assuenses no Instagram. Como materialidades discursivas para análise, elencamos a bio do perfil, as métricas do tráfego na rede social (como número de seguidores, publicações e engajamento), postagens publicadas no feed (abarcando reels, repostagens e carrossel de imagens), com imagem/vídeo e descrição, bem como os comentários lançados na rede. Os resultados sugerem modos de subjetivação que foram agrupados em três dimensões de análise: a) a circulação do culto e do espaço; b) a participação na dinâmica da cidade; c) o orgulho do pertencimento como forma do cuidado de si no Instagram. Tais modos de subjetivação tanto reterritorializam o Instagram quanto inscrevem outras formas possíveis de vida em Assú. A presença dos povos de terreiro no Instagram revela a produção de resistências, valendo-se das estratégias dos tecnodiscursos para inscreverem a outridade de suas manifestações, a despeito dos racismos algorítmico e religioso que compõem a dinâmica online de interação no projeto colonial.
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    Dissertação
    O masculino em revista: mídia, discurso e modos de subjetivação afetivos-sexuais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-26) Tavares, Edgley Freire; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; ; http://lattes.cnpq.br/4404506204960534; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; Silva, Francisco Paulo da; ; http://lattes.cnpq.br/8457474154576641
    Esta dissertação tem como objeto de análise a tematização da subjetividade masculina afetiva sexual em textos das revistas Universo Masculino e Men‟s Health. Nosso objetivo central é descrever e interpretar o tema da subjetividade masculina nos discursos de afetividade e sexualidade materializados nas práticas discursivas destas revistas. A principal questão norteadora da pesquisa é a problematização do modo como a discursividade destas duas revistas possibilita compreender os efeitos de sentido produzidos sobre o masculino na atualidade. Na perspectiva do trajeto temático, aspecto central no tratamento de corpus na pesquisa em análise do discurso francesa, percorremos, nas matérias das revistas, uma arqueogenealogia do masculino, a partir de um dispositivo de afetividade-sexualidade específico de nossa cultura midiática. Nosso percurso analítico permite concluir que o trajeto temático da subjetividade masculina afetiva sexual produz um trajeto semântico que reafirma ideais hegemônicos e heteronormativos, mais do que propõe novas performances nas vivências subjetivas masculinas. Em seus efeitos de verdade, esta prática discursiva midiática busca ligar certos saberes afetivo sexuais aos modos de vida do sujeito masculino na atualidade, a partir de escolhas temáticas, modalidades enunciativas e estratégias discursivas específicas desta mídia masculina.
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    Tese
    Poder, mídia e discurso na "canonização" do cangaceiro Jararaca
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-25) Rosado, Cid Augusto da Escóssia; Silva, Marluce Pereira da; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; http://lattes.cnpq.br/6058746014571455; Tavares, Edgley Freire; http://lattes.cnpq.br/4404506204960534; Sales, Laurenia Souto; http://lattes.cnpq.br/7144884304424302; Falcão, Marcilio Lima; http://lattes.cnpq.br/5594231476327875; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Alves, Maria da Penha Casado
    A tese aborda enunciados relativos ao cangaceiro José Leite de Santana, o Jararaca, que, depois de ser preso e executado por policiais, no episódio do ataque frustrado do bando de Lampião a Mossoró-RN, em 1927, passou a ser visto como milagreiro, sobrepondo-se aos guerreiros mossoroenses na memória do lugar. São acontecimentos que se perpetuam no tempo e no espaço, interligados pela tradição da resistência aos bandidos e pelos fios condutores da comunicação e da circulação do poder na sociedade. As rupturas que propiciaram tal fenômeno motivam este trabalho cujo objetivo é analisar discursividades que produzem sentidos acerca de como os heróis da cidade foram relegados ao anonimato e José Leite de Santana transformado em santo popular. Consiste, para tanto, em uma pesquisa de natureza qualitativa inserida na Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), com análise documental centrada em um corpus formado por matérias jornalísticas veiculadas em 1927, 1977 e 2017. A base teórica parte dos estudos da linguagem, com Foucault (1987, 1988, 2004, 2005, 2006, 2007a, 2007b e 2013), de quem são extraídos conceitos e procedimentos relacionados ao método da Análise do Discurso, ao poder, à resistência e à ostentação dos suplícios; envolve teorizações sociais e da história, recorrendo a Hobsbawm (2010), Fernandes (2009), Silva (2007b), Pericás (2010) e Falcão (2013) para entender o banditismo no Nordeste; e busca, no campo da comunicação, especialmente em Sousa (2004), Traquina (2001, 2005), Thompson (2004), Charaudeau (2006), Wolf (2003) e Kellner (2001), pistas para interpretar o papel da mídia na transformação do criminoso em fazedor de milagres. A conclusão a que se chega é a de que o Jararaca que habita o imaginário de Mossoró-RN não é aquele homem capturado e morto, e sim uma figura idealizada e “canonizada” no conjunto de discursividades sobre ele.
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