Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Valença, Cecília Nogueira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 47
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Acidente de trânsito: análise dos casos de Traumatismo Cranioencefálico ocorridos no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-04) Santos, Jokasta Nicoly de Araújo; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Marinho , Cristiane da Silva Ramos; Valença, Cecília Nogueira; Morais Filho, Luiz Alves
    OBJETIVOS: caracterizar os pacientes vítimas de acidente de trânsito internados em um Hospital geral da cidade do Natal e o acidente de trânsito sofrido por eles. MÉTODOS: trata-se de uma pesquisa exploratória, transversal, com abordagem quantitativa, de caráter descritivo, realizada com 90 vítimas de acidente de trânsito que tiveram Traumatismo Cranioencefálico, de julho a novembro de 2015. RESULTADOS: Foram encontrados 90% das vítimas estudadas pertenciam ao sexo masculino, 28,9% na faixa etária de 20-29 anos, 43,3% dos acidente foram no domingo, o veículo mais envolvido foi moto (83,3%), entre as vítimas 74,4% eram condutores de moto, 26,7% fazia uso de capacete e 65,6% havia feito uso de bebida alcoólica. A queda de moto representou 50% dos acidentes. Destacou-se o Traumatismo Cranioencefálico leve. CONCLUSÃO: os resultados da pesquisa são fontes de informação para a vigilância em saúde, pois contribuem para criação de políticas públicas, ações educativas e fiscalização para diminuir a incidência de sinistros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Análise dos marcos teóricos e estruturais do currículo de graduação em enfermagem no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-26) Valença, Cecília Nogueira; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Fonseca, Ailton Siqueira de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/4878147595860938; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760209A3&dataRevisao=null; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    Esta pesquisa teve como questão norteadora: Quais os marcos teóricos e estruturais do currículo de graduação em enfermagem das universidades públicas no estado do Rio Grande do Norte? Assim, foram objetivos deste estudo: Analisar os marcos teóricos e estruturais do currículo de graduação em enfermagem das universidades públicas no estado do Rio Grande do Norte; Identificar os marcos teóricos e os modelos de formação que orientam os marcos estruturais dos currículos dos cursos de enfermagem das universidades públicas estudadas; Analisar as concepções de formação dos currículos a partir das vozes dos coordenadores de cursos. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico, comportando as discussões da pesquisa documental e empírica. Participaram dez docentes que atuam como coordenadores dos cursos de graduação em enfermagem ou orientadores acadêmicos, na UFRN Campus Central em Natal e Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa), em Santa Cruz e na UERN Campi Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. As informações coletadas por entrevista foram analisadas através da sociologia cartográfica ou cartografia simbólica de Boaventura de Sousa Santos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UERN, mediante o CAAE: 03610912.7.0000.5294. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados e discussão foram apresentados em quatro artigos científicos. O primeiro artigo, intitulado A análise de projetos pedagógicos em enfermagem à luz da cartografia simbólica, apresenta a utilização do método cartográfico nas pesquisas e no estudo dos currículos de enfermagem. No artigo Análise dos marcos teórico-filosófico, estrutural e referencial nos currículos de enfermagem, esses marcos são conceituados nos currículos da UERN e da UFRN. Os principais desafios enfrentados na realização do estágio curricular supervisionado em enfermagem estabelecem uma reflexão sobre as dificuldades que os supervisores de estágio apresentam, principalmente, no tocante à relação ensino/serviço e à articulação teoria/prática. No último artigo são discutidas as Mudanças na formação em enfermagem a partir do perfil do egresso, que ganharam um impulso a partir das reformulações curriculares propostas pelas diretrizes curriculares nacionais. O estudo concluiu, pela análise dos marcos teóricos e estruturais dos currículos dos cursos de enfermagem das universidades públicas do Rio Grande do Norte, que existe uma intenção explícita em formar enfermeiros voltados para o sistema único de saúde e uma busca em elaborar inovadores projetos pedagógicos de curso conforme as diretrizes curriculares nacionais para a área de enfermagem. A tese defendida nesta investigação foi que os currículos das instituições públicas de ensino superior de enfermagem no estado do Rio Grande do Norte avançaram de uma formação centrada no modelo biologicista, de orientação flexneriana, para o ensino capaz de articular a saúde com as questões sociais, políticas e culturais
