Navegando por Autor "Vasconcelos, Maria Heloyze de."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Endomarketing: a importância da comunicação interna para as organizações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Vasconcelos, Maria Heloyze de.; Pio Marinheiro de Souza Neto; http://lattes.cnpq.br/8131295162406721; Marcelo Henrique Neves Pereira; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; Marcos Adler de Almeida NascimentoO presente estudo teve como objetivo analisar o papel do endomarketing na comunicação interna nas organizações, com ênfase em seus impactos sobre o engajamento dos colaboradores, o clima organizacional e o desempenho das empresas. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão narrativa da literatura, com foco em publicações científicas nacionais, localizadas na plataforma Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave “endomarketing”, “comunicação interna” e “marketing interno”. Após a triagem e análise dos materiais encontrados, foram selecionados 12 estudos relevantes. Os resultados demonstraram que as práticas de endomarketing contribuem para o fortalecimento da cultura organizacional, a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e a melhoria da produtividade. Além disso, foi possível identificar que o endomarketing desempenha papel fundamental na redução da rotatividade de colaboradores e na construção de relações mais sólidas entre equipes e organizações. Por fim, constatou-se a necessidade de avanços no alinhamento dessas práticas com estratégias de diversidade e inclusão, bem como no envolvimento das lideranças no processo. As contribuições desta pesquisa reforçam o potencial do endomarketing como uma ferramenta estratégica para o sucesso organizacional no contexto contemporâneo.