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    Artigo
    “Como será o amanhã?...” - Reflexões sobre a formação de fonoaudiólogos no Brasil pós pandemia da Covid-19
    (Distúrbios da Comunicação, 2020) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Lima, Bárbara Patrícia da Silva; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    A pandemia da Covid-19 tem provocado uma série de movimentações em diversos âmbitos da sociedade contemporânea. Podem-se destacar as áreas da economia, da ciência, da saúde e da educação como as principais atingidas por conta de uma conjuntura complexa que se apresenta no Brasil. Considerando essa conjuntura, no âmbito da educação, diferentes estratégias têm sido utilizadas para que os prejuízos na formação de novos profissionais sejam amenizados. No campo da saúde, os profissionais da área, incluindo os fonoaudiólogos, têm se deparado com um contexto sanitário pouco conhecido, evidenciando fragilidades na atuação profissional oriundas, muitas vezes, do processo de formação desses sujeitos. Diante deste cenário, e dos desafios colocados pela conjuntura de pandemia da Covid-19, a presente comunicação busca, à luz da literatura, fomentar reflexões acerca de alguns elementos que podem contribuir na construção de novos caminhos possíveis na formação do fonoaudiólogo. Nesse sentido, são abordados no texto elementos a serem modificados nas práticas pedagógicas no pós-pandemia: adoção da EIP, do currículo integrado e das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; fortalecimento da inserção do estudante de fonoaudiologia no contexto do SUS; a educação para a cidadania, com vistas à defesa da vida, do SUS e da ciência e, por fim, a valorização docente.
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    Artigo
    A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro
    (Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2021) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Noro, Luiz Roberto Augusto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    No Brasil, os cursos de graduação em Fonoaudiologia, com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ampliaram a oferta de componentes curriculares de Saúde Coletiva, buscando fortalecer a inserção dos estudantes no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, este artigo objetiva compreender a formação em Saúde Coletiva dos cursos de Fonoaudiologia em universidades públicas do Nordeste brasileiro, na perspectiva docente. Para a produção de dados foram realizadas entrevistas com sete informantes-chave, e para a análise foram utilizados os referenciais teóricos sobre Saúde Coletiva e atos de currículo. Nos resultados, identificou-se uma compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva como espaço privilegiado para a formação no contexto do SUS, ainda que tenha sido observada uma heterogeneidade na concepção de Saúde Coletiva. Isso aponta para a necessidade de fomentar estudos que subsidiem a ampliação da inserção dos estudantes no SUS.
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    Artigo
    Contribuciones de la salud colectiva brasileña a la reorientación de la formación y la práctica de la fonoaudiología
    (Revista Chilena de Fonoaudiología, 2022) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Araújo, Marcos Vinicius Ribeiro de; Arce, Vladimir Andrei Rodrigues; Lima, Bárbara Patricia da Silva; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    Trata-se de um ensaio teórico cujo objetivo é apresentar o campo da Saúde Coletiva enquanto uma proposta insurgente às práticas biomédicas hegemônicas de saúde, situando sua emergência histórica e seus principais fundamentos teóricos, bem como discutir, a partir deste campo, possibilidades e desafios para a reorientação crítica da prática e da educação em Fonoaudiologia a partir da realidade brasileira. O texto apresenta um resgate histórico do surgimento deste campo acadêmico, relacionado às lutas sociais latino-americanas frente às desigualdades sociais e às mobilizações pela Reforma Sanitária Brasileira nos anos 1970/1980, ressaltando-se autores expoentes em sua origem. Ademais, são discutidas as possibilidades e desafios para a reorientação crítica da prática e da educação emFonoaudiologia a partir de uma breve análise histórica do encontro da área com a Saúde Coletiva. Conclui-se que este campo possui potencialidade para ofertar subsídios teóricos e políticos para a reorientação da arquitetura curricular dos cursos, bem comopara a ampliação dos sujeitos envolvidos nas práticas, sejam da academia ou dos trabalhadores nos serviços de saúde e dos movimentos sociais, de modo a descolonizar a Fonoaudiologia e reinventá-la, passando a assumir sua responsabilidade no fortalecimentodo campo democrático na área da saúde, necessidade extremamente atual no Brasil e em toda a América Latina.