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A aromaterpia no combate a agentes infecciosos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Medeiros, Yasmin Elvira; Valença, Cecília Nogueira; Silva, Ilisdayne Thallita Soares; https://orcid.org/ 0000-0003-2421-8090; http://lattes.cnpq.br/4451671557287633; http://orcid.org/0000-0003-3998-3983; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; https://orcid.org/ 0000-0003-1104-3324; http://lattes.cnpq.br/7320443850892416; Tavora, Rafaela Carolini de Oliveira; https://orcid.org/ 0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; Oliveira, Julyenne Dayse Gomes; https://orcid.org/ 0000-0003-2856-3270
    Objetivo: reunir dados acerca dos óleos essenciais com ação antimicrobiana em infecções bacterianas de pele. Método: revisão integrativa do tipo qualitativa que incluiu artigos indexados nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed) e Scopus (Elsevier), publicados entre os anos de 2016 a 2021, nas línguas portuguesa e inglesa. O período de coleta ocorreu entre os meses de outubro a dezembro de 2021. Resultados: incluíram-se 6 artigos, com óleos e bactérias variadas, que foram realizados em países distintos, com publicação em revistas nacionais e internacionais. Apesar das variadas abordagens e metodologias, em todos os estudos foi demonstrado algum tipo de efetividade da ação antibacteriana relacionada a infecções bacterianas de pele. Conclusão: A efetividade da ação antibacteriana é percebida nos resultados obtidos, no entanto, a escassez de trabalhos e a falta de consonância entre eles dificulta a análise de dados. Diante de todas as dificuldades encontradas perante a resistência bacteriana aos antibióticos os óleos essenciais são possíveis alternativas para combate de infecções de pele.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Assistência ao pré-natal no Rio Grande do Norte: acesso e qualidade do cuidado no âmbito da atenção básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-05) Almeida, Cinthia Palloma Farias de; Silva, José Adailton; Azevedo, Ádilla Conceição Brito de; Valença, Cecília Nogueira; Santos, Ana Maria Gomes dos
    Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever a adequação da assistência pré-natal no Rio Grande do Norte, a partir dos resultados do módulo III - Entrevista com o usuário na Unidade Básica de Saúde, do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, analítico, com abordagem quantitativa, no qual a amostra foi composta por 189 mulheres no 1º Ciclo e 304 mulheres no 2º Ciclo. Resultados: Os resultados obtidos foram satisfatórios para maioria das variáveis avaliadas, consideradas como essenciais pelo Ministério da Saúde quanto ao acompanhamento do pré-natal, demonstrando também, efetividade dos programas do SUS. Conclusão: Espera-se que este estudo possa incentivar estratégias no âmbito da Atenção Básica, para valorizar e ampliar os princípios do SUS, sempre trabalhando o usuário em sua completude.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Associação entre infecção por toxoplasma gondii e transtornos mentais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Oliveira, Andreia Luiza de; Aloise, Débora de Almeida; Medeiros, Luciana Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8836670351638806; http://lattes.cnpq.br/2325320450062404; 0000-0001-8787-0444; http://lattes.cnpq.br/7329581475279753; Valença, Cecília Nogueira; https://orcid.org/0000-0003-3998-3983; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Duarte, Franciely Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-7682-5063; http://lattes.cnpq.br/0027417549622247
    Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular obrigatório responsável por uma doença zoonótica de prevalência global e alta taxa de prevalência sorológica na população humana. Este parasito pode infectar qualquer tecido corporal, notavelmente incluindo o Sistema Nervoso Central (SNC), onde sua presença interfere na expressão de neurotransmissores, provocando neuroinflamação. Tais mudanças podem levar a alterações comportamentais e transtornos mentais. Considerando a necessidade de entender a toxoplasmose a partir de aspectos menos explorados na saúde pública, este estudo tem como objetivo principal, investigar a associação entre transtornos mentais e a infecção por T. gondii em uma população no município de Tangará, Rio Grande do Norte. A amostra foi selecionada de forma aleatória e proporcional, onde voluntários foram informados sobre os objetivos da pesquisa e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com aplicação de questionários e instrumentos psicométricos, como o SRQ-20 e os Inventários de Beck. A sorologia para T. gondii foi realizada por meio de coleta de sangue, para posterior análise por ensaio imunoenzimático (ELISA). Os dados foram analisados por meio do software STATA e Statistical Package for Social Science (SPSS), utilizando o teste quiquadrado de Pearson. O estudo seguiu os preceitos éticos da Resolução 510/2016, com aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa. A prevalência geral de infecção por T. gondii na população do município de Tangará/RN foi de 70%. As áreas de estudo (p = 0,373), o sexo (p = 0,249), faixa etária (p = 0,096), grau de escolaridade (p=0,138), renda familiar (p=0,201) e profissão (0,299) não apresentaram relação estatística com a infecção por Toxoplasma gondii. A presença de gatos no domicílio apresentou associação significativa (p = 0,009), indicando que a convivência com gato pode estar relacionada ao risco de adquirir a toxoplasmose. Não houve associação significativa entre transtornos mentais e soropositividade para a infecção (p>0,05). No entanto, o estudo identificou que variáveis como faixa etária (p=0,030) e renda (p=0,029) apresentaram associação estatisticamente significativa com níveis graves de desesperança, e gênero dos voluntários mostrou associação com ansiedade (p=0,017) e sofrimento mental (p=0,031). A concepção de que parasitas podem estar relacionados a transtornos mentais nos seres humanos ainda é pouco discutida na comunidade científica, no entanto é necessário considerar outros aspectos envolvidos na saúde mental, enfatizando a relevância de uma atenção holística do indivíduo no planejamento de intervenções em saúde mental.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Atendimento da enfermagem na consulta de saúde da mulher na atenção básica a saúde: revisão integrativa da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-26) Rodrigues, Luiz Sérgio dos Santos; Valença, Cecília Nogueira; https://orcid.org/0000-0003-3998-3983; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; 0000-0002-0688-8229; http://lattes.cnpq.br/4330580642499562; Lima, Jaqueline Araújo Paula; http://lattes.cnpq.br/7454689541113873; Santos, Flávia Arichelle Cavalcante dos; http://lattes.cnpq.br/0777338531393229
    Revisão da literatura científica acerca de como está sendo a consulta de enfermagem na Atenção Primaria a Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa realizada no último trimestre do ano de 2022, nas bases de dados Scielo, Lilacs, Medline e Bdenf via BVS. Com o objetivo de avaliar como é realizada a consulta de enfermagem à saúde da mulher na Atenção Primaria à Saúde, através das questões norteadoras, qual a percepção da mulher sobre a qualidade de atendimento ofertada pelos profissionais de enfermagem? Como é realizada a assistência de enfermagem à saúde da mulher na atenção básica? Através de uma revisão da literatura científica dos últimos 5 anos, o quais foram incluídos artigos de pesquisas originais que atendiam o objetivo da pesquisa. Foram excluídos literatura cinzenta, artigos de opinião e artigos que não estivessem dentro da temática ou fora do recorte temporal. Foram analisados 15 estudos que caracterizam a qualidade da consulta às mulheres no âmbito da enfermagem. O estudo revela a necessidade de um atendimento de enfermagem mais comprometido com as demandas emocionais, culturais, econômicas e sociais das usuárias, com maior grau de empatia e amabilidade fazendo do acolhimento um processo mais humanizado e uma escuta melhor qualificada.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Atuação Docente nos Cursos de Enfermagem das Universidades Públicas do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-09) Souza, Hirohito Iuri Pinto; Valença, Cecília Nogueira; Valença, Cecília Nogueira; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Bezerra, Héllyda de Souza
    Este estudo tem como objetivo analisar a avaliação do currículo e do corpo docente no curso de enfermagem das universidades públicas no Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo. Os resultados mostram que os currículos de enfermagem das universidades públicas apontam para formação de um profissional de enfermagem voltado para o sistema único de saúde, formando um enfermeiro crítico e reflexivo. Na avaliação do corpo docente, cada instituição pública possui maneiras distintas de avaliar, por meio de formulários eletrônicos no final de cada semestre ou de formulários impressos e semanas de planejamento que contam com a participação de discentes e docentes. Conclui-se que a avaliação do currículo e do corpo docente torna-se importante na busca de ensino de qualidade na área da enfermagem, que necessita de professores qualificados.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação da qualidade do sono, sonolência diurna e suporte social de estudantes de uma instituição federal de ensino de acordo com a classificação socioeconômica e o sexo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-05) Lima, Juliana Romano de; Souza, Jane Carla de; Valença, Cecília Nogueira; Galina, Sabinne Danielle
    O sono desempenha importante papel no desenvolvimento biológico, cognitivo, emocional e comportamental dos adolescentes, e possui como fatores determinantes para sua qualidade aspectos psicossociais. Dessa forma, buscou-se avaliar a qualidade do sono, a sonolência diurna e o suporte social de acordo com a classificação socioeconômica e sexo em uma amostra saudável de adolescentes. Foram avaliados 185 adolescentes de uma instituição federal de ensino apresentando idade média de 16,2 ± 1,0 anos, sendo 55% do sexo feminino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: Ficha de Identificação e Avaliação Sociodemográfica, contendo questões acerca das características sociodemográficas e de saúde; Índice de Qualidade do Sono de Pittsburg e Escala Pediátrica de Sonolência Diurna que investiga aspectos relacionados à qualidade do sono e sonolência diurna, respectivamente; e Escala de Satisfação com o Suporte Social constituída por questões que avaliam as variáveis satisfação com amigos, intimidade, família e atividades sociais. Nos grupos das diferentes categorias socioeconômicas não foram verificadas diferenças em relação à qualidade do sono e sonolência diurna, no entanto, indivíduos de renda mais baixa se sentiram menos apoiados em relação à categoria atividades sociais/lazer do suporte social. Adicionalmente, meninas apresentaram pior qualidade do sono, maior sonolência diurna e baixo suporte social para atividades sociais. Consideramos necessário à criação e implementação de estratégias educacionais que visem melhorar a higiene do sono dos adolescentes e orientar adequadamente familiares e equipe pedagógica sobre questões inerentes aos problemas de sono e suporte social.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) no Nordeste Brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-28) Queiroz, Ianna Priscilla Dantas de; Valença, Cecília Nogueira; Valença, Cecília Nogueira; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Azevedo, Ádilla Conceição Brito de
    O Ministério da Saúde tem firmado bastante interesse em iniciativa como intuito de manter e/ou melhorar a qualidade da saúde populacional, dentre estas, destaca-se o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo: analisar as mudanças na área de gestão do trabalho das equipes de atenção básica após a implantação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) na perspectiva dos profissionais inseridos na atenção Básica. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado na cidade de Santa Cruz, município polo da implantação do PMAQ da região do Trairi, do estado do Rio Grande do Norte, no período de setembro a novembro de 2016. Sendo utilizadas duas técnicas para coleta de dados: a entrevista semiestruturada, com o secretário de saúde e coordenador de atenção básica do município, e a técnica de grupo focal com os profissionais de nível superior que trabalham nas Unidades Básicas que aderiram ao PMAQ. A partir desta análise emergiram 3 categorias: Implantação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, PMAQ no encorajamento de mudanças no processo de trabalho em saúde, e Avaliação acerca do PMAQ. Mediante exposto, a principal mudança realizada pelo PMAQ no processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica foi a sua organização.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Caracterização dos acidentes de trabalho envolvendo material biológico no Brasil de 2012 a 2022
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-22) Araújo, Astha Oliveira Catônio de; Valença, Cecília Nogueira; https://orcid.org/0000-0003-3998-3983; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; https://orcid.org/0000-0002-1024-3490; http://lattes.cnpq.br/1868944351392564; Lima, Jaqueline Araújo Paula; http://lattes.cnpq.br/7454689541113873; Soares, Andressa Rállia Aquino; https://orcid.org/0000-0002-5675-8721; http://lattes.cnpq.br/8383620935280597
