Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Teles, Ana Letícia Filgueiras"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Pesquisa de Educação Maker com o uso da Plataforma de prototipagem eletrônica sob a ótica discente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Teles, Ana Letícia Filgueiras; Araújo, Fabio Meneghetti Ugulino de; http://lattes.cnpq.br/5473196176458886; http://lattes.cnpq.br/8746239961805213; Silva, Bruno Marques Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7878437620254155; Silva, Lebiam Tamar Gomes; Alsina, Pablo Javier; Araújo, Vitor Meneghetti Ugulino de
    O presente trabalho procura relacionar a aprendizagem Maker e as ferramentas de prototipagem rápidas de maneira que à última seja agregada ao ensino e ao desenvolvimento de estudantes. Nele, inicialmente, se buscou explanar as teorias educacionais relacionadas a abordagem de aprendizagem Maker, através da sua história e sua composição. Além disso, foi apresentado as principais ferramentas de prototipagem rápida, do tipo placa eletrônica, pois este tipo permite a utilização dos conceitos da educação ativa, teoria e prática aplicadas em problemáticas da vida cotidiana. Contudo, o estudo tem seu cerne em analisar o desenvolvimento dos estudantes que buscam esse conhecimento e entender o ponto de vista do discente em relação ao tema e a aprendizagem Maker, com o intuito de fornecer arcabouço de dados para fomentar mais formações direcionadas para essas plataformas. Para tanto, uma metodologia foi proposta, utilizando a plataforma Arduino como propulsora da disseminação dos conceitos de prototipagem, através de cursos de extensão disponibilizados à comunidade. A plataforma foi escolhida devido a sua característica de fácil uso e acesso. Para análise foi proposto uma pesquisa ação, com as observações dos participantes coletadas pela pesquisadora durante a realização dos cursos e através de um formulário, observado o ponto de vista dos estudantes acerca da abordagem, a partir da coleta de dados numéricos. Esses possibilitaram o exame da opinião apreciável dos alunos quanto a metodologia maker e o conteúdo abordado nos cursos, tornando perceptível a busca por esse conhecimento durante não apenas suas formações acadêmicas como no seu dia a dia.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM