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Navegando por Autor "Torres, João Victor Costa"

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    Dissertação
    Entre o sagrado e o profano: os efeitos de sentido nos testemunhos do blog evangélico do Bispo Edir Macedo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-11) Torres, João Victor Costa; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; http://lattes.cnpq.br/7183742788399310; Mendes, Marcília Luzia Gomes da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/1853494257403195; Hanke, Michael Manfred; ; http://lattes.cnpq.br/2211623026386163
    O testemunho é uma maneira de enunciação que demonstra ou admite a existência de uma realidade com a qual o enunciador entrou em contato. Esse é, pois, levado a dizer o que viu, ouviu ou tocou. Neste trabalho, buscamos verificar os efeitos de sentido produzidos no blog do Bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a partir de um corpus que reúne nove testemunhos de supostos fiéis, selecionados entre 64 depoimentos distribuídos durante o ano de 2012. Diferente dos depoimentos instantâneos, de uma apresentação ao vivo, essas narrativas midiáticas são alicerçadas por atributos como hiperlinks, elementos visuais, tradutores linguísticos, além dos mecanismos de interação e compartilhamento em outras esferas também de cunho midiático. A problemática desta análise nasceu a partir da observação de pontos regulares na arquitetura discursiva desses testemunhos, quando foi identificada a relação de forças existentes entre o sagrado e o profano e as práticas cotidianas. Durante seis meses, tempo de análise do material empírico, encontramos alguns efeitos de sentido nos testemunhos, como: a estrutura dialética e a necessidade de desnudamento de um passado precário; um engajamento para isentar de culpa a figura de Edir Macedo e da IURD perante a sociedade; a atualização de uma cruzada contra outras religiões; a presença de certa sensualidade na autodepreciação dos depoentes; e uma relação desigual de forças (sagrado e profano) na construção da verdade. Para dar conta desta investigação, utilizamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa (AD), denunciando a natureza qualitativa da pesquisa. Como princípio metodológico, fizemos uso ainda da transdisciplinaridade, que legitimou alguns dos nossos diálogos, sobretudo com a filosofia. A concepção de discurso modelada por um suporte midiático e atravessado pelo agenciamento de sujeito (s) e pela (s) história (s) caracterizou a perspectiva da investigação
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    Tese
    O testemunho do cuidado de si no presente: modos de sujeição na mídia evangélica
    (2019-03-08) Torres, João Victor Costa; Gomes, Adriano Lopes; ; ; Archanjo, Renata; ; Muniz, Cellina Rodrigues; ; Lemos, Daniel Dantas; ; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; Sousa, Gilton Sampaio de;
    Esta pesquisa, situada no campo de estudos da Linguística Aplicada (L.A), objetiva analisar como ocorre a produção de subjetividade e os modos de sujeição nos testemunhos de fé da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), quando essas narrativas de si discursivizam uma “experiência de felicidade”. Para isso, busca apoio no momento derradeiro das análises de Michel Foucault (1984, 1985, 2010c), isto é, o instante ético. Os cinco testemunhos que compuseram o corpus estão localizados no espaço virtual, em um canal particular da IURD na internet. A metodologia, de natureza qualitativa, delineada por meio da Análise do Discurso (AD), teve como ponto de partida a noção de cuidado de si, resgatada por Foucault (1984, 1985, 2010c). Partindo do pressuposto da descontinuidade, oferece uma chave de inteligibilidade para o gênero discursivo testemunho de fé, por meio de quatro prescrições analíticas: a ruminação, a bifurcação, a vitrine discursiva e a incitação. O exame chega a algumas inferências, quais sejam: os modos de sujeição, embora distintos, compartilham de uma concepção antitrágica e dialética da existência. As condutas circunscrevem o desejo à falta e não à produção. Essa perspectiva deu àquelas subjetividades um traço de dependência do outro. O modo empresarial ou de capital humano, ancorado no lastro da teologia da prosperidade, também se torna presente nas narrativas, especialmente na enunciação de uma felicidade de bem-estar pessoal. As tecnologias do eu, como a ideia de sacrifício e jejum, tem atualização pelos diagramas do poder. Elas despontam pelas vias do consumo, do acúmulo e pelo desejo de recompensa. Finalmente, as imagens identitárias ou narcísicas – apoiadas em sua maioria, pela esteira da produtividade e pelo desejo de uma felicidade crônica – produziram outro acabamento nos fenômenos da parrhesia, da conversão e da salvação, temas ancestrais do cuidado de si.
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