Navegando por Autor "Tavares, Marianna Carla Costa"
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TCC A escola nova e o positivismo no currículo da escola doméstica de Natal/RN (1914-1944)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-23) Tavares, Marianna Carla Costa; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Pinheiro Júnior, Walter BarbosaO presente trabalho tem por objeto de pesquisa os currículos da Escola Doméstica de Natal, que está localizada na cidade de Natal/RN. Apresenta uma discussão sobre as transformações curriculares na instituição desde sua fundação até 1944. A partir dessas discussões, buscamos compreender o currículo relacionado à Escola Nova e ao Positivismo, à luz das reformas curriculares na instituição. Para isso, adotamos uma metodologia que parte de um estudo analítico, estabelecendo relações entre os documentos coletados no arquivo da Escola aos estudos teóricos sobre História da Educação. Os documentos utilizados para análise foram boletins, cardápios e fotos. O currículo foi construído com base nos dados encontrados no jornal A República, bem como a partir de outros documentos. Os estudos permitiram perceber que durante 101 anos de funcionamento a Escola Doméstica de Natal teve 16 diretoras e propomos uma divisão em quatro momentos na administração da instituição, sendo este trabalho referente ao primeiro período, em que as diretoras estrangeiras estiveram à frente da escola. Foi possível perceber no currículo desse período seu caráter higienista, positivista e a presença de ideais da Escola Nova. A instituição adotou práticas relacionadas à Escola Nova e ao Positivismo, dentre as quais podemos destacar: i) a forte presença do ideal higienista; ii) a ênfase na formação prática, especificamente na formação para o lar; iii) a importância do trabalho manual por meio da disciplina jardinagem; iv) o uso de material concreto como um instrumento de aprendizagem; v) o uso do ambiente externo; vi) a valorização do cientificismo. Contudo, concluímos que a escola seguia os conceitos escolanovistas em parte, pois, para segui-los integralmente, as disciplinas teóricas não deveriam ser deixadas de lado e deveriam ser associadas à prática. Constatamos também que os princípios da laicidade e do cientificismo foram considerados de modo parcial no currículo, pois compreendemos que a configuração curricular atrela o cientificismo às disciplinas de caráter teórico e, ainda que não tenha nenhuma disciplina voltada à religião, o fazer cotidiano na instituição envolvia eventos que contemplavam a prática religiosa.TCC Cultura escolar da Escola Doméstica de Natal: memórias de uma ex-aluna (1968 - 1978)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Souza, Luana Silva; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Santos, Gillyane Dantas dos; Tavares, Marianna Carla CostaA presente monografia apresenta o modelo de ensino da Escola Doméstica de Natal e traz uma análise sobre cultura escolar a partir das memórias de uma ex-aluna que estudou no colégio entre 1968 e 1978. Para tanto, a pesquisa se procedeu a datar da pesquisa bibliográfica nos sites do Repositório da UFRN e do BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, cujos resultados obtidos foram contemplados das palavras-chaves “Escola Doméstica de Natal” e “Educação feminina em Natal”. Tem como objetivo identificar a dimensão do ensino doméstico para o Rio Grande do Norte, a inserção da figura feminina na área da educação e a influência da cultura escolar na vida da ex-aluna entrevistada. Dessa forma, o trabalho está fundamentado com base nas concepções sobre cultura escolar de Julia e Munakata, além de Saviani sobre instituição escolar e Theodoridis sobre história pública. Justifica-se pela relevância do conteúdo no contexto histórico do desenvolvimento da cidade do Natal, no Rio Grande do Norte e pela contribuição no ensino de história, especialmente para pesquisas sobre história oral. Conclui-se que a entrevista pública traz para a pesquisa uma fundamentação mais validada no sentido de contribuir para a história oral, além de dar condições para reflexões e viabilidade para outras pesquisas dentro e fora do contexto educacional. É um estudo que discorre no campo da Cultura Escolar expressa pelas memórias de uma ex-aluna que vivenciou o currículo da Escola Doméstica de Natal em um período de regime militar no Brasil. Como fundamento, a pesquisa utiliza-se de conceitos sobre Escola Doméstica; Educação feminina; Cultura Escolar; Instituição Escolar; História Pública; História Oral; Entrevista Pública, Contexto Histórico; História; Afeto; e Mulher.TCC A história dos jardins de infância nos impressos locais em Natal (1930 -1953)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-18) Barbosa, Alícia Tatiane do Vale; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Tavares, Marianna Carla Costa; Pranto, Aliny Dayany Pereira de MedeirosO trabalho apresenta como tema a propagação dos jardins de infância em Natal entre 1930 e 1950. O objetivo desse estudo é compreender a representação e disseminação da ideia de jardins de infância nos jornais “A Ordem” e o “Diário de Natal” e nas revistas Pedagogium em Natal entre as décadas de 1930 a 1950. Pretendeu-se investigar como espaços educacionais foram retratados e divulgados pelos meios de comunicação da época, levando em consideração os aspectos sociais, culturais e educacionais envolvidos. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa baseada em análise documental, utilizando como fonte os impressos locais de Natal, os jornais e revistas já citados do período de 1930 a 1950. Foram selecionadas publicações que fizeram referência direta ou indireta aos jardins de infância, levando em consideração anúncios, reportagens, artigos e outros registros que abordassem esse assunto. A abordagem dos materiais coletadas ocorreu por meio de uma análise histórica das fontes para investigar as representações dos jardins de infância nos impressos, através de leituras e discussões fundamentadas a partir de desses autores Mendes (2011 e 2015), Barros (2021), Azevedo, Pessoa e Neta (2019), Funklin e Aguiar (2018), Nascimento (2006), Ribeiro (2003) entre outros. Sendo assim, espera-se que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão da história dos jardins de infância em Natal, destacando como esses espaços educacionais eram percebidos e divulgados pela sociedade e pelos meios de comunicação da época. O resultado dessas pesquisas poderá ser útil para futuros estudos sobre a história da educação infantil em Natal e para compreensão da importância dos impressos locais na disseminação de ideias e práticas educacionais.TCC Letramento histórico e materiais didáticos antirracistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Matias, Izabel Luiza Ribeiro; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Santos, Gillyane Dantas dos; Tavares, Marianna Carla CostaO estudo em questão tem como objetivo principal investigar as possibilidades de integração entre o letramento histórico e a utilização de materiais didáticos com uma perspectiva antirracista no ensino de História, para tal analisamos alguns materiais didáticos disponíveis no site do Laboratório de Ciências Humanas do Centro de Educação, destacando a importância de fornecer aos professores em formação ferramentas que possam ser prontamente incorporadas em seus métodos de ensino. Partindo das discussões conceituais sobre letramento, história e materiais didáticos do ponto de vista de Soares (2006), Le Goff (1996) e Bittencourt (2011), utilizaremos também as contribuições sobre uma prática educativa antirracista trazida pelas autoras Hooks (2017) e Ribeiro (2019). O foco recai sobre o papel do ensino de História na promoção das habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos, com a intenção de construir uma consciência crítica sobre as relações históricas e, particularmente, desenvolver uma consciência antirracista nos estudantes.TCC Memórias de professoras alfabetizadoras nos anos 2000: confluências entre história oral e alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Oliveira, Evelyn Cássia Souza de; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Santos, Gillyane Dantas do; Tavares, Marianna Carla CostaO presente artigo tem como objetivo geral investigar sobre as experiências e vivências das professoras alfabetizadoras que atuam em duas escolas públicas no centro da cidade de Extremoz/RN, nos primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental I, analisando algumas práticas educativas durante o processo de alfabetização e letramento. Para isso, analisamos as histórias de vidas das professoras, suas percepções, seus anseios e desafios como elementos constituintes dos seus trabalhos docentes. A pesquisa fundamentou-se em alguns autores como: Nóvoa, (1992); Bueno et al, (2006); Pimenta, (1997; 2001); Reis, (2012); Freitas; Galvão, (2007); Nóvoa;Finger, (1988); Bassedas; Huguet; Solé, (1999); Bncc, (2018); Ferreiro;Teberosky, (1999); Ferreira, (2012); Saviani, (2009); Vygotsky, (1987;1998), entre outros. A metodologia adotada, foi uma revisão bibliográfica na BDTD da UFRN e em outros sites de pesquisas acadêmicas como o Google acadêmico e o Scielo; também realizou-se entrevistas orais com as docentes, por meio de entrevistas com perguntas abertas, dentro de uma abordagem qualitativa, considerando as histórias de vidas e a formação docente das professoras. Os resultados demonstraram que as concepções educativas das educadoras estão alinhadas com uma pedagogia mais progressista, em que proporcionam práticas pedagógicas que visam o desenvolvimento integral e humano. Também ressaltaram a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento e citaram que o principal desafio enfrentado pelas educadoras é engajar as famílias no processo educativo das crianças.Dissertação Políticas de permanência na graduação presencial na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010-2019)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-09) Tavares, Marianna Carla Costa; Barbalho, Maria Goretti Cabral; http://lattes.cnpq.br/9999709754863111; http://lattes.cnpq.br/8997186391714542; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; http://lattes.cnpq.br/9086814725183565; Terto, Daniela Cunha; Guedes, Gilmar Barbosa; Ferreira, Maria Aparecida dos SantosEste trabalho dissertativo tem como objetivo analisar as estratégias de permanência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), investigando as principais diretrizes de permanência na educação superior no decênio 2010-2019. Buscamos compreender a efetivação das estratégias de permanência, à luz das diretrizes e políticas nacionais, discutindo fatores que impactam para a permanência dos graduandos na UFRN. Por permanência, entendemos a possibilidade de conclusão do curso superior, por meio de ações de assistência estudantil, que compreendemos como uma conquista social, considerando que os estudantes com renda até 1,5 salários-mínimos têm o direito de permanecer e concluir o curso na instituição à qual teve acesso. Permanência é condição imprescindível para a real democratização do acesso à educação superior que, apenas na entrada, não garante que o processo tenha sido, de fato, ampliado com qualidade, como demonstra-se nos referenciais teóricos que abordam a assistência estudantil e permanência, utilizados neste trabalho. Atribuímos, igualmente, relevância à expansão da educação superior no país, com fundamentação metodológica fundamentada no materialismo históricodialético, compreendendo não ser possível analisar os fenômenos de acesso e permanência dissociados dos marcos normativos, considerando referências primárias sob a perspectiva de uma reflexão sobre a totalidade. Assim, desconhecer a totalidade do processo de permanência nacionalmente, impossibilita a compreensão desse fenômeno na UFRN. Empenhamo-nos na discussão acerca das políticas de permanência em cursos de graduação presencial da UFRN, alicerçada, a priori, em documentos oficiais dos órgãos que gerenciam e legislam sobre a dinâmica da universidade, mas substantivamente vendo, no circuito de atuação, a transformação das condições e instituições que interferem na vida social. Analisamos os dados dos relatórios de gestão da UFRN de 2011 a 2019, bem como os documentos coletados na base de dados abertos da UFRN. Nacionalmente, foi possível realizar uma imersão nos dados apresentados pelos no Censo de Educação Superior (CENSUP-MEC/Inep) no período de 2003-2018, nos questionários do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), nos documentos do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Nessa análise, percebe-se a UFRN adotando diversas estratégias de permanência, como auxílio financeira, apoio pedagógico e atendimentos de saúde. A partir disso, observamos maior foco nos auxílios financeiros, com uma ênfase no auxílio alimentação. Constatase que a participação dos estudantes nas discussões e decisões dessas estratégias é ainda reduzida, até ausente em alguns. Contudo, percebemos que, por vezes, com resistência e luta, discentes conseguiram boa participação em discussões de fóruns e colegiados, influindo em algumas regulamentações. Verificamos que, nos últimos anos, há uma diminuição na quantidade de residências universitárias contrapondo-se ao amento da demanda de alunos por vagas nas mesmas. Quanto a isso, os relatórios da UFRN apontam problemas decorrentes de entraves burocráticos, mas sem repostas gerenciais, como ações de melhoria em prazos ou estrutura física, mas com desativação dessas residências, associada ao auxílio financeiro à moradia, que vem apresentando crescimento significativo, reforçando o foco nas ações de auxílio financeiro, mesmo que ainda insuficientes para garantir todas as necessidades.