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Navegando por Autor "Timoteo, Pedro Augusto Dias"

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    Dissertação
    O exame físico musculoesquelético associado à anatomia clínica: proposta para um currículo integrado em medicina
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-22) Timoteo, Pedro Augusto Dias; Vilar, Maria José Pereira; ; ; Mendonça, Tânia Maria da Silva; ; Azevedo, George Dantas de;
    Introdução: As doenças musculoesqueléticas apresentam um impacto significativo na sociedade, pela morbidade e custos que acarretam. A despeito da sua alta prevalência, o ensino do sistema musculoesquelético é negligenciado nas escolas médicas, dificultando a abordagem dessas queixas, especialmente na atenção primária. Esforços são desenvolvidos para preencher essa lacuna e, entre estes, o ensino do exame físico musculoesquelético associado à anatomia clínica. Objetivo: implementar o ensino do exame físico musculoesquelético, associado à anatomia clínica, em um currículo médico integrado e avaliar a percepção dos estudantes quanto à estratégia utilizada e quanto às habilidades adquiridas sobre o mesmo. Metodologia: Estudo descritivo que utilizou a metodologia da pesquisa-ação. Participaram estudantes da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante dois componentes curriculares. No segundo ano, ocorreram 5 atividades teórico-práticas, voltadas para o ensino do exame físico musculoesquelético associado à anatomia clínica. Utilizando situações clínicas comuns no dia a dia, tais como dores nos ombros, lombalgia e dores nos joelhos, professores de reumatologia e anatomia levaram os estudantes a buscarem as estruturas anatômicas relacionadas em manequins de corpo inteiro e segmentos, direcionando para a compreensão de pontos relevantes do exame musculoesquelético. Ao final deste ano uma avaliação do tipo Objective Structured Clinical Examination (OSCE) foi aplicada. No terceiro ano, os mesmos estudantes, realizaram o exame físico musculoesquelético em pacientes ambulatoriais, sob supervisão docente. Ao final, um questionário (Likert) foi aplicado para avaliar a percepção dos estudantes sobre a estratégia utilizada e sobre as habilidades adquiridas. Resultados: Sobre a estratégia utilizada, todos os estudantes concordaram que a anatomia clínica orientou o aprendizado do exame físico e ajudou no raciocínio clínico quanto as queixas musculoesqueléticas. Os estudantes também responderam estarem seguros em realizar o exame físico da maioria dos segmentos pesquisados. Considerações Finais: A utilização da anatomia clínica para treinamento do exame físico musculoesquelético em um currículo integrado poderá ser um caminho para melhorar essa habilidade do futuro médico pensando na formação generalista. A manutenção e aprimoramento da estratégia de forma curricular na EMCM, poderá ser experimentada em outras escolas médicas, especialmente aquelas com um currículo baseado em metodologias ativas e centradas no estudante.
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