Navegando por Autor "Vechiato, Fernando Luiz"
Agora exibindo 1 - 20 de 99
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A contribuição da Arquitetura da Informação Pervasiva para a Encontrabilidade da Informação em Repositórios Institucionais: uma análise do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Dayane Nunes da; Vechiato, Fernando Luiz; Santos, Raimunda Fernanda dos; Marques, Clediane de Araújo GuedesOs ambientes de informação como objetos de estudo da Arquitetura da Informação tem sofrido mudanças referentes à adaptação aos avanços da tecnologia. Nesse contexto, emergiu a Arquitetura da Informação Pervasiva como uma nova abordagem da Arquitetura da Informação a qual segue a vertente da transmissão da informação nos ambientes de informação híbridos (analógico e/ou digital). A vista disto buscou-se encaminhar esta pesquisa para o ambiente de informação do Repositório Institucional da UFRN, pois este se caracteriza como um ambiente de informação com acesso nacional e internacional que pertence a academia científica, portanto a adaptação deste ambiente de informação às novas demandas tecnológicas deve ser considerada prioridade. A pesquisa tem por objetivo compreender como a Arquitetura da Informação Pervasiva pode auxiliar na encontrabilidade da informação no referido repositório institucional. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com aplicação da técnica de análise da interface e observação através de atributos da Encontrabilidade da Informação e Arquitetura da Informação Pervasiva dispostas em checklist criado para análise de ambientes híbridos. Diante disto, os resultados obtidos destacam que o Repositório da UFRN possui poucos aspectos da Arquitetura da Informação Pervasiva, o que pode comprometer a encontrabilidade da informação no contexto tecnológico atual. Conclui-se que em face da importância deste ambiente para a instituição, a Arquitetura da Informação Pervasiva deve ser trabalhada neste ambiente pelos profissionais responsáveis, uma vez que seu bom funcionamento pode influenciar significativamente na Encontrabilidade da Informação disponível. Todavia, são necessários estudos com usuários para validar os resultados obtidos na análise apresentada neste trabalho.Artigo Análise da encontrabilidade da informação do website do Archivo General de la Nación da Colômbia(Revista Interamericana de Bibliotecología, 2023-05-01) Vechiato, Fernando Luiz; Amaya, Maria Girleza Pérez; Santos, Mylena de Souza Santos de Souza; Albuquerque, Ana Cristina deA partir da importância que representam atualmente os ambientes informacionais digitais no acesso e recuperação da informação, busca-se avaliar a encontrabilidade da informação do website do Archivo General de la Nación da Colômbia. Para tanto, utilizou-se um checklist que permite analisar os atributos da encontrabilidade da informação em ambientes informacionais. O referido website cumpriu com alguns dos atributos, sendo necessária ainda a implementação de melhorias que se adequem tanto a esses atributos como aos atuais requisitos tecnológicos. Com base em uma visão menos tecnicista, ressalta-se a importância da participação dos profissionais da Ciência da Informação no processo de projeto e de desenvolvimento dos ambientes informacionais digitaisTCC Análise dos serviços oferecidos no módulo biblioteca do SIGAA na perspectiva dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN: sugestões de melhorias e funcionalidades a serem implementadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Gomes, João Victor de Moraes; Santos, Raimunda Fernanda dos; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Vechiato, Fernando LuizEstuda questões concernentes à importância da interação entre os usuários e os sistemas de informação. Discorre acerca dos Serviços de Referência Virtual em Bibliotecas Universitárias e a satisfação das necessidades informacionais dos usuários. Tem como Objetivo geral avaliar o módulo Biblioteca do SIGAA na perspectiva dos discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Objetiva especificamente: a) identificar os serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da instituição (SISBI/UFRN); b) averiguar quais desses serviços são disponibilizados no módulo Biblioteca do SIGAA; c) identificar o grau de satisfação desses discentes em relação aos serviços disponibilizados no módulo em questão; d) propor sugestões de melhorias a serem implementadas no módulo Biblioteca do sistema, levando em conta as perspectivas dos discentes avaliados. Utiliza como metodologia a pesquisa de caráter bibliográfico, documental, exploratório, descritivo e estudo de caso mediante a realização de um estudo de uso e de usuário no intuito de avaliar o módulo Biblioteca do SIGAA na perspectiva dos informantes citados anteriormente. Identifica que os serviços da biblioteca conseguem contemplar de maneira satisfatória as necessidades de informação dos usuários avaliados, ficando provado tal fato nas respostas dos informantes cujos conceitos atribuídos foram, na maioria das avaliações, “Bom” e “Ótimo”. Apresenta a observação de que, embora os discentes avaliados estejam em processo de formação acadêmica na área de Biblioteconomia e possuem conhecimentos acerca dos serviços a serem disponibilizados potencialmente e virtualmente pelas unidades de informação, constatou-se a pouca utilização dos serviços disponíveis no menu Biblioteca do sistema tradicional e no SIGAA Mobile. Conclui apontando sugestões de melhorias e funcionalidades a serem incluídas no menu estudado, dentre as quais: um menu com chat para a interação do usuário com o(s) Bibliotecário(s) do Setor de Informação e Referência das unidades de informação da instituição; a possibilidade de o usuário visualizar a imagem da capa dos livros consultados através do catálogo da Biblioteca no SIGAA; inclusão do serviço de reserva via módulo Biblioteca do sistema; serviço de alerta personalizado das novas aquisições que chegaram na unidade de informação com base nas solicitações de cada usuário e da Biblioteca em que o mesmo solicitou a compra do material; menu com acesso integrado ao Repositório de Informação Acessível (RIA) visando atender as demandas informacionais da comunidade acadêmica com deficiência visual dos cursos de Graduação e Pós-Graduação; inclusão de uma aba que possibilite o usuário solicitar o serviço de Comutação Bibliográfica por intermédio da Biblioteca através de formulário online próprio para solicitação desse serviço e entre outras sugestões. Ressalta que as sugestões apresentadas na pesquisa se configuram como ideias de serviços e funcionalidades que visam satisfazer as necessidades de informação dos usuários, entretanto o Sistema de Bibliotecas e a Superintendência de Informática da instituição devem avaliar a viabilidade de implantar tais sugestões.Artigo Arquitetura da Informação em repositórios digitais: análise do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Bibliocanto, 2017-05) Vechiato, Fernando Luiz; Marques, Clediane de Araújo GuedesEstuda a arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais, com o objetivo de identificar a aplicação dos elementos da arquitetura da informação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza a técnica de observação participante e realiza breve levantamento bibliográfico para apreender conceitos do referido tema, e, também, pesquisa documental para conhecimento do repositório tratado. Para a análise de dados, utiliza critérios que permite verificar a aplicação dos elementos da arquitetura da informação com base nas dimensões contexto, conteúdo e usuários. A análise demonstra a presença de elementos da Arquitetura da Informação, sendo que grande parte dos critérios referente à dimensão usuários não é satisfatória, contudo aponta a necessidade de melhorias no que se refere à acessibilidade e usabilidadeTCC Arquitetura da Informação no âmbito da saúde: Análise do portal do Ministério da Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Oliveira, Lais Nascimento de; Souza, Jacqueline Aparecida de; Vechiato, Fernando Luiz; Santos, Raimunda Fernanda dosCom o fácil acesso à internet, cada vez mais pessoas utilizam a rede para a busca de informações sobre saúde. Desse modo, destaca-se o portal do Ministério da Saúde como um canal de comunicação entre profissionais da saúde, gestores e a população de um modo geral. Entretanto, para que haja uma troca eficaz de informações, é necessário que essas informações sejam disponibilizadas de forma que o usuário consiga navegar pelos sites de forma fácil e intuitiva. A arquitetura da informação é uma ferramenta que auxilia na disposição das informações em ambientes digitais. Dessa forma, com vistas a contribuir para um melhor uso da informação na área da saúde, este trabalho tem o objetivo de analisar a Arquitetura da Informação do site do Ministério da Saúde, assim como a sua Usabilidade. Especificamente, analisar o sistema de rotulagem, navegação, organização e busca, assim como aplicar as heurísticas da usabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, além da revisão bibliográfica, utilizou como instrumento de coleta de dados dois formulários composto pelos critérios da arquitetura e da usabilidade. Ao final, foi possível identificar e avaliar o uso da Arquitetura da Informação no site, bem como alguns critérios da sua Usabilidade. A análise demonstra a presença dos elementos da Arquitetura da Informação e atende a maioria dos critérios de usabilidade, mas pode ser melhorado em relação a clicabilidade, relevância dos resultados de pesquisa e alguns elementos visuais.Artigo Arquitetura da Informação Pervasiva e Encontrabilidade da Informação: instrumentos para avaliação de ambientes informacionais híbridos(Informação & Tecnologia, 2016) Vechiato, Fernando Luiz; Oliveira, Henry Poncio Cruz de; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregorioConsiderando a relevância de estudos teóricos e práticos que abordem aspectos informacionais, tecnológicos, cognitivos e sociais no projeto e na avaliação de ambientes informacionais, objetivamos neste artigo apresentar uma proposta de checklist para ambientes informacionais híbridos a partir de pesquisa exploratória realizada acerca da Arquitetura da Informação Pervasiva e da Encontrabilidade da Informação. Ambos os estudos enfatizam as experiências e comportamentos informacionais dos sujeitos e possuem correlações teórico-práticas importantes que subsidiaram a elaboração do referido instrumento, alinhando a pervasividade existente entre ambientes analógicos e digitais com o objetivo de favorecer a Encontrabilidade da Informação disponível nesses ambientesTCC As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Fernandes, Monaliza de Melo; Santos, Raimunda Fernanda dos; Vechiato, Fernando Luiz; Oliveira, Ivanny Rhavena Medeiros deEstuda questões relativas às ferramentas da Web 2.0 e a importância da sua utilização para o Serviço de Referência oferecido no âmbito das bibliotecas universitárias. Tem como objetivo geral analisar as ferramentas utilizadas pela Biblioteca Central Zila Mamede na prestação e divulgação dos seus serviços para comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como universo da pesquisa a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza metodologia de caráter bibliográfico, exploratório e monográfico (estudo de caso), mediante a aplicação de questionário e análise qualitativa das ferramentas da Web 2.0 utilizadas por essa unidade de informação. Identifica através da pesquisa que a Biblioteca Central Zila Mamede não utiliza as ferramentas da Web 2.0para a realização do Serviço de Referência Virtual, uma vez que esses recursos são utilizados apenas em forma de divulgação e marketing da unidade de informação e da instituição, apesar da existência de ideias que se concretizarão em esforços para desenvolver outras iniciativas nesse contexto. Apresenta sugestões de novas atividades a serem desenvolvidas pela BCZM para o uso das ferramentas da Web 2.0 como canais de comunicação para a prestação efetiva do serviço de Referência Virtual. Conclui destacando a importância que o serviço de referência virtual tem, juntamente com o auxílio das ferramentas da Web 2.0, exercem nas bibliotecas universitárias como um grande pilar para o incentivo à pesquisa, ao ensino e à extensão.TCC Atuação do Bibliotecário como Arquiteto da Informação: um estudo bibliográfico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022) Soares, Paula Regina Souto; Vechiato, Fernando Luiz; Vechiato, Fernando Luiz; Moreira, Luciana de Albuquerque; Campos, Arthur FerreiraO modo de trabalhar do bibliotecário alterou-se com o passar do tempo, principalmente com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. No contexto tecnológico o profissional passou a ter novas formas de trabalhar, principalmente no meio digital. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo compreender de que modo os bibliotecários podem atuar como arquitetos da informação no mercado de trabalho. Para isso buscou-se evidenciar o histórico do profissional no Brasil, entender os conceitos relacionados a Arquitetura da Informação e como se conecta com a Ciência da Informação e a Biblioteconomia, e discutir sobre as relações entre esses dois profissionais. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica que tem como objetivo estabelecer contato direto com as publicações relacionadas a esse assunto. Nos resultados obtidos, constata-se que há relações entre os profissionais, principalmente em relação as atividades que desempenham, e com isso é reconhecida a capacidade do bibliotecário em atuar como arquiteto da informação.Capítulo de livro Autoarquivamento das teses e dissertações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: experiência de integração entre sistemas de informação(Fiocruz/Icict, 2023) Marques, Clediane de Araújo Guedes; Vechiato, Fernando Luiz; Farias, Anderson Queiroz Pires deObjetiva-se relatar a experiência de integração entre dois sistemas de informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e o Repositório Institucional, com ênfase no autoarquivamento das teses e dissertações. Para isso, são apresentadas as etapas relacionadas ao autoarquivamento dessas produções pelos discentes e as ações