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Navegando por Autor "Victor, Analice Cordeiro dos Santos"

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    TCC
    A sistematização da linguagem escrita na educação infantil: reflexão sobre uma experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-08) Cardoso, Mariana Cristina Pimenta Rodrigues; Victor, Analice Cordeiro dos Santos; Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça; Fernandes, Gildene Lima de Souza
    Este estudo buscou analisar a sistematização do trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil, refletindo sobre o processo de apropriação dessa linguagem pelas crianças explicitando alguns conhecimentos construídos/apropriados por elas acerca dessa linguagem a partir do trabalho sistematizado. A investigação realizou-se no Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), junto a turma 3 do turno matutino, constituída por vinte e duas crianças com idade entre 4 e 5 anos. A investigação assumiu os princípios da abordagem qualitativa cujas principais características são: ter o ambiente natural como fonte direta de dados; o investigador como instrumento principal da investigação; ser descritiva; ter como objeto de interesse não simplesmente os resultados ou produtos, mas todo o processo; a tendência, por parte dos investigadores em analisar os dados de forma indutiva e, ainda, o forte interesse pelo significado atribuído pelos sujeitos da pesquisa ao objeto estudado. Adotou-se como procedimento metodológico a análise da própria prática por meio das anotações no Diário de Aula. Utilizou-se como aporte teórico metodológico, os enunciados propostos por Albuquerque e Leite (2010), Amarilha (2012), Barros (2001), Brandão e Leal (2010), Faria e Salles (2012), Ferreiro (1989, 1995), Leal e Silva (2012), Morais, Albuquerque, Leal (2005), Morais (2012), Solé (2003) e Rêgo (1999). Os resultados da investigação mostraram que, de fato, o caminho que se apresenta como mais eficaz para que as crianças se apropriem da linguagem escrita é aquele que, além de levar em consideração as especificidades dessa criança, esteja pautado na alfabetização e letramento. E ainda, que o trabalho pedagógico com essa linguagem não pode se sobrepor ao trabalho com as demais linguagens, pois todas elas têm suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças
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    Tese
    Aí eu era Antônio Brasil: contribuições de situações didáticas com conhecimentos históricos para a construção da identidade pessoal da criança na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-08) Victor, Analice Cordeiro dos Santos; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; ; http://lattes.cnpq.br/8003019884039221; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Carvalho, Tânia Câmara Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/2426785426527093; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846
    O objetivo principal deste trabalho consiste em compreender as relações entre situações didáticas que envolvem o conhecimento histórico e o processo de construção da identidade pessoal por crianças da Educação Infantil. Sua questão central indaga se os conhecimentos históricos oferecem contribuições para a construção da identidade pessoal pelas crianças da Educação Infantil. Destaca-se, também, a intenção de contribuir para ampliar a discussão sobre o ensino/aprendizagem de temas históricos na Educação Infantil, e possibilitar a interlocução com outros professores desta etapa de ensino. Foram adotados os princípios teórico-metodológicos da abordagem qualitativa e assumidas as diretrizes metodológicas da pesquisa colaborativa. Constatou-se que a sistematização de situações didáticas envolvendo os conhecimentos históricos na Educação Infantil contribui no processo de construção da identidade pessoal pela criança. Esta, ao se apropriar de tais conhecimentos, reúne informações que lhe permite estabelecer as mais diversas relações, de modo a comparar práticas culturais de seu tempo com práticas de outros tempos. Assim orientada, a criança busca relacionar a sua história com o tema histórico ao qual teve acesso, organizando explicações e construindo respostas acerca do seu meio e de si própria. Isso tudo aponta para a compreensão de que no processo de internalização do conhecimento histórico a criança vai se constituindo como sujeito e, desse modo, tal conhecimento pode ser concebido como elemento mediador na constituição de sua identidade pessoal
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    TCC
    As experiências com o conhecimento histórico na Educação Infantil: contribuições para a formação da criança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-26) Dantas, Kalyne Indianara Bezerra; Victor, Analice Cordeiro dos Santos; Andrade, João Maria Valença de; Santos, Adele Guimaraes Ubarana
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as experiências com o conhecimento histórico na Educação Infantil, e sua importância para o desenvolvimento integral e construção da autonomia das crianças. O estudo assumiu os princípios da pesquisa qualitativa, adotando como procedimento metodológico a realização de entrevistas individuais, semiestruturadas, junto a duas professoras que atuam em instituições de Educação Infantil na cidade de Natal/RN. Constatou-se que é possível propor as crianças da Educação Infantil experiências com o conhecimento histórico, tendo como ponto de partida a experiência e a realidade mais significativa da criança. As reflexões realizadas durante a pesquisa sinalizaram que ao planejar experiências com o conhecimento histórico, se faz necessário que o professor coloque a criança no centro do planejamento possibilitando-a perceber-se como sujeito histórico. A investigação também evidenciou que é possível o professor encontrar nos documentos oficiais elementos que subsidiem o planejamento e a proposição de experiências com os conhecimentos históricos junto as crianças da Educação InfantiI. A análise das entrevistas demonstrou que ao promover experiências com o conhecimento histórico pautando-se no que as crianças sabem sobre o tema, o que querem saber e o que aprenderam contribui para formar nas crianças atitudes de curiosidade, criatividade e criticidade diante do conhecimento possibilitando-as redescobrir e transformar o mundo.
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    Artigo
    Ensinando e aprendendo a ler na escola infantil: reflexões sobre o saber-fazer de uma professora
    (UESB, 2012-01) Victor, Analice Cordeiro dos Santos
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    Presença da mulher negra na docência do ensino superior: discutindo relações de gênero e relações raciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-14) Silva, Alessandra Nascimento; Andrade, João Maria Valença de; Costa, Vânia Aparecida; Victor, Analice Cordeiro dos Santos
    O presente trabalho teve como designío investigar as relações de gênero e as relações raciais na trajetória de mulheres negras professoras universitárias, de maneira a compreender seu percurso desde o espaço educativo inicial, a relação familiar, e a sua formação contínua até a ocupação do espaço de docência do ensino superior. Para esclarecer as ideias desse trabalho, a pesquisa é realizada, de início, com uma breve abordagem acerca da história das mulheres negras no Brasil, desde período colonial com a escravidão, e no pós-escravidão, elucidando as consequências sofridas por essa população através de práticas discriminatórias como o racismo, na sua maneira brasileira. Ainda, abordando incialmente, as relações raciais e de gênero vivenciadas por mulheres negras, além das políticas públicas voltadas a promoção e igualdade deste grupo, como as ações afirmativas, cotas, e políticas no âmbito do debate de gênero, como Lei Maria da Penha, entre outras. Na sequência, e finalização da pesquisa, uma breve discussão sobre a trajetória das professoras negras no ensino superior e a perspectiva de duas professoras da UFRN, com relatos de suas vidas profissionais e pessoais permeadas pelas relações de gênero e raça. O objetivo é compreender a trajetória dessas mulheres a partir das relações citadas, destacando o processo histórico, social, cultural e político em que essas mulheres estiveram e encontram-se no espaço e tempo atual. Para além do referido, espera-se também, com este projeto, a possibilidade de estimular a inclusão das mulheres negras, através da intensificação da reflexão acerca das desigualdades vivenciadas pelas professoras universitárias na sua trajetória e cotidiano. A metodologia aplicada baseia-se na pesquisa bibliográfica utilizando-se de aporte teórico como Gomes (1995), Oliveira (2006), Reis (2008), Brasil (2005). Metodologicamente a abordagem se amparou na pesquisa qualitativa, em que fizeram parte desta construção duas sujeitas interlocutoras, sendo ambas as professoras negras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a construção dos dados e informações da pesquisa, a técnica utilizada foi à entrevista aberta composta por perguntas relacionadas ao tema, sendo todas direcionas as professoras da UFRN. A pesquisa apresentou nas falas das entrevistadas um histórico das relações que afetam a trajetória das professoras negras em seu processo de formação que perpassam por racismo e sexismo.
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