Navegando por Autor "Vasconcelos, Lucila Moura Ramos"
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TCC A perpetuação de uma empresa familiar: um estudo sobre as vantagens e desvantagens do processo sucessório da industrial Potengy no Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Costa Filho, Alexandre José da; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Ferreira, Antônio Carlos; Vasconcelos, Lucila Moura RamosEste trabalho teve por objetivo geral averiguar as vantagens e desvantagens oriundas do processo sucessório ocorrido na empresa Industrial Potengy no Estado do Rio Grande do Norte. Deste modo, para se alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com procedimento voltado à revisão bibliográfica e estudo de caso. Para se coletar as informações necessárias foi realizada uma entrevista junto aos 03 dirigentes da referida empresa, utilizando-se um roteiro pré- estabelecido. A análise os dados coletados foi qualitativa. De posse das informações obtidas, os resultados apontaram que durante o processo sucessório ocorrido na empresa em pauta, houve uma quantidade maior de vantagens comparando-se às desvantagens, podendo-se constatar que, apesar das conturbações às quais os dirigentes enfrentaram neste processo sucessório, souberam conduzir a empresa para o melhor caminho e conseguiram encarar a situação em prol de seu melhor posicionamento no mercado, mantendo a cultura e ideais do fundador.TCC A relação do trabalho em equipe e qualidade do serviço prestado aos clientes da Paulus Livraria de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Stefano, Claudilane Marques de; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Ferreira, Antônio Carlos; Vasconcelos, Lucila Moura RamosO principal objetivo deste estudo foi verificar a relação do trabalho em equipe e a qualidade do serviço prestado no atendimento ao cliente, na percepção do próprio cliente. Foi avaliado também o trabalho em equipe do ponto de vista da própria equipe, tentando conciliar o desenvolvimento desta e de sua maturidade, fazendo uma ligação com o seu processo de desempenho e a qualidade organizacional. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, e um estudo de caso. Foram aplicados questionários aos colaboradores e clientes da Paulus Livraria. Os resultados apontaram que a qualidade observada pelos clientes é satisfatória em alguns aspectos de todas as dimensões, mas plenamente satisfatório na dimensão empatia resultado de um trabalho em equipe eficiente apesar de algumas características a serem melhores trabalhadas entre os colaboradores. Neste trabalho se pretende evidenciar como a participação da equipe contribui de maneira positiva ou negativa para aquilo que o cliente percebe da qualidade na prestação de serviço da organização. Conclui-se que é necessário acompanhar as fragilidades observadas no trabalho em equipe, a fim de fortalecer estes aspectos para melhorar a qualidade nas dimensões não satisfatórias aos clientes.TCC Análise da cultura organizacional predominante em uma empresa familiar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Tamara Canêdo; Alves Filho, Antônio; Rodrigues, Francenildo Dantas; Vasconcelos, Lucila Moura RamosSabendo que a cultura organizacional é um conjunto de valores compartilhados por seus membros e isso é o que diferencia uma empresa da outra, aqui é abordado sobre cultura organizacional a luz de estudiosos desse campo de estudo. Em termos metodológicos este trabalho pode ser considerado, quanto aos meios, uma pesquisa de campo com estudo de caso e quanto aos fins, descritiva. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário contendo duas partes: a primeira para identificar variáveis sócio-demográficas da amostra; e, a segunda identificar e analisar a cultura organizacional. Essa segunda parte refere ao Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO) desenvolvido por Ferreira et al (2008). Foi utilizada a versão reduzida, composta por 30 itens distribuídos entre três fatores de valores: Profissionalismo Cooperativo, Profissionalismo Competitivo e individualista e Satisfação e bem-estar dos empregados e três fatores de práticas: Integração externa, Recompensa e Treinamento e Promoção do relacionamento interpessoal. O questionário foi aplicado a 27 sujeitos. Em relação aos fatores que tipificam a cultura organizacional, o que mais se destacou, sendo o mais perceptível para aqueles que responderam o questionário foi o de Profissionalismo cooperativo. De forma moderada foi a percepção quanto a Satisfação e bem-estar dos empregados. E aquele que apresentou valor menor foi o profissionalismo competitivo e individualista. Quanto às praticas a Integração externa se mostrou bastante perceptível com uma predominância forte, a prática de recompensa e treinamento foi considerado fraco, e por fim, a prática de promoção do relacionamento interpessoal, que foi mensurada de forma moderada, razoavelmente perceptível. Após as análises, conclui-se que a cultura organizacional da empresa estudada, tem foco na relação com seus clientes a fim de manter vínculos com eles.TCC Análise de clima organizacional: o caso da Empresa Salineira X(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Rodrigues, Matheus Costa de Almeida; Alves Filho, Antônio; Costa, Maria Teresa Pires; Vasconcelos, Lucila Moura RamosCom o mercado competitivo e globalizado dos dias atuais, faz-se necessário uma busca por ferramentas de gestão práticas e inovadoras, capazes de fazer a diferença diante de inúmeras técnicas e procedimentos de gestão utilizados a exaustão e que já são dominados pela maioria das organizações de médio/grande porte. Diante desta situação, o investimento no capital humano, mais precisamente na gestão do clima organizacional, pode se tornar uma ferramenta poderosa e um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Dito isso, o objetivo do presente trabalho é avaliar o clima organizacional de uma empresa do ramo salineiro no Rio Grande do Norte. Este trabalho consistiu numa pesquisa de campo do tipo exploratória descritiva, cuja população foi composta dos funcionários da empresa Salineira X. Pela impossibilidade de englobar todos os funcionários, trabalhou-se com uma amostra não probabilística acidental. Os dados da pesquisa foram coletados através da escala de clima organizacional de Martins (2008) e tabulados em planilha excel, gerando estatísticas descritivas as quais foram analisadas quali-quantitativamente. Os principais resultados encontrados apontaram que a empresa possui um clima mediano. O fator que necessita de maior atenção é a Recompensa, demonstrando clara insatisfação dos colaboradores quanto ao tema. Por sua vez, o fator de Coesão entre colegas mostrou-se como o que mais contribui positivamente para o clima da Organização. Assim, conclui-se que a salina estudada necessita ficar atenta aos aspectos que podem prejudicar o clima organizacional e, para isso, deve realizar ações que promovam uma melhoria do clima e suas variáveis, elevando a satisfação e motivação de seus colaboradores.TCC Análise do clima organizacional na percepção dos colaboradores voluntários do Ministério Infantil de uma Igreja Evangélica de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Gondim, Rose Martins; Ferreira, Antônio Carlos; http://lattes.cnpq.br/7258975096895721; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168O clima organizacional refere-se aos aspectos internos da organização, ao ambiente psicológico e às características da empresa, é psicologicamente perceptível e está particularmente relacionado com as características motivacionais do ambiente interno da organização, e é importante nas instituições religiosas, pois impacta na qualidade do serviço voluntário. Nesse sentido, o presente estudo analisa a percepção dos colaboradores voluntários do Ministério Infantil Geração Futuro, de uma Igreja Evangélica de Natal/RN, sobre o clima organizacional existente no espaço eclesiástico, com base no modelo de Álvaro Tamayo. A pesquisa, caracterizada como exploratória descritiva, está embasada em revisão bibliográfica, com foco em organização, organização religiosa, gestão de pessoas, voluntariado e clima organizacional, feita pesquisa de campo e aplicação de questionário, com universo de 29 respondentes. As respostas revelam o nível de concordância ou discordância a respeito das variáveis: comprometimento, condições de trabalho, comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, compensação e reconhecimento. Comprometimento e comunicação no trabalho foram as variáveis que apresentaram os maiores percentuais de concordância, com percentuais próximos de 98%. Já o relacionamento interpessoal foi o que apresentou o índice mais elevado de discordância, de aproximadamente 7%. Com isso, os resultados revelam a necessidade de ações voltadas à variável com maior percentual de discordâncias, visando mudar a percepção dos voluntários e favorecer a empatia, a motivação, a satisfação e o desempenho dos voluntários em seus vários ambientes e escalas de trabalho, contribuindo assim para a maior qualidade do serviço prestado, voluntariamente.TCC Análise do nível de satisfação dos colaboradores de uma microempresa no segmento de bar e restaurante em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Costa, Márcia Maria Damasceno; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Ferreira, Antônio Carlos; Vasconcelos, Lucila Moura RamosEste presente trabalho tem como objetivo diagnosticar o clima organizacional de uma microempresa do segmento de bar e restaurante em Natal/RN. Quanto à metodologia, o estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa, tendo sido aplicado questionários com os colaboradores da empresa. O resultado apresentou índices positivos em vários aspectos que devem ser mantidos pela organização, entre eles o comprometimento dos colaboradores com o aumento da produtividade e faturamento da empresa, a liberdade de comunicação entre os colaboradores e as chefias e o interesse dos colaboradores em melhorar a qualidade dos serviços. As indicações menos positivas foram a colaboração entre a equipe e o relacionamento interpessoal, merecem especial atenção de forma que sejam minimizadas ou até se extingam. Concluiu-se que o clima organizacional é importante para o bom funcionamento da empresa, refletindo nos resultados e motivação dos funcionários na realização das atividades.TCC Análise do perfil de liderança dos treinadores de futebol sob a óptica de ex atletas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12) Souza, André Luiz de Araújo; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Ferreira, Antônio Carlos; Oliveira, Patrícia Webber Souza deA profissionalização da gestão do futebol no Brasil, cada vez mais vem ganhando espaço, em razão do seu alto crescimento e impacto em todas as esferas, econômica, social e financeria, que o esporte causa em nosso país. Desta forma sendo o Brasil o “país do futebol”, para um análise mais apurada, em uma das principais figuras que está presente na engrenagem do esporte: o treinador de futebol. A posição do treinador de futebol é de forma constante o ponto de crítica por parte de torcedores e comentaristas, esquencendo-se normalmente dos dirigentes de futebol que se encontram , menos expostos aos “holofotes”em comparação ao treinador. Sendo o objetivo do presente trabalho compreender o perfil de liderança dos treinadores sob a visão dos ex atletas, além de sub tópicos centrais tais como identificar quais fatores motivam a alta taxa de rotatividade dessa função tão importante. O presente trabalho fez uso do método qualitativo, através da realização de entrevistas semiestruturadas com ex atletas, desta forma favoreceu ao entrevistador extrair mais informações para a análise. Tendo uma sustentação téorica, na área de gestão de pessoas, com o enfoque em quesitos de liderança, psicologia no futebol e inteligência emocioanal. O projeto de pesquisa vista discutir essas temáticas, fazendo correlações entre elas, ao qual possuem grande relevância. Além da contribuição para o possivel ambiente do futebol profissional a nível local.TCC Análise do Relacionamento interpessoal entre servidores da UFRN: um estudo a partir do curso Relações Interpessoais no Trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Silva, Débora Cavalcanti da; Costa, Maria Teresa Pires; Alves Filho, Antônio; Vasconcelos, Lucila Moura RamosAs relações interpessoais têm sido um dos assuntos mais abordados na área do comportamento organizacional. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) realizou o curso de Relações Interpessoais no Trabalho para os funcionários da instituição, com o propósito de analisar questões associadas às relações interpessoais. Assim, a presente pesquisa objetiva entender os impactos do curso após sua realização, sendo analisadas as mudanças na motivação, o desenvolvimento da competência para liderança, desenvolvimento da capacidade de gestão de conflitos no ambiente de trabalho e saber a contribuição da inteligência emocional para o relacionamento interpessoal. Os principais resultados analisados apresentam impactos positivos, mostrando mudanças de comportamento organizacional. Após a capacitação, as teorias apresentadas no curso foram colocadas em prática. Conclui-se que a capacitação é fundamental para os funcionários, melhorando a sua motivação, as relações interpessoais e aprendem a gerir as emoções a partir da inteligência emocional.TCC Análise dos processos de recrutamento e seleção de pessoas nas instituições públicas: o caso da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Rosa, Gilmara Roseno; Alves Filho, Antônio; Costa, Maria Teresa Pires; Vasconcelos, Lucila Moura RamosA gestão de pessoas passou, ao longo do tempo, por diversas transformações. Inicialmente as pessoas eram tidas apenas como recursos que a organização tinha a sua disposição. Contudo, atualmente as organizações começaram a entender melhor a necessidade de gerir as pessoas de forma estratégica, e essa nova forma de gestão objetiva que as pessoas ajam de forma cooperativa, atuando como verdadeiros parceiros organizacionais e que utilizem todo seu potencial para impulsionar o desenvolvimento da organização da qual fazem parte. Diante disso, é possível observar que existe grande competitividade entre as organizações para conseguir reter os seus talentos. Observa-se, entretanto, que, primeiramente, a organização precisa conseguir construir um quadro de funcionários repleto de profissionais qualificados e com potencial a ser desenvolvido, ou seja, profissionais caracterizados como talentos, o que gera a necessidade de busca, atração e seleção dessas pessoas no mercado. Portanto, na realidade atual é importante para as organizações, dentro de um contexto de gestão estratégica de recursos humanos, estudar especificamente seus processos de recrutamento e seleção. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como funciona o modo de ingresso de servidores na UFRN. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, desenvolvida por meio de um estudo de caso. O contexto do estudo foi a UFRN, especificamente a PROGESP e, os participantes foram gestores responsáveis pelo desenvolvimento dos processos de recrutamento e seleção na instituição. A coleta de dados foi feita através do estudo de documentos, legislação, e da análise de bibliografia disponível acerca do tema, de questionário e entrevista aberta com servidores da instituição envolvidos com o objeto estudado. Como resultados, foi apresentado o atual modelo de processo seletivo utilizado na organização, além da percepção dos gestores acerca do processo seletivo vigente. Também foram apontadas as considerações sobre o aprimoramento dos processos seletivos na instituição e as sugestões dos gestores para melhoria dos seus processos de recrutamento e seleção. Conclui-se que o processo de seleção de servidores atualmente desenvolvido na UFRN pode ser considerado, de modo geral, satisfatório. Entretanto, foi identificado que modelo vigente requer modificações para adquirir perfil estratégico para universidade, propõe-se dar maior importância para colocação de assuntos e situações nas provas de concursos que permitam aferir melhor, mesmo com critérios objetivos, as competências necessárias aos cargos.TCC Aplicação da Matriz de Kraljic para gestão de categorias de compras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Kobayashi, Tatiana Cardoso Delgado; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Carvalho, Anne Emília Costa; Calazans, Dinara Lesley Macedo e Silva; Vasconcelos, Lucila Moura RamosPara que uma organização possa realizar suas atividades, em prol do alcance dos seus objetivos, são demandados diversos recursos de diferentes áreas. Dentre esses, recursos materiais provenientes de fornecedores situados no ambiente externo, adquiridos por meio de compras e contratações. Nos últimos anos o papel e a contribuição das compras para as organizações têm aumentado, tornando-se mais estratégica, dando-se maior nível de atenção para essa área, juntamente com a de suprimentos. A falta de planejamento das compras, traz problemas acerca do abastecimento da cadeia de suprimentos, faltando itens ou estando em demasia. Assim, a busca por alternativas que melhorem a gestão de cadeias de suprimentos, vem ao encontro de mudanças dos resultados organizacionais. Diante desses aspectos, o objetivo geral desse trabalho é analisar as categorias de compras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte à luz dos aspectos trazidos pela Matriz de Kraljic. Para isso, foram extraídos dados de duas plataformas do governo, relacionadas a compras e contratações, referentes às aquisições de materiais para o exercício de 2020. Após tabulação, ordenação e categorização dos dados, necessários para a realização da análise, foi possível concluir que a instituição possui um portfólio de compras mais concentrado em itens de alavancagem e itens não críticos, o que sugere que a instituição possui baixa complexidade nas suas aquisições. Em terceiro e quarto lugar, respectivamente, têm-se os itens gargalos e itens estratégicos. Ademais, por meio desta pesquisa, foi possível concluir também, que a instituição necessita elaborar um planejamento estratégico de suas aquisições, objetivando aprimorar o gerenciamento das suas aquisições nos itens enquadrados como estratégicos e gargalos, em razão do seu alto risco de escassez de fornecimento.TCC Assédio moral e assédio sexual: um estudo de caso com mulheres vítimas no ambiente de trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Silva, Elisa Dárdara Leandro Neco da.; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Ferreira, Antônio Carlos; Vasconcelos, Lucila Moura RamosEste trabalho tem como objetivo analisar o comportamento das mulheres quando submetidas ao assédio no ambiente de trabalho e as principais consequências para a vida profissional e pessoal. O assédio moral caracteriza-se como um conjunto de comportamentos que atormentam um indivíduo, tratando-se de toda conduta abusiva que possa causar dano a integridade ou a dignidade da vítima. O assédio sexual seria uma situação a mais do assédio moral, onde o trabalhador é posto a comportamentos indesejáveis se caracterizando como agressão intima, que além de ultrapassar limites pessoais e profissionais afeta a dignidade da pessoa. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com estratégia de estudo de casos, onde se foi realizada entrevistas com mulheres vítimas de assédio moral ou assédio sexual, escolhidas pela técnica de bola de neve. Além disso a pesquisa contou com o auxílio do software Nvivo Pro versão 12. Os resultados apontaram que a maioria das mulheres não expressou reação inicial ao seu primeiro contato com o assédio, devido ao medo que sentiam dos seus agressores, além do medo de perder seus empregos. Absorvendo o assédio sofrido e buscando companhias durante a jornada de trabalho, com o objetivo de evitar novas situações que caracteriza o assédio. Já as semelhanças encontradas entre os comportamentos adotados pelas vítimas e quais sentimentos acompanharam essas mulheres, destacam-se os sentimentos de tristeza, culpa, constrangimento, fragilidade e medo, e o posicionamento de afasta-se do agressor e não realizar a denúncia. A única diferença notada dos comportamentos analisados, foi o fato de apenas uma delas realizar a denúncia. As consequências na vida pessoal das mulheres foi a dificuldade de se relacionarem e problemas que afetaram sua saúde, e na vida profissional o medo de acontecer novamente foi a consequência mais relatada entre elas. Concluiu-se que as participantes da pesquisa reagiram de maneiras semelhantes ao assédio moral ou sexual, já que não expressaram reação inicial ao fato, calando-se perante o assédio e ao agressor.TCC Avaliação da comunicação interna em uma empresa de postos de combustíveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Bezerra, Marcelo Medeiros; Alves Filho, Antônio; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Costa, Maria Tereza PiresO tema da comunicação tem cada vez mais ganhado relevância em razão do avanço da tecnologia. Em função disso, o presente trabalho estuda o tema comunicação interna tendo como objetivo geral avaliar se a comunicação pode ser considerada eficiente, na empresa de postos de combustíveis SI Comercial Derivados de Petróleo LTDA. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso. Os dados para a pesquisa foram coletados por meio de um questionário aplicado diretamente a 38 dos 39 colaboradores da empresa estudada e analisados de maneira quantitativa através da ferramenta Office Excel. Os resultados encontrados e analisados demonstraram que a empresa possui no geral uma comunicação interna boa, em relação à comunicação intrapessoal de seus colaboradores e de sua comunicação organizacional. Porém ela não pode ser considerada eficiente pois existem alguns problemas acabam por desperdiçar a energia da empresa, como é o caso da distância física entres seus postos de combustíveis e das dificuldades em sua comunicação interpessoal, principalmente no fluxo descendente da comunicação, devido à ausência das avaliações de desempenhos de seus subordinados.TCC Avaliação de desempenho: um estudo de caso na empresa SEBRAE/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Almeida, Andreia Carla Silva de; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/8935063420682761; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168O processo de avaliação de desempenho vem se tornando um dos processos mais importantes atualmente no contexto empresarial, pois ele é fator determinante para o crescimento do colaborador na empresa. Assim, o presente trabalho buscou analisar o processo de avaliação de desempenho da empresa SEBRAE/RN, do ponto de vista da gestão. A metodologia abordada, foi o estudo de caso, que foi realizado mediante uma entrevista semiestruturada, com um roteiro elaborado previamente. O referencial teórico traz o que diz a literatura sobre avaliação de desempenho, responsabilidades, critérios, padrões e as fases do feedback, que serviu de base para a confecção do instrumento de coleta de dados. A entrevista foi dividida em cinco partes que contemplaram as esferas de planejamento, a ocorrência da avaliação de desempenho e vinculação com outros processos organizacionais. Os resultados demonstram que a empresa tem um sistema de avaliação de desempenho estruturado e se divide em quatro etapas, a negociação, a avaliação de competências, avaliação do comitê de carreira e feedback junto com o plano de desenvolvimento individual. Diante disso, o estudo se faz relevante para o desenvolvimento da empresa, e da literatura no melhor aproveitamento do processo.TCC As características do trabalho remoto e os indicadores de qualidade de vida no trabalho: estudo em uma escola privada no município de Parnamirim-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Lemos, Letícia Oliveira; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Ferreira, Antonio CarlosEssa monografia tem como objetivo geral a análise da percepção dos colaboradores sobre os indicadores de QVT no colégio estudado e os aspectos do trabalho com o advento da pandemia do COVID-19. Caracteriza-se como um estudo quantitativo e descritivo, a partir de uma amostra por conveniência com 12 colaboradores. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário aplicado através do Google Forms contendo perguntas abertas e fechadas, baseadas no modelo BPSO-96 de Limongi-França (1996). A análise de dados ocorreu através da utilização do Excel e de análises estatísticas descritivas. Os resultados mostram que os colaboradores do ambiente escolar estudado conseguiram se adaptar de maneira positiva ao trabalho remoto, sendo viável a inserção do modelo híbrido e, além disso, também foi possível manter uma boa qualidade de vida no trabalho, exceto pela falta de oportunidades para ascensão profissional, indicando assim, a necessidade de plano de carreiras e possivelmente a implementação da “carreira em W”. Os resultados desse estudo poderão contribuir para maior compreensão teórica sobre a qualidade de vida no trabalho e o trabalho remoto e também servir como base para outras instituições que buscam analisar a percepção de seus colaboradores sobre a QVT durante o trabalho remoto ou que planejam implementar o modelo híbrido de trabalho.TCC O conselho escolar e suas atribuições na administração da escola pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Lima, Fábio Alves de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/4656904861410705; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Dantas, Cláudio Bezerra; Araújo, Maíra Medeiros deEste trabalho apresenta um estudo sobre as atribuições do Conselho Escolar na gestão das unidades de ensino. O objetivo da pesquisa é compreender como atua o Conselho Escolar na gestão da escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, direcionada a aspectos que remetem a responsabilidades do Conselho Escolar, sua composição, o perfil de seus membros e como o órgão se relaciona com a equipe administrativa em uma determinada unidade de ensino. Para viabilizar os resultados da pesquisa, foram realizadas entrevistas com os membros titulares do Conselho Escolar de uma escola pública de Ensino Médio. Os dados obtidos foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Em síntese, os resultados sugerem que, na unidade de ensino pesquisada, os integrantes titulares do Conselho Escolar demonstraram compreender a importância do trabalho que precisam desempenhar. Na visão dos sujeitos, o órgão é soberano em suas decisões, não sofrendo interferência da equipe diretiva em suas ações, fator que confere ao colegiado liberdade e autonomia para atuar. Todavia, no contexto prático, documentos como Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico são ignorados por alguns conselheiros e membros da comunidade escolar, não há formação prévia para aqueles que ingressam no órgão, a participação dos pais é praticamente nula e a essência da gestão colegiada por meio de uma integração ampla precisa ser aprimorada. De maneira concreta, não ficou claro se cada conselheiro tem conhecimento do conjunto de atribuições e competências delegadas ao Conselho Escolar. Nesse sentido, será preciso educar a comunidade escolar para que ela compreenda a importância dos órgãos colegiados, o que compete a cada um deles e qual o papel que cada membro deve desempenhar, fatores que ainda não são percebidos na realidade da unidade educacional pesquisada.Dissertação Uma definição de método instrumental para diagnóstico de clima organizacional em instituição de ensino superior(2020-02-21) Silva, Weverton Ricardo da; Abreu, Cynara Carvalho de; Rego, Denise Pereira do; ; ; ; Barreto, Lais Karla da Silva; ; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar;O clima organizacional, devido a sua influência sobre o comportamento dos trabalhadores, tem despertado interesse entre pesquisadores e gestores das organizações. Para melhor conhecer as características do clima organizacional e, assim, possibilitar o processo de gestão do clima, um método de diagnóstico, preciso e válido deve ser adotado pelos atores que se propuserem a desenvolver práticas sobre esse fenômeno. Diante dessa necessidade, o presente trabalho acadêmico, no formato de produto técnico, tem por objetivo geral, definir método instrumental de diagnóstico de clima organizacional a ser proposto para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Para subsidiar a referida proposição, foi realizada uma pesquisa, configurada como exploratória e descritiva, de abordagem mista, com a finalidade de mapear as práticas de diagnóstico e gestão do clima organizacional em IFES do Brasil, com o intuito de conhecer o panorama nacional sobre a temática em questão, bem como, realizar o levantamento dos instrumentos utilizados por essas IFES. De um total de 67 IFES consideradas na supramencionada pesquisa, apenas seis afirmaram ter a prática de diagnóstico de clima organizacional de forma institucionalizada na organização. Foram levantados instrumentos na literatura para análise de um grupo de juízes da instituição proposto para avaliar instrumentos de clima organizacional. Quatro instrumentos passaram por análise e avaliação, sendo um deles escolhido por esse grupo como o mais adequado para ser utilizado pela UFRN, no processo de diagnóstico de clima.TCC Os desafios da gestão em um contexto de trabalho remoto no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / SEBRAE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-11) Vicente, Milenne Ellen de Lima; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Dias, ThiagoNo ano de 2020 a humanidade se deparou com uma pandemia sem precedentes, em meio a tantas incertezas, para seguir os protocolos das organizações de saúde foi instituído em todo o mundo o isolamento social, dessa forma várias empresas se viram na necessidade de adotar um novo arranjo de trabalho. Em meio a pandemia, houve a generalização do uso do teletrabalho para diversas atividades. Destarte, apesar do arranjo do teletrabalho não ser recente, a maioria das organizações nunca haviam perpassado por tal situação, tornando-se um desafio ainda maior para os gestores. Dessa forma, a pesquisa se deu em um escritório regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), tendo como objetivo compreender as práticas de gestão estratégica utilizadas no cenário pandêmico da COVID-19, investigando os principais impactos e desafios, tendo como proposito analisar as ações adotadas para se adaptar ao cenário pandêmico. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa e descritiva, possuindo em sua coleta de dados o método de entrevista semiestruturada no qual obteve-se os seguintes resultados: a identificação dos principais desafios para os gestores, como a mudança da cultura organizacional, a diminuição do espaço de planejamento e a reestruturação de processos. A pesquisa também aborda os impactos positivos que a pandemia acarretou, tais delas como: a aceleração de processos e sua adequação para o meio digital. Ademais, é possível notar que a gestão estratégica do SEBRAE se dá por meio de metas, o que veio a contribuir com o comprometimento da organização no período de home office. No decorrer da pesquisa encontrou-se limitações para sua concretização por falta de pesquisas com a perspectivas dos gestores no trabalho remoto, aspecto primordial nesta pesquisa. Sugere-se para pesquisas futuras o aprofundamento da temática de teletrabalho nas organizações sobre a perspectiva dos gestores. A delimitação desta pesquisa se deu pela falta de pesquisas relacionadas ao teletrabalho sob a perspectiva da gestão estratégica de pessoas.TCC Desafios e avanços da liderança feminina na gestão de pessoas: um estudo de caso em uma empresa do segmento funerário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Delgado, Rafaela Costa da Silva; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Ferreira, Antonio Carlos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168Este estudo teve como objetivo analisar os desafios e avanços enfrentados por mulheres em cargos de liderança, com foco na atuação da liderança feminina em uma empresa do segmento funerário. Para isso, foi adotada a metodologia de estudo de caso qualitativo, com entrevistas estruturadas realizadas com seis mulheres líderes de diferentes áreas da organização. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo temático categorial, conforme os métodos propostos por Bardin. Os resultados destacaram a representatividade feminina significativa na empresa estudada, onde 55,37% dos colaboradores são mulheres. No âmbito da liderança, as mulheres desempenham um papel ainda mais notável, 60% da liderança é formada por mulheres, evidenciando o compromisso com a inclusão e a diversidade. As participantes relataram desafios como o impacto emocional das adversidades, a necessidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além das barreiras relacionadas a estereótipos de gênero e discriminação. Apesar disso, as oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional oferecidas pela organização foram apontadas como aspectos positivos para o crescimento das líderes. Conclui-se que, embora avanços tenham sido alcançados, ainda são necessárias mudanças estruturais e culturais para garantir a equidade de gênero no ambiente de trabalho. A implementação de políticas inclusivas, a promoção de ambientes igualitários e o reconhecimento das competências femininas são fundamentais para ampliar a participação e o protagonismo das mulheres em cargos de liderança.TCC Os desafios e estratégias da gestão escolar durante e após a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em uma escola pública do município de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Santos, Isis Daiana Dantas dos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Ferreira, Antônio Carlos; Gianasi, Luciana Bezerra de SouzaO sucesso do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas é multifatorial e um deles encontra-se na atuação da gestão escolar que, objetivando lidar com os diversos desafios enfrentados, necessita elaborar estratégias visando a qualidade do ensino. O surgimento da Pandemia de COVID-19, tanto acentuou os problemas já enfrentados pela educação pública quanto criou novos. Diante desse novo cenário, a gestão escolar necessitou não apenas desenvolver novas competências, mas também elaborar novas estratégias com a finalidade garantir a excelência do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o objetivo geral delineado foi o de compreender as experiências por essa gestão escolar e para isso desdobrou-se em três objetivos específicos: identificar os principais desafios enfrentados pela equipe gestora de uma EPMN durante a Pandemia da COVID-19; conhecer as dificuldades enfrentadas pela gestão da escola de uma EPMN após o período pandêmico; apontar as estratégias adotadas pela equipe gestora de uma EPMN no enfrentamento dos desafios durante e pós-Pandemia da COVID-19. Destarte, desenvolveu-se um estudo de caso por meio da pesquisa descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, em que se fez uso da análise documental e da entrevista semiestruturada. Aplicou-se aos dados coletados a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Com o intuito de facilitar o entendimento, as respostas foram agrupadas nas seguintes categorias: Desafios enfrentados e Estratégias adotadas pela gestão escolar durante a Pandemia; Desafios enfrentados e Estratégias adotadas pela gestão escolar no Pós-Pandemia. Os resultados indicaram que apesar do cenário pandêmico e dos recursos limitados que a escola teve acesso, esta adotou medidas como: montagem, impressão e distribuição de atividades; busca ativa de alunos e formação de grupos no WhatsApp; alinhamento da entrega de cestas básicas disponibilizadas pelo poder público municipal a entrega de atividades; formação continuada de professores; divisão de alunos identificando-os por cores para reduzir o risco de contaminação no retorno às aulas presenciais. As medidas citadas mostraram-se positivas.TCC Dimensionamento da força de trabalho do Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Alves, Juliana de Medeiros; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Fernandes, Leandro Trigueiro; Vasconcelos, Lucila Moura RamosO Dimensionamento da Força de Trabalho tem sido uma técnica muito valorizada pelas organizações, uma vez que ao proporcioná-las um quadro de pessoal ajustado poderão atuar com maior capacidade e melhor desempenho para alcançar seus objetivos, e com menores custos, levando a uma gestão mais eficiente dos seus recursos humanos. Dessa forma, analisando dados de ineficiência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte quanto a baixos índices de produtividade e altas despesas, o presente trabalho tem por objetivo avaliar se o quantitativo atual de servidores das unidades de 1º grau do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte é o ideal para que as demandas judiciais possam ser atendidas eficientemente. Tendo em vista a escassez de literatura sobre o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), principalmente na área de Ciências Administrativas, optou-se pela realização da pesquisa de caráter exploratório, com a técnica de estudo de caso, caracterizando-se ainda como uma pesquisa descritiva e quantitativa. A respeito da metodologia de DFT utilizada, tem-se que foi aplicada a imposta pela Resolução nº 243 de 09 de setembro de 2016 do Conselho Nacional de Justiça do Poder Judiciário. Os resultados demonstraram que, de maneira geral, o quantitativo atual de servidores não é o ideal para que a demanda judicial possa ser atendida eficientemente, o que está contribuindo para os resultados de baixos índices de produtividade e altas taxas de congestionamento do Tribunal. Conclui-se com isso que o quadro apresentado é preocupante e, portanto, este estudo precisa ter continuidade a fim de se complementar a metodologia analisando variáveis qualitativas que interfiram na produtividade, e a partir de então, implantar os resultados alcançados, realizando ainda uma Gestão do Dimensionamento da Força de Trabalho, para assim, poder contribuir com ganhos de eficiência e efetividade organizacional.