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Navegando por Autor "Valença, Cecilia Nogueira"

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    Dissertação
    Análise das falas de familiares e usuários do CAPS diante das camadas distais do modelo de Dahlgren e Whitehead sobre determinantes sociais em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Santos, Flávia Arichelle Cavalcante dos; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; http://lattes.cnpq.br/0777338531393229; Valença, Cecilia Nogueira; https://orcid.org/0000-0003-3998-3983; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Lucena, Silvia Kalyma Paiva
    Introdução: O estado de bem-estar mental perpassa por fatores intrínsecos e extrínsecos do ser humano, incluindo fatores biológicos, psicológicos, emocionais, e socioculturais inerentes a cada sociedade. Os Centros de Atenção Psicossocial, funcionam como dispositivo de cuidado especializado aos portadores de transtornos e sofrimentos mentais graves e integram a rede de cuidado extra hospitalar. Objetivo: Analisar as falas de familiares e usuários do Centro de Atenção Psicossocial diante das camadas Condições de vida e de trabalho e Condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais, conforme modelo de Dahlgren e Whitehead. Método: Estudo de caráter transversal, de abordagem descritiva e exploratória de natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial II Chiquita Bacana, localizado no município de Santa Cruz/ Rio Grande do Norte, na região do Trairi. Os critérios de inclusão consideraram todos os usuários a partir de 18 anos que buscaram atendimento no Centro de Atenção Psicossocial durante o período de coleta e estavam acompanhados de uma pessoa que eles identificaram como família. Foram realizadas entrevistas estruturadas divididas em categorias temáticas. Os achados obtidos foram analisados a partir do modelo dos Determinantes Sociais da Saúde de Dahlgren e Whitehead. Resultados: Foram analisadas falas de 12 usuários e 12 familiares, que são apresentadas em categorias temáticas. Usuários e familiares estavam desempregados ou desempenhando atividades informais; os que trabalhavam estavam satisfeitos com suas funções. A principal fonte de renda citada provinha de programas de assistência social e de benefícios previdenciários. A residência em casa própria foi a resposta mais obtida no estudo. Predominam os que moram acompanhados, com média de três a quatro pessoas por casa. Com relação ao fornecimento de água, houve relatos sobre dificuldades de suprimento. Quanto ao saneamento básico, foram mencionadas fossas sépticas e esgotamento, e para a coleta de lixo, citou-se a queima de resíduos e veículos de coleta. Usuários e familiares declararam fazer de três a quatro refeições por dia. Os serviços de saúde mais mencionados foram as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais de referência na região; os serviços públicos mais citados foi o posto de saúde e instituições de ensino. Verifica-se desinteresse em participar das atividades culturais e atividades relacionadas às políticas públicas. Os participantes afirmaram residir em locais com rede de iluminação pública adequada, os relatos sobre pavimentação urbana mencionam ruas sem calçamento e outras pavimentadas; a maior insatisfação dos entrevistados é em relação à segurança pública. Conclusão: A análise das falas coletadas, sugerem que o conjunto das condições de vida e trabalho associada as condições socioeconômicas ,culturais e ambientais desempenham papeis determinantes como fatores de proteção ou de vulnerabilidade em relação a saúde mental da população estudada. Esses efeitos estão diretamente relacionados à qualidade, ao acesso e à eficácia dos serviços e dispositivos ofertados.
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    Dissertação
    Análise do preenchimento da caderneta da gestante de adolescentes e adultas e registro do seguimento das recomendações do Ministério da Saúde
    (2019-07-29) Andrade, Raísa Barbosa de; Câmara, Saionara Maria Aires da; ; ; Valença, Cecilia Nogueira; ; Domingues, Marlos Rodrigues;
    Introdução: A Caderneta da Gestante é um instrumento importante de registro que deve sempre estar em sua posse. Toda assistência à gestante deve estar devidamente registrada na Caderneta, pois esse registro, bem como a qualidade do mesmo, reflete a prática assistencial e serve de parâmetro para nortear as decisões seguintes. Por meio de tal registro é possível também acompanhar o seguimento de diretrizes para a assistência pré-natal e identificar necessidades de políticas que melhorem a qualidade da assistência. Isto é particularmente importante para os casos em que a gravidez está associada a maiores riscos para a gestante a para o bebê, como é o caso da gravidez na adolescência. Objetivo: Comparar o preenchimento da Caderneta da Gestante e o seguimento das recomendações do Ministério da Saúde entre mães adolescentes e adultas que realizaram acompanhamento do pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios da Região do Trairi do estado do Rio Grande do Norte. Metodologia: Trata-se de uma análise transversal de um estudo longitudinal denominado projeto AMOR (Adolescence and Motherhood Research), realizado nos municípios Santa Cruz, Lajes Pintadas, Tangará, Campo Redondo e São Bento do Trairi, que compõem a região do Trairi do estado do Rio Grande do Norte. A amostra foi composta por 76 mulheres, sendo 39 adolescentes (13-18 anos) e 37 adultas (23-28 anos), cujas Cadernetas da Gestante foram avaliadas entre 4 a 6 semanas pós-parto. Todas as participantes foram assistidas na rede do SUS e estavam em sua primeira gestação. A coleta de dados seguiu protocolo padronizado, sendo coletados dados sociodemográficos, realizada a avaliação da Caderneta da Gestante quanto ao preenchimento das categorias que as compõem e quanto ao seguimento das recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde por meio da Rede Cegonha como número mínimo de consultas e de participação em reuniões educativas, realização de ultrassonografia (USG) e exames laboratoriais (ABO e fator Rh, urocultura, citopatológico cérvico-vaginal, HBsAg, toxoplasmose, glicemia, VDRL, hemoglobina/hematócrito e Anti-HIV). As porcentagens de registro dos itens da Caderneta e de preenchimento do seguimento das recomendações entre as adolescentes e adultas foram comparadas por meio do teste qui-quadrado. A comparação das medianas de proporção de preenchimento dos itens entre os grupos foi feita pelo teste MannWhitney. Resultados: Nenhuma das 11 categorias analisadas apresentou preenchimento completo para ambos os grupos. Estes diferiram estatisticamente em relação à “informação sobre USG”, com menor porcentagem de preenchimento entre as adolescentes (p=0,01). Dos 13 itens analisados das recomendações da Rede Cegonha as gestantes adultas apresentaram maior proporção de preenchimento em 11 deles quando comparadas às adolescentes, sendo estatisticamente superiores em relação à realização dos dois exames de glicemia (p=0,004), VDRL (p=0,040) e hemoglobina/hematócrito (p<0,001). Conclusão: Foi observada uma menor proporção de mães adolescentes com registro do seguimento das recomendações do Ministério da Saúde, o que mostra a necessidade de políticas de saúde que visem a melhora da assistência pré-natal para esta população.
