Navegando por Autor "Vieira, Beatriz de Morais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Arquitetura escolar bioclimática pós covid-19: estudo preliminar de centro de educação infantil e alfabetização com abordagem montessoriana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-18) Vieira, Beatriz de Morais; Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros; Pedrini, Aldomar; https://orcid.org/0000-0002-6607-2176; http://lattes.cnpq.br/9012296636400514; https://orcid.org/0000-0003-4359-1026; http://lattes.cnpq.br/5499175480089878; Cavalcante, Eunádia Silva; https://orcid.org/0000-0002-9245-4995; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; Ciríaco, César Henrique de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1530699223563763Este trabalho final de graduação tem como objetivo geral elaborar um estudo preliminar de um centro de educação infantil e alfabetização com abordagem montessoriana, pós COVID-19, com ênfase em estratégias bioclimáticas. A abordagem partiu da identificação das principais necessidades espaciais para a aplicação da metodologia de ensino montessoriana. Foram identificadas as medidas passivas de resfriamento por radiação térmica e ventilação natural diurna e noturna para proporcionar conforto térmico e taxas de renovação de ar necessárias para evitar a transmissão do vírus pelo ar. Foi realizado um aprofundamento teórico acerca dos temas juntamente com estudos de referência e estudos das condicionantes legais e ambientais. A análise deste conjunto de informações resultou no conceito “edifício que respira”, de forma que as ações essenciais para vida, como respirar e habitar juntos o mesmo espaço, sejam reestabelecidas. O processo projetual se desenvolveu gradativamente, com alternativas formais e funcionais para explorar ambientes de aprendizagem presenciais mais seguros. O resultado é uma escola com 410 m² construídos em pavimento térreo, para o atendimento de 80 crianças de dois a seis anos de idade, com alta permeabilidade ao vento e massa térmica pesada devidamente sombreada por dispositivos e vegetação integrada, que atende as premissas de projeto.