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Navegando por Autor "Timóteo, Ana Flávia de Souza"

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    TCC
    A importância da gestão da informação na melhoria da qualidade do atendimento hospitalar no SUS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Silva, Micaele Dayana Rodrigues; Barros, Rosires Magali Bezerra; orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Timóteo, Ana Flávia de Souza; Mata, Matheus de Sousa
    Este estudo aborda a gestão da informação no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na melhoria da qualidade do atendimento hospitalar por meio da implementação de tecnologias digitais e integração de sistemas de saúde. A crescente digitalização dos serviços de saúde tem transformado a maneira como as informações sobre os pacientes são registradas e compartilhadas entre os profissionais, o que pode impactar positivamente a qualidade do cuidado prestado. O objetivo do estudo foi analisar como a gestão eficiente da informação contribui para a melhoria da qualidade do atendimento hospitalar no SUS. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa, com base em artigos científicos que discutem a gestão da informação e a implementação de sistemas digitais, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e o e-SUS. A análise incluiu pesquisas que abordam a integração de sistemas e o impacto dessas tecnologias na tomada de decisão clínica e na coordenação do atendimento. Os resultados indicam que a integração de sistemas de saúde e o uso de tecnologias digitais, como o PEC, contribuem para uma gestão mais eficiente dos dados, melhorando a comunicação entre profissionais e a coordenação do cuidado. Além disso, a digitalização facilita a tomada de decisões informadas e a alocação eficiente dos recursos. Conclui-se que a gestão da informação é fundamental para melhorar a qualidade do atendimento hospitalar no SUS, e a implementação contínua de soluções tecnológicas, aliada à capacitação dos profissionais, é essencial para superar os desafios enfrentados pelo sistema.
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    Dissertação
    Construção, aplicação e avaliação de um instrumento de coleta de informações como ferramenta de apoio à elaboração dos relatórios anuais da Escola de Saúde da UFRN
    (2017-12-08) Timóteo, Ana Flávia de Souza; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; ; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de;
    A Gestão da Informação (GI) é um conjunto estruturado de atividades que espelha a forma pela qual uma organização captura, distribui e usa informação e conhecimento. No entanto, observa-se que apesar dos esforços, ainda ocorre nas instituições públicas, como a Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma carência da dinâmica informacional que venha atender às necessidades institucionais na preservação de dados importantes para o seu cotidiano e sua história, o que remete à exigência de criação, adaptação ou implantação de modelos e instrumentos que deem suporte aos mecanismos de coleta para a produção de relatórios, avaliação e informação institucional. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo contribuir com a Assessoria de Planejamento e Avaliação da Escola de Saúde, na construção, aplicação e avaliação de um instrumento de coleta de informações, como ferramenta de apoio à elaboração dos relatórios anuais da instituição. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes. Participaram da pesquisa os representantes dos setores envolvidos na produção dos relatórios. A coleta dos dados se deu através de reuniões com os participantes, análises de documentos institucionais e dos sistemas gerenciais, com vistas à identificação das informações necessárias para elaboração dos relatórios, bem como suas fontes, o que resultou na elaboração de um instrumento de coleta de informações e a construção de um site para organização e disponibilização das mesmas. Dessa forma, este estudo trouxe elementos para ampliar os conhecimentos relacionados a GI, adequando os processos de trabalho, aproximando-os à modelos ideais de gerenciamento de informações e para o estabelecimento de uma política de informação para a Escola de Saúde.
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    TCC
    Inteligência artificial na gestão de saúde pública: aplicações e desafios no cenário SUS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Araújo, Francisca Letícia da Silva; Timóteo, Ana Flávia de Souza; Barros, Rosires Magali Bezerra de; Medeiros, Wilma Maria da Costa
    Este trabalho tem como objetivo analisar as aplicações da Inteligência Artificial (IA) na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), ao evidenciar os principais usos, desafios técnicos, éticos, legais e organizacionais que dificultam sua adoção plena e equitativa. A pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória e documental, baseia-se na revisão de literatura e análise de documentos institucionais. Os resultados revelam que a IA tem sido empregada sobretudo em três áreas: vigilância epidemiológica, regulação de leitos e telessaúde. No entanto, sua aplicação ainda é concentrada em regiões com maior infraestrutura, o que demonstra desigualdades territoriais. As principais barreiras à sua incorporação abrangem deficiências de infraestrutura tecnológica, escassez de capacitação profissional e lacunas normativas relacionadas à proteção de dados. Conclui-se que, para a IA contribuir de maneira efetiva na governança do SUS, é imprescindível o fortalecimento das políticas públicas de transformação digital, com foco na equidade, transparência e no compromisso com os direitos coletivos.
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    TCC
    Saúde digital: contribuição da telessaúde na integralidade do cuidado na atenção primária à saúde no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Alves, Vitória Danielly Silva Batista; Leite, Maria Jalila Vieira de Figueiredo; https://www.linkedin.com/in/vitoria-alves-000a38145?utm_source=share&utm_campaign=share_via&utm_content=profile&utm_medium=ios_app; Timóteo, Ana Flávia de Souza; Silva, Lívia Maria Martins da
    O presente trabalho tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, a contribuição da telessaúde para a promoção da integralidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, no contexto da transformação digital da saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com caráter exploratório-descritivo, que selecionou 17 artigos publicados entre 2020 e 2025 nas bases de dados BVS e Portal de Periódicos da Capes. Os critérios de inclusão abrangeram estudos que abordassem a telessaúde no âmbito da APS, enquanto os critérios de exclusão eliminaram duplicações, artigos fora do recorte temporal ou em idioma estrangeiro, e textos que não tratavam diretamente da temática. A análise dos dados foi conduzida por meio da leitura crítica e síntese dos achados, articulando-os com diretrizes do SUS e com políticas públicas de saúde.Os resultados demonstram que a telessaúde tem sido fundamental para fortalecer a resolubilidade e a coordenação do cuidado na APS, ampliando o acesso da população a serviços especializados, promovendo a educação permanente das equipes de saúde e reduzindo desigualdades regionais. Ferramentas como a teleconsultoria, a tele-educação e a telediagnóstico se destacam como dispositivos eficazes para apoiar profissionais da linha de frente, sobretudo em regiões remotas e com escassez de especialistas. Além disso, a telessaúde contribui para a continuidade do cuidado, favorecendo a integração dos níveis de atenção e a tomada de decisões clínicas baseadas em evidências.Conclui-se que a telessaúde representa uma estratégia estruturante para a efetivação do princípio da integralidade no SUS, desde que alinhada a investimentos em infraestrutura, capacitação profissional e políticas públicas comprometidas com a equidade e o acesso universal.
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