Navegando por Autor "Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva"
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Tese Formação de docentes da magistratura formadores de um juiz de novo tipo e suas representações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-03) Rodrigues, Fillipe Azevedo; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; ; http://lattes.cnpq.br/1405096557504168; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Lima, Ana Izabel Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6734687016354161; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5970736742395375; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033Esta pesquisa tem por objeto a formação de formadores da magistratura e suas representações sociais. O aperfeiçoamento docente nas escolas judiciais é abordado com a apresentação de seu modelo transdisciplinar, pautado nos valores de ética e humanismo, como mecanismo de difusão de uma representação de julgador ideal. Esse contexto justificou a presente pesquisa no âmbito da Esmarn, instituição alcançada pela política nacional. Assim, tem-se a seguinte problemática: quais mudanças a formação de formadores representa na prática pedagógica da magistratura e no aperfeiçoamento do Poder Judiciário, a partir das representações sociais do formador de magistrados, entre um juiz real e um juiz ideal (de um novo tipo)? O objetivo é identificar as representações sociais dos docentes da magistratura potiguar acerca do ser formador de juízes, revelando impressões, êxitos e desvios a respeito da construção de um magistrado ideal (de novo tipo). Para alcançar esse objetivo, foi realizada pesquisa qualitativa, conforme o método hipotético-dedutivo, valendo-se de técnicas inerentes a observação participante, na qual, além da coleta de dados em documentos e bibliografia pertinentes, há a manipulação de instrumentos metodológicos úteis para pesquisa em representações sociais (Técnica de Associação Livre de Palavras – Talp e entrevista semiestruturada). A amostra de juízes se dividiu em três grupos, a depender do grau de formação pedagógica. A representação social dos formadores de magistrados ancorou-se no elemento responsabilidade, pertencente ao núcleo central da espiral de sentidos. Conclui-se, portanto, que a técnica guiada por valores é aprimorada na formação docente da magistratura a partir de aulas práticas e voltadas para um saber-fazer pedagógico, permeadas pelos valores que a Enfam se propõe a despertar nos juízes brasileiros. Tem-se como tese que há um abismo entre a prática dos magistrados e o processo da formação ao concurso do bacharel em Direito que se torna magistrado, cujas formações profissional (inicial e continuada) e docente (FOFO) ainda não são capazes de superar na direção de um juiz de novo tipo, de modo que perceber as mudanças no magistrado professor com a formação docente é uma forma efetiva de fazer um prognóstico dos rumos dessa instituição tão relevante para a garantia da cidadania e da justiça social – uma espécie de análise psicopedagógica das organizações, ora aplicada ao Poder Judiciário e a seus professores.TCC Formação na graduação e estágio: relato reflexivo sobre a vivência na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-14) Dantas, José Mário; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Maia, Severino Ramos dos Santos; Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da SilvaO objetivo desse artigo é evidenciar as experiências do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, no curso de licenciatura em pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizado na Escola Alta de Souza, localizada no município de Caicó/RN, no período de março a maio de 2015 , no turno matutino, compreendendo momentos de observação da dinâmica escolar e de intervenções na sala de aula. A turma escolhida para estágio foi o IV Nível com faixa etária de 3 a 4 anos. Trata-se, portanto, de um recorte de uma experiência formativa visando refletir sobre alguns conceitos que permeavam a realidade escolar, na Educação Infantil, confrontando com as concepções pedagógicas estudadas durante a formação acadêmica. No campo do estágio destacou-se a interação com a educação infantil, o planejamento, a intervenção e a contribuição pedagógica. Desse modo o mesmo constitui parte obrigatório de um componente curricular, proporciona um momento de interação entre o curso de formação inicial e o campo socioeducacional no qual o estagiário é recebido. Nesses termos, os resultados tiveram alcance positivo, mesmo com as dificuldades existentes. Diante disso a experiência foi satisfatória e enriquecedora para o preenchimento das carências acadêmicas e da realização pessoal, além da contribuição cientifica, visto ser o estágio um trabalho de pesquisa e intervenções de campo.Tese As representações sociais de professores supervisores do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UERN acerca da docência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-03) Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; ; http://lattes.cnpq.br/5970736742395375; Llavador, José Beltran; ; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Nascimento, Hostina Maria Ferreira do; ; http://lattes.cnpq.br/6441332554593185A docência se constitui no trabalho educativo, realizado a partir de práticas interativas de base epistemológica, social, cultural e profissional. A compreensão de docência que alicerça este trabalho ultrapassa a visão da profissão como ação técnica e reducionista, que enxerga o professor apenas como um executor de tarefas. Sobremaneira, reconhecemos que, para atuação na Educação Básica e/ou Ensino