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Navegando por Autor "Trindade, Sérgio Salmon dos Santos"

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    Dissertação
    Atlas de imagens astronômicas para o ensino de física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-14) Trindade, Sérgio Salmon dos Santos; Leão, João Rodrigo Souza; http://lattes.cnpq.br/1503222549970852; http://lattes.cnpq.br/0499326490723527; Lima, Alexsandro Pereira; https://orcid.org/0009-0004-5470-7703; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; Câmara Neto, Calistrato Soares da; https://orcid.org/0009-0009-5277-4394; http://lattes.cnpq.br/7506152108868698
    A educação no Brasil passa por um processo de transformação. No ensino de Física, os alunos demonstram-se desinteressados nos tipos de aulas tradicionais, com isso, os professores encontram dificuldade de engajar os alunos e de alcançar uma aprendizagem que seja significativa para eles. Sendo assim, este trabalho aborda a eficiência que as imagens astronômicas dos telescópios espaciais podem promover para superar esses desafios, estimulando o aprendizado e a curiosidade dos estudantes. O uso de imagens astronômicas, organizadas em uma estrutura pedagógica “Atlas de Imagens Astronômicas”, pode estimular o interesse dos alunos e com isso facilitar a compreensão dos conceitos de Física. O objetivo principal é investigar a eficiência do Atlas de Imagens Astronômicas como ferramenta didática, conectando fenômenos astronômicos a conteúdos de Física no Ensino Médio. Para isso, alinhamos o Atlas com às competências e habilidades da BNCC na área de Ciências da Natureza, a fim de promover a análise de fenômenos do Cosmos, o uso de modelos científicos e a resolução de problemas que envolvem os conteúdos. Além disso, ao integrar Astronomia e Física, o material pode estimular habilidades investigativas e interdisciplinares previstas no currículo nacional. A estrutura do Atlas foi desenvolvida à luz dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Marta Pernambuco (2002). Cada capítulo inicia com uma problematização (1º momento), sistematiza os conceitos físicos relacionados com a imagem astronômica (2º momento) e propõe atividades práticas que aplicam o conhecimento adquirido em contextos reais (3º momento). Os resultados da pesquisa indicaram que a utilização do Atlas promoveu um aumento significativo no interesse e engajamento dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos complexos. A maioria dos alunos e professores relataram que as imagens astronômicas ajudaram a contextualizar os conteúdos de Física, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Conclui-se que o Atlas pode ser uma ferramenta inovadora para o ensino de Física, proporcionando uma abordagem problematizadora, contextualizada e alinhada ao currículo escolar.
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