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Navegando por Autor "Veras, Telma de Fátima Vitaliano da Silva"

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    TCC
    Brinquedo terapêutico instrucional: o brincar sob a perspectiva da enfermagem de um ambulatório pediátrico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Melo, Francisca Andreza de Melo; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; https://orcid.org/0000-0003-0303-409X; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; https://orcid.org/0000-0002-6622-4723; http://lattes.cnpq.br/0703529177053270; Veras, Telma de Fátima Vitaliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1754308200218579; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; https://orcid.org/0000-0003-0597-7630; http://lattes.cnpq.br/4203323959404143
    Introdução: O Brinquedo Terapêutico Instrucional é considerado uma modalidade lúdica do brincar, muito utilizada no contexto hospitalar, pois possibilita o alívio da ansiedade gerada por experiências atípicas decorrentes da hospitalização, na qual auxilia o adulto a explicar, de forma simples e clara, o que acontecerá com ela, frente a procedimentos invasivos ou não. Considerando a lacuna na produção científica relativa a utilização do BTI no contexto ambulatorial, este estudo justifica-se e reveste-se na necessidade de obter informações sobre a utilização do brinquedo terapêutico instrucional como instrumento de cuidado. Objetivos: Objetiva-se descrever o uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional na assistência à saúde de crianças atendidas no Ambulatório de Pediatria de um hospital universitário. Metodologia: pesquisa exploratória descritiva, através da realização de entrevista semiestruturada à equipe de enfermagem atuantes no ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes, durante o período de novembro/2024. Foi utilizado o software Atlas.Ti 25 para auxiliar na categorização das falas e realizada análise sob a visão de Bardin. Resultados e discussão: Participaram 10 profissionais, nas quais os achados puderam ser divididos em duas principais categorias: Impactos positivos, abordando a inovação e benefícios para criança, pais e profissionais; e em desafios e limitações, sendo subcategorizadas em faixa etária, resistência da equipe e tempo e recursos. Conclusão: O uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional demonstrou benefícios significativos no alívio da ansiedade das crianças e na melhoria do processo de trabalho da equipe de enfermagem. No entanto, foram encontrados desafios que devem ser superados para otimizar o uso desta prática e aprimorar a assistência pediátrica.
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    Dissertação
    Percepção do preceptor sobre sua prática em um hospital universitário gerenciado pela EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)
    (2018-08-17) Veras, Telma de Fátima Vitaliano da Silva; Diniz Júnior, José; ; ; Tourinho, Francis Solange Vieira; ; Bosco Filho, João; ; Costa, Marcelo Viana da; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz;
    No contexto da formação acadêmica, tanto na graduação quanto na pós-graduação, na modalidade Lato sensu, das residências médica e multiprofissional, os preceptores são peças fundamentais para a consolidação da missão de um hospital universitário, no tocante à formação profissional. O presente estudo tem o propósito de compreender a percepção dos preceptores sobre o processo de preceptoria em um hospital universitário gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Através de um estudo qualitativo, descritivo exploratório desenvolvido no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com o uso da técnica de grupo focal. Participaram do estudo preceptores das Residências Médica e Multiprofissional com vínculos empregatícios RJU (Regime jurídico único - UFRN) e CLT (Consolidação das leis do trabalho - EBSERH), propositando-se assim, entenderas percepções a partir do vínculo trabalhista. De acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa. Os profissionais em estudo compõem as várias profissões no contexto das Residências da saúde (Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Médicos, Psicólogos), e os dados foram levantados a partir do grupo focal, realizado em dois encontros, em março de 2017: um com servidores RJU e o outro com servidores CLT. A análise de dados se deu através da Análise temática Categorial de Bardin. Os dados obtidos indicaram que, servidores de ambos os vínculos tinham a percepção da relevância de sua participação no contexto da formação de futuros profissionais de saúde; da necessidade constante de sua qualificação, enquanto preceptor; da não valorização deste profissional, por parte da instituição independente do vínculo. Evidenciou-se a necessidade de se adotar, por parte desta, uma normatização, voltada a oportunizar melhorias para a sua execução, permitindo-lhes uma atuação pedagógica mais prazerosa e com uma performance melhor, concomitante a excelência na assistência à saúde.
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