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    Dissertação
    Delineamento do perfil docente para educação interprofissional em saúde no campus de uma universidade brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-22) Carvalho, Lara Maria Alves de; Almeida Júnior, José Jailson de; Telles, Mauricio Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/3497646273844496; Gomes, Neciula de Paula Carneiro Porto; Magalhães, Adriana Gomes
    Os obstáculos da educação interprofissional são iniciados pela lógica estrutural do presente cenário do ensino superior brasileiro. Os cursos, em grande maioria, funcionam isoladamente, em estruturas próprias, fortalecendo e legitimando a segregação informativa, dificultando a interação entre os educandos em processo de formação inicial. Com isso, a barreira cultural ainda é compreendida como maior desafio, sendo ela inserida inicialmente pela visão epistemológica e pedagógica do docente. A proposta da Educação Interprofissional em Saúde reconhece a relação de mútua influência entre atenção à saúde e educação, como estratégia de formar profissionais aptos e capazes de trabalhar em equipe, melhorando atendimento aos usuários e serviço à comunidade. O objetivo desta pesquisa é analisar a inserção da Educação Interprofissional na prática docente da área da saúde dos campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tratando-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa através de uma pesquisa mista, cuja coleta de dados se deu através do Projetos Pedagógicos de Curso(PPC) e entrevistas semiestruturadas com os docentes da instituição. O estudo teve sua aprovação no comitê de ética com parecer 7.149.428, respeitando os aspectos éticos presentes na resolução 466/12. A análise dos Projetos Pedagógicos de Curso, referente aos três cursos da área da saúde identificados no campus de Campina Grande, sugere que eles possuem, pela maioria, competências e habilidades básicas para a Prática Interprofissional, entretanto através de outras nomenclaturas, como promover o trabalho em equipe integrado e colaborativo, comunicar e compartilhar informações em vez de mantê-las reservadas para si, articular e expor ideias de forma fluida para os envolver em situações de diálogo, a fim de escutar e verbalizar de forma articulada. Quanto às entrevistas, dez docentes aceitaram participar, dentre eles seis do curso de enfermagem, três do curso de medicina e um do curso de psicologia. Ao analisar as falas dos entrevistados, observou-se que conceitos apresentados por Marina Peduzzi e Heloise Agreli foram identificados em mais da metade das respostas, revelando, assim, quais conceitos e princípios da educação interprofissional estão sendo discutidos e aplicados. Para além disso, oitos dos entrevistados possuíam afinidade ou ministravam aulas em disciplinas em que o potencial da educação interprofissional é mais fácil de ser envolvido e debatido, como saúde pública, saúde coletiva, cuidados paliativos. Quanto às fragilidades e potencialidades para educação interprofissional, e sua inserção na prática foi observado que a formação docente é um ponto central para a implementação desta. No entanto, a qualificação acadêmica por si só não é suficiente. Além de ser necessário que os docentes se disponham a romper com as práticas tradicionais, muitas vezes caracterizadas pela competição e rigidez, e a adotar uma postura mais flexível e colaborativa, é importante que se oferte condições de trabalho para essas práticas, e isso implica em uma transformação tanto na formação quanto na prática pedagógica. Logo, apesar da dificuldade na adesão das entrevista, seja pela temática sugerida ou disponibilidade dos entrevistados, observamos que a educação interprofissional não se limita apenas à formação acadêmica, mas exige uma mudança de mentalidade, um comprometimento com a aprendizagem colaborativa e, principalmente, a disposição para superar barreiras pessoais e institucionais.
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    Dissertação
    Educação permanente em saúde no Maranhão: uma análise histórica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Alves, Emmanuele de Jesus Balata Sousa; Almeida Júnior, José Jailson de; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/8382899134316067; Carvalho, Maria de Lourdes; Telles, Mauricio Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989
    Introdução: A Educação Permanente em Saúde pode ser entendida comoaprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidianodas organizações e ao trabalho, baseia-se na aprendizagem significativa e napossibilidade de transformar as práticas profissionais. Objetivo: Analisar a trajetóriada EPS no estado do Maranhão no período de 2012 a 2022, a partir da identificaçãoe mapeamento das formações profissionais técnicas de nível médio e qualificaçõesprofissionais desenvolvidas pela ETSUS/ESP e demonstrar as ações de EPS nocenário maranhense através de um protótipo de aplicativo. Metodologia: Trata-sede um estudo de caráter descritivo, com investigação documental e abordagemquali-quanti. O cenário de estudo para esta pesquisa foi definido considerando ocaráter institucional público e as formações profissionais desenvolvidas naETSUS/MA e da ESP/MA. Análise: Os dados foram analisados a partir dacategorização de: natureza da oferta; instituição formadora/ regional de saúde/município; oferta educacional e o quantitativo de alunos formados/capacitados.Resultados: Foram encontradas 67 ofertas educacionais, sendo 7 ofertas deformações técnicas de nível médio e 60 ofertas de qualificação profissional,alcançando um total de 3.247 alunos formados nas formações técnicas e 45.346alunos capacitados nas qualificações profissionais, com um total de 48.593capacitados no decênio. Conclusão: Observou-se nos documentos fragilidade nasistematização dos dados e a necessidade de mecanismos de monitoramento. Oaplicativo é um instrumento potente e inovador que alcança as dimensõesgerenciais, tecnológicas e de tomada de decisão neste processo. Para conduzir aEPS no estado do Maranhão é necessário compreendê-la e fazê-la protagonistaneste SUS que se aprende, neste SUS que se ensina.
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    Dissertação
    Efetividade das ações e conhecimentos dos participantes dos conselhos municipais de saúde sobre controle e participação social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Santos, Maxsuel Mendonça dos; Almeida Júnior, José Jailson de; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; https://orcid.org/0000-0002-0810-2525; http://lattes.cnpq.br/2333765515206772; Guedes, Dimitri Taurino; Fernandes, Maria Neyrian de Fátima; Telles, Mauricio Wiering Pinto
    INTRODUÇÃO: O controle e a participação social, previstos na Lei Orgânica da Saúde 8.142, de 28 de dezembro de 1990, e na Resolução nº453, de 10 de maio de 2012, constituem, legislativamente, a garantia da inclusão da população nos aspectos gerenciais e fiscalizatórios do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo melhoria e qualidade nos serviços com o envolvimento popular. A partir das entidades representativas municipais formadas pelos Conselhos Municipais de Saúde (CMS), surge a questão orientadora deste estudo: “Qual é a perspectiva dos integrantes dos Conselhos Municipais de Saúde sobre a efetividade de suas ações e o conhecimento sobre o papel do controle e participação social?”. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é compreender o processo de ações dos conselheiros e a concretização dos papéis e conhecimentos conforme previstos na legislação. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Os sujeitos do estudo foram os integrantes dos CMS, representantes da população, profissionais de saúde e gestão da Microrregião do Seridó Oriental, constituída por 6 municípios selecionados por conveniência, justificada pela proximidade da localidade à instituição de ensino e pela disponibilidade favorável do local para a recepção do estudo. A amostra foi justificada pelo critério de saturação. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas abertas/em profundidade com roteiro de grupo focal. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, auxiliada pela ferramenta IRaMuTeQ com o R 4.1.3. RESULTADOS: A análise de conteúdo revelou quatro classes temáticas: “conhecimento”, “atuação”, “controle social” e “experiências subjetivas e perspectivas sobre o Conselho Municipal de Saúde”. Essas classes possibilitaram a compreensão do pensamento sobre as perspectivas de papel e atuação dos conselheiros e sua efetividade. A observação e discussão de conceitoschave que permeiam os conselhos municipais de saúde considerando as características e aspectos, possibilitou a compreensão ampla dos processos que envolvem o controle e participação social. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho investigou a percepção dos conselheiros municipais de saúde sobre seus processos de atividades e ações na reflexão sobre a efetividade dessas e o conhecimento sobre o papel do controle e participação social na gestão pública de saúde, com ênfase aos CMS, buscando compreender suas práticas, desafios e contribuições para o fortalecimento do SUS. Sendo possível inferir que os CMS desempenham um papel fundamental na promoção da participação social e na fiscalização dos recursos e ações destinados à saúde pública, sendo a efetividade e os conhecimentos dos conselheiros as vezes ambíguos e atrelados a complexas variáveis de atuação a depender da localidade e realidade do conselho.
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    Dissertação
    Equidade em saúde LGBTI+: estratégias de luta e cenários de disputa no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Lacerda, Matheus Oliveira; Silva, Mercês de Fátima dos Santos; Rêgo, Francisco Cleiton Vieira Silva do; https://orcid.org/0000-0002-8852-6212; http://lattes.cnpq.br/4438529628551741; https://orcid.org/0000-0002-8124-6832; http://lattes.cnpq.br/7117592846213006; http://lattes.cnpq.br/0077425431337037; Telles, Mauricio Wiering Pinto; Melo, Lucas Pereira de
    O direito à saúde da população LGBTI+ entrou na agenda política brasileira a partir da construção de tensionamentos pautados pelos ativistas sociais, sobretudo, nas décadas de 1980 e 1990 durante a epidemia de HIV/aids. Um dos avanços desta agenda foi a promulgação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, em 2011, considerada um marco importante e um resultado de uma longa jornada política na luta pelo direito à saúde. A histografia do ativismo social revela as elaborações e contribuições na construção de políticas públicas e em outros processos políticos pelos movimentos sociais. A compreensão sobre a articulação da pauta do direito à saúde ao longo da história desse movimento, embora empreendida por alguns autores, ainda carece de um maior aprofundamento, sobretudo no Nordeste brasileiro. As discriminações e violências as quais as pessoas LGBTI+ são expostas cotidianamente, inclusive nos serviços de saúde, revelam a necessidade de mudanças nas práticas de acesso, assistência e cuidado. Diante destas questões, compreendemos que o papel dos movimentos sociais é fundamental na luta por reconhecimento e justiça social em direitos humanos desta população. Partindo dessa assertiva, pretendemos analisar como a pauta do direito à saúde foi encampada pelo movimento LGBTI+ do Rio Grande do Norte entre as décadas de 2010 e 2020. Para atingirmos nosso objetivo, fizemos uso da técnica de entrevista semiestruturada, nos moldes da história de vida, com ativistas LGBTI+ no RN. Além disso, foi realizada pesquisa documental de planos de ações, registros de debates, atas de reuniões e outros arquivos de registros históricos relacionados ao movimento LGBTI+ do RN. Para a análise dos dados foi utilizada a perspectiva teórico-metodológica da Análise Hermenêutica-Dialética. As análises do estudo corroboram com a ideia do direito à saúde como uma das principais pautas mobilizadoras do movimento, tendo a questão do HIV/aids como um elemento articulador fundamental, mas produtor de contradições. Ademais, verifica-se um avanço das pautas associada muito mais ao acúmulo de força dos movimentos sociais do que por iniciativa dos próprios governos, ainda que os canais de diálogo possam ser favorecidos em governos de caráter progressista. Os três momentos ou ciclos principais que se sobrepõem na articulação da pauta do direito à saúde pelo movimento LGBTI+ são a luta pela despatologização, a epidemia do HIV/aids e o ascenso das pautas da população trans e travesti.
