Navegando por Autor "Teixeira, Flávia da Silva"
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Dissertação Metabio: projeto arquitetônico de requalificação para uma instituição de ensino com enfoque nos princípios do design biofílico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Teixeira, Flávia da Silva; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; http://lattes.cnpq.br/3725334644135969; Medeiros, Luciana de; Damore, Aline Dantas de AraújoO presente trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em uma proposta projetual técnica de requalificação de um edifício escolar com enfoque nos princípios do design biofílico, localizado em Natal-RN. O design biofílico é uma forma de criar ambientes utilizando recursos naturais, visando a melhoria da saúde e do bem-estar de quem neles habitem. A biofilia se propõe a resgatar os ambientes naturais e trazê-los aos espaços construídos. Entendendo que a biofilia pode contribuir para melhorar a qualidade dos espaços escolares, o trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de requalificação para a Escola Estadual Alberto Torres, baseada nos princípios e estratégias do design biofílico. Para o desenvolvimento do projeto foi realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema e o público ao qual se destina, por meio de pesquisa bibliográfica, estudos de referências projetuais e pesquisa de campo. Com o auxílio das disciplinas ministradas no curso, os estudos iniciais foram realizados sobre o universo de estudo e usuários, bem como sobre os aspectos ambientais, físicos e legais. Em seguida, foi desenvolvida a concepção e percurso projetuais, a programação arquitetônica com a identificação dos dilemas e a definição das metas projetuais, a definição do conceito e do partido arquitetônico, a realização dos estudos e simulações através das estratégias de conforto ambiental. Os resultados encontrados consistem em uma proposta de requalificação que buscou o aproveitamento otimizado da estrutura da edificação existente, inserções e adequações que trouxessem mais docilidade ao espaço, sem desconsiderar as questões ligadas à manutenção predial. Além disso, inclusão de elementos naturais nos espaços físicos permitem um bom aproveitamento desses espaços, o que se refletirá na relação dos usuários com os ambientes, consequentemente, contribuirá para melhoria do processo de ensino-aprendizagem oferecido pela escola. Conclui-se que a discussão sobre a importância de estudos sobre arquitetura escolar nos âmbitos teórico e prático permitiu o desenvolvimento de um produto que retratou o processo reflexivo oriundo da realização de estudos e pesquisas teórico-projetual. Espera-se com essa solução projetual atender aos objetivos fixados.