Navegando por Autor "Tavares, Thais Raquel Pires"
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TCC Acesso de homens transgênero ao exame papanicolau na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Pereira, Ayrlla Vytória; Tavares, Thais Raquel Pires; https://orcid.org/0000-0001-8665-5267; https://lattes.cnpq.br/0545716788003475; Bastos, Karina Karla de Souza; Cabral, Beatriz Távina VianaO presente estudo objetiva investigar como se dá o acesso de homens transgênero ao exame Papanicolau na Atenção Primária à Saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo. Foram incluídos cinco artigos, considerando-se estudos primários; de abordagem quanti e qualitativa; publicados nos últimos dez anos; escritos nos idiomas português, inglês e espanhol; de acesso aberto; com texto completo disponível; excluindo-se artigos duplicados e aqueles que não tinham relação com o tema da pesquisa e não respondiam à questão norteadora deste estudo. Os artigos revisados apontaram disparidades na triagem e nos resultados de exames da população trans, indicando taxas de rastreamento significativamente menores do que na população cis para o câncer cervical, o que pode ser consequência da discriminação sofrida por esse público em ambientes assistenciais. Além disso, reforçaram que o rastreamento deve ser ofertado à homens trans tal como sugerem as diretrizes atuais para a população cisgênero, o que reflete a necessidade de criação de protocolos assistenciais que forneçam subsídios aos profissionais de saúde para que possa ser ofertada uma prática adequada no cuidado à população transgênero.TCC Não convencional. Perceber-se como opressor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Xavier, Victor Chaussê; Bastos, Raquel Littério de; Santiago, Dayane Shirley de Lima; Luiz, Paulo Rosa; Tavares, Thais Raquel PiresO modelo flexneriano de produção de saúde, ainda muito em voga nas prática dos profissionais, aliena o usuário do SUS para a produção de saúde e qualidade de vida de forma autônoma. A Educação em saúde através de grupos é uma ferramenta extremamente potente para estimular os usuários a refletir sobre suas próprias práticas em saúde. Porém, os modelos mais usados de educação em saúde grupais prezam pela transmissão vertical do conhecimento, que além de desconsiderar o saber popular, desprotagoniza o usuário do seu papel ativo na materialização da saúde autônoma e de qualidade. Encontrou-se inicialmente na participação comunitária , através de grupos em saúde, com técnica artística de imersão sensorial dos artistas Sam Bompass e Harry Parr, um ambiente propício para a troca de experiência e construção conjunta do conhecimento em saúde. Porem, os modelos de planejamento e execução desta ideia também transfixou pensamentos opressores, estes que negam a participação da comunidade, desprotagoniza o homem e desprezar a vidaArtigo Promoção de saúde bucal nas consultas de crescimento e desenvolvimento na atenção primária: um relato de colaboração interprofissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2018) Araújo, Denísio Caio de; Lucena, Eudes Euler de Souza; Tavares, Thais Raquel Pires; Araújo, Terciano Bezerra de; Araújo, Cordélia Maria de; Costa, Breno Magela Bezerra da; Medeiros, Bruno Gonçalves de; Gomes, Berenice Costa do Nascimento; Vale, Tamila Raquel Fernandes; Dantas, Lucas Richter de Oliveira; Medeiros Filho, José Sandro de AraújoIntrodução: A Puericultura forma o principal pilar da atenção integral à saúde da criança. No contexto da Atenção Primária à Saúde, as consultas de Crescimento e Desenvolvimento - CD são a materialização dessa prática, onde a Colaboração Interprofissional pode ser vista como um potencializador de ações e resultados. Objetivo: Evidenciar a integralidade do cuidado voltado ao público infantil, relatando uma experiência da parceria do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com uma unidade da Estratégia Saúde da Família. Métodologia: As consultas de CD foram realizadas na modalidade “coletiva e compartilhada”, onde as crianças foram classificadas por faixa etária e estabelecido um cronograma, contando com a participação de assistente social, cirurgião-dentista, enfermeira, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo – juntamente com a enfermeira preceptora da referida unidade. Resultados: As ações aconteceram na sala da enfermeira, onde se montava um cenário propício à sua execução. Inicialmente à consulta, era estimulado uma conversa informal com as mães/responsáveis, e posteriormente um dos profissionais explanava sobre sua expertise na atenção à saúde infantil, abrindo para a colaboração Inter profissional onde para finalizar, eram tomadas as medidas de vigilância tradicionais às consultas de puericultura. Conclusão: A interação entre as profissões, dentro de cada expertise, pôde promover aspectos de prevenção e promoção de Saúde Bucal, potencializando a área da Odontologia e fortalecendo o trabalho Interprofissional