Navegando por Autor "Tavares Sobrinho, Ylana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O conteúdo lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-03) Tavares Sobrinho, Ylana; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Barreto, Carlos Alberto de Castro; Tinoco, Rafael de GóisA presente pesquisa surge de uma inquietação de como o conteúdo Lutas vem sendo abordado nas aulas de Educação Física escolar. Logo, o estudo objetiva analisar como este conteúdo está sendo aplicado em turmas do Ensino Fundamental I e quais as metodologias de ensino estão sendo utilizadas, partindo do seguinte problema: “Como é organizado metodologicamente o ensino do conteúdo Lutas pelos professores da rede básica de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial, para o 1º e 2º ano?”. Para tanto, metodologicamente, a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizado um questionário com 10 professores da rede básica de ensino, atuantes nesse nível de ensino. O trabalho se justifica na intenção de superar a ideia de que para ministrar aulas de Lutas é necessário ter o domínio técnico de algumas delas, corroborando com a vertente de que um bom estudo sobre a temática, um planejamento sistematizado, a busca de novas informações e metodologias mais atrativas às aulas, autorizam tal ensino pelos professores de Educação Física escolar. Ao final, compreendemos que a pesquisa alcançou seus objetivos, ao comprovar a importância desse conteúdo nas aulas às crianças, e que, apesar das inúmeras dificuldades que aparecem sempre pelo caminho, os professores buscam sempre trabalhar de uma forma que para eles o conteúdo Lutas torne-se maleável, e para os alunos, torne-se prazeroso.