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Navegando por Autor "Tintin, Ricelle Fernandes Queiroz"

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    Anais
    Anais do evento Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN 2021: livro de resumos
    (UFRN, 2023-02-23) Melo, Elda Silva do Nascimento; Tintin, Ricelle Fernandes Queiroz
    Livro de resumos do evento "Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN 2021", realizado em Natal, de 01 a 02 de dezembro de 2021.
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    Anais
    Anais do evento VI Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN: livro de resumos
    (EDUFRN, 2024-07-15) Melo, Elda Silva do Nascimento; Nogueira, Cinthya Muyrielle da Silva; Tintin, Ricelle Fernandes Queiroz
    Livro de resumos do evento "VI Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN", realizado em Natal, de 29 a 30 de novembro de 2022.
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    Livro
    Caderno de Monitoria 5: relatos de experiência: projetos premiados 2016
    (EDUFRN, 2019-04-02) Melo, Elda Silva do Nascimento; Tintin, Ricelle Fernandes Queiroz
    Esta obra é uma publicação direcionada à divulgação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e do Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio (PROCEEM), com foco na iniciação à docência na graduação, sendo esta sua quinta edição. Coordenados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRN, os mencionados programas de ensino contribuem para fortalecer e qualificar a formação inicial dos discentes.
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    Dissertação
    Discurso da violência urbana e agendamento na mídia radiofônica: um estudo do caso Marcelo Pesseghini
    (2016-12-27) Tintin, Ricelle Fernandes Queiroz; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/9461463957702548; Silveira, José Ricardo da; ; http://lattes.cnpq.br/7181730692556570; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657
    Este trabalho aborda a questão relacionada à influência e poder da mídia radiofônica, destacando um episódio de repercussão na imprensa nacional: o “Caso Marcelo Pesseghini”. Ao lançar um olhar sobre o episódio em questão, nos surge o questionamento sobre qual seria o alcance dessa influência midiática, e se estaria a cobertura jornalística atuando como ordenadora de valores e comportamentos, ou até mesmo direcionando a tomada de decisões por parte do público. Para investigar esse fenômeno, analisamos um corpus constituído de notícias veiculadas na mídia radiofônica acerca do referido caso, com o objetivo de demonstrar como ocorre o agendamento da mídia radiofônica e como entram em cena os discursos da mídia nas notícias de violência urbana. Também buscamos identificar os elementos que compõem a construção do discurso radiofônico sobre um caso específico de violência urbana, além de mapear as formações discursivas que se apresentam nos trechos de notícias tomados como corpus. Por fim, procuramos estabelecer possíveis relações entre o agendamento da mídia radiofônica, a construção do discurso da violência urbana e a formação da opinião pública. Como resultado desta pesquisa, surgiram algumas categorias que foram elencadas como decorrência do discurso midiático subjacente ao episódio em tela. Nossa metodologia envolve o uso de elementos presentes na análise de discurso (AD) francesa, tal qual a formação discursiva (FD), atrelados aos pressupostos da agenda-setting, se utilizando de uma abordagem qualitativa e, especificamente, o estudo de caso. Nosso referencial teórico abrange desde pressupostos das teorias do rádio e do jornalismo, utilizando-se de autores como Prado (1985), Haye (2005), McCombs e Shaw (1972) e Shoemaker (2011), até a teoria linguística amparada na análise do discurso (AD) de linha francesa, embasando-se em autores como Foucault (2008), Pêcheux (1993) e Orlandi (2015). Ao final, concluímos que as notícias escolhidas e os elementos destacados comprovam a influência da mídia radiofônica e o direcionamento de ideias tendo em vista aquilo que foi noticiado a respeito do caso em questão. Revelam, ainda, como a mídia radiofônica incute um valor de verdade aos pré-julgamentos e investigações a cargo do próprio jornalismo.
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    Tese
    Representações sociais acerca do Programa de Tutoria da UFRN: contribuições à integração e permanência de estudantes no Ensino Superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Tintin, Ricelle Fernandes Queiroz; Melo, Elda Silva do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; http://lattes.cnpq.br/9461463957702548; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; Antunes, Katiuscia Cristina Vargas; Vieira, Antonia Maira Emelly Cabral da Silva
    Em meio aos diversos programas de ensino existentes no âmbito da graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nossa pesquisa lança um olhar direcionado ao Programa de Tutoria. Trata-se de um programa de ensino que oferece suporte a grupos de discentes com baixo rendimento acadêmico, priorizando os ingressantes e visando consolidar a adaptação destes ao ensino superior. Nesse contexto, os projetos de ensino que concretizam as ações do Programa de Tutoria são compostos por participantes servidores docentes, técnico-administrativos e discentes de graduação em suas equipes executoras, e têm os discentes de graduação enquanto público-alvo beneficiado. Tendo em vista ser um dos programas de ensino mais recentemente implementados na UFRN, institucionalizado em outubro de 2018, e em fase de expansão, identificamos algumas questões pertinentes. Qual a representação social dos participantes sobre o Programa de Tutoria? Como essa representação interfere na concretização dos objetivos desse programa, em especial no que diz respeito à perspectiva da integração e permanência dos discentes no ensino superior? Para responder às nossas questões de pesquisa, utilizamo-nos de um arcabouço teórico-metodológico com o objetivo geral de analisar a representação social que os participantes envolvidos possuem a respeito do Programa de Tutoria da UFRN. No decorrer da pesquisa, estabelecemos relações com os objetivos da tutoria, verificando como tem se operacionalizado sua execução, procedimentos e o próprio entendimento sobre o que é o programa. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica e levantamento de campo, a partir de uma abordagem qualitativa. Do ponto de vista teórico-metodológico, empregamos a Teoria das Representações Sociais (TRS), que busca analisar um fenômeno social ou objeto do ponto de vista de uma coletividade, embasado em autores como Moscovici (2003) e Jodelet (2001). Já do ponto de vista da empiria, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos reflexivos como instrumentos de coleta dos dados. Para as análises, utilizamos a Teoria do Núcleo Central (Abric, 2000), a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e o Sistema de Espiral Representacional (Melo, 2024). A partir dessa investigação, foi possível conhecer elementos das representações dos participantes e concluir que estes objetivam o Programa de Tutoria como um instrumento de ajuda no processo de ensino-aprendizagem e de acolhimento do discente no ensino superior, apesar de algumas discrepâncias observadas, advindas do processo de ancoragem. Essas constatações nos permitiram lançar um olhar crítico sobre a condução do programa e propor a construção de um guia. Assim, buscamos contribuir para potencializar e aprimorar o Programa de Tutoria, com vistas a viabilizar cada vez mais e melhor a integração e permanência de estudantes no ensino superior.
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