Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Vasconcelos, Maria Heloyze de."

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Endomarketing: a importância da comunicação interna para as organizações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Vasconcelos, Maria Heloyze de.; Pio Marinheiro de Souza Neto; http://lattes.cnpq.br/8131295162406721; Marcelo Henrique Neves Pereira; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; Marcos Adler de Almeida Nascimento
    O presente estudo teve como objetivo analisar o papel do endomarketing na comunicação interna nas organizações, com ênfase em seus impactos sobre o engajamento dos colaboradores, o clima organizacional e o desempenho das empresas. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão narrativa da literatura, com foco em publicações científicas nacionais, localizadas na plataforma Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave “endomarketing”, “comunicação interna” e “marketing interno”. Após a triagem e análise dos materiais encontrados, foram selecionados 12 estudos relevantes. Os resultados demonstraram que as práticas de endomarketing contribuem para o fortalecimento da cultura organizacional, a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e a melhoria da produtividade. Além disso, foi possível identificar que o endomarketing desempenha papel fundamental na redução da rotatividade de colaboradores e na construção de relações mais sólidas entre equipes e organizações. Por fim, constatou-se a necessidade de avanços no alinhamento dessas práticas com estratégias de diversidade e inclusão, bem como no envolvimento das lideranças no processo. As contribuições desta pesquisa reforçam o potencial do endomarketing como uma ferramenta estratégica para o sucesso organizacional no contexto contemporâneo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM