Navegando por Autor "Teixeira, Gabriel Dutra"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Análise morfológica do trato gastrointestinal de bobo-pequeno (Puffinus puffinus) e suas causas de encalhe na costa da bacia Potiguar, Nordeste brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-05) Teixeira, Gabriel Dutra; Farias, Daniel Solon Dias de; Gavilan, Simone Almeida; https://orcid.org/0000-0001-6790-1696; http://lattes.cnpq.br/6556168670883302; https://orcid.org/0000-0002-5923-8625; http://lattes.cnpq.br/7813685791586480; https://orcid.org/0000-0002-2316-7634; http://lattes.cnpq.br/1020321982578181; Fragoso, Ana Bernadete Lima; Oliveira, Radan Elvis Matias deO Puffinus puffinus é uma ave marinha migratória que, durante a época não-reprodutiva, realiza sua migração para o Atlântico Sul, atravessando o Hemisfério por volta do mês de setembro. A zona costeira do Nordeste brasileiro, em particular a Bacia Potiguar (Rio Grande do Norte e Ceará), é reconhecida como um ponto crucial nas rotas migratórias para essa espécie. Nessa região, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP – BP) registra anualmente diversos espécimes de aves, vivos e mortos, que encalham ao longo desse litoral. Este estudo tem como objetivo analisar o padrão morfológico do trato gastrointestinal do bobo-pequeno, Puffinus puffinus, bem como os aspectos anatomopatológicos desses órgãos em espécimes encalhados na costa do Rio Grande do Norte e Ceará. Os dados foram coletados através do PMP-BP, por monitoramento diário no período de 2011 a 2022. Os animais vivos foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Fauna Marina do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN), em Areia Branca/RN, enquanto os animais mortos foram submetidos à necropsia no Laboratório de Biota Marinha da UERN, onde foram coletadas amostras do trato gastrointestinal. O material coletado foi processado histologicamente no Laboratório de Morfofisiologia dos Vertebrados, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Registraram-se 66 indivíduos durante o período monitorado, sendo 14 machos, 17 fêmeas e 35 com sexo indeterminado. Dentre eles, 43 foram classificados como adultos e 12 como juvenis. A análise espaço-temporal revelou que 33 animais encalharam no estado do Ceará e 33 indivíduos no Rio Grande do Norte, no período de setembro a fevereiro. Na análise de causa mortis, identificou-se que resíduos sólidos, trauma mecânico e contaminação por óleo, categorias de origem antropogênica, totalizaram aproximadamente 33%. Outras causas incluíram esgotamento energético, sepse e parasitose. A análise histológica do trato digestório revelou a presença das quatro túnicas características do sistema, as camadas mucosa, submucosa, muscular e adventícia/serosa. O esôfago se apresenta com a região da mucosa bastante pregueada revestido por epitélio estratificado pavimentoso não-queratinizado, seguido de lâmina própria com diversas glândulas mucosas. Presença da muscular da mucosa dando seguimento para a submucosa. Camada muscular bem desenvolvida, apresentando uma camada interna circular e uma mais externa longitudinal. Por fim há a camada serosa, composta por tecido conjuntivo frouxo, permitindo assim irrigação sanguínea. O pró-ventrículo é a porção glandular do estômago, logo em sua camada mucosa é caracterizada por ser pregueada. O epitélio de revestimento é cilíndrico simples nos pregueamentos, enquanto nos sulcos formados pelas depressões das pregas é caracterizado como cúbico simples. A submucosa é constituída majoritariamente pelas glândulas proventriculares. A muscular e serosa se mantém padrão. No ventrículo observamos vilosidades que compõem o epitélio de revestimento. Essa superfície de revestimento é composta por epitélio cilíndrico simples alternando para cúbico simples. Não é identificado a muscular da mucosa. A camada da submucosa é fina e aglandular, A camada muscular é mais desenvolvida, porém o padrão se mantém, junto com a camada serosa. No intestino delgado, a camada mucosa o epitélio de revestimento das vilosidades e criptas é epitélio cilíndrico simples com microvilosidades. A camada muscular da mucosa é bem desenvolvida. A camada submucosa é quase imperceptível. Por fim, a camada muscular e a camada serosa vão apresentar a mesma configuração já evidenciada pelos outros tecidos. A interpretação e organização dos laudos de necrópsia somados a análise histológica de tecidos oferecerão respostas mais completas dentro do campo de estratégias de conservação a favor desses animais.Livro Aprendendo com o MCM: atividades lúdicas para o ensino de ciências morfológicas(2024-05-06) Nascimento, Renata Swany Soares do; Melo, Clara de Souza; Teixeira, Gabriel Dutra; Teixeira, Júlia Robert de Sousa; Gavilan, Simone Almeida; Camillo, Christina da SilvaCom o objetivo de promover a divulgação científica de forma divertida e interativa, esta obra apresenta propostas de atividades lúdicas para crianças e jovens com ênfase nas ciências morfológicas, envolvendo temas de anatomia humana e comparada associados à educação para saúde e ecologia. O livro foi planejado para ser de fácil aplicação, com material de baixo custo, podendo ser utilizado por professores ou familiares, em ambientes como residências ou escolas, e ainda em locais abertos como parques, praças e jardins. Quanto às atividades propostas, há jogos sensoriais, jogos de memória e adivinhação, quiz, trabalhos manuais como origami e montagem do esqueleto em papel, jogos ativos como caça ao tesouro e cama de gato, dentre outros, que propõem-se a colaborar com o desenvolvimento completo dessas crianças e jovens.TCC Distribuição espaço-temporal e possível influência do vento no registro de aves marinhas do gênero Sterna e Thalasseus resgatadas na praia de Galinhos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Teixeira, Gabriel Dutra; Gavilan, Simone Almeida; Rossi, Silmara; https://orcid.org/ 0000-0003-0281-7236; http://lattes.cnpq.br/9669052831360938; https://orcid.org/ 0000-0001-6790-1696; http://lattes.cnpq.br/6556168670883302; https://orcid.org/ 0000-0002-2316-7634; http://lattes.cnpq.br/1020321982578181; Revorêdo, Rafael Ângelo; https://orcid.org/ 0000-0003-3819-814X; http://lattes.cnpq.br/0390075488105226; Farias, Daniel Solon Dias de; https://orcid.org/ 0000-0002-5923-8625; http://lattes.cnpq.br/7813685791586480Espécies do gênero Sterna e Thalasseus, tais como Sterna hirundo (trinta-réis-boreal), Sterna dougallii (trinta-réis-róseo), Thalasseus acuflavidus eurygnathus (trinta-réis-de-bico-amarelo) e Sterna hirundinacea (trinta-réis-de-bico-vermelho), Ordem Charadriiformes e família Laridae, têm sido registradas na Bacia Potiguar, nordeste brasileiro. Na região de Galinhos, no Rio Grande do Norte, foi verificada a problemática de colisão dessas aves com linhas de distribuição de energia. Existem vários fatores que podem influenciar uma ave de colidir, e o objetivo deste trabalho foi analisar dados dos registros de resgates dessas quatro espécies do gênero Sterna e Thalasseus e indivíduos Sterna spp., com informações sobre a temporalidade dessas colisões e como a velocidade e direção do vento dessa região afetam nesse quesito. Os dados foram levantados através de registros de campo obtidos por meio da avaliação de indivíduos vivos e mortos, registrados entre 2010 e 2021, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), executado pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN). Os resultados referentes aos aspectos temporais indicam o predomínio de resgates nos anos 2017 e 2020, com maior frequência de ocorrência no período entre outubro e março, pelo turno da manhã. Não houve correlação entre a velocidade do vento e as resgates, mas a análise da direção do vento mostrou uma forte relação entre as colisões e ventos em direção ao sul. Com os resultados da análise obtidos, revela-se uma melhor compreensão deste cenário de impacto antrópico sobre essas quatro espécies de aves migratórias registradas na área de estudo, destacando a necessidade de políticas públicas que considerem medidas mitigadoras para a solução do problema das colisões com linhas de energia.