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    Produto Educacional
    A formação docente no ensino superior para aulas práticas inclusivas em laboratórios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Trindade, Paula Batista da; Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo
    Este estudo surgiu da necessidade de reflexão acerca das necessidades formativas dos docentes que ministram aulas práticas em laboratórios sob a perspectiva dos estudantes (com e sem deficiência), docentes e técnicos de laboratórios. O objeto de estudo é a formação docente e práticas inclusivas que possibilitam a inclusão de estudantes com deficiência em aulas práticas em laboratórios em turmas com estudantes com e sem deficiência. O objetivo geral é analisar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, os recursos didáticos e as demandas formativas que podem contribuir para uma prática docente inclusiva. A pesquisa é de base qualitativa com caráter exploratório e descritivo. Como procedimentos metodológicos, elegemos o levantamento bibliográfico, observação do campo de investigação e entrevistas semiestruturadas aplicadas com os oito participantes da pesquisa. A análise dos dados obtidos foi realizada sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e as categorias de análise foram: recursos didáticos, prática docente e formação docente. Como resultados apontamos a necessidade de formação para os docentes que ministram aulas práticas em laboratórios; observamos também uma lacuna quanto à formação dos técnicos de laboratório que atuam nas aulas práticas, podendo esta temática ser objeto de futuras pesquisas acadêmicas. Esperamos contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência nos laboratórios de aulas práticas. Como produto do mestrado profissional, formulamos uma proposta de formação para docentes ministram aulas práticas em laboratórios, sob a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem.
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    Dissertação
    A formação docente no ensino superior para aulas práticas inclusivas em laboratórios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Trindade, Paula Batista da; Martins, Lisie Marlene da Silveira Melo; Silva, Luzia Guacira dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-8180-119X; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160; https://orcid.org/0000-0003-3410-891X; http://lattes.cnpq.br/8515147611037605; http://lattes.cnpq.br/4446089254130110; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Massaro, Munique; https://orcid.org/0000-0002-0294-0501; http://lattes.cnpq.br/8011027851554959
    Nas últimas duas décadas houve um aumento significativo no ingresso de estudantes com deficiência no ensino superior, em razão das políticas públicas que garantem o acesso à educação e, em consequência, ao ensino superior. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no ano de 2023 ingressaram 152 estudantes com deficiência através reserva de vagas prevista na Lei 13.409/2016 e a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) atende 710 estudantes, conforme dados de junho de 2023. Dessa forma, os estudantes com deficiência estão distribuídos nos mais diversos cursos e campi desta Universidade. Este estudo surgiu da necessidade de reflexão acerca das necessidades formativas dos docentes que ministram aulas práticas em laboratórios sob a perspectiva dos estudantes (com e sem deficiência), docentes e técnicos de laboratórios. O objetivo geral é analisar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), os recursos didáticos e as demandas formativas que podem contribuir para uma prática docente inclusiva. A pesquisa é de base qualitativa (Bogdan e Biklen,1994) com caráter exploratório e descritivo (Gil, 2008). Como procedimentos metodológicos elegemos o levantamento bibliográfico, observação do campo de investigação e entrevistas semiestruturadas aplicadas com os oito participantes da pesquisa. A análise dos dados obtidos foi realizada sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2009) e as categorias de análise foram: recursos didáticos, prática docente e formação docente. Como resultados apontamos a necessidade de formação docente para os docentes que ministram aulas práticas em laboratórios bem como a necessidade de abordar o enfrentamento à barreira atitudinal nesta formação; Como desafio observamos também uma lacuna quanto à formação dos demais servidores técnicos que atuam com os docentes nas aulas práticas em laboratórios, podendo esta ser objeto de futuras pesquisas acadêmicas. Esperamos contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência nos laboratórios de aulas práticas, principalmente com a possível implementação da formação de docentes que ministram aulas práticas nos mencionados espaços na perspectiva do desenho universal para aprendizagem, objeto do mestrado profissional, no âmbito da UFRN
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