Navegando por Autor "Tavares, José Rolfran de Souza"
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TCC A desigualdade protestada na escola: o Estado que se faz na escola e os sujeitos que desafiam a escolarização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-08) Tavares, José Rolfran de Souza; Navia, Angela Mercedes Facundo; Paiva, Irene Alves; Lopes, Paulo Victor LeiteTendo ciência que hoje no Brasil o perfil do estudante que mais evade no ensino médio é de jovens, negros e pobres, esta pesquisa buscou compreender como a produção mútua do Estado, gênero, raça e classe está desenhando as possibilidades de permanência escolar para os que se encaixam nas categorias supracitadas. O trabalho também explorou quais são as estratégias de manutenção no espaço escolar que esses mesmos discentes estão criando e desenvolvendo e o que elas revelam sobre as práticas escolares e de cidadania. Para isso, foi feito um estudo etnográfico que compreendeu observações participantes durante dois meses (uma vez por semana) nas turmas do turno noturno da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, entrevistas com alguns grupos de estudantes (que ao longo da pesquisa se destacaram em relação ao objetivo do trabalho) e uma análise da informação produzida em campo com base na bibliografia levantada para tentar refletir sobre o tema. O principal enfoque para análise foi a relação professor-aluno, pois a compreensão aqui defendida é que nela, no processo de escolarização, as categorizações citadas acima são reforçadas. Os resultados apontam que as construções educacionais excludentes só são possíveis em um ambiente com grandes desigualdades sociais convivendo com um modelo de organização que seleciona os corpos e vivências do alunato que são dignos da atenção do/da docente, todavia há os que se rebelam, colocando esse modelo em crise e pressionando – inclusive pela ameaça de violência – a institucionalização educacional a mudar.TCC Primeiramente, liberdade a Rafael Braga! O tom da democracia brasileira: direito de exercer direitos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-11) Tavares, José Rolfran de Souza; Navia, Angela Mercedes Facundo; Lopes, Paulo Victor Leite; Alvarez, Luis Guillermo MezaEste é um trabalho monográfico que pesquisou a democracia brasileira a partir das violações que acontecem contra o povo negro desse país, utilizando como fio condutor o caso Rafael Braga. O objetivo desse estudo é problematizar as contradições no regime de governo vigente, a partir dos desrespeitos aos direitos de uma das populações que historicamente vem sendo oprimida na formação do Estado brasileiro. Para isso foi feita umapesquisa bibliográfica, reflexões teórico-conceituais, análise de dados quantitativos e um estudo do caso Rafael Braga. Os resultados obtidos apontam que o modelo democrático em vigor no país se faz através de regimes de governo que sustentam suas políticas na retirada de direitos de setores historicamente oprimidos, em um processo que sempre reatualiza o padrão relacional colonial, demarcando assim os povos não brancos como passíveis de arbitrariedades. A consideração final dessa pesquisa é que há uma disputa em torno da pauta que deve ser defendida pelos movimentos sociais quanto ao modelo de democracia mais interessante para o país, sendo o uso estratégico do caso Rafael Braga o que tenciona os debates.Dissertação Território, maternagem e extermínio da juventude negra. Uma etnografia nas periferias ao oeste de Parnamirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-05) Tavares, José Rolfran de Souza; Navia, Ângela Mercedes Facundo; http://lattes.cnpq.br/9174852118966092; http://lattes.cnpq.br/9143449640922377; Vianna, Adriana de Resende Barreto; http://lattes.cnpq.br/2939474349090188; Schwade, Elisete; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; Lopes, Paulo Victor Leite; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283O Rio Grande do Norte nos últimos anos esteve entre os estados brasileiros com a maior taxa de homicídios contra jovens, sendo as pessoas assassinadas majoritariamente homens, negros e pobres. Partindo desse problema social e considerando que são as mulheres as principais responsáveis pelos cuidados desses sujeitos, buscando cotidianamente formas de salvaguardá-los do risco de morte, esta pesquisa procurou compreender quais as percepções de segurança pública e as estratégias de manutenção da vida de jovens negros que “mães” que já tinham perdido um “filho” adotam para que outros tutelados com o mesmo perfil não morram. Para realizar esta dissertação, foi feita uma etnografia da relação de maternagem de seis mulheres que moram em uma região da cidade de Parnamirim-RN com problemas de violência urbana desde o final da década de 90. Essa empreitada foi feita através de dois movimentos: no primeiro o esforço foi para produzir um levantamento histórico sobre como se deu o desenvolvimento urbano e as dinâmicas de segurança pública do local; no segundo o investimento foi em compreender como as mães lidam com tal configuração social, inclusive com as recentes transformações do mundo devido à pandemia de coronavírus e à luta internacional pela vida das pessoas negras. Cabe destacar que o autor deste trabalho reside no local pesquisado e uma das colaboradoras da pesquisa é a sua mãe. Chamá-la para compor este estudo (mesmo ela não havendo tido um tutelado assassinado) foi uma estratégia metodológica para facilitar a aproximação com as demais mulheres, que já tinham uma relação de afinidade com ela.