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Navegando por Autor "Vale, Lucas Medeiros de Araújo"

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    Crimes no sertão do Seridó/RN: dois processos contra ciganos (1880-1937)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-17) Araújo, Joalison Toscano de; Andrade Júnior, Lourival; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Vale, Lucas Medeiros de Araújo
    Este trabalho busca compreender quais foram as representações construídas acerca dos ciganos que passaram e/ou residiram no Sertão do Seridó, especificamente na cidade de Caicó, interior do Estado do Rio Grande do Norte. Diante disso, o recorte temporal do presente estudo pauta-se nos anos atribuídos às fontes históricas, leiam-se processos judiciais: o ano de 1880 e, por conseguinte o ano de 1937. A problemática desta pesquisa se dá com base na chamada Nova História Cultural e a metodologia deste estudo está alicerçada na análise do discurso, ou seja, nas “falas” tanto dos ciganos quanto dos oficiais de justiça (chefes de polícia, advogados, juízes), no intuito de compreender os estereótipos vinculados aos ciganos desde milênios. Diante disso, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e descritiva com abordagem qualitativa cuja análise foi pautada nas "falas" de ambos os sujeitos citados anteriormente, mediante um estudo de caso sobre dois processos criminais que citam os ciganos como autores dos crimes. Apresenta ainda um olhar relacionado aos ciganos Calon, um grupo dentre tantos outros grupos ciganos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
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    TCC
    RPG e o aprender na fantasia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Leda, Vladimir Dantas; Martins, Cibelle Amorim; Martins, Cibelle Amorim; Vale, Lucas Medeiros de Araújo; Siqueira, Luíza Carla Carvalho
    O presente trabalho visa fazer uma análise sobre a experiência realizada em duas escolas, uma da rede municipal e uma da rede estadual, Escola Professora Maria Dalva Gomes Bezerra e a escola estadual Aldo Fernandes de Melo, ambas situadas na Zona Norte de Natal, Rio Grande do Norte, que teve a figura do professor Raphael Lima, que é professor de ensino religioso e formado em história, como organizador de diversas atividades de Role Playing Game (RPG) ou jogo de interpretação de papéis, em sala de aula. Foram reunidos alunos de diversas turmas do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 2016 a 2018. Utilizando a contribuição teórica de vários autores que estimulam o debate sobre metodologias de ensino inovadoras para a educação no Brasil, procurei compreender a forma e o alcance sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos do ensino público, que através de um novo elemento educacional possam ter um recurso valioso que ajude a melhorar o sistema de ensino, superando a realidade do ensino do “quadro e giz”, presente no dia a dia dos alunos. No aprofundamento da pesquisa buscou-se identificar em que áreas do conhecimento o RPG pôde ser utilizado eficientemente, quais as dificuldades em se utilizar esse recurso pedagógico e porque ele é pouco utilizado e conhecido em sala de aula. Também houve a procura de como foi criado o RPG e sua evolução ao longo dos anos. O documentário em vídeo busca identificar aspectos chave que foram utilizados nas ações do professor Raphael Lima e de como ele desenvolveu essas atividades utilizando o RPG de mesa para que seja conhecido pela comunidade acadêmica e possa ser mais um elemento pedagógico na elaboração de aulas e atividades por outros professores em suas práticas educativas, abrangendo as necessidades presentes para o desenvolvimento dos alunos e suas especificidades. Por sua vez, esse documentário é um sonho antigo, pois como jogador de RPG na minha adolescência, mesmo sem ter tido contato algum com o mesmo durante a fase escolar, me coloquei a questionar como o RPG de mesa nunca tinha sido uma opção, nem tão pouco apresentado a nós alunos por nossos professores.
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    Dissertação
    A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Vale, Lucas Medeiros de Araújo; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; http://lattes.cnpq.br/8698223241960222; Bittencourt, Ana Beatriz Bahia Spinola; Goldfarb, Maria Patrícia Lopes
    O porrajmos – como os ciganos do grupo rom nomeiam genocídio cigano promovido pelos nazistas no século XX – foi a consequência de um longo processo de anticiganismo na Europa, e apesar de ser um evento significativo na história dos povos ciganos, é, ainda hoje, um conteúdo de aprendizagem pouco ensinado no Ensino Básico, tendo em vista a ausência de políticas publicas afirmativas e materiais didáticos sobre a temática. Diante desta situação-problema, esta pesquisa teve como tema central o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino do porrajmos. Delimitamos a pesquisa ao desenvolvimento do jogo de Role Playing Game – RPG, intitulado "A última canção de Birkenau", que visa contribuir com o domínio de uma habilidade do componente curricular História, descrito na Base Nacional Comum Curricular para o 9º ano do Ensino Fundamental, que dialoga diretamente com a temática. O fluxo metodológico desta pesquisa foi elaborado tomando como referência o paradigma projetivo e epistemológico do Design, por meio da abordagem Design Science Research, em forma de pesquisa aplicada, e teve como resultado a produção de: 1) um livro-jogo do jogador; 2) um livro-jogo do professor; 3) seis cartas de personagens; e 4) um site do jogo. Ao desenvolver um jogo educacional que aborda as histórias e culturas ciganas, e que se relaciona diretamente com uma habilidade descrita na BNCC, além de promover uma maior visibilidade aos ciganos, busca-se possibilitar a demais professores o acesso a um objeto de aprendizagem com potencial lúdico, transformador, colaborativo, interativo e (cri)ativo.
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