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    Dissertação
    A formação dos enfermeiros para a atenção à saúde da população idosa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-31) Oliveira, Ana Carolina Lopes Cavalcanti de; Telles, Mauricio Wiering Pinto; Almeida Júnior, José Jailson de; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989; http://lattes.cnpq.br/6008664909309943; Bay Júnior, Osvaldo de Goes; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de
    A população brasileira está envelhecendo de maneira acelerada, em que a expectativa de vida está aumentando em decorrência das melhores condições de vida e saúde. Diante desse cenário, é necessário adotar medidas para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dessa população, que possui necessidades específicas de saúde. Nesse contexto, é crucial que os profissionais da saúde, incluindo enfermeiros, estejam preparados para atender às demandas dos idosos. Analisar a situação da formação em enfermagem para a atenção à saúde da população idosa nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte. Para conduzir esta pesquisa qualitativa, foram selecionadas IES públicas do estado que oferecem o curso de bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), indicados pela coordenação do curso. Além disso, foram realizados dois grupos focaiscom estudantes do último ano de duas IES do RN, indicados pelo representante discente da turma ou, na ausência deste, pela coordenação do curso. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos através da análise de dados dos grupos focais revelaram duas categorias: Abordagem pedagógica dos cursos de enfermagem e A formação em enfermagem para atuação com a população idosa. Já as entrevistas com os docentes foram categorizadas em: A estrutura da formação em enfermagem nas IES públicas do Rio Grande do Norte e A formação em enfermagem para atuação com a população idosa. A presente pesquisa revelou fragilidades na estrutura curricular dos projetos pedagógicos dos cursos de enfermagem no ensino da saúde da pessoa idosa o que se torna uma preocupação relevante à luz do cenário demográfico e epidemiológico do Brasil.
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    Artigo
    Formação e atuação de docentes de saúde coletiva fonoaudiólogos de instituições de educação superior públicas no Brasil
    (Revista Cefac, 2023) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Noro, Luiz Roberto Augusto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    Objetivo: analisar o perfil da formação e atuação dos docentes fonoaudiólogos responsáveis por componentes curriculares de saúde coletiva nas graduações em fonoaudiologia do Brasil. Métodos: foi realizada análise documental dos currículos lattes dos cinquenta docentes identificados por meio da técnica “bola de neve”. As informações extraídas foram classificadas em variáveis, analisando-as por meio da estatística descritiva e análise de correspondência múltipla. Resultados: identificou-se que a maioria dos docentes se graduou na região Sudeste, possui título de doutor, tese ou dissertação na área de clínica fonoaudiológica, projetos de extensão e pesquisa em saúde coletiva e produção científica na clínica fonoaudiológica. Observou-se, ainda, existência de docentes que não possuíram uma formação pós-graduada em saúde coletiva. Conclusão: o cenário aponta para uma possibilidade de fragilização do ensino e da pesquisa científica da saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia, visto que a formação e a atuação de uma parte importante dos docentes identificados neste estudo não estão voltadas especificamente para esse campo.
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    Artigo
    A formação em saúde coletiva na visão de estudantes de Graduação em fonoaudiologia da UFBA
    (Distúrbios da Comunicação, 2018) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Correia, Thais Menezes; Araújo, Marcos Vinícius Ribeiro de; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    Introdução: As leis e diretrizes educacionais brasileiras que buscam aproximar a formação profissional em saúde à realidade do Sistema Único de Saúde subsidiaram o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia na realização de uma reforma curricular em 2009, promovendo mudanças, dentre elas a ampliação de componentes obrigatórios de Saúde Coletiva. Objetivo: Analisar a visão dos estudantes do curso de Fonoaudiologia da UFBA sobre a formação em Saúde Coletiva durante a graduação. Método: Estudo de caso em que participaram 22 estudantes que cursaram as disciplinas do novo currículo. Foi aplicado questionário online, enviado para cada participante por correio eletrônico, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados obtidos foram tabulados e analisados segundo a técnica de análise temática de conteúdo Resultados: Os estudantes referem como desafios do currículo a desarticulação entre os campos da Fonoaudiologia e Saúde Coletiva; a desarticulação entre o curso e os serviços de saúde; mas também, a partir das experiências em atividades não obrigatórias, avaliam potencialidades em relação à mudança da compreensão e abordagem dos processos saúde-doença, que passam a incorporar dimensões dos serviços de saúde e da vida social. Conclusão: Para os estudantes, é preciso ampliar a articulação entre diversificados atores de instituições de ensino superior e saúde, refletir sobre metodologias ativas e espaços para práticas interdisciplinares na matriz curricular. Sugere-se que sejam construídos processos avaliativos permanentes do currículo, investigando também a visão de outros sujeitos envolvidos como docentes, gestores, profissionais do serviço e comunidade, no intuito de superar lógicas conservadoras de ensino- aprendizagem.