Superior, o professor precisa de uma formação específica que possibilite interação com os conhecimentos basilares à prática pedagógica. Considerando tais premissas, objetivamos, com esta tese, identificar a representação social de professores supervisores acadêmicos e professores supervisores de campo que acompanham estudantes do curso de Pedagogia em Estágio Supervisionado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus central acerca da docência. Do ponto de vista da fundamentação teórico-metodológica, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2012), evidenciada na abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998, 2001). Para compreender a expansão do conhecimento sobre nosso objeto de estudo lançamos mão da pesquisa bibliográfica e da revisão da literatura. No intuito de adentrar no lócus da pesquisa, fizemos uma breve análise do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UERN, Campus Central. Do ponto de vista empírico, aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras com dois grupos de sujeitos que compõem a pesquisa: professores supervisores de campo; professores supervisores acadêmicos. Esses dados foram analisados a partir das inferências (BARDIN, 2011) e organizadas no padrão da Espiral de Sentidos, desenvolvida por Elda Melo (2019). Ainda utilizamos a técnica de grupo focal com os professores supervisores de campo, a partir da categorização por critério semântico, por meio de descritores de análise (BARDIN, 2011). Com o grupo de professores supervisores acadêmicos realizamos entrevista semiestruturada, categorizando os dados por meio dos referentes (BARDIN, 2011). Os resultados foram analisados por grupo, permitindo-nos observar a presença de representações sociais distintas, mas com traços em ambos os desenhos simbólicos sobre a imagem da docência no contexto de atuação. Concluímos, portanto, que a representação social dos grupos investigados está relacionada ao processo formativo e à história de vida, bem como nas interlocuções destes com os saberes da experiência (JODELET, 2015), que se fundam nas relações entre conhecimentos científicos e do senso comum.Dissertação Representações sociais e o (não) lugar da sociologia no novo ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Sousa, João Pedro Araújo de; Melo, Elda Silva do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; http://lattes.cnpq.br/9940350021922846; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da SilvaEste trabalho é resultado de processos de inquietações gestadas nas discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais e Formação Docente - RESFORD a respeito do lugar que a disciplina de sociologia ocuparia na organização curricular denominada Novo Ensino Médio (2016) que posteriormente resultou na Nova Base Nacional Comum Curricular (2018) para o Ensino Médio. Desse modo, de acordo com Moura e Benachio (2021) essa proposta de reorganização curricular tem como perspectiva uma educação para atendimento de interesses mercadológicos com forte dominância de ideologias neoliberais, produzindo um processo de escolarização fragmentado e desumanizado. Para tanto, partimos do entendimento que as conjunturas e processos sociais formulam entendimentos a respeito dos objetos do cotidiano, frente a isso, como apresentado por Moscovici (2012) na formulação da Teoria das Representações Sociais, há uma construção coletiva de conhecimentos produzidos e compartilhados pelos grupos sociais, ao passo que, prescrevem ações para os indivíduos, a isso deu-se o nome de Representações Sociais - RS. Frente a essas considerações, Abric (1998) entende que as RS se estruturam para organizar o pensamento social em elementos centrais e periféricos, assim, postulando a Teoria do Núcleo Central. Diante disso, percebemos a necessidade de compreender como os licenciandos do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concebem o lugar da sociologia do Novo Ensino Médio. Frente a isso, determinou-se como objetivo a se alcançar neste estudo: investigar RS de licenciandos do curso de Ciências Sociais da UFRN sobre a Sociologia no novo Ensino Médio, para esse propósito definiu-se como objetivos específicos: i) compreender o lugar da sociologia no processo de escolarização no ensino médio; ii) identificar como os licenciandos constroem sua futura atuação profissional; iii) realizar um resgate longitudinal acerca do espaço que a sociologia vem ocupando no ensino médio. Para alcançar esses objetivos, fizemos um resgate longitudinal com duas pesquisas do grupo RESFORD que investigaram a formação e o ensino de sociologia. Para a construção dos dados representacionais, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras - TALP para licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, junto com um questionário sociodemográfico para, além de delimitar o perfil socioeconômico dos interlocutores, extrair as evocações para a identificação de conteúdo representacional. Ainda realizamos entrevistas com professores que atuam no ensino de sociologia na educação básica para um maior aprofundamento dos elementos encontrados. Diante dessas informações, tratamos os dados por meio de Melo (2009) e Bardin (2011) e através do Sistema de Espiral Representacional. Concluímos que as representações sociais deste grupo a respeito do lugar da sociologia no Novo Ensino Médio estão determinadas por dois elementos: desvalorização, que percebe a disciplina nesse novo modelo como esvaziada e posta em um lugar de desprestígio; e importante, o potencial e significado da permanência da disciplina nos currículos escolares a necessidade da disciplina de permanecer nos currículos escolares.