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    Dissertação
    Análise dos determinantes sociais da saúde a partir das falas de familiares e usuários do CAPS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-10) Medeiros, Marilia Rute de Souto; Tavora, Rafaela Carolini de Oliveira; ; ; Teixeira, Liane Araújo; ; Valença, Cecilia Nogueira;
    Introdução: Saúde mental é um termo utilizado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional de uma pessoa, e o familiar se torna agente ativo no tratamento e provimento do cuidado da pessoa com transtorno mental. Objetivo: Analisar as camadas dos Determinantes Sociais da Saúde a partir das falas de familiares e usuários do CAPS. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem descritiva, exploratória do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial II Chiquita Bacana, situada na cidade de Santa Cruz- RN, localizada na região do Trairi. Foram incluídos no estudo todos os indivíduos que compareceram ao CAPS para atendimento no período da coleta, acompanhados de uma pessoa que ele considerasse como família. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, aplicada ao mesmo tempo com os dois indivíduos, com as questões direcionadas à família e aos DSS. Os achados que surgiram a partir das falas dos participantes durante as entrevistas, foram analisadas e discutidas a luz do modelo de Determinantes Sociais da Saúde proposto por Dahlgren e Whitehead (CNDSS, 2008), além de outras literaturas apropriadas no âmbito da saúde coletiva. Resultados e discussão: Os usuários participantes deste estudo tinham entre 18 e 58 anos, sendo três mulheres e nove homens. Dentre eles seis eram solteiros, três estavam em uma união estável, um era viúvo, um casado e outro divorciado. Osfamiliares participantes da pesquisa tinham entre 18 e 59 anos, um, era do sexo masculino. Em relação ao estado civil deste sujeitos houve predomínio dos casados e união estável e que não havia finalizado o ensino fundamental. Já em relação à religião, a maioria era católica. A prática de exercício físico, acesso aos meios de comunicação e uma rede social abrangente funcionam como fonte de apoio, estímulo às diversas relações sociais e atuam como fator de proteção dos sujeitos entrevistados. Entretanto, o observado neste trabalho é uma deficiência dos usuários em realizá-los, que contribui para o distanciamento da comunidade.O CAPS foi citado como espaço que permite a realização destas atividades. Outros espaços sociais também foram destacados pelos entrevistados como fonte de apoio e estímulo às diversas relações, as quais são permeadas por vínculos fortes, no qual o cuidado é transferido também para os atores envolvidos. Contudo, na pesquisa, muitos relataram preferir ficar em casa, sendo um fator predisposto para o isolamento e exclusão. A família foi considerada um importante suporte social e afetivo, tendo papel relevante no acompanhamento do sujeito em sofrimento psíquico, atuando como principal fonte de auxílio material, assistência direta às necessidades básicas, e importante para o cuidado em saúde mental. Considerações finais: São necessárias ações práticas que possam diminuir as lacunas existentes, entre os usuários e familiares, que causam distanciamento entre os serviços de atenção à saúde, conforme o preconizado pela Reforma Psiquiátrica, com vista a pensar nos avanços no âmbito da Saúde Coletiva com a integralidade do indivíduo, sua liberdade e autonomia.
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    Dissertação
    Análise institucional das práticas do enfermeiro na prevenção de lesão por pressão
    (2019-02-22) Sousa Júnior, Belarmino Santos de; Valença, Cecilia Nogueira; ; ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; Ceña, Domingo Palacios;
    As lesões por pressão são fortes indicadores da qualidade da assistência à saúde prestada pelo enfermeiro. A análise institucional permite acesso às contradições e às possibilidades de transformações de práticas. Este estudo teve a seguinte questão norteadora: Quais as práticas do enfermeiro relacionadas à prevenção de lesão por pressão em um Hospital Universitário do município de Natal/RN? O estudo teve por objetivo analisar as práticas do enfermeiro relacionadas à prevenção de lesão por pressão em um Hospital Universitário do município de Natal/RN. Trata-se de um estudo quantitativo e transversal. Participaram 48 enfermeiros lotados na Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico do hospital universitário. A coleta de dados foi realizada através de questionário após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Os dados obtidos foram digitados em banco de dados do programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0, para tratamento dos resultados com análise estatística inferencial. Como resultados, os enfermeiros foram questionados acerca de sua prática na prevenção e no tratamento de lesões por pressão no setor onde trabalham. Os erros e acertos nas questões sobre prevenção de lesão por pressão representou um quantitativo maior que 50% dos erros às questões. Também foram analisadas questões sobre a aplicabilidade das medidas preventivas, cujas respostas evidenciaram pouca aplicabilidade na prática clínica. A prática do enfermeiro nos cuidados de pele objetivando prevenir lesão por pressão é relevante para avaliação da exposição de riscos e danos relativos ao adequado atendimento de saúde na unidade hospitalar. A pesquisa concluiu que práticas assistenciais na prevenção de lesão por pressão pelo enfermeiro ajudam a desenvolver uma cultura de segurança, com melhorias na qualidade assistencial nos serviços de saúde e enfermagem. Assim, as estratégias de capacitação permanente dos enfermeiros em segurança do paciente com abordagens prevenção de lesão por pressão representam uma ferramenta da gestão para minimizar ou mitigar a ocorrências dessas lesões.
