Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Tregidgo, Daniel"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Como inserir mais sociobiodiversidade na alimentação escolar na Amazônia brasileira?
    (Ethnobiology and Conservation, 2023) Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Menezes Neto, Elias Jacob de; Lopes, Valdinei Lemos; Valsecchi, João; Rigo, Neide; Viana, Fernanda Maria de Freitas; Oler, Juliana Rodrigues Larrosa; Lopes, Jessica Cardoso; Silva, Elenilma Barros da; Maia, Juliana Kelly da Silva; Tregidgo, Daniel; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285
    Apesar da riqueza da sociobiodiversidade, a Amazônia enfrenta grandes desafios em relação à segurança alimentar. OPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil surge como uma oportunidade estratégica para abordar oproblema da insegurança alimentar e para atuar de forma sinérgica na conservação da biodiversidade e fortalecimento dodesenvolvimento econômico local. Embora o PNAE incentive a presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidadenas refeições escolares, a inclusão efetiva desses alimentos na alimentação escolar ainda é um desafio. Nesta nota técnicaresumimos em seis linhas de ação as recomendações para promover a inclusão efetiva da sociobiodiversidade na alimentaçãoescolar. Acreditamos que os atores diretamente envolvidos na tomada de decisão do PNAE, incluindo os agentes públicosresponsáveis por garantir o direito humano à alimentação adequada, bem como as instituições que regulamentam asatividades dos nutricionistas que são responsáveis técnicos pelo programa, podem se beneficiar dessas recomendações.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Como inserir mais sociobiodiversidade na alimentação escolar na Amazônia brasileira?
    (Ethnobiology and Conservation, 2023-10) Maia, Juliana Kelly da Silva; Tregidgo, Daniel; Silva, Elenilma Barros da; Lopes, Jessica Cardoso; Oler, Juliana Rodrigues Larrosa; Viana, Fernanda Maria de Freitas; Rigo, Neide; Valsecchi, João; Lopes, Valdinei Lemos; Menezes Neto, Elias Jacob de; Jacob, Michelle Cristine Medeiros
    Apesar da riqueza da sociobiodiversidade, a Amazônia enfrenta grandes desafios em relação à segurança alimentar. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil surge como uma oportunidade estratégica para abordar o problema da insegurança alimentar e para atuar de forma sinérgica na conservação da biodiversidade e fortalecimento do desenvolvimento econômico local. Embora o PNAE incentive a presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidade nas refeições escolares, a inclusão efetiva desses alimentos na alimentação escolar ainda é um desafio. Nesta nota técnica resumimos em seis linhas de ação as recomendações para promover a inclusão efetiva da sociobiodiversidade na alimentação escolar. Acreditamos que os atores diretamente envolvidos na tomada de decisão do PNAE, incluindo os agentes públicos responsáveis por garantir o direito humano à alimentação adequada, bem como as instituições que regulamentam as atividades dos nutricionistas que são responsáveis técnicos pelo programa, podem se beneficiar dessas recomendações
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Food biodiversity as an opportunity to address the challenge of improving human diets and food security
    (Ethnobiology and Conservation, 2023-02) Maia, Juliana Kelly da Silva; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Souza, Alice Medeiros; Carvalho, Aline Martins de; Vasconcelos Neto, Carlos Frederico Alves de; Tregidgo, Daniel; Hunter, Danny; Pereira, Fillipe de Oliveira; Brull, Guilhermo Ros; Kunhlein, Harriet V.; Silva, Lara Juliane Guedes da; Seabra, Larissa Mont’Alverne Jucá; Drewinski, Mariana de Paula; Nelson, Menolli Júnior; Torres, Patricia Carignano; Mayor, Pedro; Lopes, Priscila Fabiana Macedo; Silva, Rafael Ricardo Vasconcelos da; Gomes, Sávio Marcelino
    Scientists have warned for several years that food systems have become major drivers of environmental degradation, malnutrition, and food insecurity. In this paper, we present arguments from specialists that suggest that in the transition to more sustainable food systems, biodiversity and food security can be mutually supportive rather than conflicting goals. We have divided the opinions of these scientists into two “Big Topics”. First, they examine the synergies and challenges of the intersection of biodiversity and food security. In the second section, they explain how various forms of food biodiversity, such as mushrooms, terrestrial wild animals, aquatic animals, algae, and wild plants, can contribute to food security. Finally, we present three main pathways that, according to these experts, could guide the transition toward biodiversity and food security in food systems
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Food biodiversity as an opportunity to address the challenge of improving human diets and food security
    (Ethnobiology and Conservation, 2023) Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Souza, Alice Medeiros; Carvalho, Aline Martins de; Vasconcelos Neto, Carlos Frederico Alves de; Tregidgo, Daniel; Hunter, Danny; Pereira, Fillipe de Oliveira; Brull, Guilhermo Ros; Kunhlein, Harriet; Silva, Lara Juliane Guedes da; Seabra, Larissa Mont’Alverne Jucá; Drewinski, Mariana de Paula; Menolli Júnior, Nelson; Torres, Patricia Carignano; Mayor, Pedro; Lopes, Priscila; Silva, Rafael Ricardo Vasconcelos da; Gomes, Sávio Marcelino; Maia, Juliana Kelly da Silva; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285
    Scientists have warned for several years that food systems have become major drivers of environmental degradation, malnutrition, and food insecurity. In this paper, we present arguments from specialists that suggest that, in the transition to more sustainable food systems, biodiversity and food security can be mutually supportive, rather than conflicting goals. We have divided the opinions of these scientists into two "Big Topics". First, they examine the synergies and challenges of the intersection of biodiversity and food security. In the second section, they explain how various forms of food biodiversity, such as mushrooms, terrestrial wild animals, aquatic animals, algae, and wild plants, can contribute to food security. Finally, we present three main pathways that, according to these experts, could guide the transition toward biodiversity and food security in food systems.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM