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Navegando por Autor "Vasconcelos Filho, José Péricles Magalhães"

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    Dissertação
    Percepção do estresse acadêmico, padrões de sono e desfechos em saúde mental em estudantes do ensino médio no turno matutino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-09) Vasconcelos Filho, José Péricles Magalhães; Azevedo, Carolina Virginia Macedo de; https://orcid.org/0000-0003-4985-4755; http://lattes.cnpq.br/2667344626234863; https://orcid.org/0009-0001-0094-6918; http://lattes.cnpq.br/7204346583290708; Araújo, John Fontenele; https://orcid.org/0000-0002-8022-2425; http://lattes.cnpq.br/3347815035685882; Miguel, Mario André Leocádio
    O ambiente acadêmico do ensino médio é propício a funcionar como desencadeador de estresse nos estudantes, se tornando mais evidente quanto maiores forem as expectativas dos pais, o currículo escolar, o medo de falhas e as dificuldades em tomar decisões. A adolescência é marcada por modificações fisiológicas no ciclo sono-vigília, em que os indivíduos passam a dormir e acordar mais tarde. Em contraste, as escolas geralmente iniciam as aulas pela manhã muito cedo, gerando sonolência diurna, dificuldades de concentração e processamento cognitivo. Neste contexto, o sofrimento psíquico vem aumentando em diversos países e pode causar impacto importante no desenvolvimento dos jovens. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a percepção do estresse acadêmico, padrões de sono e desfechos em saúde mental em adolescentes do ensino médio no turno matutino em escolas particulares. A amostra contou com 78 participantes de ambos os sexos matriculados no turno matutino no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio de duas escolas privadas de Juazeiro do Norte/CE. Os participantes responderam os seguintes questionários de forma online: “A Saúde e o Sono”, Escala de Percepções de Estresse Acadêmico, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, Questionário de Cronotipo de Munique, Escala de Sonolência Diurna Pediátrica, e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes. Os dados foram analisados por Modelos de Equações Estruturais após definição de um modelo final composto por: 1) percepção do estresse acadêmico; 2) variável latente representativa do sono, constituída pelos horários de dormir e acordar nos dias de escola e livres, cronotipo, jetlag social e irregularidade na duração do sono; 3) sonolência diurna; 4) e pela variável latente representativa da saúde mental, formada pelos níveis de estresse, ansiedade e depressão. Maiores níveis de percepção do estresse acadêmico foram associados a escores mais elevados do constructo saúde mental (B=0,638; p<0,001), com maior frequência de sintomas de estresse, ansiedade e depressão; maior sonolência diurna (B=0,252; p=0,026); e impacto nas variáveis do constructo sono (B=0,162; p=0,046), com horários mais tarde para dormir e acordar nos dias de escola e livres, maior tendência à vespertinidade, maiores níveis de jetlag social e irregularidade na duração de sono. O prejuízo à saúde mental associado aos níveis elevados de percepção do estresse acadêmico é potencializado quando o constructo sono é adicionado como fator intermediador (B=0,731; p<0,001). Além disso, o constructo sono teve relação com a sonolência diurna (B=0,444; p<0,001), em que quanto maiores os níveis de sonolência maiores os escores do constructo saúde mental (B=0,361; p<0,001). Portanto, a percepção do estresse acadêmico influenciou diretamente, de forma negativa, os aspectos relacionados ao sono e o funcionamento mental dos adolescentes. O prejuízo à saúde mental relacionado à percepção do estresse acadêmico foi potencializado quando os aspectos relacionados ao sono foram adicionados como fatores intermediadores em uma única análise. Esse trabalho pode contribuir para ampliar o conhecimento sobre a relação entre estresse acadêmico, prejuízos ao sono e saúde mental em adolescentes, favorecendo a professores e profissionais de saúde levarem essa discussão para os seus ambientes de trabalho.
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