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    Dissertação
    Análise temporal da mortalidade materna no estado do Rio Grande do Norte no período de 2000 a 2019
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-27) Ferreira, Dayana Kelly Soares; Medeiros, Soraya Maria de; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; http://lattes.cnpq.br/8352705482674607; Valença, Cecilia Nogueira; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Meira, Karina Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2185382192736832; Oliveira, Maria Francinete de; http://lattes.cnpq.br/3956088377870069; Oliveira, Annelissa Andrade Virgínio de; http://lattes.cnpq.br/8707755105274574
    Introdução: a gestação é uma fase repleta de mudanças e que envolve não só a mulher, mas todo meio ao seu redor. Quando pensamos na morte materna, devemos refletir sobre as consequências que envolvem esse fato que abala toda uma família. Objetivo: analisar a evolução temporal da mortalidade materna entre faixas etárias e sua correlação com variáveis de pré-natal e parto, no Rio Grande do Norte de 2000 a 2019. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico, de série temporal, baseado em dados secundários, com os registros de óbitos maternos e nascidos vivos notificados, obtidos no Sistema de Informações de Nascidos Vivos e Sistema de Informação sobre Mortalidade. Foi realizada a análise de tendência temporal por meio da regressão linear generalizada e método de Prais-Winsten. Analisou-se a relação entre a mortalidade materna e as variáveis independentes por meio do coeficiente de correlação de Spearman, dos testes de Qui-quadrado, Fisher, Wilcoxon, Kruskal Wallis e Dunn de acordo com as características das variáveis independentes em análise. Nas análises considerou-se variáveis demográficas, as causas obstétricas e as regiões de saúde, pela faixa etária materna. O nível de significância foi de 5%. Os dados foram tabulados no Microsoft Office Excel (versão 365) e analisados no software R (versão 3.5.3.). O projeto dispensou o Comitê de Ética e Pesquisa por tratar dados secundários de domínio público. Resultados: no período de 2000-2019, evidenciou-se 495 casos de óbitos maternos no estado, com predominância de mulheres de 25 a 29 anos; autodeclaradas pardas; solteiras; instrução ignorada; tipo de causa de óbito direta, sendo os distúrbios hipertensivos a principal causa direta, seguido pelas hemorragias. A região Metropolitana obteve o maior número de óbitos como região de residência e de ocorrência. A Razão de Mortalidade Materna variou de 24,93 para 75,72/100.000 nascidos vivos. Na análise da Razão Corrigida, houve variação de 39,27 para 118,09/100.000. Houve evidência de associação entre o estado civil e causas obstétricas indiretas com a faixa etária; que existe diferença entre as medianas de escolaridade das faixas 10-19 e 30-34 anos com RMME; e entre a mediana de escolaridade ≥ 8 anos comparados as demais classificações. Como também, entre do tipo causa obstétrica para as faixas de 20-24; 25-29 e 30 a 34 anos com a RMME. No período estudado, a RMME corrigida mostrou tendência crescente, na faixa 10-19 e 25-29 anos, com resultado significante e aumento anual estimada em 7,96% e 36,72%. A RMMC indicou tendência ascendente, na faixa 10-19 anos com resultado significante e aumento anual estimada em 3,62%. A correlação entre RMME, segundo variáveis do pré-natal e o tipo do parto apontaram relação inversa, estatisticamente significante, entre o número de consultas pré-natal e a RMME de mães adolescentes, ou seja, nas consultas 1 a 3 (r= -0,50 e p=0,024) e 4 a 6 (r= 0,49 e p= 0,028). Essa mesma relação inversa e significativa foi verificada para a variável tipo de parto vaginal com faixa de idade 10-19 anos (r= -0,50 e p= 0,025) e 25-29 anos (r= -0,63 e p= 0,003). Foi identificado correlação entre a cobertura pré-natal e a RMM, e também com a escolha do tipo de parto, em que quanto maior o número de partos vaginais menor foi a RMM. Conclusão: no estado, a mortalidade materna permaneceu elevada, com tendência significante crescente para adolescentes e jovens, no período estudado. Os resultados apontam a necessidade de reflexões e estratégias implementadas pela gestão e equipes de saúde para melhoraria da atenção obstétrica no pré-natal, parto e puerpério, em nível nacional e local, e redução dos óbitos maternos.
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    Dissertação
    Avaliação da capacidade para o trabalho de enfermeiros de um hospital universitário
    (2016-12-20) Oliveira, Aline Dannyele Souza de; Medeiros, Soraya Maria de; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; ; http://lattes.cnpq.br/9265347098895421; Pinto, Erika Simone Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/2135320432342059; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; ; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237
    A capacidade para o trabalho compreende o bem-estar no desempenho das atividades laborais e está relacionado às demandas físicas, emocionais e mentais decorrentes do trabalho. Os enfermeiros, no desempenho de atividades no âmbito hospitalar, estão expostos ao comprometimento de sua capacidade laboral em virtude da complexidade e volume de atividades desenvolvidas em um ambiente insalubre tanto no sentido material como subjetivo. Neste sentido, este estudo coloca-se na temática de saúde do trabalhador, em particular na saúde da equipe de enfermagem da rede hospitalar e tem como objetivo avaliar a Capacidade para o Trabalho dos enfermeiros de um hospital universitário. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, envolvendo 135 enfermeiros do Hospital Universitário Onofre Lopes, realizado mediante parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob o número 1.845.951/16, atendendo ao que rege a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que regulamenta pesquisa com seres humanos. A coleta de dados ocorreu no mês de novembro de 2016, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário contendo duas etapas, uma com dados gerais do entrevistado e outra na versão brasileira do índice de capacidade para o trabalho elaborado pelo Instituto de Saúde Ocupacional da Finlândia, traduzido e adaptado por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Carlos. O banco de dados foi construído em formato EXCEL, versão 2010, para realização das tabelas descritivas. E, para aplicações de testes estatísticos (Teste de Alpha Cronbach’s e teste quiquadradro) utilizou-se o software Statistica SPSS, versão 20.0. Dentre os achados observou-se que entre a população de enfermeiros que participaram da pesquisa predominou adultos com até 40 anos de idade (88,15%), do sexo feminino (81,48%), casado (47,41%), com pós-graduação (93,33%). Foi encontrado um escore médio do ICT de 40,24 pontos. A maioria dos enfermeiros dessa pesquisa obtiveram um ICT adequado (81,48%), com classificação boa ou ótima e apenas 18,52% obtiveram um ICT inadequado (baixo ou moderado). Apenas uma variável independente apresentou evidência de diferença estatística que foi a satisfação com o salário, outras características mostram-se tendenciosas como idade, formação e tempo de vínculo. Por ter atingindo com êxito os objetivos propostos pelo estudo, acredita-se que o mesmo possa ter contribuído com o aprofundamento das discussões sobre o Índice de Capacidade para o Trabalho, às questões relacionadas à saúde do trabalhador e por fim, do aprimoramento da utilização do instrumento no Brasil.
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    Dissertação
    Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-11) Silva, José Felipe Costa da; Silva, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; ; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525; ; http://lattes.cnpq.br/0353536075419724; ; http://lattes.cnpq.br/2417859765233181; Lins, Hertz Wilton de Castro; ; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Melo, Illana Louise Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/0775872968532285
    Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem diretamente na melhoria de processos e sobretudo quando inseridos no ensino. Com a expansão das referidas tecnologias, as formas de capacitação e atualização dos profissionais de saúde estão sendo modificadas, melhoradas e ganhando destaque através do ensino mediado por tecnologia. Objetivo: Sumarizar os recursos educacionais do ensino mediado por tecnologia que contribuem na formação e educação permanente dos profissionais de saúde. Metodologia: A presente dissertação se constituiu em 3 etapas, Revisão sistemática com estratégia de busca nas bases de dados eletrônicas PUBMED, LILACS, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, construção de um instrumento de avaliação de módulos educacionais e por fim construção de um artigo cientifico apresentando o instrumento. Resultados: Como resultados de todo o processo, foi sumarizado os recursos mais usados na educação permanente dos profissionais de saúde através da revisão sistemática, construído o instrumento Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia e apresentado seu uso através de um artigo publicado. Conclusão: A partir da revisão sistemática percebe-se que uso de recursos mediado por tecnologia é eficaz nos processos formativos do profissional de saúde, quanto aos recursos os principais destaques são os vídeos, módulos educacionais e estudos de casos clínicos. Pretende-se, a partir desse instrumento, após validado, contribuir com a avaliação de cursos e módulos a distância oferecendo assim maior qualidade nos processos de ensino/aprendizagem no campo da saúde.
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    Dissertação
    Banco de termos da linguagem especial de enfermagem para pessoas vivendo com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
    (2016-11-30) Silva, Bárbara Coeli Oliveira da; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; ; http://lattes.cnpq.br/2184669241700299; ; http://lattes.cnpq.br/9997590687879742; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Lima, Maria Alzete de; ; http://lattes.cnpq.br/8917202234995917; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/5234341422159267
    O banco de termos da linguagem especial de enfermagem permite detectarconceitos que auxiliam na construção de diagnósticos, resultados e intervençõesde enfermagem. A utilização desse banco direcionado a pessoas vivendo comsíndrome da imunodeficiência adquirida é um passo primordial na identificaçãode um vocabulário próprio, podendo ser empregado no cuidado de enfermagem,reforçando de modo sistemático, sua segurança e qualidade. Nesse contexto,objetivou-se construir um banco de termos da linguagem especial deenfermagem para pessoas vivendo com a síndrome da imunodeficiênciaadquirida, utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagemversão 2013. Trata-se de um estudo metodológico realizado em um hospitalreferência no tratamento de doenças infectocontagiosas do Nordeste do Brasil.A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas: 1) extração dos termos dosprontuários e eliminação das repetições; 2) normalização dos termos; 4)processo de mapeamento cruzado entre termos extraídos e os termosconstantes na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem versão2013; 5) refinamento dos termos. Obteve-se aprovação do Comitê de Ética emPesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob o parecer nº1.177.410 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº47380915.2.0000.5537. Identificaram-se 640 termos, que foram submetidos aoprocesso de mapeamento cruzado, o que resultou em 315 constantes e 325 nãoconstantes na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem versão2013. Com a realização deste estudo, foi possível conhecer os termos utilizadospela equipe enfermagem na assistência a pessoas vivendo com a síndrome daimunodeficiência adquirida, o que possibilitará a utilização no desenvolvimentode afirmativas de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem, bemcomo a unificação da linguagem profissional do enfermeiro.
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    O ciclo sono/vigília em políticas de saúde: uma revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-29) Bento, Marcos Vinícius da Silva; Souza, Jane Carla de; Azevedo, Carolina Virginia Macedo de; https://orcid.org/0000-0003-4985-4755; http://lattes.cnpq.br/2667344626234863; https://orcid.org/0000-0002-8769-4273; http://lattes.cnpq.br/5997878957114840; http://lattes.cnpq.br/3463023499100217; Valença, Cecilia Nogueira; Mendes, Rubia Aparecida Pereira de Carvalho
    A Atenção Primária à Saúde é um dos níveis do Sistema Único de Saúde brasileiro, caracterizada por ações de promoção, prevenção e proteção da saúde. A atenção primária à saúde possui ligação direta com as políticas públicas de saúde por ser regulamentada pela Política Nacional de Atenção Básica. Dentre as temáticas que podem ser trabalhadas em políticas públicas evidencia-se o ciclo sono/vigília. Os danos à saúde provocados por alterações em relação a este ciclo são cada vez mais evidentes. Portanto, o objetivo deste estudo foi mapear evidências sobre o ciclo sono/vigília relacionadas às políticas de saúde no contexto da atenção primária à saúde. Trata-se de uma revisão de escopo conduzida de acordo com a metodologia do Joanna Briggs Institute e com o PRISMA-ScR. As bases de dados consultadas foram PubMed, LILACS e Scopus, sobre publicações dos últimos 5 anos, em inglês e português. Também foram consultados os cadernos de atenção básica que constam no site da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde brasileiro. De 990 evidências encontradas, 959 artigos foram provenientes das bases de dados, dos quais 28 foram selecionados para leitura completa, e 1 artigo foi incluído por recomendação, assim 9 artigos foram incluídos no estudo. Dentre as evidências, 30 eram cadernos de atenção básica e destes apenas 23 foram incluídos no estudo. Os 9 artigos analisados eram na maioria decorrentes de países da América do Norte e Europa, e abordavam políticas de saúde relacionadas à: insônia; apneia do sono; curso de melhoria da qualidade de vida; programa de educação sobre o sono; clínica de sono; cumprimento de diretrizes nacionais; hábitos de vida e desempenho acadêmico; e o atraso no início das aulas. Nos cadernos de atenção básica foi observado que 9 orientam os profissionais de saúde a investigarem ou questionarem os pacientes sobre o sono durante os atendimentos e alguns informam o que os profissionais devem orientar sobre o sono. Somado a isso, foi observado em 8 cadernos o sono ou a sonolência como efeito adverso ao uso de fármacos e 10 deles apontavam alterações no sono ou sonolência como sintomas decorrentes de condições de saúde. Percebe-se então que o tema central tratado nos artigos e cadernos avaliados neste estudo refere-se ao sono especificamente, tratando de forma limitada evidências sobre o ciclo sono/vigília e a ritmicidade biológica nas políticas de saúde da atenção primária à saúde. Além disso, não foi observada política de saúde relacionada ao ciclo sono/vigília no Brasil. De forma positiva, observa-se que o sono é tema abordado nos cadernos de atenção básica, porém não integra ou aborda a ritmicidade biológica dos mais variados sistemas corporais, a qual é fundamental para a saúde individual e coletiva, assim como, a relação do ciclo sono/vigília com os processos saúde-doençaadoecimento. Espera-se que esta revisão possa fornecer evidências para o desenvolvimento de novos estudos e políticas de saúde sobre o ciclo sono/vigília no Brasil e no mundo, e sirva de base para a implementação de ações e estratégias de promoção à saúde e prevenção de doenças.
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    Tese
    Classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE®): uma pesquisa-ação na atenção primária à saúde
    (2016-12-20) Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; ; http://lattes.cnpq.br/6513437915163819; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Carvalho, Francisca Patrícia Barreto de; ; http://lattes.cnpq.br/9989448096341620; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; ; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237
    A enfermagem tem buscado a unificação da linguagem por meio de várias iniciativas para o desenvolvimento de classificações para a sua prática profissional. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) representa o marco unificador de todos os sistemas de classificação de elementos da prática de enfermagem (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem) disponíveis na área em âmbito profissional que surge em resposta às necessidades reconhecidas pela profissão. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi implementar as contribuições da Classificação Internacional para a Prática em Enfermagem no processo de trabalho do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. Foi realizada uma pesquisa-ação com os enfermeiros de uma Estratégia Saúde da Família da zona leste do município de Natal/RN. Segundo Thiollent a pesquisa-ação agrega diversas técnicas de pesquisa social possibilitando a construção coletiva e ativa de todos os sujeitos envolvidos no problema ao oferecer um suporte maior na atividade diária do profissional. A princípio foi elaborado um diagnóstico situacional da realidade, que contribuiu para implementação das ações, nesta etapa foi evidenciado a falta de conhecimento das enfermeiras acerca da CIPE® e das contribuições que esta traz para a práxis profissional. Deste modo, as ações planejadas e executadas foram: aproximação com a realidade e exposição da mesma; rodas de conversas sobre a aplicabilidade e funcionalidade da consulta de enfermagem através de exposição-dialogada; rodas de conversa sobre a importância da utilização da CIPE® durante a consulta de enfermagem por meio de dinâmica de grupo e exposição-dialogada. Assim sendo, pode-se inferir que a estratégia da pesquisa-ação para consolidação e aplicabilidade da CIPE® nos serviços de saúde constitui-se como um marco unificador da práxi em enfermagem, tornando a consulta de enfermagem o eixo central para consolidação de um fazer eficiente e eficaz, contribuindo assim para o crescimento da categoria profissional.
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    TCC
    Como se encontra o conhecimento dos professores da educação infantil sobre primeiros socorros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-10-31) Nóbrega, Micaelly Moura de Lemos; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Morais Filho, Luiz Alves; Valença, Cecilia Nogueira
    A educação infantil tem a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integral das crianças em sua primeira etapa da vida. A escola é um lugar propício a acidentes devido ao grande número de crianças que nele se encontram interagindo e desenvolvendo atividades. O estudo objetivou identificar o conhecimento de professores sobre a conduta nas situações de urgência/emergência no ambiente escolar. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com uma abordagem quantitativa, realizado em cinco Centros Municipais de Educação Infantil, no município de Natal/RN, Brasil. A amostra foi composta por 65 professores, submetidos a um questionário, coletados nos meses de agosto a setembro de 2017. Os dados foram categorizados e processados eletronicamente, analisados pela estatística descritiva e apresentados em forma de tabelas. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos docentes já vivenciou algum acidente no ambiente escolar, se sentem mais ou menos preparados, pouco seguros, 40% já receberam alguma capacitação, se sentem bastante capacitados, avaliam como bastante adequada suas condutas e consideram de extrema importância receber orientações. Apesar da maioria dos professores já ter presenciado situações de emergência no ambiente escolar, eles não se sentem preparados para lidar com essa situação, o que reforça a necessidade de capacitação em primeiros socorros para esse grupo de pessoas. Adentrando na temática dos primeiros socorros, 70,8% (46) docentes relataram já ter presenciado alguma situação de urgência e emergência, com uma média de 2,4 vezes. Diante dessas situações, apenas 29,2 % (19) dos profissionais relataram se sentir mais ou menos preparados para agir diante as situações de urgência/ emergência que venham a acontecer no recinto escolar, e por conseguinte, a grande maioria 36,9% (24) avaliou-se pouco seguros para lidar com tais situações que venham a ocorrer.
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    Dissertação
    Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem
    (2019-12-17) Nunes, Lorena Fernanda Silva de Oliveira; Valença, Cecilia Nogueira; ; ; Medeiros, Soraya Maria de; ; Cavalcante, Rosangela Diniz;
    O advento das novas Tecnologias da Comunicação e Informação estabelece o surgimento de estratégias educacionais condizentes com as transformações vigentes, apresentando impactos no mundo do trabalho, cenário produtivo para a realização de práticas educativas. A formação à distância ofertada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem constitui uma estratégia educacional relevante para a Educação Permanente da equipe de enfermagem, pois propicia a flexibilização do tempo, a transposição de barreiras geográficas e oportuniza a inclusão digital. Desta forma, surgiu a proposta da construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical destinada à qualificação da equipe de enfermagem, baseado na lacuna identificada em um serviço público de saúde. O estudo tem como objetivo construir um curso à distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico para a construção de um instrumento educacional mediado por tecnologia, desenvolvido segundo o referencial metodológico da Psicometria de Pasquali. O estudo está em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 3.187.303, CAAE: 08005519.6.0000.5537. A construção do curso a distância se mostrou uma experiência desafiadora, uma vez que, procurou-se desenvolvê-lo com elevado rigor metodológico, considerando as perspectivas construtivistas da educação, como a problematização e a aprendizagem significativa. Diante do emprego das tecnologias educacionais na educação permanente, conclui-se que o estudo poderá contribuir para melhorar a assistência de enfermagem, visando à segurança do paciente. Sugere-se a validação da tecnologia educacional, posteriormente.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de recurso educacional sobre educação sexual para adolescentes: um estudo de caso no projeto "Sífilis Não"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-04) Gadelha, Marília Moreira Torres; Lins, Hertz Wilton de Castro; Coutinho, Karilany Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; ; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; ; http://lattes.cnpq.br/7148933458724038; Dias, Aline de Pinho; ; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Nóbrega, Arieli Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/0871415096151749; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705
    Introdução: Observa-se a necessidade de profissionais de saúde abrirem espaços para discussão de temáticas como, sexualidade e contracepção com adolescentes, para que dúvidas sejam esclarecidas, reflexão e sensibilização dos adolescentes sejam motivadas, de modo a promover a formação de seres humanos com capacidade de realizar escolhas conscientes e decisões responsáveis. Existem possibilidades de se desenvolver meios de educação em saúde através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A tecnologia educativa pode ser considerada uma medida eficaz para traçar ações estratégicas voltadas para os jovens. Objetivo: Desenvolver e disponibilizar um recurso educacional em plataforma virtual de aprendizagem (AVASUS) vinculado ao projeto “Sífilis não” para capacitação de profissionais da saúde sobre educação sexual para adolescentes. Método: o desenvolvimento do módulo deu-se a partir da realização de cursos preparatórios para orientação da conteudista acerca do preparo de material para o AVASUS; Inscrição em cursos do AVASUS para subsidiar a conteudista na elaboração do módulo; Busca de artigos em periódicos sobre a ideia do módulo para conhecer o impacto inovador na construção dessa tecnologia e quais ferramentas já foram desenvolvidas sobre essa temática; Utilização da ferramenta Gestão de Projetos para anexação de documentos, materiais e pautas de reuniões com os orientadores; Templates desenvolvidos pela equipe do AVASUS para orientar a conteudista sobre o padrão a ser seguido para melhor compreensão da ideia; Cadastro no The manager (ferramenta de gestão de projetos dos módulos educacionais produzidos no projeto "Sífilis Não") para anexar o plano do módulo e acompanhar o andamento da construção pela equipe responsável. O produto: o módulo educacional está voltado para profissionais da Atenção Primária à saúde que se interessa pelo assunto sobre educação sexual para adolescentes, considerando as infecções sexualmente transmissíveis, bem como os principais métodos contraceptivos e suas recomendações para essa faixa etária. Conclusão: o desenvolvimento de competências que este módulo proporcionará pode abrir margem para se trabalhar esta metodologia nos serviços de saúde, incentivando profissionais da saúde a utilizarem tal ferramenta no ambiente que está inserido.