referentes a essas etapas realizadas pelos bibliotecários. Posteriormente, aborda o processo de integração na importação dos registros do primeiro para o segundo sistema, que consiste no reuso de metadados e, consequentemente, na integração entre eles. Conclui-se que o importador desenvolvido pode ser utilizado por outras instituições que utilizam ambos os sistemas de informaçãoArtigo Avaliação da consistência em ambientes informacionais digitais no contexto de ecologias informacionais complexas: proposta de checklist(Biblos, 2020-12-31) Vechiato, Fernando Luiz; Oliveira, Camila Adrianni SilvaA arquitetura da informação pervasiva enfatiza o projeto e a avaliação de ecologias informacionais complexas. Uma de suas heurísticas é a Consistência que, quando aplicada, proporciona diálogo lógico entre os diferentes ambientes informacionais digitais pertencentes a uma ecologia informacional complexa, no que diz respeito à organização, à rotulagem, à representação, à navegação e à busca e recuperação da informação disponível. A partir dessas premissas, objetivou-se propor um checklist para avaliação da consistência de ambientes informacionais digitais no contexto de ecologias informacionais complexas, a partir de recomendações advindas da literatura científica, com utilização de pesquisa bibliográficaArtigo Avaliação da Encontrabilidade da Informação do Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná(Revista de Documentação e Ciência da Informação, 2018) Vechiato, Fernando Luiz; Reis, Sandra Gomes de Oliveira; Sanches, Priscila Romero; Cruz, Dalila GimenesConsiderando a necessidade de avaliação frequente dos ambientes informacionais digitais vinculados às Instituições de Ensino e Pesquisa, de modo a promover facilidades na encontrabilidade da informação disponível, esta pesquisa apresenta os resultados da avaliação do Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que utiliza o software DSpace. O objetivo foi identificar quais são as possíveis dificuldades associadas à encontrabilidade da informação disponível no referido ambiente informacional digital que podem estar associadas ao próprio software utilizado ou à customização implementada. Para a coleta de dados foi utilizado um checklist com base nos atributos de encontrabilidade da informação, o qual permitiu a realização da avaliação na perspectiva dos bibliotecários. Dentre os resultados, destaca-se a necessidade de investimento em recursos de acessibilidade e mecanismos de descoberta de informação, que podem ser implementados no DSpace, além de promover uma maior participação dos usuários em relação ao conteúdo disponível no repositório por meio da folksonomia, funcionalidade já presente no referido softwareDissertação Avaliação da etapa de solicitação de material informacional no processo de compras no SIPAC: um estudo de usabilidade na perspectiva dos docentes do CCSA/UFRN(2018-11-23) Guedes, Shirley de Carvalho; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; ; Vechiato, Fernando Luiz; ; Silva, Jonathas Luiz Carvalho;Apresenta os resultados da avaliação da usabilidade do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), com ênfase no cadastro de solicitação de compras de material informacional, na perspectiva dos docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sendo o SIPAC o sistema de informação gerencial utilizado para operacionalizar o processo de compras de material informacional do Sistema de Bibliotecas (SISBI), ele deve ser desenvolvido com a finalidade de atender às necessidades dos usuários, além de seguir os princípios de usabilidade. Assim, quais as possíveis contribuições para melhoria das práticas de usabilidade do SIPAC na UFRN? O alicerce teórico foi construído com base na gestão de coleções, na usabilidade e arquitetura da informação e, no comportamento informacional dos usuários. Tratou-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo de caso. A coleta de dados se deu a partir de três instrumentos: um questionário; um teste de usabilidade, associado à técnica do protocolo verbal; e uma entrevista semiestruturada, aplicada à amostra de 12 docentes obtidos por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Para a análise, adotou-se a triangulação dos instrumentos e utilizou-se a estatística básica e a análise de conteúdo com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados apontam para barreiras de usabilidade que não auxiliam na realização da tarefa. São elas: a localização do link de acesso à tela de cadastro; a ausência de informação para realizar o cadastro de um novo material informacional, incluindo a falta de organização das informações; e finalmente a linguagem e a ausência de informações no campo do número de ISBN. Como consequência da dificuldade dos docentes de transpor as barreiras de usabilidade e ao tempo demandado para realizar a tarefa, eles não se sentem satisfeitos com a atividade. Considera-se que, a pouca familiaridade com o SIPAC e as dificuldades percebidas contribuem para a insatisfação dos docentes em relação ao sistema e conduza-os a não participar do processo de compras. Espera-se que o resultado da avaliação da usabilidade possa auxiliar no desenvolvimento de uma proposta de redesenho do sistema, que o torne mais fácil e intuitivo na realização do cadastro de solicitação de material informacionalTCC Avaliação de disseminação e divulgação de informações em websites de bibliotecas públicas estaduais da região Nordeste do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Barbosa, George Estevam de Aquino; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8390841032589134; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Vechiato, Fernando Luiz; Campos, Arthur FerreiraWebsites geralmente são considerados primeiros meios de contato de usuários com uma determinada instituição. Neste sentido, situar os websites de bibliotecas públicas nesta ocasião, estas servem como “porta de entrada virtual” para os leitores ao mundo da leitura. Portanto, um endereço eletrônico que possua informações úteis, e que apresente suas ações, serviços e produtos podem atribuir novos valores éticos e sociais aos seus usuários de forma primordial. Este trabalho busca analisar os websites das bibliotecas públicas dos estados da região do Nordeste do Brasil, dando ênfase nos conteúdos apresentados, através de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativo-descritiva e exploratória. As categorias avaliadas são acerca de informações referentes a: história, atualidade, setores e serviços, destaques e missão das bibliotecas públicas da região. Por fim, o estudo conclui que a realidade das BPEs é distinta, já que é possível encontrar instituições com websites próprios, com informações pertinentes, e bibliotecas sem um endereço eletrônico que lhes pertence, revelando que ainda há muito a se fazer e planejar quanto a elaboração de ambientes informacionais digitas para bibliotecas públicas estaduais.Artigo Avaliação de repositórios de dados de pesquisa segundo critérios da Encontrabilidade da Informação(Liinc em Revista, 2019-12-11) Vechiato, Fernando Luiz; Sanchez, Fernanda AlvesA busca por melhorias nos processos de partilha, uso e reuso de dados de pesquisa, cresce exponencialmente graças as transformações tecnológicas. O artigo aborda discussões sobre a ampliação da comunicação e colaboração científica, em especial, a partilha das produções científicas não tradicionais, realizada por meio dos repositórios de dados de pesquisa. Trata-se de metodologia exploratória de abordagem qualitativa para correlacionar os atributos de Encontrabilidade da Informação com os sistemas da Arquitetura da Informação, nesse tipo de ambiente. Os resultados apontam a relevância dos referidos estudos teórico-práticos na implementação e avaliação dos repositóriosDissertação Avaliação de serviços de informação digitais em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-05) Alves, Fernando Antonny Guerra; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; http://lattes.cnpq.br/4927079411325374; Carvalho, Andrea Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; Farias, Gabriela Belmont de; http://lattes.cnpq.br/9393190768810116A pesquisa tem o objetivo de propor diretrizes que promovam a melhoria da qualidade dos serviços de informação digitais da BCZM e o atendimento das necessidades dos usuários com eficácia e eficiência, considerando a opinião dos bibliotecários responsáveis pelos setores relacionados a estes serviços, e a comunidade acadêmica da UFRN. Partindo do entendimento de que o processo de avaliação dos serviços informacionais é etapa indispensável para uma bem sucedida Gestão da Informação em Bibliotecas Universitárias, no sentido de acompanhar as mudanças naturalmente impostas pelos contextos sociais, culturais, tecnológicos, etc., torna-se importante que as bibliotecas realizem a avaliação periódica dos seus serviços de informação junto aos seus usuários e gestores, de modo a compreender a eficácia e a eficiência dos serviços ofertados, bem como conhecer a demanda por novos serviços que podem passar a ser oferecidos. Para isso, necessário considerar ainda, aspectos como o comportamento informacional dos usuários dessas bibliotecas e identificar suas reais necessidades e demandas. O estudo partiu da premissa que a falta de uma política e de diretrizes de avaliação periódica dos serviços de informação digitais ofertados pela BCZM, em diversas plataformas, pode contribuir para que os serviços de informação atuais sejam subutilizados, ou não atendam integralmente às necessidades dos usuários. Este trabalho se apoia nos conceitos e aspectos de avaliação de serviços de bibliotecas universitárias para, a partir das contribuições dos estudos de Comportamento Informacional e de Auditoria de Ativos Informacionais, a partir do método de Carvalho (2010), favorecer a melhoria e/ou implantação de serviços de informação digitais da BCZM/UFRN. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem de investigação de estratégias de estudo de caso e levantamento. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos para a coleta dos dados um questionário semiestruturado e discursões por meio de Grupo Focal. A análise dos dados utilizou-se da técnica da triangulação de dados. Ao final, foram propostas recomendações consideradas oportunas, plano de ação com a síntese dessas recomendações em torno de cada serviço avaliado, além da proposta de manutenção de uma política de avaliação permanente.TCC Bacharel em Biblioteconomia da UFRN: a delineação de sua autoimagem através do Discurso do Sujeito Coletivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Costa Neto, Antônio Eufrázio da; Carvalho, Luciana Moreira; Vechiato, Fernando Luiz; Vitullo, Nadia Aurora VantiAborda a autoimagem dos egressos do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio grande do Norte (2000-2013) apresentando o papel e formas de atuação desses bacharéis no contexto da sociedade da informação, os preconceitos e paradigmas que perseguem a profissão no Brasil. O objetivo é delinear a autoimagem desses egressos no processo de construção e consolidação de sua profissão no país, ao longo de 50 anos de regulamentação da carreira. O referencial teórico ancora-se em noções de Biblioteconomia, Ciência da Informação, autoimagem, distinção entre classes e breve retomada do que foi produzido sobre o tema na área de Ciência da informação ao longo dos anos. A metodologia consiste na construção de Discurso através do Sujeito Coletivo para identificar as expressões-chave, as ideias centrais e a ancoragem, figuras metodológicas formadoras do discurso. Os resultados alcançados apontam que, embora o bibliotecário tenha atingido espaço e reconhecimento na sociedade, ainda tem que conviver com estereótipos e falta de reconhecimento na sua carreira. Isso contribui para falta de visibilidade profissional e dificulta, por vezes, a inserção no mercado de trabalho.TCC As bibliotecas escolares no contexto da sociedade em rede: os nativos digitais em cena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Silva, Jorgianne de Souza Morais; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Vechiato, Fernando Luiz; Santos, Raimunda Fernanda dosO volume de informação e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação causaram uma revolução na sociedade e no modo como os indivíduos buscam, produzem e apropriam das informações (analógicas e digitais). Desde os primórdios a informação é o elemento fundamental para a sociedade e para as relações sociais, pois transmite ideias e possibilitam a construção do conhecimento. Os avanços da tecnologia alteraram a forma como a informação é produzida e transmitida ocasionando o surgimento da sociedade da informação. A era digital fez surgir a sociedade em rede e as novas gerações, como, por exemplo, os imigrantes digitais e os nativos digitais. Dessa forma, o desafio da sociedade da informação é que os sujeitos possuam habilidades, conhecimentos e competências adequadas dentro deste novo ambiente eletrônico e virtual. Este trabalho objetivou destacar as características da sociedade pós-industrial, bem como a importância da biblioteca escolar e do bibliotecário no processo de aprendizagem nas escolas em meio a esse contexto instaurado a partir da segunda metade do século XX. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico das publicações da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação acerca destas temáticas. Investigou as mudanças ocorridas nas bibliotecas escolares durante o processo de evolução tecnológica, visando discutir sobre as competências informacionais que são cada vez mais convocadas. Conclui-se que as bibliotecas escolares e os bibliotecários – mediadores – devem ser incluídos no planejamento pedagógico das instituições escolares com a finalidade de aprimorar e potencializar o aprendizado dessa nova geração que lida com a informação de maneira diferente das gerações anteriores. A competência informacional também passou a ter um destaque mais significativo com vistas ao processo de busca, análise e uso das informações de maneira mais crítica.TCC Comitês de ética da UFRN: uma análise dos processos na Plataforma Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Ribeiro, Rodrigo Mateus Lima; Barbosa Neto, Pedro Alves; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; http://lattes.cnpq.br/5089914037590989; Barbosa Neto, Pedro Alves; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; Ribeiro, Ana CláudiaEste trabalho apresenta considerações e reflexões acerca da Ética em pesquisa e a atuação dos Comitês da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que trabalham com a ideia de regularizar protocolos acadêmicos que envolvem seres humanos e dados pessoais que devem ser mantidos em sigilo e usados de forma adequada por pesquisadores. O estudo se caracteriza em uma revisão bibliográfica e documental, de natureza básica e qualitativa. A comunidade acadêmica no Brasil é relevante e de qualidade para nossa vivência e com isso os trabalhos acadêmicos passam a ter uma grande força no ambiente universitário visto que a conclusão de muitos cursos de graduação depende de trabalhos de conclusões de curso bem como trabalhos acadêmicos de extensão no decorrer do nível superior. É interessante analisar que muitas pós-graduações, mestrados, doutorados se constitui um grande desafio a construção de um bom projeto de pesquisa que deve ser aprovado no seu ingresso ou na sua finalização. O comitê de ética passa a ter um papel fundamental na avaliação de projetos que envolvem seres humanos, que são característicos nessa fase acadêmica de muitos pesquisadores. A existência e ação dessas comissões melhora a qualidade dos projetos e fazem com que acadêmicos eliminem ou diminuam possíveis riscos que possam ocorrer na pesquisa. Neste trabalho, além de mostrar processos de trâmite e importância dos CEPs, foi realizado um apanhado sobre os documentos exigidos pelo Comitês da UFRN para apreciação ética. A Instituição conta com 3 Comitês de Éticas em Pesquisa com Seres Humanos.Artigo Comportamento de busca de informação como parâmetro para o desenvolvimento da competência em informação no uso do Portal CAPES(Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 2021) Vechiato, Fernando Luiz; Lopes, Ana Cristina da SilvaEm meio a um grande número de fontes de informação disponíveis, os estudantes de graduação se deparam com o desafio de identificar as fontes mais adequadas para a realização de suas pesquisas acadêmicas, bem como de desenvolver habilidades e competências para utilizar as ferramentas de pesquisa. A partir desta premissa, objetivou-se identificar o comportamento de busca de informação dos alunos de graduação da área da Saúde da UFRN, visando estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de ações de competência em informação com ênfase no uso do Portal de Periódicos da CAPES. Para cumprir o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, aplicada aos alunos concluintes dos cursos de graduação da área da Saúde da UFRN. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, construído de acordo com o Framework para a Competência em Informação para o Ensino Superior (ACRL, 2016). Com a aplicação da pesquisa constatou-se que, de acordo com o comportamento de busca, os participantes da pesquisa apresentam, de modo parcial, características da competência em informação no uso do Portal de Periódicos da CAPES, resultado que possibilitou a proposta de ações que visam potencializar o uso do referido PortalDissertação Comportamento de busca de informação como parâmetro para o desenvolvimento da competência em informação no uso do Portal CAPES(2019-08-14) Lopes, Ana Cristina da Silva; Vechiato, Fernando Luiz; ; ; Farias, Gabriela Belmont de; ; Moreira, Luciana de Albuquerque;Em meio a um grande número de fontes de informação disponíveis, os estudantes de graduação se deparam com o desafio de identificar as fontes mais adequadas para a realização de suas pesquisas acadêmicas, bem como de desenvolver habilidades e competências para utilizar as ferramentas de pesquisa. A partir desta premissa, objetiva-se identificar o comportamento de busca de informação dos alunos de graduação da área da Saúde da UFRN, visando estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de ações de competência em informação com ênfase no uso do Portal de Periódicos da CAPES. Para cumprir o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, aplicada aos alunos concluintes dos cursos de graduação da área da Saúde da UFRN. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, construído de acordo com o Framework para a Competência em Informação para o Ensino Superior(ACRL, 2016). Com a aplicação da pesquisa constatou-se que, de acordo com o comportamento de busca, os alunos pesquisados apresentam, de modo parcial, características da competência em informação no uso do Portal de Periódicos da CAPES, resultado que possibilitou a proposta de ações que visam potencializar o uso do referido Portal.