    O objetivo do trabalho foi caracterizar o perfil dos acidentes de trabalho envolvendo material biológico ocorridos no Brasil no período de 2012 a 2022. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo e retrospectivo de abordagem quantitativa, por meio documental indireto de casos referentes aos agravos de acidentes de trabalho envolvendo material biológico no Brasil entre 2012 e 2022, notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Os dados coletados foram tabulados no TABWIN, realizado o tratamento estatístico descritivo, apresentados através de gráficos e tabelas e discutidos com outros autores da literatura. Evidenciou-se nos resultados a maior notificação dos agravos na região Sudeste, com trabalhadores de nível técnico e ensino superior completo, principalmente com profissionais da saúde, especificamente da enfermagem e com predominância de acidentes causados em procedimentos cirúrgicos, descarte inadequado de material e administração de medicações endovenosas. Bem como, o inadequado preenchimento das notificações, identificado por variáveis com grande número de informações ignoradas ou deixadas em branco, como a evolução dos casos, uso de equipamentos de proteção, situação vacinal, material biológico exposto, tipo de exposição, dentre outros. Conclui-se que tal situação dificulta o processo de elaboração de intervenções para melhorar esse cenário, além de evidenciar a inadequação do sistema brasileiro a respeito da saúde do trabalhador.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Concepções de Enfermeiros acerca da Biossegurança em um Hospital Universitário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Souza, Ana Mayara Gomes; Valença, Cecília Nogueira; Valença, Cecília Nogueira; Cassiano, Alexandra do Nascimento; Reis, Aline Cristine do Rêgo
    Objetivo: conhecer quais as concepções dos enfermeiros acerca das medidas de biossegurança em um hospital universitário. Métodos: trata-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo e exploratório. Participaram 22 enfermeiros que atuam no hospital universitário. Da análise de conteúdo temática emergiu a categoria: biossegurança e sua importância no ambiente hospitalar. Resultados: entender a definição e a importância da biossegurança é essencial, pois permite que os enfermeiros adotem medidas eficazes no que concerne a minimização dos riscos. Assim, ao serem entrevistados os mesmo apresentaram-se reflexivos, mas, foi possível identificar domínio da temática de forma atender o objetivo da pesquisa. Conclusão: O estudo fez perceber alguns conceitos de biossegurança, elencar alguns benefícios relacionados ao tema e gerou uma reflexão acerca da biossegurança e esse momento pode fazer com que este profissional repense sobre suas práticas e as corrija.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    Controle das doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária à saúde: descobertas e experiências
    (SEDIS-UFRN, 2020-12-01) Valença, Cecília Nogueira; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Eva Emanuela Lopes Cavalcante, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; Medeiros, Marília Rute de Souto; Moura, Talita Helena Monteiro de
    Este livro faz parte de uma coletânea de livros vinculados ao curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por educação a distância
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-14) Valença, Cecília Nogueira; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376
    Uma das tentativas do ministério da saúde de contribuir para tornar a saúde coletiva mais atraente para o estudante da área de saúde/enfermagem se trata do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS). Portanto, estudar a visão de discentes sobre o ensino de enfermagem a partir de suas vivências no VER-SUS constitui o objeto desta investigação. Seu objetivo é analisar as visões e vivências de estudantes de enfermagem sobre a contribuição do VER-SUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo do tipo descritivo/exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 18 estudantes da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), egressos do VER-SUS, no período de 2006/2009. Para a coleta de informações, foram utilizadas as técnicas de grupo focal orientado por um roteiro de questões, e entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas. As informações coletadas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN pelo parecer nº. 223/2010 e CAAE nº. 0105.0.051.000-10. A vivência e o estágio do VER-SUS contribuíram de forma significativa para a formação em saúde, pois ajudaram a perceber o papel da universidade e da formação em saúde/enfermagem em meio ao modelo hegemônico de formação. Nas visões e vivências dos estudantes de enfermagem participantes do projeto sobre o SUS foi de suma importância a utilização de metodologias ativas para o processo ensino/aprendizagem e os facilitadores atuaram como condutores da aproximação com o SUS. O estudo concluiu que o VER-SUS contribuiu para a formação em saúde/enfermagem, aproximando os estudantes da realidade da comunidade
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Cuidado de enfermagem ao potencial doador de órgãos em morte encefálica: uma reflexão sobre a prática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-30) Santos, Maria das Graças Peregrino de Sousa; Enders, Bertha Cruz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781295D6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/3811893790152665; Lira, Ana Luisa Brandao de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Coura, Alexsandro Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5597558131874152; Valença, Cecília Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705
    problemas de eficácia do cuidado necessário para a manutenção dos órgãos dos potenciais doadores em morte encefálica, que contribuem para a não efetivação dos transplantes com órgãos e tecidos desses pacientes. Pressupõe-se que os problemas estariam relacionados às percepções e compreensões que os profissionais das unidades de internação possuem acerca dos cuidados exigidos mediante o diagnóstico de morte encefálica. O objetivo deste estudo foi compreender o significado do cuidado de enfermagem ao potencial doador de órgãos em morte encefálica para a equipe de enfermagem. Estudo descritivo de abordagem qualitativa norteada pela teoria Ciência Ação e a metodologia da investigação crítica-reflexiva realizado com cinco enfermeiros e 19 técnicos de enfermagem do Centro de Reabilitação Operatório de um hospital público de Natal/RN, Brasil, no período de março a maio de 2013. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada com reflexão individual sobre os cuidados e por meio de entrevista de grupo, após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, CAAE Nº: 04255612.7.0000.5537. A análise foi realizada de forma temática conforme Bardin. Durante a reunião de grupo os participantes foram conduzidos em uma discussão sobre a necessidade de mudanças e como proceder para realizá-las. Os resultados indicam que as ações dos profissionais são condizentes com as requeridas para manutenção do potencial doador de órgãos, ainda que os recursos materiais e humanos não sejam adequados. Essa situação conduz os profissionais a elaborar um significado do cuidado como de um labor a mais, exigindo mais do que eles podem dar. Expressam crenças e sentimentos que dizem respeito à esperança de que seu cuidar traz um bem maior, o de salvar vidas. A reflexão para uma possível mudança de ação foi difícil de realizar devido aos profissionais não conseguirem se auto avaliarem, o que os levam a direcionar suas sugestões de mudanças para os outros membros da equipe. Conclui-se que o cuidado realizado com estes pacientes é um cuidado difícil, evidenciado pelo sofrimento tanto pela situação de morte do ser cuidado e a dor de seus familiares, quanto pelas condições de trabalho desumanizantes, contribuindo para que eles mesmos se distanciem dos pacientes para não sofrerem tanto. Os conhecimentos imbuídos no seu agir, são de tipo científico, ético, estético e pessoal, com predominância do científico, seguido do pessoal. O estudo se mostrou relevante para a prática da enfermagem na manutenção ao potencial doador, na medida em que permitiu a identificação dos conhecimentos utilizados pela enfermagem em sua prática assistencial e a compreensão do significado dos profissionais sobre o cuidado realizado, como uma ação boa que traz satisfação quando o transplante é efetivado. Sugerem-se outras experiências com a metodologia da investigação critico reflexiva e da prática reflexiva, tanto na pesquisa como no ensino de enfermagem
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Desafios da atenção primária à saúde frente à pandemia de covid-19
    (SEDIS-UFRN, 2025-01-23) Silva, José Adailton da; Melo, Ricardo Henrique Vieira de; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Pereira, Laianny Krízia Maia; Barros, Rosires Magali Bezerra de; Valença, Cecília Nogueira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
