Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Tavares, Gilberto Ivens de Araújo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia
    (2018-08-30) Tavares, Gilberto Ivens de Araújo; Dozena, Alessandro; ; ; Melo, Evaneide Maria de; ; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira;
    De acordo com nossas experiências docentes, notamos que muitos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio apresentam dificuldades em assimilar alguns conceitos de Geografia Física trabalhados no cotidiano de sala de aula, além de dificuldades em estabelecer relações entre os conteúdos ministrados com a sua própria realidade. Diante disso, o presente trabalho objetiva a produção de um material didático lúdico de auxílio aos professores de Geografia. Trata-se de um jogo de tabuleiro denominado Discovery RN. O jogo em questão, visa ser um recurso didático de auxílio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre o potencial dos jogos no ensino de Geografia; revelamos como foi pensado e confeccionado o jogo de tabuleiro Discovery RN, bem como funciona toda a dinâmica do jogo; relatamos uma experiência com o jogo na turma do primeiro ano do Ensino Médio relacionando as potencialidades do jogo para o estímulo de múltiplas inteligências, habilidades e competências. Por fim, aplicamos um questionário com os alunos no intuito de compreender como o jogo pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e observamos a percepção do aluno em relação a proposta do jogo. Assim, fizemos uma análise sobre todo o processo, desde a confecção do jogo à sua aplicação. O Discovery RN revelou ser uma opção didática relevante para melhorar a interação dos discentes, expandir a temática estudada em sala de aula, além de apresentar um importante fator atrativo para os estudantes e uma forte incidência na agilização da atividade mental do aluno. Esperamos que nosso estudo e a experiência com o uso do jogo aqui abordada sejam primordiais para reflexões a posteriori, para todos os que estiverem dispostos em contribuir para que a escola possa ser repensada e consiga corresponder às demandas da sociedade.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM