Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Teixeira, Flávia da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Metabio: projeto arquitetônico de requalificação para uma instituição de ensino com enfoque nos princípios do design biofílico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Teixeira, Flávia da Silva; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; http://lattes.cnpq.br/3725334644135969; Medeiros, Luciana de; Damore, Aline Dantas de Araújo
    O presente trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em uma proposta projetual técnica de requalificação de um edifício escolar com enfoque nos princípios do design biofílico, localizado em Natal-RN. O design biofílico é uma forma de criar ambientes utilizando recursos naturais, visando a melhoria da saúde e do bem-estar de quem neles habitem. A biofilia se propõe a resgatar os ambientes naturais e trazê-los aos espaços construídos. Entendendo que a biofilia pode contribuir para melhorar a qualidade dos espaços escolares, o trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de requalificação para a Escola Estadual Alberto Torres, baseada nos princípios e estratégias do design biofílico. Para o desenvolvimento do projeto foi realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema e o público ao qual se destina, por meio de pesquisa bibliográfica, estudos de referências projetuais e pesquisa de campo. Com o auxílio das disciplinas ministradas no curso, os estudos iniciais foram realizados sobre o universo de estudo e usuários, bem como sobre os aspectos ambientais, físicos e legais. Em seguida, foi desenvolvida a concepção e percurso projetuais, a programação arquitetônica com a identificação dos dilemas e a definição das metas projetuais, a definição do conceito e do partido arquitetônico, a realização dos estudos e simulações através das estratégias de conforto ambiental. Os resultados encontrados consistem em uma proposta de requalificação que buscou o aproveitamento otimizado da estrutura da edificação existente, inserções e adequações que trouxessem mais docilidade ao espaço, sem desconsiderar as questões ligadas à manutenção predial. Além disso, inclusão de elementos naturais nos espaços físicos permitem um bom aproveitamento desses espaços, o que se refletirá na relação dos usuários com os ambientes, consequentemente, contribuirá para melhoria do processo de ensino-aprendizagem oferecido pela escola. Conclui-se que a discussão sobre a importância de estudos sobre arquitetura escolar nos âmbitos teórico e prático permitiu o desenvolvimento de um produto que retratou o processo reflexivo oriundo da realização de estudos e pesquisas teórico-projetual. Espera-se com essa solução projetual atender aos objetivos fixados.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM