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Navegando por Autor "Viana, Gleiferson de Lima"

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    Dissertação
    Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-22) Viana, Gleiferson de Lima; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; http://lattes.cnpq.br/8588637237592597; Ferreira, Debora Borges; https://orcid.org/0000-0002-7677-3136; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; Marques, Thiago Valentim
    Ao avaliar o conhecimento de um estudante é importante que se priorize o seu desenvolvimento, por meio dos resultados e reflexões que o teste proporciona para a construção do conhecimento desse estudante. Uma boa metodologia de avaliação possibilita identificar, compreender, interpretar e situar as habilidades que o estudante domina. No campo da medição de habilidades há predomínio de duas teorias, a saber, a Teoria Clássica dos Testes (TCT), na qual as interpretações e análises estão sempre associadas ao teste como um todo, e a Teoria de Resposta ao Item (TRI), cujo foco das análises concentra-se nos itens. O objetivo desse trabalho é estimar o nível de proficiência dos estudantes que realizaram a prova de Matemática do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec) 2022, utilizando-se a TCT e TRI. Além disso, este trabalho propôs a discussão sobre a aplicação da TRI nos processos seletivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), como proposta de aprimoramento dos métodos já existentes. A metodologia utilizada consistiu na calibração dos itens de Matemática, na estimação da proficiência dos respondentes, na construção de um mapa de itens, que permitiu identificar quais habilidades os estudantes dominam, e na atribuição de uma nota dentro da mesma escala utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados mostraram que a construção de modelos de avaliação que utilizam a TRI no âmbito do IFRN é viável, desde que sejam seguidas todas as etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Espera-se, portanto, que este trabalho possa contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, em particular no âmbito do IFRN, ao considerar a utilização da TRI como modelo de avaliação capaz de mensurar a proficiência dos estudantes de maneira mais eficiente.
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