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Navegando por Autor "Tinôco, Rafael de Gois"

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    TCC
    A transição de alunos-atletas da rede pública para a rede privada de ensino, através de bolsas de estudo no Centro Educacional Santo Agostinho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Nogueira, Alef Fagner de Souza; Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Tinôco, Rafael de Gois; Araújo, Allyson Carvalho de
    O objetivo desta pesquisa é identificar de que forma ocorre a transição de alunos-atletas da rede pública para a rede privada de ensino, através de bolsas de estudo oferecidas por professores ao observarem seus desempenhos dentro do esporte, tomando como base a própria perspectivas dos alunos que passaram e estão passando por este processo. A abordagem da pesquisa foi qualitativa de cunho descritivo, realizada através de uma entrevista feita por meio de um aplicativo de celular (whatsapp) muito utilizado nos dias de hoje e de fácil acesso, no qual as perguntas e respostas eram realizadas a partir de bate-papo em áudio. Ao final, foram analisadas as respostas dos entrevistados e notamos que todos os alunos quando eram da rede pública e ao adentrarem na rede particular, continuaram com o mesmo professor esportivo. Dessa forma essa transição se deu da relação professor-aluno existente, em que os alunos puderam ter novas oportunidades que talvez não fossem possíveis na escola pública, principalmente no campo de trabalho.
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    TCC
    Construção de valores na educação física escolar: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-23) Andrade, Elmir Henrique Silva; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Surdi, Aguinaldo Cesar; Tinôco, Rafael de Gois
    O objetivo deste trabalho foi revisar na literatura a construção de valores nas aulas de Educação Física. Realizou-se a revisão a partir das seguintes bases de dados eletrônicas: LILACS, Scopus e SciELO. As palavras-chave e descritores utilizados foram: “educação física”, “valores sociais”, “construção de valores” e “moral”, de modo que 08 artigos foram escolhidos para compor este estudo. Estabeleceu-se duas categorias analíticas provenientes dos contextos evidenciados nos estudos. A primeira categoria abrange cinco artigos e foi denominada construção de valores a partir de intervenções previamente planejadas. Já na segunda categoria, que recebeu o nome buscando a construção de valores na Educação Física escolar, estão presentes os três artigos restantes. Os resultados encontrados nos artigos presentes nessa revisão sistemática demonstram que a Educação Física é um componente curricular propício para o desenvolvimento da construção de valores. Nota-se que o tema vem sendo abordado pelas pesquisas de várias maneiras, com metodologias diversificadas.
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    TCC
    Dança de salão nas aulas de educação física: uma reflexão a partir dos dispositivos políticos e da prática pedagógica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12) Mendonça, Arthur Vinícius de Oliveira; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Tinôco, Rafael de Gois; Freire, Isabel Batista
    A dança de salão é uma prática corporal de movimento que por suas características, trazem consigo um grande potencial de conhecimento, não só numa perspectiva de saber praticar a atividade em si, mas sim de todas as dimensões de conhecimento intrínsecas a ela. Contudo, a dança de salão ainda é pouco utilizada como conteúdo nas aulas de Educação Física e também pouca são as publicações acadêmicas dessa prática corporal de movimento no âmbito escolar. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre como a dança de salão está posta em documentos políticos brasileiros da Educação Física, analisando e discutindo sobre suas potencialidades e limites nas aulas, a partir da experiência adquirida nas disciplinas de Educação Física no Ensino Médio e Estágio Supervisionado III e IV, com o interesse de ampliar a visibilidade dessa prática como conteúdo. Sendo assim, foi utilizado como método uma revisão documental de caráter descritivo e abordagem qualitativa, tendo como base os PCN’s e a BNCC. Por fim, podemos concluir que a prática tem dificuldades de aplicação, principalmente, no que se refere à hegemonia esportiva. Todavia, o planejamento e estudo dos professores na transformação da cultura das aulas de Educação Física facilitariam a inserção de tal conteúdo, aproveitando assim todo seu potencial de conhecimento humano.
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    Dissertação
    Educação Física escolar & cinema: experimentando novas formas de ensinar esporte no ensino médio
    (2017-03-06) Tinôco, Rafael de Gois; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; ; http://lattes.cnpq.br/8414563593148597; Mendes, Diego de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5064481760623488; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; Venâncio, Luciana; ; http://lattes.cnpq.br/2343126935338257
    A presente dissertação nasceu de uma inquietação sobre os usos dos aparatos audiovisuais na escola, em especial nas aulas de Educação Física. Portanto, o estudo tem como objetivo compreender como o conteúdo esporte pode ser efetivado no âmbito da Educação Física no Ensino Médio ao dialogar com a linguagem cinematográfica, através dos preceitos da mídia-educação. Partiu-se, pois, da seguinte questão de estudo: “Como os alunos do Ensino Médio podem estabelecer uma interlocução entre esporte e cinema nas aulas de Educação Física a partir de preceitos da mídia-educação?”. Para tanto, amparada nas Pedagogias Críticas de ensino da Educação Física, no conteúdo esporte, nos elementos metodológicos da pesquisa-ação, na mídia-educação como concepção de ensino e campo interdisciplinar de saber e no cinema enquanto estratégia de ensino, foi realizada uma interlocução pedagógica de um bimestre letivo nas 4 turmas do 2º Ano (2 Informática e 2 Mecatrônica) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Parnamirim (IFRN Campus Parnamirim), tematizando o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física. Para coleta de dados foi utilizado questionário, diário de campo, registros no facebook e a observação sistemática das aulas. As justificativas consistiram no caminhar por novas formas de ensinar na Educação Física, no esforço de superar as concepções típicas de ensino do esporte, ambicionando a ampliação do conhecimento sobre/com eles, angariado pelos princípios da mídia-educação e pelo cinema enquanto estratégia de ensino, bem como na contribuição ao acervo de trabalhos com essa mesma proposta, visto a tímida produção acadêmica. Como principais resultados, obtivemos o aumento do tempo e do espaço das aulas, através do relacionamento nos grupos via facebook diariamente, o trabalho colaborativo nas aulas e na produção final, o acesso crítico e criativo do conteúdo esporte pelos educandos, alicerçado pela mídia-educação e pelo cinema enquanto estratégia de ensino, fugindo das aulas de caráter esportivizado, assim como, a partir do reconhecimento dos processos pedagógicos por parte dos alunos, a materialização de um planejamento significativo e inovador, que influenciou de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo esporte.
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    TCC
    Educação Física no ensino infantil: um diálogo possível entre Educação Física, professores de educação física e pedagogos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-27) Figueirêdo, Monick Mayara Cardozo; Tinôco, Rafael de Gois; Tinôco, Rafael de Gois; Surdi, Aguinaldo César; Dias, Maria Aparecida
    O interesse pelo tema abordado surgiu durante o primeiro estágio curricular, no Ensino Infantil, em que notamos a ausência de um professor na área de Educação Física nessa etapa da Educação Básica. Dessa forma, o objetivo geral é o de compreender como, a partir da visão do pedagogo, a Educação Física e o professor de Educação Física podem contribuir com a prática pedagógica nesse nível de ensino de forma efetiva. A metodologia trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa. Como instrumento para coleta de informações, foi utilizado um questionário com 5 perguntas abertas a 11 pedagogas e 2 coordenadores pedagógicas de três CEMEI’s localizados na Zona Norte de Natal-RN. A pesquisa em tela se justifica pela valorização do professor de Educação Física e pela importância da disciplina de Educação Física na Educação Infantil. Ao final, foi constatado que a presença do professor de Educação Física para o Ensino Infantil, na visão das professoras pedagogas, seria o ideal, pois todas reconhecem a importância da especificidade da área do movimento e os benefícios trazidos aos alunos quando ministradas por ele.
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    TCC
    Esporte: do Olimpo até às telas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-30) Bezerra, Thiago Machado; Araújo, Allyson Carvalho de; Araújo, Allyson Carvalho de; Tinôco, Rafael de Gois; Souza Junior, Antonio Fernandes de
    A presente monografia tem por objetivo revelar as possíveis aproximações conceituais do Esporte com o e-sport (ir para Pág. 14). Para tanto, a partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa descritiva como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica centrada em sete autores, a qual utilizou os termos TAL e TAL nas buscas. A justificativa foi edificada por haver, atualmente, uma ampla discussão a respeito do esporte eletrônico, tendo, como controvérsias nesse debate, a evolução do conceito de Esporte ao longo do tempo, como se dá seu reconhecimento social e como o avanço tecnológico influencia na cultura de movimento. Ao final, as evidências encontradas sugerem que o e-sport pode, conceitualmente, a partir de uma visão ampliada de esporte, ser considerado um esporte como outro qualquer, além de demonstrar que o principal contraponto a essa tese, que é a imobilidade da prática, não é capaz de se sustentar.
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    TCC
    Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Vieira, Mateus de Oliveira Lucena; Bezerra, Judson Cavalcante; Bezerra, Judson Cavalcante; Surdi, Aguinaldo Cesar; Tinôco, Rafael de Gois
    O objetivo deste trabalho consiste em mapear e discutir a produção e a difusão do conhecimento acadêmico brasileiro acerca dos exergames, como artefato cultural com potencial pedagógico, na Educação Física escolar. A revisão foi realizada na base de dados SciELO. As palavras-chave e descritores utilizados foram: “exergames”, “jogos eletrônicos”, “video games” e “educação física”. Foram escolhidos 04 artigos que cumpriram os critérios de inclusão para compor este estudo. Os resultados encontrados nessa revisão mostram que a utilização de exergames na Educação Física se mostra como alternativa relevante principalmente nos quesitos de engajamento dos alunos e como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Porém, é necessário ressaltar a escassez de pesquisas envolvendo o tema.
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    TCC
    Jogos eletrônicos: investigação sobre as possibilidades na educação física escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-28) Rodrigues, Saulo Emanuel Dias; Tinôco, Rafael de Gois; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Souza Júnior, Antônio Fernandes de
    O presente trabalho nasce de uma inquietação do autor sobre a temática dos Jogos Eletrônicos dentro do ambiente escolar. Logo, o objetivo foi refletir sobre como a Educação Física escolar vem desenvolvendo esse tema em suas aulas. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa-qualitativa, tendo a revisão bibliográfica sistemática nos periódicos da CAPES e a aplicação de questionário com os professores da Rede Municipal de Natal/RN como instrumentos de análise. O trabalho justifica-se pela realidade factual dos Jogos Eletrônicos na sociedade hoje em dia, fazendo-se presentes no cotidiano das crianças e jovens, além do enriquecimento do campo de trabalhos com relação ao tema. Como resultados, percebemos que essa temática ainda precisa ser mais explorada no ambiente acadêmico e escolar, visto que apenas 4 artigos, dos 150, foram selecionados à pesquisa, assim como precisam estar mais presentes nos planejamentos dos professores
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    Livro
    Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação
    (2016-10-13) Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Barros, Joyce Mariana Alves; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Tinôco, Rafael de Gois
    Esta obra é tributária das reflexões acerca da dimensão educacional dos legados da Copa do Mundo 2014. Como um tipo de legado imaterial, os processos educacionais decorrentes da Copa, ou de outros megaeventos esportivos, têm tido pouco relevo nos debates sociais. Na contracorrente do fluxo, o texto apresentado é fruto da pesquisa "Mídia-Educação Física em tempos de megaeventos esportivos: impactos sociais e legados educacionais", realizada pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da UFRN. Nesse sentido, é no diálogo entre conceitos e prática pedagógica que se constroem as ideias aqui expressas.
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    TCC
    O ensino da Freestyle Olympic Wrestling na escola: uma proposta de sistematização a partir da experiência do PIBID 2017
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-27) Nóbrega, Jonatas Augusto Maia da; Santos, Antônio de Pádua dos; Santos, Antônio de Pádua dos; Tinôco, Rafael de Gois; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas
    O presente trabalho aborda o relato de experiência do autor enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Educação Física/UFRN na E. E. Berilo Wanderley, Natal, RN, em que foi desenvolvido o conteúdo lutas no terceiro bimestre de 2016, com as turmas dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio. O trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades encontradas no planejamento e implementação das modalidades Freestyle Olympic Wrestling, Luta Olímpica Estilo Livre, no ambiente escolar e sugerir uma sistematização baseada nos fundamentos desta forma de luta. Como metodologia, o presente Trabalho utilizou a pesquisa descritiva sobre o relato de experiência que contou com auxilio e supervisão, desde o planejamento-aplicação das aulas até a pesquisa-ação, da professora supervisora do PIBID. Este trabalho se justifica pela aparente ausência do conteúdo lutas nas aulas de educação física escolar, sendo assim, fez-se necessário investigar as possíveis dificuldades para a aplicabilidade deste tema. Foi possível observar que as modalidades menos famosas entre o público brasileiro, possuem aceitação e aplicabilidade dentro da escola, todavia carecem de bibliografia especializada em língua portuguesa.
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    TCC
    O papel do brinquedo no ensino infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Barros, Olibânia Jácome Xavier de Mesquita; Araújo, Alysson Carvalho de; Araújo, Alysson Carvalho de; Tinôco, Rafael de Gois; Maia, Mayara Cristina Mendes
    A Educação tem passado por diversas mudanças ao longo do tempo, novos métodos pedagógicos tem sido descobertos, analisados e sugeridos para uma aprendizagem efetiva e significativa para o aluno e professor. Na Educação Física não é diferente, há várias possibilidades pedagógicas para a definição de um processo ensino-aprendizagem de qualidade. O objetivo do presente trabalho é verificar o conhecimento dos professores sobre a importância do brinquedo no processo de aprendizagem, esclarecendo a sua intenção fundamental no processo educativo no Ensino Infantil, mais precisamente na faixa etária de 03 a 05 anos. O projeto se trata de uma pesquisa descritiva, com a abordagem qualitativa orientada em que as informações foram colhidas a partir de uma entrevista semiestruturada com seis professoras do Ensino Infantil lotadas no CMEI Frei Damião da Prefeitura de Natal/RN no período de Março a Julho de 2015. O conjunto das informações adquiridas com a pesquisa forneceu uma base para examinar aspectos positivos sobre o uso do brinquedo com intenção pedagógica pelo professor no Ensino Infantil. Os resultados do estudo indicam, a princípio, que o brinquedo é um grande aliado no processo pedagógico, no que se refere ao Ensino Infantil, com suas habilidades e possibilidades em abrir um novo caminho para o ensino Infantil e para o planejamento pedagógico do mesmo.
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    TCC
    Práticas corporais de aventura na natureza: um relato de experiência com aulas remotas para alunos da rede pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Carvalho, Bruna Gabrielle Gomes; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; http://lattes.cnpq.br/4419793199081586; Surdi, Aguinaldo Cesar; Tinôco, Rafael de Gois
    O presente relato de experiência objetivou analisar as atividades realizadas durante o período em que a autora participou do programa de Residência Pedagógica (RP) aplicando aulas com a temática de Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN’s), para alunos dos anos finais do ensino fundamental II. A experiência perdurou um bimestre do ano de dois mil e vinte e foi realizada em uma escola estadual da cidade do Natal. Esse tema foi escolhido, justamente pela relevância que ele vem adquirindo dentro da área da educação física nesses últimos anos no ensino fundamental, na BNCC, e por ser pouco abordado nas escolas. O objetivo geral durante o programa, era proporcionar aos estudantes uma vivência, por meio do Ensino Remoto, das PCAN’s no decorrer do planejamento semestral. O estudo será baseado nas vivências da autora, ou seja, um relato de experiência ao qual será utilizada a pesquisa qualitativa. Como resultados, é possível concluir que os discentes responderam de forma positiva às atividades propostas, mesmo com as possibilidades nesse período estando reduzidas e as aulas práticas suspensas. Diante do que foi proposto, e com base nas intervenções e no que esse programa proporcionou, é possível também observar alguns dos benefícios para formação de professores, assim como: o conhecimento, dedicação, disciplina, responsabilidade, trabalho em equipe (relações interpessoais) e a autonomia. Conclui-se também que as aptidões adquiridas, irão impactar positivamente na formação do docente.
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