Navegando por Autor "Viegas, Cíntia Camila Liberalino"
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TCC Centro dia para idosos: anteprojeto de um centro de bem-estar para idosos com enfoque na arquitetura sensorial na cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-17) Volpato, Amanda de Medeiros Azevedo; Medeiros, Luciana de; Araújo, Bianca Carla Dantas de; Viegas, Cíntia Camila LiberalinoConsiderando o rápido envelhecimento previsto para a população brasileira e a consequente demanda de adequação dos serviços e espaços destinados a esse público, o presente Trabalho Final de Graduação, através de um projeto de um centro de apoio para os idosos com funcionamento diurno, propõe uma arquitetura benéfica para a qualidade de vida dessa população a partir da promoção da sociabilidade e da saúde física e mental do idoso. Com isso, destaca-se como objetivo geral, o desenvolvimento de uma proposta de um centro de bem-estar para os idosos utilizando diretrizes da arquitetura sensorial a fim de promover um ambiente que favoreça e estimule as capacidades físicas, mentais e sociais desse grupo. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas teóricas a respeito da arquitetura de um centro de promoção de saúde, qualidade de vida e bemestar, percepção e docilidade ambiental, desenho universal e arquitetura sensorial, assim como a realização de estudos de referência diretos e indiretos. Além disso, o processo de concepção do projeto arquitetônico inclui análises sobre o entorno e os condicionantes físicos, ambientais e projetuais da área de intervenção, refletidos no programa de necessidades, pré-dimensionamento e zoneamento, resultando em um conceito projetual e em um partido arquitetônico retratados na implantação, na volumetria e nas decisões arquitetônicas do presente projeto. Dessa forma, o projeto tem enfoque nas diretrizes físicas e na exploração de artifícios, atividades e ambientes que estimulem os diversos sentidos dos usuários, com o intuito de arquitetonicamente contribuir com o envelhecimento saudável e ativo dos idosos.TCC Corpo em dança: uma proposta de espaço cultural de dança em edifício histórico, no bairro da Ribeira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-30) Araujo, Camila Gomes Duarte de; Nascimento, José Clewton do; Oliveira, Jesonias da Silva; Viegas, Cíntia Camila LiberalinoCaminhando pelo bairro da Ribeira, nota-se uma considerável quantidade de edifícios de interesse histórico patrimonial em estado de abandono, o que visualmente revela um bairro em processo de esvaziamento e esquecimento. Diante disto houve algumas iniciativas, ao longo dos últimos anos, para que essa situação se amenizasse. Um dos grandes desafios observados em muitas delas está relacionado à pouca participação da população nas estratégias de revitalização. Sendo assim, faz-se fundamental recuperar o reconhecimento do bairro como patrimônio cultural, de forma a garantir a preservação de sua memória social e reconectá-lo, de forma afetiva, à sociedade. Tendo a dança como um fazer cultural e utilizando-a como ferramenta de resgate da ligação entre a sociedade e o patrimônio edificado, propõe-se o reuso do Edifício Galhardo/Arpége, localizado na Rua Chile de esquina com a Travessa Venezuela, para um espaço cultural de manifestações artísticas, centrado na dança e na relação que o corpo estabelece com a cidade e com o próprio edifício Com isso, o objetivo geral do trabalho consiste em elaborar um anteprojeto de reuso de edifício de valor patrimonial no centro histórico de Natal, voltado para a interação entre dança e outras artes. Tendo como objetivos específicos: discutir conceitos e métodos de intervenção em edifícios de interesse histórico patrimonial, compreendendo a importância do patrimônio edificado do centro histórico de Natal para a história e arquitetura local; identificar o contexto da dança e sua relação com outras artes, investigando a carência de espaços de dança e integração de diferentes expressões artísticas na cidade de Natal; analisar como o espaço arquitetônico se relaciona com o corpo em movimento, através do estudo da corporeidade, de modo a especializar as peculiaridades da dança no desenvolvimento projetual. Ao pensar em requalificação de áreas de interesse histórico patrimonial deve-se levar em consideração que, para se promover um maior dinamismo, há que se ter uma diversidade de usos dos edifícios e certa articulação entre eles. Nesse âmbito, a proposição de um uso voltado a espaço cultural com foco em dança requer certa integração articulada com outros espaços já existentes no bairro, podendo articulá-lo a espaços de música, poesia, arte e outras expressões artísticas. Assim, de forma prática o trabalho justifica-se importante pois não há na cidade algum estabelecimento voltado para esta articulação. E de forma teórica, pela contribuição acadêmica como um exemplo de reutilização de estruturas obsoletas, edifícios abandonados, requalificando-os junto a seu entorno.Tese Em busca de uma ambiência histórica: transformações na forma urbana e percepção da historicidade do sítio histórico de Natal-RN(2018-05-22) Viegas, Cíntia Camila Liberalino; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; ; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; Nascimento, José Clewton do; ; Alveal, Carmen Margarida Oliveira; ; Rego, Andréa Queiroz da Silva Fonseca; ; Moura Filha, Maria Berthilde de Barros Lima e;O núcleo inicial da Cidade do Natal, classificado atualmente como Sítio Histórico Urbano pelo IPHAN, pouco modificou sua configuração espacial durante boa parte de sua história, começando a passar por modificações mais evidentes somente a partir do final do século XIX e se estendendo até a primeira metade do século seguinte, no contexto do processo de modernização urbana que se verificou em muitas cidades brasileiras. Essas modificações, no entanto, não foram capazes de alterar a forte carga historicista presente e inerente ao referido núcleo, diferentemente das alterações posteriores, ainda em curso, que parecem progressivamente interferir na percepção da historicidade do lugar. Diante desta problemática, na presente tese se questiona de que maneira as mudanças espaciais no Sítio Histórico de Natal (SHN) a partir da segunda metade do século XX afetam a historicidade que se faz presente na ambiência local, de acordo com a percepção de quem conhece o lugar? Considera-se a hipótese de que a ambiência do Sítio Histórico de Natal está se distanciando de sua qualidade histórica, na medida em que suas características físicas, sociais, econômicas e culturais foram alteradas de maneira mais intensa nas últimas décadas. Toma-se, portanto, as transformações na forma urbana e a percepção da historicidade do SHN como objeto de estudo, com o objetivo geral de compreender a historicidade do SHN na ótica de quem conhece o lugar. A pesquisa se desenvolve em torno de duas linhas teórico-metodológicas – a morfologia urbana e a percepção do ambiente – ambas em uma perspectiva histórica, e contempla os seguintes procedimentos: análise bibliográfica, documental e fotográfica; análise morfológica e estilística (auxiliada por inventário); questionários online acompanhados de fotografias e percursos sensíveis pelo SHN registrados em diário de campo da pesquisadora. Os resultados confirmam as muitas transformações na forma urbana do SHN e o reconhecimento delas pelos participantes da pesquisa, acompanhado de lamentações e insatisfações com o poder público, apontado como responsável pelo problema. Como consequência destas transformações, as opiniões dos participantes da pesquisa indicam que a historicidade local vem sendo prejudicada, apesar de ainda se sentirem envolvidos em uma ambiência histórica gerada por mínimos detalhes das fachadas das edificações e dos monumentos encontrados nos espaços públicos, que em alguns casos, confundem e transmitem de maneira equivocada o legado cultural local. As sensibilidades negativas se apresentaram sempre em contraste com as positivas e as materialidades da forma urbana se sobressaem em relação aos aspectos imateriais, circunstâncias que demonstram a necessidade de investimentos em uma efetiva Conservação Integrada do patrimônio cultural natalense.TCC O espaço além das paredes: criação de ambiente virtual para o Museu do Seridó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Carvalho, Sara Lídia Barbosa de; Nascimento, José Clewton do; 0000-0002-9723-9207; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; http://lattes.cnpq.br/1008308278931101; Viegas, Cíntia Camila Liberalino; 0000-0002-0213-1229; http://lattes.cnpq.br/8489319574170149; Silva, Miss