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    Tese
    A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-17) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Noro, Luiz Roberto Augusto; http://lattes.cnpq.br/2335211528795775; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989; Oliveira, Elaine Cristina de; http://lattes.cnpq.br/7515526661289272; Teixeira, Carmen Fontes de Souza; http://lattes.cnpq.br/8945692479798856; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Vilela, Mirella Bezerra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9719698290164461; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953
    Introdução: A saúde coletiva constitui-se como um campo de saber voltado para a compreensão da saúde e a explicação de seus determinantes sociais, e o âmbito de práticas direcionadas prioritariamente para a sua promoção. Pela sua caracterização, a saúde coletiva é um campo que possui potencialidades para contribuir na reorientação das práticas de saúde das diferentes profissões da área da saúde, como a fonoaudiologia. No Brasil, o fonoaudiólogo iniciou sua prática voltada para a saúde escolar, entre as décadas de 1920 e 1940, com práticas embasadas na pedagogização da saúde e medicalização da educação. Entre 1950 e 1970, direcionou seu trabalho para os consultórios particulares e clínicas de reabilitação. Nos anos 90, com o recém criado Sistema Único de Saúde (SUS), foram identificadas lacunas na atuação do fonoaudiólogo, iniciando-se os estudos para repensar a sua formação no contexto da saúde pública. Objetivo: Analisar a formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior (IES) públicas. Método: Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas com informantes-chave discentes e docentes de sete IES públicas do Nordeste. As entrevistas foram gravadas, transcritas, categorizadas e analisadas através da Análise Temática de Conteúdo. Além disso, foi realizada uma análise documental de currículos lattes dos docentes fonoaudiólogos responsáveis pelos componentes curriculares de saúde coletiva nas IES públicas brasileiras identificados através da técnica “bola de neve”. Esta análise permitiu identificar o perfil da formação, atuação e publicação dos docentes. Os dados produzidos foram organizados no software IBM SPSS versão 20, gerando estatísticas descritivas, e sendo realizada a análise de correspondência múltipla. Resultados: Identificou-se na análise das entrevistas dos estudantes que esses possuem experiências formativas na saúde coletiva que favorecem uma aprendizagem no SUS, mas que possuem fragilidades na interprofissionalidade e na integração de conteúdos. Já nas entrevistas com os docentes, observou-se que os cursos de fonoaudiologia possuem uma heterogeneidade na abordagem sobre saúde coletiva e um predomínio da metodologia tradicional nos currículos, o que favorece uma fragmentação do conhecimento. Na análise da formação, atuação e produção docente foi possível visualizar a existência de docentes que não possuíram uma formação pós-graduada em saúde coletiva e que publicam artigos na área da clínica fonoaudiológica. Adicionalmente, é possível perceber a existência de diferenças no perfil de formação e atuação dos docentes quando se analisa essa realidade nas regiões do país, sendo a região Nordeste a que possui mais docentes com formação, atuação e publicação na área da saúde coletiva. Conclusões: Na região Nordeste, apesar da saúde coletiva cumprir o papel de problematizar e inserir a formação do fonoaudiólogo no contexto do SUS, necessita-se da superação da lógica fragmentada na formação dos estudantes, de tal forma que outros componentes curriculares também sejam corresponsáveis pela constituição de profissionais com o perfil para atuação no SUS. Adicionalmente, no contexto nacional, a identificação da existência de docentes que são responsáveis por componentes de saúde coletiva, mas não possuem formação e publicação nessa área, alerta para uma consequente fragilização da saúde coletiva na fonoaudiologia.
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    Recurso Educacional Aberto
    Fortalecendo a saúde do Trabalhador (Programa 11)
    (2024) Magalhaes, Adriana Gomes; Rolim, Ana Carine Arruda; Valença, Cecilia Nogueira; Lucena, Eleazar Marinho de Freitas; Lima, Jaqueline Araújo Paula; Telles, Mauricio Wiering Pinto; Araújo, Marynara Fabiola Silva; Oliveira, Samara Barreto de; Medeiros, Tayna Martins de; Soares, Victoria Celeste Sena
    O programa falou sobre a saúde dos trabalhadores, explicando como é importante cuidar das condições de trabalho para evitar doenças e acidentes. Foi apresentada a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, um grupo que ajuda a garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que a saúde no trabalho seja uma prioridade. Também foi discutida a importância de registrar corretamente os casos de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, pois isso ajuda a entender os problemas mais comuns e a buscar soluções. Também foram discutidos os riscos no ambiente de trabalho, que são situações que podem causar problemas de saúde, e as medidas preventivas, que são ações para evitar que esses problemas aconteçam. Tudo isso é essencial para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.
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    Artigo
    As implicações do distanciamento social à saúde psicossocial do idoso em tempos de pandemia
    (Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 2023) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Oliveira, Ana Carolina Lopes Cavalcanti de; Cabral, Hevelly Carlos; Gomes, Adenilson da Silva; Silva, Ana Maria Soares da; Passos, Maria Nazaré Souza dos; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos do distanciamento social à saúde psicossocial da pessoa idosa no período da pandemia da COVID-19. Metodologia: Estudo revisão integrativa, realizado entre abril e Setembro de 2022, documentos disponível como artigos científicos; ano de publicação 2020 a 2022. Os critérios de exclusão foram artigos de revisão, arquivos do tipo dissertação e teses. A pesquisa incluiu 47 documentos; posteriormente foi realizada leitura crítica e reflexiva dos assim, estabeleceu-se a amostra de 11 artigos. Resultados e Discussão: Mediante todas as medidas tomadas para conter a pandemia, o distanciamento social é a estratégia até então mais eficiente para evitar a disseminação do vírus. Entretanto, as evidências mostram que o mesmo pode trazer prejuízos de natureza psicológica e psicossomática à população, principalmente à população idosa, que é um dos grupos de risco para contágio da doença. Além disso, pode provocar hábitos como o sedentarismo e inatividade física, condições que também são atreladas ao desenvolvimento de doenças físicas, mentais e, consequentemente, ao risco de morte em populações vulneráveis. Conclusão: Trata-se de um fenômeno social complexo e que exige atenção das entidades prestadoras de serviço à comunidade idosa, assim como os gestores e familiares. Desse modo, as linhas de cuidado devem se basear nas respostas em rede, que realizam esforços intersetoriais que envolvem políticas públicas de saúde, apoio do estado, assistência social, seguridade e justiça em ação das proteções de direitos, instituídos no Estatuto do Idoso.
