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Navegando por Autor "Torres, Elvia Florêncio"

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    Dissertação
    Uma análise exploratória da jornada flexível de trabalho sob a perspectiva de tutores na educação a distância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-12-09) Torres, Elvia Florêncio; Ferreira, Rodrigo José Pires; ; http://lattes.cnpq.br/8895667604896314; ; http://lattes.cnpq.br/1083067630664477; Cavalcanti, Ana Célia Dantas; ; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Melo, Maria Angela Campelo de; ; http://lattes.cnpq.br/2031295255174307
    A Era da Informação vem proporcionando o desenvolvimento acelerado das tecnologias na docência, o que está viabilizando o aumento de cursos à distância e a flexibilidade na jornada de trabalho dos tutores. Nesse contexto, objetivou-se estudar a influência do trabalho flexível no desenvolvimento das atividades e na vida pessoal dos tutores na Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mais especificamente, buscou-se comparar os tipos de flexibilidade detectados; identificar a extensão da jornada de trabalho na tutoria, investigar a relação entre o horário flexível e a produtividade, avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e a Relação Trabalho e Família dos tutores. Diante disso, o trabalho justifica-se pela relevância dos resultados alcançados no meio acadêmico e organizacional. Para atender aos objetivos obteve-se uma amostra de 75 respondentes (45,73% da população). O instrumento de coleta de dados foi composto por 48 variáveis fundamentadas principalmente em Walton (1975) e Paschoal, Tamayo e Barham (2002). As técnicas estatísticas utilizadas foram: análise de freqüência, teste de proporção, análise fatorial e regressão. Os resultados coletados demonstram que os tutores presenciais e a distância, vivenciam realidades semelhantes, porém apresentam perfis distintos. A jornada de trabalho deles é em média três horas diária. Na visão dos tutores, a flexibilidade apresenta relação positiva com a produção. A QVT e o equilíbrio trabalhofamília foram avaliados de modo satisfatório e as técnicas estatísticas aplicadas demonstraram influência significativa entre a QVT e as horas de trabalho flexíveis. Assim, conclui-se que a flexibilidade no trabalho pode influenciar o desenvolvimento das atividades e a vida pessoal dos tutores. Desse modo, a jornada flexível de trabalho pode ser utilizada de modo estratégico no cotidiano de muitas organizações
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    Artigo
    Ergonomia cognitiva do trabalho: um estudo baseado na gestão do conhecimento e no capital intelectual
    (Simposio de Engenharia de Produçao, 2008-11-10) Regis, Josiana Florêncio Vieira; Campos, Ana Célia Cavalcanti Fernandes; Torres, Elvia Florêncio; Barbosa, Everton Rodrigues; Desidério, Vanessa
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