Lene Pereira da; http://lattes.cnpq.br/7316984675402178Este Trabalho Final de Graduação estuda a relação entre o prédio histórico do Museu do Seridó - a Casa de Câmara e Cadeia de Caicó/RN - e a narrativa museal elencada pela sua equipe, cujo produto final é uma ação educativa virtual que busca evidenciar o espaço arquitetônico e a inserção urbanística do Museu do Seridó como patrimônio cultural seridoense. Os museus regionais nordestinos são bombardeados pela falta de políticas públicas, cultura do abandono e falta de pessoal qualificado, gerando um conflito no seu papel social. Com o Museu do Seridó não é diferente: uma instituição ainda nova, porém com uma missão de extrema importância para sua região local, mas encontra dificuldades em atuar na sociedade, em especial no tocante à tecnologia. Este trabalho, então, busca compreender o trabalho feito pelo Museu do Seridó e sua relevância na região em que está implantado; reafirmar a importância do museu e de seu patrimônio edificado no processo de perpetuação da memória e identidade seridoenses; e auxiliar a instituição no seu papel local de promotora do ensino e da pesquisa através de ferramenta virtual nos moldes da Educação Patrimonial.TCC A história petrificada do "País de Mossoró": proposta de plano de proteção patrimonial para o centro histórico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Jales, Carlos Daniel Martins; Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo; http://lattes.cnpq.br/1171820374307734; http://lattes.cnpq.br/8703504385921555; Ferreira, Angela Lúcia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9858859733008515; Viegas, Cíntia Camila Liberalino; http://lattes.cnpq.br/8489319574170149Nas últimas décadas, a cidade de Mossoró vem enfrentando a demolição e descaracterização contínua de edifícios antigos e considerados de valor patrimonial, em virtude da insuficiência na aplicação de leis que garantam a permanência desses. Ao mesmo tempo, determinadas áreas que não possuem representatividade arquitetônica significativa recebem a devida manutenção e requalificação do poder público municipal, tendo em vista o seu apelo turístico e comercial. Assim, o trabalho objetiva elaborar um plano de proteção patrimonial para o bairro Centro da cidade de Mossoró-RN, a fim de resguardar a memória de uma época e estimular atualizações do corpo legislativo do município. Para tanto, utilizou-se os aportes teóricos de Carlos Lemos (1981), Françoise Choay (2001), Philippe Panerai (2006), Leonardo Castriota (2009), Paula Silva (2012) Flavio Carsalade (2014), entre outros, que discutem sobre a proteção do patrimônio cultural e os conceitos específicos relativos à temática. Ainda, a realização de levantamentos de campo no centro histórico da cidade, com o apoio de fichas de inventário e registros fotográficos, se mostrou relevante para investigar os processos de valoração do patrimônio cultural mossoroense. Com o referido instrumento, pôde-se averiguar aspectos relacionados à estrutura física externa das edificações do bairro Centro. Foram identificadas cento e quarenta e nove imóveis de valor patrimonial inseridos na área de estudo, sendo esses, em sua maioria, classificados como modificados – o que não é diferente da realidade de outros territórios que não recebem a devida proteção do patrimônio arquitetônico por parte da gestão pública. Dessa forma, o plano de proteção patrimonial buscou trazer outros olhares para o centro histórico, de forma a compreender as especificidades de cada localidade e traçar diretrizes que trouxessem uma compatibilidade entre a dinâmica urbana e o valor histórico, cultural e arquitetônico existente nos setores.Dissertação Memória Viva: projeto de centro cultural indígena no município de Baía da Traição - PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Medeiros, Bruna Letícia Coutinho; Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros; Nascimento, José Clewton do; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; https://orcid.org/0000-0003-4359-1026; http://lattes.cnpq.br/5499175480089878; http://lattes.cnpq.br/8880305559052352; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Viegas, Cíntia Camila LiberalinoO presente trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em uma proposta projetual técnica de intervenção arquitetônica de um centro cultural indígena em Baía da Traição, destinada aos povos indígenas Potiguara do estado da Paraíba. Entendendo as inúmeras perdas culturais que os indígenas já sofreram historicamente, o trabalho tem como objetivo propor uma edificação, que possa ser palco e auxiliar em um processo de preservação cultural, através de um espaço vívido, pensado para as mais diversas manifestações culturais. Para desenvolver o projeto foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema e o público ao qual se destina, por meio de pesquisa bibliográfica, estudos de referências projetuais e pesquisa de campo. Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com a identificação dos dilemas projetuais e, consequentemente, o estabelecimento de metas para o projeto. A partir dessa base, e com auxílio das disciplinas ministradas no curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. O trabalho buscou se utilizar de estratégias arquitetônicas para proporcionar o conforto térmico, em um ambiente fluido e integrativo. Além disso, a modelagem paramétrica foi utilizada como ferramenta na concepção e representação de uma cobertura em bambu, cujo desenho se baseou no grafismo indígena Potiguara. O resultado alcançado na presente pesquisa, consiste em um anteprojeto, onde buscou-se principalmente: criar uma atmosfera através de estudos paisagísticos e de materialidade, que possibilitasse a vivência natural dentro de um contexto urbanizado; e aliar tecnologias construtivas contemporâneas com técnicas tradicionais, entendendo qual melhor se adequaria em cada situação. É possível concluir que a discussão da preservação cultural nos âmbitos teórico e prático permitiu o desenvolvimento de um produto que retrata um processo reflexivo fruto de uma jornada de estudos e pesquisas tanto no campo teórico, quanto projetual.Dissertação Modelos BIM para a documentação do patrimônio arquitetônico do sertão paraibano: o art déco sertanejo em Patos-PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-16) Figueiredo, Daniel de Oliveira; Araújo, Bianca Carla Dantas de; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; Viegas, Cíntia Camila Liberalino; Farias, Hélio Takashi Maciel de; Nascimento, José Clewton doAtualmente, um dos patrimônios materiais mais ameaçados é a arquitetura, principalmente devido à especulação imobiliária, às ações do homem, intempéries, dentre tantos outros fatores relacionados à falta de incentivo à preservação. Alguns autores destacam que as principais causas de perdas de bens históricos estão na falta de registro preciso e claro, apontando assim as técnicas tradicionais como ferramentas que vêm se tornando insuficiente no registro arquitetônico para a documentação dos bens históricos tanto em nível nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) quanto em nível estadual pelos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Perante o cenário atual de perdas no patrimônio histórico-arquitetônico do nosso país, é necessário o uso de novas ferramentas na documentação de edifícios históricos, tendo em vista o aprimoramento dos sistemas tradicionais, já que os atuais são lentos e limitados no registro técnico de bens históricos. Desse modo, percebendo-se a ausência de um sistema de documentação rápido e detalhado que possa atuar na gestão do patrimônio histórico-arquitetônico tanto em nível Nacional (IPHAN) ou estadual (IPHAE), esta pesquisa tem como objetivo desenvolver, na plataforma Building Information Modeling (BIM), uma ferramenta de documentação para a preservação dos edifícios históricos com o enfoque nas edificações populares de estilo art déco, na cidade de Patos no Sertão-PB. Para atingir o objetivo deste estudo, aplicou-se o método de pesquisa Design Science Research (DSR), usado na metodologia da Design Science (DS) que é uma ciência que busca criar novos artefatos na investigação de soluções para resolver problemas e melhorar sistemas existentes. Assim, a pesquisa se desdobrou em 6 etapas para o desenvolvimento de uma ferramenta de documentação histórico-arquitetônica com o viés de melhoria nos sistemas tradicionais de registro dos bens históricos edificados; (1) Conscientização: definir a problemática e os primeiros estudos bibliográficos (estudos sobre a plataforma BIM e a relevância do art déco Sertanejo); (2) Sugestão: coleta de dados e estudos das premissas para propor uma solução (desenvolver a ferramenta de documentação, o template no BIM); (3) Desenvolvimento: criar o artefato proposto na etapa anterior, justificando a escolha da ferramenta para a sua concepção e como será avaliado (Template no software BIM REVIT); (4) Avaliação; detalhar como o artefato será avaliado (o template será avaliado através de dois métodos de avaliação de artefatos do método (DSR), descritivo e experimental; (5) Conclusão: finalização do artefato, em que serão analisados os dados, consolidados e registrado; e (6) Aprendizagem: contribuições do trabalho. Para atingir o objetivo indicado, utilizou-se o software Revit da Autodesk: para desenvolver os modelos BIM dos elementos das fachadas dos edifícios art déco sertanejo, mais um arquivo base compondo a ferramenta proposta (o Template art déco sertanejo). Os resultados alcançados com o uso do template desenvolvido na área de estudo evidenciaram algumas das potencialidades da tecnologia BIM na documentação histórica-arquitetônica do Sertão Paraibano (art déco sertanejo), tais como: a integração das informações em um único modelo; a velocidade e controle na documentação dos edifícios art déco sertanejo; e a identificação de patologias e perdas. As contribuições dessa pesquisa não se limitaram só nas potencialidades da ferramenta BIM desenvolvida, documentando, assim, os elementos art déco presentes nas fachadas de centenas de edifícios populares do art déco sertanejo na cidade de Patos-PB, através do template padrão desenvolvido com as famílias (elementos das fachadas), contendo informações qualitativas, quantitativas e paramétricas.Dissertação Plural: anteprojeto de uma escola pública integral de ensino infantil com referência na base nacional comum curricular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-22) Bulhões, Rafaella Priscyla Gomes; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; ; http://lattes.cnpq.br/7785945931279978; Viegas, Cíntia Camila Liberalino; ; http://lattes.cnpq.br/8489319574170149; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843Este documento de conclusão de mestrado profissional tem como ponto de partida a relação entre a arquitetura e a educação, definindo como público alvo crianças de dois a seis anos de idade. Seu objetivo geral é elaborar o anteprojeto arquitetônico de uma Instituição Pública de Ensino Infantil a partir da compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - norma que define o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Na etapa da Educação Infantil, a BNCC define cinco campos de aprendizagem para auxiliar o professor no planejamento de sua prática pedagógica: (i) o eu, o outro e nós; (ii) corpo, gestos e movimentos; (iii) traços, sons, cores e formas; (iv) escuta, fala, pensamento e imaginação; (v) espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Considerando tais aprendizagens, o projeto arquitetônico de uma escola deve ser desenvolvido para potencializar os objetivos dos campos de experiência infantil, sendo versátil, permeável e sujeito às modificações em função das diferentes atividades desenvolvidas. Entende-se a arquitetura como facilitadora da relação entre a escola e a população local, diálogo que pode acontecer, por meio da composição formal, do cuidado com o paisagismo, da criação de espaços de convivência, dentre outros aspectos. Para delimitação da proposta arquitetônica foram realizados: (a) aprofundamento teóricoconceitual do tema, através de pesquisa bibliográfica e estudos de referências projetuais; (b) programação arquitetônica, com definição de dilemas e metas do projeto, predimensionamento, definição de conceito e partido arquitetônico; (c) desenvolvimento da proposta arquitetônica por meio de procedimentos multimétodos envolvendo meios analógicos e digitais. O resultado final é o anteprojeto arquitetônico da escola Plural. Projetada a partir do conceito do tangram, a edificação está localizada em lote com 22.345,38m², situado no contexto de uma área livre do bairro. A área construída tem 2.500,02m2, a ser executada com estrutura de concreto armado e fechamentos em concreto celular. A proposta conta com planta baixa, cortes, fachadas e maquete eletrônica, acompanhada pela memória da atividade e informações descritivas e justificativasdas principais decisões projetuais. Para maior contato da escola com a comunidade, também é apresentado estudo preliminar para a ocupação da área circundante.TCC Prática da descoberta: um estudo urbano-conceitual acerca da percepção ambiental da cidade de Natal/RN através de instalações temporárias.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-14) Mendonça, Lino Lima Zambon de; Dantas, George Alexandre Ferreira; Nascimento, José Clewton Do; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; Viegas, Cíntia Camila Liberalino; http://lattes.cnpq.br/8489319574170149; Galindo, Vinicius Bezerra de Moraes; http://lattes.cnpq.br/9644420994921241É somente com a superação do pensamento e do ideário moderno, na década de 1960, que se questiona os impactos causados por tal planejamento e como as cidades e o homem respondem às intervenções feitas. A experiência multissensorial fenomenológica e a percepção ambiental lançam luz sobre o tema e põe em xeque, enfaticamente, o desenho moderno e seu planejamento urbano. A Cidade de Natal se encaixa sob essa análise e torna-se palco, ao longo das décadas, de trabalhos que examinam a percepção ambiental em um contexto contemporâneo. O presente trabalho, portanto, tem como objeto de estudo a paisagem ambiental e a apropriação dos espaços públicos. Diante desse contexto, o trabalho estabelece, como objetivo geral, elaborar projetos conceituais de instalações em Natal/RN que evidenciem novas possibilidades de apreensão e percepção ambiental da paisagem urbana. Ainda estabelece outros três objetivos específicos, que são: discutir o fenômeno da percepção ambiental na cidade contemporânea; discutir a percepção ambiental à luz das pesquisas recentes no campo da Arquitetura e Urbanismo na Cidade de Natal/RN e, por fim, aplicar as análises em intervenções urbanas sob a forma de estruturas efêmeras que possibilitem a ocupação e apropriação de espaços públicos de forma positiva. O trabalho é significativo por ressaltar e renovar proposições conceituais provocativas e contestatórias da prática arquitetônica e experiência urbana, como foi feito pioneiramente no século passado por grupos como Archigram e Superstudio.Dissertação A samaritana: simbolismo, memória e história: uma proposta de reuso para um edifício de valor patrimonial no bairro da Ribeira. Natal, RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-25) Revorêdo, Ilanna Paula de Oliveira Macedo; Nascimento, José Clewton do; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; http://lattes.cnpq.br/2232054090242711; Viegas, Cíntia Camila Liberalino; http://lattes.cnpq.br/8489319574170149; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Olimpio, Monique Lessa Vieira; http://lattes.cnpq.br/6567618402271533Este Trabalho de Mestrado Profissional, também constituído em um relatório técnico, consiste em um projeto arquitetônico de intervenção na ruína da antiga loja “A Samaritana” que é um edifício de valor patrimonial no bairro da Ribeira, destinado a espaços para eventos sociais, corporativos e um museu com ênfase na sua memória, história e simbolismo. Projetos em edificações de interesse histórico são, por si só, complexos. As dificuldades de adaptações para a contemporaneidade exigem decisões respaldadas, principalmente no tocante às construções em estado de ruínas. Para desenvolver o projeto, foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre a temática do restauro, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais correlatos. Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com definição de dilemas e metas do projeto. A partir dessa base e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de levantamento histórico e da edificação, dos estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Considerando os objetivos específicos, o trabalho buscou estratégias arquitetônicas para minimizar os impactos à intervenção, buscando a retrabalhabilidade a autenticidade. Os resultados alcançados consistem na proposta de projeto para o edifício, buscando adequar ao seu novo uso, conciliando as recomendações atuais para o restauro e as legislações vigentes. Por fim, espera-se que este trabalho ainda em desenvolvimento, atenda às necessidades impostas ao projeto e possa contribuir para a capacitação profissional no tocante à temática abordada.