Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Tavares Sobrinho, Ylana"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O conteúdo lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-03) Tavares Sobrinho, Ylana; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Barreto, Carlos Alberto de Castro; Tinoco, Rafael de Góis
    A presente pesquisa surge de uma inquietação de como o conteúdo Lutas vem sendo abordado nas aulas de Educação Física escolar. Logo, o estudo objetiva analisar como este conteúdo está sendo aplicado em turmas do Ensino Fundamental I e quais as metodologias de ensino estão sendo utilizadas, partindo do seguinte problema: “Como é organizado metodologicamente o ensino do conteúdo Lutas pelos professores da rede básica de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial, para o 1º e 2º ano?”. Para tanto, metodologicamente, a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizado um questionário com 10 professores da rede básica de ensino, atuantes nesse nível de ensino. O trabalho se justifica na intenção de superar a ideia de que para ministrar aulas de Lutas é necessário ter o domínio técnico de algumas delas, corroborando com a vertente de que um bom estudo sobre a temática, um planejamento sistematizado, a busca de novas informações e metodologias mais atrativas às aulas, autorizam tal ensino pelos professores de Educação Física escolar. Ao final, compreendemos que a pesquisa alcançou seus objetivos, ao comprovar a importância desse conteúdo nas aulas às crianças, e que, apesar das inúmeras dificuldades que aparecem sempre pelo caminho, os professores buscam sempre trabalhar de uma forma que para eles o conteúdo Lutas torne-se maleável, e para os alunos, torne-se prazeroso.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM