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Navegando por Autor "Torres, Franklins Marques"

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    Dissertação
    Óleo residual de cozinha e impacto ambiental: educação para sustentabilidade no ensino profissionalizante
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-21) Torres, Franklins Marques; Malcher, Grazielle Tavares; Mazze, Fernanda Marur; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; Barbosa, Francisco Geraldo
    O presente projeto de pesquisa propõe a elaboração e aplicação de Unidade Didática (UD) sobre o ensino de propriedades físicas dos triglicerídeos utilizando uma abordagem ambiental, focada no impacto do descarte inadequado de resíduos oleosos de cozinha e em sua reciclagem para mitigar os impactos ambientais relacionados. Visa, ainda, analisar a contribuição desta UD na promoção de uma aprendizagem significativa das propriedades físicas de triglicerídeos, além disso, na formação de estudantes do curso de Hospedagem da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Professora Marly Ferreira Martins, em Caucaia-CE, uma escola de ensino médio profissionalizante integrado. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa de pesquisa-ação, que busca compreender a realidade a partir da percepção dos participantes. Com foco no impacto ambiental, a metodologia inclui a aplicação da unidade didática intitulada "ENTENDENDO AS PROPRIEDADES FÍSICAS DE TRIGLICERÍDEOS DE ÓLEOS RESIDUAIS DE COZINHA E O IMPACTO DO SEU DESCARTE NO MEIO AMBIENTE" contendo atividades como a exibição de vídeos sobre a problemática do descarte inadequado de resíduos oleosos de cozinha, aulas expositivo-dialogadas, rodas de conversa e oficinas para relacionar o tema do descarte consciente de resíduos com os conteúdos de propriedades físicas dos compostos químicos presentes nos triglicerídeos. A proposta é envolver os estudantes de forma prática e significativa, preparando-os como agentes de mudança na gestão ambiental das empresas onde atuarão, oferecendo-as profissionais mais competentes na gestão ambiental e promovendo uma educação sustentável e contextualizada. Os resultados indicam que 90% dos estudantes desconhece o destino correto para o descarte do óleo de fritura, quase metade deles o descarta inadequadamente. Muitos têm pouca familiaridade com as propriedades físicas das substâncias, a maioria não lembra ou confunde esses conceitos. Embora consigam observar os efeitos das propriedades físicas, como a não miscibilidade de água e óleo, eles não sabem explicar a causa, indicando uma aprendizagem simplesmente mecânica. Com relação à formação profissional, os estudantes enfrentam dificuldades nas disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, mesmo chegando a reconhecer a importância delas, porém, poucos conseguem associar os conteúdos aprendidos nessas disciplinas com sua futura profissão. Conclui-se assim, que o trabalho contribuiu para que os estudantes desenvolvessem novas habilidades e reorganizassem seus conhecimentos prévios para construírem novos, dando-lhes significado e, assim, utilizando-os para como ferramentas de transformação do contexto social onde se encontram inseridos.
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