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    Dissertação
    Educação permanente na saúde da família mediada por tecnologias de educação à distância: um estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-03) Ferreira, Julyenne Dayse de Oliveira; Valença, Cecilia Nogueira; Bay Júnior, Osvaldo de Goes; https://orcid.org/0000-0002-1017-2346; http://lattes.cnpq.br/2537976144708382; https://orcid.org/0000-0003-3998-3983; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; https://orcid.org/0000-0003-2856-3270; http://lattes.cnpq.br/3934487854708969; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; http://lattes.cnpq.br/6533587332872383; Bezerra, Hellyda de Souza
    Introdução: O Programa de Educação Permanente em Saúde da Família trata-se de uma estratégia de formação em saúde para profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família. Resulta da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte como estratégia de apoio e fortalecimento da Atenção Primária em Saúde. Objetivo: Analisar a utilização da modalidade de Ensino à Distância no Programa de Educação Permanente em Saúde da Família relacionado com a Educação Permanente em Saúde. Metodologia: trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa utilizando-se como instrumentos os questionários online na Plataforma do curso respondidos por 206 profissionais médicos. A análise das narrativas foi realizada por meio da análise de conteúdo de modalidade temática que de acordo com Minayo. O estudo seguiu os critérios para pesquisas envolvendo seres humanos com a aprovação pelo comitê de ética e pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes Da Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte - HUOL/UFRN conforme o parecer n°3.996.389. Resultados: As tecnologias ainda podem ser um problema em alguns extremos do Brasil. O Programa de Educação Permanente em Saúde da Família despertou um movimento para consolidar a Educação Permanente nos processos educativos realizados para capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde, especialmente na Atenção primária. Possibilitou a discussão entre profissionais sobre temáticas que surgiram no cotidiano do trabalho, resultando em uma troca de experiências entre a equipe, o que contribui para atualizar saberes técnicos e proporcionar mudanças nas práticas profissionais. Conclusão: A modalidade do Ensino à Distância do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família se configura como uma forte estratégia de educação permanente, contribuindo para o avanço do processo de ensino aprendizagem no Sistema Único de Saúde.
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    Dissertação
    Em carne viva: o significado a partir experiência de grandes queimados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-19) Medeiros, Dalyane Louise de Araújo; Valença, Cecilia Nogueira; ; ; Severo, Ana Kalliny de Sousa; ; Cavalcante, Rosângela Diniz;
    A vivência de uma situação traumática pode desencadear a descrição de uma história com vistas a elucidar e dar sentido à experiência vivida, ou pode até mesmo ressinificar um acontecimento. O corpo está nas mais diversas sociedades sofrendo modificações no que se refere ao seu conceito estético ditado pelos padrões de perfeição. Logo, é entendido como processo final de vivências sejam elas agradáveis ou não, emancipa-se como ponto de referência do eu. A pessoa que sofreu uma grande queimadura em seu corpo convive com o fato de ter marcas oriundas desse acontecimento que geralmente provoca limitações e alterações de grande impacto em sua vida e permite a pessoa atribuir significados às marcas corporais e à experiencia vivida. Objetiva-se compreender a experiência de ter o corpo queimado; entender o significado da marca da queimadura no corpo; refletir acerca das mudanças na vida após a queimadura. Trata-se de um estudo qualitativo que através da fenomenologia busca entender o significado das marcas no corpo de sujeitos que sofreram grandes queimaduras, apreendendo de forma subjetiva a percepção de corpo, do modo de ser e viver. Os participantes da pesquisa são indivíduos em acompanhamento ambulatorial há mais de seis meses no ambulatório do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. A escolha dos participantes se deu uma vez que esses se enquadram no objetivo do estudo e, em se tratando de pacientes que sofreram grandes queimaduras recentes, o impacto da queimadura ainda não é algo cotidiano. De posse das informações, realizar-se-á o processo de descrição da experiência, redução, ou seja, colocar-se em parênteses (colocar em parênteses o conhecimento teórico e clínico acerca das marcas corporais de queimaduras) para assim, ter a compreensão do fenômeno `à partir da descrição, além do processamento dos dados pelo software Iramuteq. As histórias relatadas exprimem a simplicidade e humildade dos sujeitos entrevistados e revelam o sentimento de medo do fogo e consequentemente da queimadura por rememorar o momento, principalmente sobre como tudo aconteceu e o sentimento da experiência vivida. Através das falas foi percebido o apego a religião, o apoio da família, mudanças na vida e a superação à partir de um evento traumático. Os participantes relataram que a queimadura ocorre de forma muito brusca e que após esse momento tão rápido, o trauma e o medo do fogo passam a fazer parte de suas vidas; o período de internação foi tido como sendo a parte mais difícil do processo devido as intensas dores, prurido, contraturas, anestesia, banhos e realização de curativos, além de outros procedimentos dolorosos como as enxertias de pele e desbridamentos; se pôde perceber que o apoio da família tem grande relevância nesse processo e que a religião, a fé e a crença na vida desses possibilitaram a superação e aceitação de seus corpos e de suas novas limitações além de ser um dos grandes estímulos no seu processo de tratamento e recuperação.
