Navegando por Autor "Torres, Luciana Alves"
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Artigo Legibilidade informacional: análise da clareza na apresentação das informações em receituários médicos(Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 2017-12) Barbosa Neto, Pedro Alves; Silva, Laryssa Marques; Cruz, Jackson Matheus de Lima; Torres, Luciana Alves; Avelino, Luana Paula Barbosa; Silva, Dariênio Xavier daO estudo em tela analisa o nível de satisfação dos cidadãos da cidade de Natal-RN, em relação às prescrições médicas adquiridas. Tendo como ênfase a legibilidade dos receituários médicos, tanto por parte do paciente quanto dos farmacêuticos. A partir disso, a pesquisa toma como base a Lei Federal nº. 5.991/75 que assegura o direito dos cidadãos de receberem um receituário legível e o Artigo 15 do Decreto Federal nº. 20.931, uma vez que esse revela que as informações abreviadas em receituários médicos são proibidas. Assim, o desconhecimento por parte da população, usuária deste serviço, a respeito da legislação vigente, a qual assegura aos usuários de receitas os seus direitos, se mostra insuficiente. A partir destes dados, pretende conscientizar as bibliotecas, os hospitais, os postos de saúde, as farmácias, a população e os próprios médicos da importância da clareza das informações contidas em receituários. Torna visível a importância de uma informação legível, em todos os suportes informacionais, como também a influência desta legibilidade na vida do usuárioTCC O papel do Bibliotecário como consultor na gestão documental dos condomínios de Parnamirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12) Torres, Luciana Alves; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deEste trabalho apresenta considerações acerca do reconhecimento das competências e habilidades que competem ao profissional bibliotecário e que podem ser desenvolvidas em outros cenários além da biblioteca. Tem como objetivo geral ressaltar a importância do papel do bibliotecário na Gestão Condominial e apontar a problemática da falta de um profissional da informação na gestão dos documentos dos condomínios. Como objetivos específicos: estabelecer a relação existente entre gestão documental e Administração Condominial; alertar sobre as questões legais da guarda de documentos produzidos na gestão de condomínios; apontar o bibliotecário consultor na gestão do acervo documental dos condomínios. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória, documental e qualitativa, realizando também a aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado em síndicos atuantes em condomínios de Parnamirim/RN. Resulta que há diversas atividades que podem ser desempenhadas pelo Bibliotecário como consultor na Gestão de Documentos dos condomínios, sendo elas: Disponibilização de informações em qualquer suporte; Gerenciamento de Redes, Sistemas e Unidades de Informação; Tratamento Técnico dos recursos informacionais; Desenvolvimento de Recursos Informacionais; Realização de Pesquisas e Estudos; Prestação de Serviços de Assessoria e Consultoria. Afirma que são muitos os serviços que os Bibliotecários podem desempenhar na Gestão documental dos condomínios, sobretudo no que concerne à sua atuação em arquivos dos condomínios e das empresas administradoras de condomínios. Conclui ressaltando que o Bibliotecário é um profissional que pode agregar as competências necessárias em outros cenários de trabalho além das fronteiras de uma biblioteca, inclusive na administração de condomínios.