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    Artigo
    Inequalities in esophageal cancer mortality in Brazil: temporal trends and projections
    (Plos One, 2018) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Santos, Juliano dos; Meira, Karina Cardoso; Simões, Taynãna Cesar; Guimarães, Raphael Mendonça; Borges, Laiane Felix; Assis, Auzenda Conceição Parreira de; Silva, Maria das Vitorias; Barbosa, Isabelle Ribeiro; Giusti, Angela Carolina Brandão de Souza; Santos, Camila Alves dos; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    The main objective of the study was to analyze the effect of age, period and birth cohort on esophageal cancer mortality in Brazil and its geographic regions, per sex. An ecological study is presented herein, which evaluated the deaths by esophageal cancer and the distribution, per geographic region. Poisson Regression was utilized to calculate the effects of age, period and birth cohort, and projections were made with the statistical software R, using the age-period-cohort model. Projection of data covered the period 2015–2029. Regarding the geographic regions of Brazil, a decrease was verified, throughout time, for the mortality rates of the South and Southeast regions, for men and women. For the North, Northeast and Midwest regions, an increase was evidenced in mortality rates, mainly for men, after the 2000's. Regarding the projections, a progressive increase of mortality rates was verified for the Northeast and North regions. Divergences evidenced for observed and projected esophageal cancer mortality rates revealed inequalities among the geographic regions of Brazil.
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    Dissertação
    As mudanças políticas na Atenção Primária à Saúde brasileira e suas implicações para a atenção psicossocial em um município paraibano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-27) Vieira, Dandara Virgínia Machado; Telles, Mauricio Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989; https://orcid.org/0000-0003-4458-0302; http://lattes.cnpq.br/2470147966672243; Nagashima, Alynne Mendonça Saraiva; Araújo, Marcos Vinícius Ribeiro de
    A Atenção Primária à Saúde (APS) se caracteriza como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), ofertando acesso universal, integral e gratuito aos serviços de saúde. A Atenção Psicossocial (AP) nesse contexto, possui lugar estratégico pelo seu potencial de promover um cuidado longitudinal, que considere as singularidades do sujeito e do território em que este se insere. Em um país de dimensões continentais e disparidades sociais, econômicas e culturais, se faz importante entender a forma que as políticas públicas de saúde acontecem em municípios de pequeno porte, considerando suas características e necessidades singulares. Este estudo objetiva identificar os impactos das modificações políticas na APS no município de Cuité/PB e suas repercussões na AP no período de 2012 a 2022. Tratou-se de pesquisa qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso, com produção de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada e análise documental. São participantes da pesquisa Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vinculados à Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Cuité / PB. Também foram analisados os Planos Municipais de Saúde (PMS) e os Relatórios Anuais de Gestão (RAG) elaborados entre os anos 2012-2022. Os dados produzidos foram analisados por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo de Minayo. Todas as etapas da pesquisa foram realizadas de acordo com os princípios éticos e de segurança da informação preconizados na resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Deste estudo resultaram os três artigos que compõe essa dissertação. Foi possível concluir que o cuidado em Saúde Mental (SM) prestado pela APS é fortemente impactado pelas mudanças nas políticas públicas e precisa ser reorientado para promover uma assistência mais próxima as necessidades do território. Entretanto, na realidade estudada, os entraves existem desde o planejamento nos instrumentos de gestão, pois as metas previstas para a AP se voltam de modo substancial aos serviços de média e alta complexidade, o que tem como consequência práticas pontuais e incipientes na APS, com fragilidades enxergadas no planejamento e execuções de ações coletivas de SM, na adesão de usuários, na atuação dos profissionais lotados na ESF e na coordenação do cuidado. Os resultados encontrados permitem uma análise das potencialidades do território, das práticas cotidianas e dos trabalhadores em saúde, auxiliando no comprometimento da gestão e dos profissionais na transformação da realidade por meio do manejo das complexidades locais.
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    Dissertação
    O papel da Escola de Saúde Pública de Manaus para a consolidação da Política Municipal de Educação permanente em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Lima, Suziéle da Costa Souza; Telles, Mauricio Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989; http://lattes.cnpq.br/3375837587144269; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; Villar, Rosana Lucia Alves De; https://orcid.org/0000-0002-8393-2561; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    Esta pesquisa documental aborda a importância da Educação em Saúde e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Destaca-se o papel do SUS na promoção da educação em saúde, gestão do trabalho e formação de profissionais de saúde. A criação da Escola de Saúde Pública de Manaus (ESAP) é mencionada como um marco importante para a formação e capacitação dos profissionais de saúde no município, com ênfase na Atenção Primária à Saúde. A ESAP oferece cursos e programas educacionais para aprimorar as práticas profissionais e fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade. A pesquisa realizada tem como objetivo analisar o papel da ESAP para a consolidação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde de Manaus (PMEPS). O estudo segue uma abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa documental como método de coleta de dados. A pesquisa documental permite a análise aprofundada de materiais previamente registados, como textos, imagens e relatórios. Os documentos foram coletados a partir de fontes públicas, incluindo o site da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e do Ministério da Saúde, bem como documentos normativos publicados no Diário Oficial do Município. Os dados coletados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O processo de análise incluiu a pré-análise dos materiais, a exploração do material (codificação) e o tratamento dos resultados (categorização, inferências e interpretações). Foram identificadas unidades de registro e organizadas em matrizes analíticas, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e da Política Municipal de Saúde de Manaus. O estudo incluiu 49 documentos pertinentes às questões norteadoras da pesquisa, selecionados após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão. A pesquisa destaca que a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde de Manaus tem como principal objetivo aprimorar a formação contínua dos profissionais de saúde. Para alcançar essa meta, a política busca alinhar-se com a política nacional e incorporar princípios teóricos relevantes para o aprimoramento dos serviços de saúde na região. Essa política fundamenta-se em princípios essenciais, como integralidade, interprofissionalidade, participação social e valorização do trabalho em saúde. Tais princípios orientam ações educativas que consideram o ser humano em sua totalidade, fomentando a colaboração entre os profissionais de saúde. O desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde na ESAP/Manaus enfrenta desafios significativos, notadamente a carência de recursos financeiros que limitam a oferta de diversas atividades educacionais. Além disso, garantir o envolvimento dos profissionais de saúde e prover a infraestrutura e logística adequadas são obstáculos cruciais a serem superados. Apesar desses desafios, existem oportunidades a serem exploradas. A instituição pode estabelecer parcerias estratégicas com outras entidades, aproveitar a inovação tecnológica e realizar avaliações periódicas das atividades. Essas ações têm potencial para atrair recursos adicionais, ampliar o alcance das atividades de educação permanente e promover melhorias contínuas nos programas. o superar desafios e implementar estratégias eficazes, a ESAP/Manaus pode causar um impacto duradouro na saúde da comunidade, tornando-se líder na melhoria contínua dos serviços de saúde e no desenvolvimento profissional dos trabalhadores da área. A Política Municipal de Educação Permanente em Saúde de Manaus é um exemplo recente de sucesso, demonstrando como o engajamento participativo pode resultar em políticas mais abrangentes e eficazes. Envolvendo amplamente as partes interessadas, essa política tem potencial para atender às necessidades da comunidade, oferecendo educação de qualidade aos profissionais de saúde, promovendo o controle social e beneficiando a qualidade dos serviços de saúde em Manaus. Esse modelo de colaboração e participação pode servir de inspiração para outras regiões e setores interessados em desenvolver políticas públicas mais inclusivas e eficazes
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    Artigo
    Percepção da DENEFONO sobre os impactos da conjuntura política brasileira (2016-2019) no SUS
    (Revista Brasileira de Educação e Saúde, 2020) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Lucena, Natália Beatriz França de; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    O movimento social se constitui como forma de sensibilizar a sociedade sobre as opressões, sendo um espaço de construção de saberes. Um dos maiores envolvidos nos movimentos sociais são os estudantes, tornando o movimento estudantil um dos sujeitos políticos coletivos que sustentam bandeiras pela garantia dos direitos sociais da população. Diante disto, este estudo objetiva analisar a percepção do movimento estudantil organizado da Fonoaudiologia sobre os impactos da conjuntura política brasileira (2016-2018) para o SUS. Esta é uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, cujo cenário é a Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia (DENEFONO). A coleta de dados ocorreu nos dias 24 a 28 de julho de 2019, durante o Encontro Nacional Estudantes de Fonoaudiologia, em Recife/PE. Participaram 5 componentes da gestão 2018/2019 da DENEFONO. Os dados foram produzidos através da técnica do grupo focal e analisados utilizando a Análise de Conteúdo. Nos resultados, quatro categorias de análise foram elencadas: O papel da entidade que representa o estudante de fonoaudiologia no Brasil; Compreensão dos membros da DENEFONO sobre a conjuntura política do país no período 2016 a 2019; Posicionamento político da DENEFONO no período 2016-2019; e Impactos da conjuntura política 2016-2019 para a Fonoaudiologia e o SUS. Este estudo evidencia que os sujeitos participantes da DENEFONO expressam a necessidade de luta pelo SUS e contra o seu sucateamento. Entretanto, a atuação política da entidade ainda se encontra incipiente, com poucas deliberações e ações de caráter coletivo em defesa do SUS, da universidade pública e de uma sociedade mais justa
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    Artigo
    Práticas de saúde de fonoaudiólogos na Atenção Especializada no Rio Grande do Norte
    (Distúrbios da Comunicação, 2020) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Castro, Esthéfany Greyce Pereira de; Lopes, Lavínia Mabel Viana; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    Introdução: A Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece serviços em nível ambulatorial e hospitalar, tendo sua densidade tecnológica no nível intermediário. Quanto à organização dos serviços e caracterização das práticas existem diferentes modelos de atenção que podem subsidiar a atuação dos profissionais. Objetivo: Identificar em qual modelo de atenção à saúde se baseiam as práticas dos fonoaudiólogos de um serviço da Atenção Especializada da Rede SUS no Rio Grande do Norte. Método: Estudo de caso de abordagem qualitativa, onde foram entrevistados fonoaudiólogos atuantes no serviço através de questões sobre sua conduta na prática clínica e demais ambientes de trabalho. A entrevista foi gravada, transcrita e analisada por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: A partir dos dados obtidos, foram elaboradas três categorias de análise: a doença e a reabilitação como objeto e finalidade de trabalho do fonoaudiólogo, limitações dos recursos terapêuticos e estrutura física do espaço de trabalho e organização da Atenção Especializada no sistema de saúde estadual. Conclusão: Foram observados elementos da clínica ampliada e a prevalência do modelo médico-assistencial hospitalocêntrico com práticas voltadas, sobretudo, para os distúrbios fonoaudiológicos e na busca da reabilitação e cura do paciente.
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    Dissertação
    Processo de trabalho da enfermeira na atenção primária à saúde no Rio Grande do Norte - Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-02) Lira, Jayara Mikarla de; Almeida Júnior, José Jailson de; Rosa, Marcelo Prado Amaral; https://orcid.org/0000-0002-3294-8141; http://lattes.cnpq.br/0707052794691427; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/0952086942250608; Alvarenga, José da Paz Oliveira; Caricio, Marcia Rique; Telles, Mauricio Wiering Pinto
    Introdução: A consolidação da Atenção Primária à Saúde (APS) determina o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública de saúde universal. Dentre os profissionais que a compõem têm-se as enfermeiras, como maior força de trabalho em termos quantitativos da assistência à saúde. A atuação das enfermeiras na APS vem se constituindo como um instrumento de mudanças nas práticas de atenção à saúde no SUS, pois responde a proposta do novo modelo assistencial que está centrado na integralidade do cuidado contribuindo com o fortalecimento da saúde pública. Objetivo: Descrever o processo de trabalho das enfermeiras que atuam na Atenção Primária à Saúde, de cinco municípios, do Rio Grande do Norte, Nordeste, Brasil. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Caracteriza-se como um extrato da pesquisa multicêntrica de abrangência nacional intitulada Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS): Estudo Nacional de Métodos Mistos. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista. As participantes são 45 enfermeiras. Os resultados qualitativos foram obtidos em cinco municípios do Rio Grande do Norte. O método de análise de dados realizado foi a Análise de Conteúdo, com o apoio do software IRaMuTeQ. Resultados e discussão: Emergiram três categorias finais, são estas: “Processo de trabalho da enfermeira na APS”; “Atuação das enfermeiras da APS na pandemia pela COVID-19” e “Autonomia e reconhecimento para as enfermeiras na APS”. Quanto ao processo de trabalho observa-se uma concentração em grupos programáticos, trabalho com grupo e a demanda espontânea. Ainda, nesse cenário, o impacto da pandemia pela COVID-19 na rotina da Unidade Básica de Saúde, revelou empecilhos como falta de infraestrutura, insumos e a sobrecarga. O levantamento de aspectos sobre autonomia e reconhecimento profissional destacam as consultas de pré-natal e o trabalho com grupos como áreas de maior autonomia, mas ainda falta respaldo legal que possibilite uma atuação mais independente, ao relacionar essas duas variáveis percebe-se que à medida que a autonomia é baixa existe a pouca resolutividade no desenvolvimento das ações, contribuindo para o entendimento da população das enfermeiras como “auxiliares” médicos. Considerações finais: Nota-se a pouca utilização do potencial de trabalho das enfermeiras na APS, existindo a necessidade da abrangência no respaldo legal para atuar de forma ampla no cuidado às pessoas, sem fragmentações.
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    TCC
    Proeminência do Pico Cepstral nas disfonias comportamentais.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-04) Bezerra, Ana Clara Nascimento; Godoy, Juliana Fernandes; Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho; Telles, Mauricio Wiering Pinto
    Objetivo: O objetivo do presente estudo foi identificar os valores de Proeminência do Pico Cepstral Suavizado (CPPS) na vogal sustentada e na fala encadeada em indivíduos com disfonias comportamentais em comparação a indivíduos sem queixas vocais. Método: Participaram do estudo 44 indivíduos de ambos os sexos divididos em dois grupos, o Grupo Experimental (GE) constituído por 22 indivíduos com diagnóstico de nódulos ou espessamento em terço médio de pregas vocais. O Grupo Controle (GC) composto também por 22 indivíduos, porém sem queixas vocais e classificados com voz normal à avaliação perceptivo-auditiva. A gravação de voz foi efetuada em cabine acústica, com os pacientes sentados confortavelmente. Foi pedido a emissão da vogal /a/ por três vezes, de forma prolongada e a contagem de números de um a 10. Posteriormente as vozes foram editadas, permanecendo os três segundos mediais da emissão das vogais, e em relação à contagem de números foram excluídos os trechos de silêncio e pausas respiratórias entre as emissões. Para a análise das vozes utilizou-se o programa PRAAT. Os resultados do CPPS da emissão das três vogais sustentadas foram tabulados e obtido o valor de média entre eles. Para a análise dos dados foi utilizado o teste estatístico T Pareado. Resultados: Os valores de média e desvio padrão do CPPS para o GE foram 13,95 (±2,65) para a vogal sustentada e 9,12 (±1,74) para fala encadeada; já para o grupo GC foram 15,90 (±2,10) para a vogal sustentada e 12,02 (±3,20) para fala encadeada. Houve diferença nos valores de CPPS quando comparados os dois grupos tanto na emissão da vogal quando na contagem de números. Conclusão: Os valores de CPPS são mais altos na emissão da vogal e mais baixos na emissão da fala, além disso, na presença de disfonias comportamentais os valores encontram-se abaixo dos valores de CPPS para indivíduos sem queixas vocais em ambas as emissões.
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