    Esta obra pertence a um conjunto de livros vinculados ao curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por educação a distância. Neste curso, os profissionais planejam e desenvolvem uma microintervenção no seu território de atuação, conforme os módulos educacionais que foram estudados. Os módulos do PEPSUS indutores das intervenções foram: Observação na Unidade de Saúde; Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada; Planejamento Reprodutivo, Pré-Natal e Puerpério; Atenção à saúde da criança: Crescimento e Desenvolvimento e Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil, os alunos, denominados de “especializandos”, motivaram-se a desenvolver as suas propostas interventivas voltadas para o desafio de enfrentar a covid-19 nos seus territórios adscritos, ampliando as temáticas para além dos módulos do Curso de Especialização do PEPSUS. Portanto, este volume contém uma compilação de relatos sobre os desafios da Atenção Primária à Saúde frente à pandemia de covid-19, oriundos das microintervenções realizadas por profissionais médicos vinculados à Estratégia Saúde da Família (ESF) da segunda turma do PEPSUS, com apoio de seus facilitadores pedagógicos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desafios da implantação do PMAQ no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-28) Azevedo, Brena da Silva Bulhões de Medeiros; Valença, Cecília Nogueira; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Silva, José Adailton da
    Criado em 2011, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade é fruto de um importante processo de negociação e pactuação por parte das três esperas de gestão do SUS, objetivando garantir um padrão de qualidade a nível nacional. O estudo busca identificar as mudanças produzidas no processo de trabalho dos profissionais de saúde da atenção básica com a implantação desse programa. A análise descritiva de caráter qualitativo, emergiu com duas categorias e mostrou que o programa impulsionou mudanças no cenário da qualidade do acesso a rede básica assim como para a gestão e o processo de trabalho dos atores envolvidos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O ensino de enfermagem gerontológica na formação do enfermeiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-31) Lima, Heloisa Cristina Ferreira de; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; ; http://lattes.cnpq.br/7133434569332528; Valença, Cecília Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/4120682351858267; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; Fontes, Wilma Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/0984148113725984
    No atual momento das mudanças demográficas populacionais no mundo, observa-se que o setor saúde necessita de uma reestruturação de suas práticas no atendimento à pessoa idosa, de maneira a possibilitar um cuidado integral e humanizado. Nesse sentido, identifica-se a necessidade de profissionais qualificados para assistirem a pessoa idosa e, para isso, é importante que os currículos de formação do enfermeiro estejam adequados a esta realidade. O estudo tem como objetivo geral, analisar como se desenvolve o ensino do componente enfermagem gerontológica em cursos de graduação de enfermagem. Tratou-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em duas instituições de ensino superior no Município de Natal/RN, sendo uma instituição pública e outra. A população envolvida correspondeu aos coordenadores do curso de graduação em enfermagem e professores que lecionam conteúdos de atenção à saúde do idoso, totalizando sete participantes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário contendo questões relacionadas à caracterização sociodemográfica e profissional e ao ensino da gerontologia nos cursos de graduação em enfermagem. Os resultados foram apresentados de forma descritiva em quadros, e analisados a partir de eixos temáticos oriundos das principais questões nominados em: conhecendo os participantes da pesquisa, conhecendo o ensino do componente enfermagem gerontológica e, conhecendo os projetos pedagógicos. A análise descritiva foi do tipo comparativa, em função dos resultados incluir duas instituições de ensino, com base na Resolução n°. 03, de 7/11/2001, que dispõe sobre as diretrizes mínimas para o curso de enfermagem e nos projetos pedagógicos de ambas as instituições de ensino. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes (cinco) eram do sexo feminino, quase todos possuem pós-graduação embora, nenhum deles declarou qualificação na área do envelhecimento ou saúde do idoso; a organização dos conteúdos do componente na matriz curricular, a carga horária teórico-prática e as estratégias metodológicas de ensino apresentaram-se de forma heterogênea e, algumas vezes divergentes em uma mesma instituição; Sobre a definição do componente enfermagem gerontológica, identificou-se que não está bem definido ao longo do projeto pedagógico das instituições de ensino pesquisadas. Concluiu-se que, no contexto deste estudo, o ensino de enfermagem gerontológica está presente no curso de formação do enfermeiro, mas há necessidades de reavaliação e atualização com vistas a um ensino de maior abrangência e aproximado das práticas em saúde