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    Tese
    O ensino da atenção à hanseníase em cursos de graduação em enfermagem
    (2017-12-15) Chaves, Ana Elisa Pereira; Medeiros, Soraya Maria de; ; ; Valença, Cecilia Nogueira; ; Carvalho, Francisca Patrícia Barreto de; ; Clementino, Francisco de Sales; ; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de;
    A hanseníase é um grande problema de saúde pública no Brasil. O controle da doença é realizado no Sistema Único de Saúde, tendo as Unidades Básicas, como espaço prioritário para realização das ações de controle, e as Instituições de Ensino Superior, como órgãos responsáveis pelo ensino da hanseníase aos futuros profissionais da área da saúde. Diante disso, esse estudo objetiva identificar as abordagens do ensino da atenção à hanseníase através dos planos de ensino e discutir as possibilidades e limites relacionados as abordagens do ensino da atenção à hanseníase em Curso de Graduação em Enfermagem (CGE) na perspectiva de docentes. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de natureza quanti-qualitativa. Foi empregado também a pesquisa documental, utilizando-se os planos de ensino. A pesquisa foi realizada em CGE localizados no estado da Paraíba. Participaram do estudo 21 docentes. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a outubro de 2016, após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE: 57947916.4.0000.5537. Foi utilizado um roteiro para levantamento dos planos de ensino e um roteiro de entrevista aplicado aos docentes. Após o levantamento dos dados dos planos de ensino, os mesmos foram agrupados em quadros, e analisados à luz da literatura pertinente ao tema investigado. A análise do material empírico foi realizada por meio do software IRAMUTEQ. Verificou-se nos planos de ensino que existe um número reduzidos de componentes curriculares que abordam a hanseníase; o estudo da hanseníase é realizado na maioria dos CGE a partir do ciclo profissional; os conteúdos abordados não priorizam a promoção e vigilância em saúde, e a Sistematização da Assistência de Enfermagem, não tem sido uma prioridade nos CGE. Nos discursos dos docentes, através da análise do software IRAMUTEQ, a classificação hierárquica das entrevistas referentes às possibilidades, produziram as seguintes classes: A hanseníase é um problema de saúde pública; utilização de novos métodos de ensino; realização de aulas teóricas e práticas; competência profissional para atuar no controle da hanseníase; oportunidade do ensino na rede de atenção à saúde; a importância da educação em saúde e o enfermeiro no controle da hanseníase. Quanto aos limites do ensino, foram evidenciadas as seguintes classes: reduzido número de casos de hanseníase na Atenção Básica; carga horária de aula reduzida; falta de prioridade em ações educativas sobre hanseníase na Atenção Básica; doença relacionada ao preconceito e estigma; insegurança dos profissionais da Atenção Básica no diagnóstico da hanseníase, e falta de apoio dos gestores na descentralização das ações de controle da hanseníase. Diante dos resultados encontrados, faz-se necessário que os CGE cumpram sua missão de trabalhar em função de uma formação profissional que valorize a promoção da saúde e vigilância da doença, com vistas a contribuir com a eliminação da hanseníase e à melhoria da qualidade de vida das pessoas.
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    Tese
    O estresse e sua interface com a obesidade, qualidade do sono e apneia obstrutiva do sono em enfermeiros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-29) Bezerra, Clarissa Maria Bandeira; Medeiros, Soraya Maria de; Martino, Milva Maria Figueiredo de; 58771212868; http://lattes.cnpq.br/7096939242634758; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; http://lattes.cnpq.br/0660792938012083; Valença, Cecilia Nogueira; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Meira, Karina Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2185382192736832; Menezes, Rejane Maria Paiva de; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; Silva, Rosângela Marion da; http://lattes.cnpq.br/2110092444567232
    Enfermeiros estão propensos a alterações no ciclo sono-vigília, com prejuízos para seu rendimento no trabalho e saúde. Isso pode ocorrer pelas longas jornadas de trabalho, modificações nos horários de sono e repouso, hábito alimentar inadequado, atividade física irregular e estresse. Objetiva-se analisar o nível de estresse e a relação com a prevalência da obesidade, qualidade do sono, apneia obstrutiva do sono em enfermeiros dos turnos diurno e noturno. Estudo transversal com abordagem quantitativa. A população era composta de 437 enfermeiros e a amostra, com base em um cálculo amostral, foi de 205 profissionais de três Hospitais Públicos Universitários do Estado do Rio grande do Norte atuantes nos dois turnos de trabalho. Os dados foram coletados no período entre dezembro de 2020 a abril de 2021, de modo aleatório, através dos Instrumentos: um formulário para registro dos dados sociodemográficos, um questionário de avaliação do nível de estresse, da qualidade do sono e dos Índices de Qualidade do Sono de Pittsburgh-Brasil, e o questionário de Berlim, que verifica a apneia obstrutiva do sono e o questionário sobre comportamento alimentar para verificar a obesidade. Os dados foram organizados e tabulados em planilha excel e a análise descritiva indicou as características sociodemográficas e hábitos alimentares dos sujeitos da pesquisa, além da frequência das variáveis categóricas, com valores de frequência absoluta (n) e percentual (%) e estatísticas descritivas de posição (média e mediana) e dispersão dos dados (desvio padrão) para as variáveis numéricas. Foram utilizados os testes estatísticos de x2 , Teste de T Student, Teste de análise variadas e multissimilares e regressão de Poisson. Os resultados 56,10% dos pesquisados possuíram nível médio de estresse, 63,83% apresentaram uma ruim qualidade do sono e 81,46% uma ruim qualidade do sono. Demonstraram-se estatisticamente significativos em relação ao estresse e algumas caraterísticas pessoais como: não possuem filhos (0,008) e os que atuam no horário da noite (< 0,001); quanto a qualidade do sono, destacaram-se àqueles que utilizam medicamentos diariamente (0,002), que atuam no horário da noite (<0,001) e os que alimentam-se assistindo TV (0,049). Concernente ao distúrbio do sono, idade e obesidade, a regressão de Poisson mostrou a prevalência do profissional com idade até 35 anos, apresentar distúrbio do sono, diminuindo em 51%, se comparado aos profissionais com idade acima de 35 anos. A prevalência do profissional classificado com obesidade, apresentar distúrbio do sono é maior 14% 7, quando comparado aos profissionais que não possuem obesidade. Confirmou-se então, que mesmo sendo um estudo de estrutura transversal ratifica-se a interface do estresse, diante da qualidade do sono e apneia obstrutiva do sono em enfermeiros que trabalham nos turnos, sendo os objetivos atingidos. As associações estatisticamente significativas afirmam a dificuldade de sono enfrentada pelos profissionais que atuam no turno noturno. Como limitações do estudo destaco que os hospitais por serem universitários, ofereçam uma melhor condição de trabalho tendendo a ter enfermeiros com níveis de estresse tendendo do médio ao baixo. Outra limitação encontrada foi a pandemia da COVID-19, que provocou o afastamento de alguns enfermeiros por serem do grupo de risco da doença, deveriam ter obesidade, doenças cardíacas, vasculares, pressão alta, diabetes e isso poderia ter trazido resultados diferentes.
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    Tese
    A fiscalização do exercício profissional no Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte: um debate ético
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-30) Costa, Edilma de Oliveira; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/4120682351858267; ; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Miranda, Moemia Gomes de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7041496129601963; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576
    A presente investigação teve como objeto de estudo a história da fiscalização do exercício profissional, no Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN). Defende a tese de que a fiscalização exercida pelo Conselho constitui uma ferramenta importante para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. Teve como objetivo analisar a história da fiscalização do exercício profissional da enfermagem, no Rio Grande do Norte, no período 1993-2013. Pautou-se no aporte ético-filosófico de Fourez e Vázquez. Trata-se de um estudo de natureza histórico-social, descritiva e analítica, com abordagem qualitativa, utilizando os métodos de pesquisa documental e entrevistas. Teve como lócus da pesquisa empírica o Coren-RN, contando com sua documentação e a participação de fiscais e presidentes. A história da fiscalização foi sendo construída com base nos documentos, fotos e nas entrevistas com quem vivenciou essa trajetória. O projeto obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, da UFRN, conforme Parecer 562.400/2014 (CAAE: 25452113.7.0000.5537). Os resultados indicam que o CorenRN, durante esses vinte anos, enfrentou inúmeras dificuldades, como a escassez de fiscais, a realidade precária da maioria dos serviços de saúde, a falta de qualificação dos profissionais, a ilegalidade do exercício profissional e a deficiência estrutural da instituição. Apesar disso, há que se reconhecer que o processo de fiscalização, exercido pelo Conselho, vem evoluindo ao longo desses anos. Essa evolução se expressa na ampliação do número de fiscais, na aquisição de uma nova sede e de três veículos, na criação das subseções nos municípios de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, no encaminhamento dos processos éticos, entre outras conquistas. Ademais, registra-se uma maior credibilidade dos profissionais de enfermagem e de outros órgãos fiscalizadores. Em síntese, a fiscalização, como atividade-fim do Conselho, vem passando por um processo de transformação, com vistas a realizar a interlocução entre a concepção disciplinar e a pedagógica, em defesa da qualidade da assistência de enfermagem. Enfim, é um processo inacabado, em contínua construção.
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    Recurso Educacional Aberto
    Fortalecendo a saúde do Trabalhador (Programa 11)
    (2024) Magalhaes, Adriana Gomes; Rolim, Ana Carine Arruda; Valença, Cecilia Nogueira; Lucena, Eleazar Marinho de Freitas; Lima, Jaqueline Araújo Paula; Telles, Mauricio Wiering Pinto; Araújo, Marynara Fabiola Silva; Oliveira, Samara Barreto de; Medeiros, Tayna Martins de; Soares, Victoria Celeste Sena
    O programa falou sobre a saúde dos trabalhadores, explicando como é importante cuidar das condições de trabalho para evitar doenças e acidentes. Foi apresentada a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, um grupo que ajuda a garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que a saúde no trabalho seja uma prioridade. Também foi discutida a importância de registrar corretamente os casos de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, pois isso ajuda a entender os problemas mais comuns e a buscar soluções. Também foram discutidos os riscos no ambiente de trabalho, que são situações que podem causar problemas de saúde, e as medidas preventivas, que são ações para evitar que esses problemas aconteçam. Tudo isso é essencial para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.
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    Dissertação
    Fortalecendo à saúde do trabalhador por meio do controle social e da atenção primária à saúde: uma análise documental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-06) Lima, Jaqueline Araújo Paula; Valença, Cecilia Nogueira; https://orcid.org/0000-0003-3998-3983; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; http://lattes.cnpq.br/7454689541113873; Tavora, Rafaela Carolini de Oliveira; Oliveira, Renata Cardoso
    Introdução: A saúde do trabalhador exige organização que priorize eficiência e bem-estar. Na Atenção Primária à Saúde (APS), ações preventivas podem proteger os trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais. Cuidados como o uso dos equipamentos de proteção individual e a observação das políticas públicas, como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), reforçam a segurança e a qualidade de vida no ambiente laboral, tendo o SUS como protagonista nessa garantia. Objetivos: Analisar por meio de investigação documental a saúde do trabalhador no contexto da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa onde foram analisados documentos na Plataforma RENAST Online que permeiam a PNSTT para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador por meio das ações e serviços da Atenção Básica e do controle social. A realização desse estudo foi possível, pois por tratar-se de uma análise documental, encontrou-se de modo acessível os protocolos necessários na Plataforma RENAST Online, através de legislações específicas e também relacionadas à Saúde do Trabalhador. Resultados: Foram divididos em três capítulos intitulados: Como é a estrutura da RENAST no Brasil; Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhado na Atenção Primária à Saúde; e Análise de protocolos do RENAST Online. Dentre uma das estratégias de implementação da PNSTT ressalta-se o papel da APS de realizar práticas de avaliação, controle e vigilância dos riscos ocupacionais nas empresas e estabelecimentos, observando as atividades produtivas presentes no território, estimulando a participação no acompanhamento das ações de vigilância epidemiológica, sanitária e em saúde ambiental, além das ações específicas de VISAT, análise do perfil produtivo e situação de saúde dos trabalhadores dentre outras estratégias para segurança na saúde ocupacional. Considerações finais: Diante do exposto, a importância de trabalhar este tema se concretiza em cada referência estudada e na busca de compreender como os profissionais de saúde lidam com os acidentes ocupacionais na sua rotina de trabalho e como se dá a notificação de agravos à Saúde do Trabalhador, além do conhecimento sobre a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
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