Navegando por Autor "Tinoco, Luis Fernando Araújo"
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TCC O impacto da lei do microempreendedor individual sobre a formalização de empresas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Tinoco, Luis Fernando Araújo; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; Caricio, Marcelo RiqueO empreendedorismo é uma das forças responsáveis pelo crescimento sustentável de uma nação e a formalização destes empreendedores é importante tanto para o governo que arrecada impostos quanto para o dono do negócio que assim está amparado pela lei e tem acesso a inúmeras opções; para alavancar o número de empreendedores formais foi criada a Lei Federal nº 128 de 2008, que cria a figura do Microempreendedor Individual (MEI), que trouxe uma serie de incentivos para quem aderi-la. Dessa forma o objetivo deste trabalho é avaliar o impacto que esta legislação teve sobre o número de empresas formais, que é mensurado no modelo pelo número de empresas para cada 100.000 habitantes, analisando também o seu efeito em conjunto com outras variáveis como, desemprego, mensurado em porcentagem, e facilidade de crédito, mensurado pela quantidade de agencias bancaria para 100.000 habitantes, tendo como base os estados brasileiros e o distrito federal nos anos de 2008 e 2012. Para isso os efeitos foram estimados por meio de métodos de regressão linear com dados em painel nos modelos de dados empilhados, efeitos fixos e efeitos aleatórios. O efeito da norma foi mensurado nos modelos a partir de uma variável Dummy, onde zero representa o ano que a política não está implementada e um representa os anos onde a política está implementada. Os modelos de efeitos fixos e aleatórios não indicam efeito da legislação sobre a formalização destas empresas, apenas o modelo de dados empilhados demostrou relação entre a norma e a formalização de empresas.TCC A percepção de segurança no mercado eletrônico pelo consumidor natalense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Costa, Mykael Sales Bezerra da; Pignataro, Thelma; Pignataro, Thelma; Medeiros, Francisco de Assis; Tinoco, Luis Fernando AraújoO presente estudo visa descobrir o nível de segurança percebido pelos consumidores de Natal e da região metropolitana. Visto a ascensão do mercado eletrônico, a naturalidade com o uso de recursos eletrônicos, praticidade e flexibilidade fornecidas pela web, e os constantes golpes executados via internet, é comum que haja quem aproveite as vantagens, ou quem se resguarde devido aos riscos. Em razão disto, foi feita uma pesquisa quantitativa através de formulário online, a fim de colher informações de internautas que consomem virtualmente, com finalidade de descobrir suas razões para tal, e também de quem opta por não consumir virtualmente, com a mesma finalidade anterior. Os resultados mostraram que apesar de estar com a imagem relativamente desgastada, uma parte considerável dos participantes da pesquisa consideram que o mercado eletrônico é um local seguro para os negócios. O estudo contribui com o mercado eletrônico, dando-lhe informações de práticas que funcionam positivamente, bem como o que pode ser melhorado ou adaptado a fim de aumentar o número de consumidores online.