Navegando por Autor "Trindade, Dominique Helen Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação O ensino de história na perspectiva do projeto de vida e consciência histórica: uma proposta com estudantes da 1ª série da EETI Professora Clara Tetéo, na cidade de Macau/RN entre 2018-2023(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Trindade, Dominique Helen Silva; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; http://lattes.cnpq.br/6149972023497290; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Chaves, Edilson AparecidoO presente trabalho trata de uma pesquisa que visa contribuir com um estudo sobre o reconhecimento do jovem estudante enquanto sujeito histórico, consequentemente, contribuindo para o seu Projeto de Vida (PV) e estimulando sua consciência histórica. O principal exercício empreendido nesta pesquisa foi o de demonstrar como o diálogo entre as disciplinas de História e Projeto de Vida podem contribuir com o desenvolvimento e maior interesse do/a estudante, aproximando a História ensinada da história vivida por esses jovens, reconhecendo suas habilidades e descobrindo-se como agentes de ação social. A dimensão do produto consiste no desenvolvimento de uma sequência didática, nos moldes da AULA-OFICINA considerando a participação dos/as estudantes, a partir de atividades que visavam orientação para vida cotidiana, como uma maneira de perceberem quem são hoje e criar perspectivas de um futuro, sendo assim, trabalhando os sonhos desses jovens fomenta-se o conhecimento histórico escolar e a percepção de si e do outro. Portanto, o propósito da pesquisa é identificar possíveis carências no conhecimento histórico dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, partindo inicialmente de um levantamento de dados com a pesquisa qualitativa e após o levantamento de informações, propomos as atividades da sequência didática envolvendo o diálogo das disciplinas citadas acima.