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Estratégias de melhorias para a qualidade de vida e trabalho dos agentes comunitários de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-29) Medeiros, Thaís Cristina Souza de; Valença, Cecília Nogueira; Valença, Cecília Nogueira; Filho, Luiz Alves Morais; Silva, José Adailton da
    O objetivo do estudo é identificar estratégias de melhorias da qualidade de vida e trabalho aos agentes comunitários de saúde. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com agentes comunitários de saúde, que atuam nas unidades básicas de saúde, da cidade de Currais Novos/ RN. Para coleta de dados, foi utilizada a técnica de entrevista, que foi transcrita e submetida à análise do conteúdo temática. A partir dos resultados, evidenciou-se que as estratégias relacionadas à qualidade de vida e trabalho, referem-se aos aspectos mental e físico, aos recursos básicos para desenvolvimento do trabalho, como insumos, reconhecimento por parte da gestão, bom relacionamento da equipe, comunicação, organização e planejamento no trabalho, entre outras. Conclui-se que há necessidade de identificar e dar sustentação para implementação de melhorias das condições de vida e trabalho dos agentes, produzindo um impacto positivo no profissional e nas ações desempenhadas por esse profissional.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Estratégias utilizadas para auxiliar pacientes que apresentam impotência sexual pós-cirurgia de prostatectomia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Teixeira, Jairan Paulo; Valença, Cecília Nogueira; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; https://lattes.cnpq.br/9564423384044693; Lucena, Silvia Kalyma Paiva; http://lattes.cnpq.br/2095279974807713; Oliveira, Renata Cardoso; http://lattes.cnpq.br/0956324322195962
    Introdução: Este estudo propõe uma análise das estratégias utilizadas para auxiliar os pacientes que apresentam impotência sexual após a cirurgia de prostatectomia, considerando o expressivo número de homens afetados por essa condição, buscando ampliar o campo de investigação ao analisar não somente estratégias farmacológicas, mas também terapias não farmacológicas. Objetivo: Identificar as estratégias empregadas para pacientes que desenvolveram impotência sexual após a prostatectomia. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a qual ocorreu entre novembro de 2022 a dezembro de 2023, a partir das seguintes etapas: identificação do tema, elaboração de pergunta norteadora; determinação dos critérios de inclusão e exclusão. A busca de literatura foi realizada com base em: Descritores em Ciência da Saúde (DECs) e seus equivalentes no Medical Subject Headings (MESH) e Embase subject headings (Emtree), a coleta de dados foi feita nas bases: National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina), Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scopus. Resultados: A amostra final foi de 12 estudos, todos de origem internacional, publicados entre 2009 e 2023, apontando como principais estratégias o uso de inibidores da fosfodiesterase-5, seguida por terapia por ondas de choque e terapia a vácuo. Considerações finais: Destaco a importância deste estudo, pois permitiu não apenas identifica estratégias individualmente, mas também explora combinações farmacológicas e não farmacológicas, além de ser uma fonte de conhecimento para profissionais de saúde e homens que estão receosos de passar pelo procedimento de prostatectomia, prevendo a perda da vida sexual e consequentemente de relacionamentos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Experiências da atenção primária à saúde no planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério
    (SEDIS-UFRN, 2020) Valença, Cecília Nogueira; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Silva, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho
    Este livro faz parte de uma coletânea de livros vinculados ao curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por meio da educação a distância
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM