Navegando por Autor "Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik"
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Dissertação Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem constipação nos pacientes oncológicos em quimioterapia antineoplásica(2019-02-26) Oliveira, Isabel Neves Duarte Lisboa de; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; Lima, Maria Alzete de; ; Costa, Weruska Alcoforado;A constipação intestinal apresenta diversos sintomas desagradáveis e angustiantes. Afeta sobremaneira os pacientes com câncer, sobretudo aqueles com doença avançada. Assim, o diagnóstico de enfermagem constipação é prevalente em pacientes com câncer e pode diminuir a qualidade de vida dos mesmos. A inferência de diagnósticos de enfermagem, por meio de indicadores clínicos sensíveis e específicos, permite intervenções rápidas e eficazes para obter resultados pelos quais o enfermeiro é responsável. Assim, o presente estudo objetiva analisar a acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem constipação nos pacientes oncológicos em quimioterapia antineoplásica. Estudo de acurácia diagnóstica, do tipo transversal, desenvolvido no ambulatório de quimioterapia do Hospital Liga Norteriograndense contra o Câncer. A população foi composta por pacientes em terapia antineoplásica atendidas no ambulatório do referido hospital. A amostra foi de 240 indivíduos. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a setembro de 2018, por meio de um formulário contendo perguntas relacionadas aos dados sociodemográficos, clínicos e indicadores do diagnóstico. Os dados obtidos foram analisados com o auxílio do IBM SPSS Statistic versão 19.0 for Windows. Na análise dos dados socioeconômicos e clínicos, foi utilizada a estatística descritiva, sendo calculadas as frequências relativa e absoluta, a média, a mediana, o mínimo, o máximo e o desvio padrão, e sendo aplicado o teste de KolmogorovSmirnov para verificação da normalidade dos dados (p < 0,05). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição responsável, sob número de parecer: 2.417.240. Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados era do sexo feminino, com média de 55,62 anos, com companheiro, praticantes de alguma religião, procedentes da capital e aposentados ou pensionistas. Em relação ao DE constipação, sua prevalência foi de 86,6%. Os indicadores clínicos sensíveis do diagnóstico foram: esforço ao evacuar, ruídos intestinais hipoativos. Os indicadores clínicos específicos foram: cefaleia, dor abdominal, dor ao evacuar, esforço ao evacuar e fezes líquidas. Dessa forma, conclui-se que a constipação é um diagnóstico de enfermagem prevalente nos pacientes oncológicos em quimioterapia antineoplásica. Outrossim, há indicadores clínicos que predizem com exatidão sua ocorrência nessa clientela. Assim, intervenções de enfermagem devem ser direcionadas para esse diagnóstico, com o intuito de prevenir efeitos colaterais, promover apoio e contribuir positivamente para a qualidade de vida dos pacientes submetidos à quimioterapia antineoplásica.Dissertação Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico mobilidade física prejudicada em pacientes submetidos a procedimentos cardiovasculares invasivos(2018-12-14) Nelson, Ana Raquel Cortês; Enders, Bertha Cruz; Lima, Maria Alzete de; ; ; ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias;Objetivou-se analisar a acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Mobilidade Física Prejudicada em pacientes submetidos a procedimentos cardiovasculares invasivos. Trata-se de um estudo de acurácia diagnóstica, desenvolvido na clínica cirúrgica de um Hospital Universitário do Rio Grande do Norte, com amostra de 140 pacientes, maiores de 18 anos, no pós-operatório de procedimentos cardiovasculares invasivos, a partir de um instrumento elaborado de acordo com os indicadores clínicos do diagnóstico Mobilidade Física Prejudicada, baseados na NANDA Internacional. Medidas de acurácia diagnóstica foram calculadas, a partir de modelos de classe latente ajustados com a aplicação de efeitos randômicos. Os resultados apontaram predominância do sexo masculino, com idade média de 59 anos, histórico de tabagismo e portadores de comorbidades crônicas associadas, como hipertensão e diabetes. Houve prevalência de 55,45% do diagnóstico Mobilidade Física Prejudicada, sendo os indicadores clínicos que melhor predizem o diagnóstico, com maior sensibilidade para este, a redução nas atividades motoras grossas, dificuldade para virar-se e redução na amplitude de movimentos, e com maior especificidade: tremor induzido pelo movimento e tempo de resposta prolongado.Verificou-se que indivíduos submetidos a cirurgias cardíacas de grande porte possuem 100 vezes mais chances de ter Mobilidade Física Prejudicada. As evidências geradas por esse estudo contribuíram para o conhecimento do diagnóstico entre os pacientes em pós-operatório por condições cardiovasculares. Constatouse, portanto, a necessidade de cuidados de enfermagem direcionados aos pacientes que se submetem a procedimentos cardiovasculares invasivos, possibilitando o indivíduo retornar ao seu estado de independência. Esses achados podem auxiliar na maior confiabilidade nas avaliações clínicas do enfermeiro, fator importante para a enfermagem em seus diversos contextos, inclusive na consolidação e reconhecimento de sua prática baseada nas necessidades do paciente.Tese Desenvolvimento de um programa para assistência de enfermagem na prevenção e controle de sobrepeso ou obesidade em adolescentes(2016-12-16) Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; Enders, Bertha Cruz; Monteiro, Akemi Iwata; ; http://lattes.cnpq.br/7178993125119667; ; http://lattes.cnpq.br/7658846319631166; ; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; Medeiros, Carla Campos Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/6730680514230870; Sousa, Claudia Santos Martiniano; ; http://lattes.cnpq.br/6402590026361880; Costa, Edilma de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693A obesidade é um problema de saúde pública mundial, com prevalência crescente nos adolescentes. No Brasil, o Ministério da Saúde direciona a prevenção e o controle deste problema para a Atenção Primária à Saúde, sem, no entanto, oferecer instrumentos ou programas de intervenção que norteiem a prática do enfermeiro com essa população específica. Objetivou-se construir um programa para a assistência de enfermagem na Atenção Primária à Saúde direcionada à prevenção e controle de sobrepeso ou obesidade em adolescentes. Estudo metodológico, desenvolvido em quatro escolas estaduais e quatro Unidades Básicas de Saúde do Município de Natal/RN. Participaram quatro enfermeiras, representantes das zonas geográficas do município (norte, sul, leste e oeste), 114 adolescentes, e 40 professores. Elaborou-se a intervenção em forma de programa, com base nas seias etapas do Protocolo para Mapeamento de Intervenção de Bartholomew (avaliação das necessidades, construção de matrizes dos objetivos de mudança, delineamento de métodos baseados em teorias e estratégias práticas, desenvolvimento do programa, planejamento da adoção e implementação, e planejamento da avaliação). As necessidades foram identificadas por meio de revisão da literatura, grupos focais com adolescentes e professores, e entrevistas semiestruturadas com as enfermeiras. Os dados foram sintetizados utilizando o discurso do sujeito coletivo. Realizou-se avaliação dos participantes Um total de 41 (36%) adolescentes foram identificados com sobrepeso (25/71%) ou obesidade (16/39%), e as principais necessidades foram: abordagem ao bullying, reeducação alimentar, disponibilidade de exerícios físicos na escola, auxílio na criação e manutenção de vínculo escola-Unidade de Saúde, e apoio da universidade na implementação das intervenções de enfermagem. A partir das necessidades, criaram-se matrizes dos objetivos de desempenho, dos determinantes e dos objetivos de mudança. Estes foram discutidos e modificados com as enfermeiras. Selecionaram-se teorias e métodos para embasar as ações da intervenção. As estratégias emergiram da revisão integrativa sobre intervenções de enfermagem direcionadas ao adolescente com sobrepeso ou obesidade e da intervenção “Assistência para reduzir o peso (1280)”, contida na Classificação de Intervenções de Enfermagem. Isso resultou na elaboração do “Programa de Enfermagem Saúde na Escola”. Os implementadores e usuários aplicaram, testaram e avaliaram as estratégias práticas, o que resultou na necessidade de redução da hora-aula dos exercícios físicos, de 60 para 45 minutos. Por fim, criou-se um plano de avaliação bimestral do Programa a ser posteriomente implementado. Conclui-se que uma intervenção em forma de programa que contemple a participação da comunidade, criação de vínculo, utilização de teorias, previsão de continuidade da assistência, e maximização dos recursos existentes na comunidade, tem potencial para a melhoria da prática de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Como intervenção para prevenção e controle de sobrepeso ou obesidade em adolescentes, o Programa elaborado guia intervenções direcionadas às necessidades de saúde da população nas escolas públicas e constitui uma tecnologia que contribui para o avanço de conhecimento de enfermagem sobre a implementação da teoria de promoção da saúde.Tese Desenvolvimento do conceito enfermagem em reabilitação para o contexto brasileiro(2019-12-16) Dantas, Dandara Nayara Azevedo; Enders, Bertha Cruz; ; ; Coura, Alexsandro Silva; ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; Sousa, Francisca Georgina Macedo de;Introdução: a enfermagem em reabilitação não tem sido amplamente estabelecida no Brasil. Muitos enfermeiros desconhecem seu papel e importância como membros da equipe de reabilitação. Acredita-se na existência de uma lacuna conceitual na área de enfermagem em reabilitação nesse país, que pode estar contribuindo para essa problemática. Objetivo: desenvolver o conceito Enfermagem em Reabilitação para o contexto brasileiro, com base no modelo híbrido de desenvolvimento de conceito. Método: O Modelo Híbrido de Desenvolvimento de Conceito foi efetivado em três componentes: Fase Teórica, Fase de Campo e Fase Analítica Final. A Fase Teórica foi concretizada por meio da Scoping Review e análise de 120 estudos que descreveram a prática do enfermeiro com foco na reabilitação. A Fase de Campo foi conduzida no Hospital Universitário Onofre Lopes e em um Centro Especializado em Reabilitação, ambos localizados em Natal/RN, Brasil, por meio de observações participantes e entrevistas com enfermeiros, membros da equipe de saúde, pacientes e acompanhantes. Os dados da Fase de Campo foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo. Na Fase Analítica, os resultados das fases Teórica e de Campo foram comparados, analisados e integrados sob a luz do Modelo Teórico de Enfermagem Baseado nas Atividades de Vida, o que permitiu chegar a uma definição conceitual e operacional para a Enfermagem em Reabilitação, bem como, à construção de um modelo representativo do conceito, e um instrumento de enfermagem para avaliação das atividades de vida com foco na reabilitação. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com CAAE 03986518.0.0000.5537. Resultados: Os dados teóricos evidenciaram que a origem do conceito Enfermagem em reabilitação no Brasil é datada da Década de 1970. Nessa fase, o conceito foi precedido de quatro antecedentes, caracterizado por seis atributos e nove consequentes. Na fase de campo emergiram cinco antecedentes, cinco atributos e seis consequentes. Enfermeiros e técnicos de enfermagem relataram pouca formação e capacitação para atuação no contexto de reabilitação. Os profissionais de saúde descreveram como funções da enfermagem na reabilitação: ações de triagem, avaliação e acompanhamento dos pacientes e da família, orientações para prevenção de agravos, cuidado com feridas, administração de medicações e higiene corporal. Na fase analítica, jugou-se apropriado todos os antecedentes, atributos e consequentes apreciados na Fase Teórica e Fase de Campo. Portanto, todos foram considerados para desenvolvimento do conceito em estudo. Conclusão: O conceito de Enfermagem em reabilitação no Brasil é uma prática desenvolvida pela equipe de enfermagem em diversos serviços que compõem o SUS, caracterizada pela identificação das condições de saúde do paciente e das dependências para realização das atividades e vida; ensino e educação em saúde ao paciente e/ou a família sobre a doença, tratamento e autocuidado; cuidado compensatório; gestão dos recursos humanos e materiais envolvidos no processo de reabilitação; e de suporte emocional.Tese Educação permanente como estratégia para a consulta de enfermagem ao paciente com tuberculose na Atenção Primária à Saúde(2018-12-20) Oliveira, Déborah Raquel Carvalho de; Enders, Bertha Cruz; ; ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; Bosco Filho, João; ; Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de;Este estudo teve por objetivo desenvolver e verificar o conteúdo de uma proposta de Educação Permanente para a Consulta de Enfermagem ao paciente com Tuberculose na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo metodológico, de abordagem qualitativa, desenvolvido no Município de Parnamirim, Rio Grande do Norte com enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com CAAE 73737417.2.0000.5537 e número de parecer 2.247.426 . O estudo ocorreu em três etapas: na primeira, os enfermeiros, por meio de grupos focais, participaram de um diagnóstico situacional sobre o contexto da consulta ao paciente com tuberculose, para um estranhamento da realidade; na segunda etapa ocorreu o desenvolvimento de uma proposta de educação permanente para a consulta de enfermagem ao paciente com Tuberculose; e, na terceira, a verificação do conteúdo da proposta por membros especialistas. A escolha dos enfermeiros para a primeira etapa ocorreu por amostragem intencional. A construção da proposta de educação permanente foi feita pelo pesquisador principal, mediante resultados obtidos a partir dos dados que surgiram na primeira etapa e literatura pertinente. A etapa de verificação do conteúdo por membros, de abordagem qualitativa ocorreu a partir da reunião de especialistas escolhidos ante critérios previamente estabelecidos: enfermeiros e doutores, envolvidos com áreas de interesse do estudo. Em todas as etapas, os grupos focais foram conduzidos por entrevistas semiestruturadas, gravados por voz e mediados pelo pesquisador, com o apoio do observador. Após todas as etapas, as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através do método de análise de conteúdo, com técnica de análise temática/categorial. Na etapa de estranhamento da realidade, os dados oriundos dos grupos focais com os enfermeiros levaram ao surgimento de quatro temáticas: 1. Contexto de ações de controle da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde; 2. Estigmas relacionados ao adoecimento por Tuberculose; 3. As consultas de Enfermagem ao paciente com Tuberculose; 4. Percepções sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e estratégias para sua implantação na Consulta de Enfermagem ao paciente com Tuberculose na Atenção Primária à Saúde. A verificação por membros do conteúdo da proposta que apontou para dados que sugeriram as categorias a seguir: 1. O Método da Problematização como embasamento pedagógico para a fundamentação do processo de ensino e aprendizagem; 2. Aspectos estéticos e metodológicos da estruturação da proposta de Educação Permanente em Saúde. O estudo confirmou a tese e, à medida que propõe uma tecnologia educacional como estratégia para promover educação permanente dos enfermeiros, abre espaço para o avanço na reflexão e na tomada de decisões por parte do profissional e da gestão quanto à Consulta de Enfermagem ao paciente com Tuberculose e pode ampliar a discussão para todo o contexto da Atenção Primária à Saúde.Tese Eficácia da simulação clínica no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde da criança e do adolescente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-22) Delgado, Millena Freire; Lira, Ana Luísa Brandão de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; ; http://lattes.cnpq.br/2942924510553355; Sousa, Clemente Neves de; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; Pinto, Erika Simone Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/2135320432342059; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; ; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694O ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente é bastante relevante para a formação de enfermeiros críticos, reflexivos e com conhecimentos específicos sobre esses períodos ímpares do ciclo de vida do indivíduo. Neste contexto, acredita-se que a simulação clínica é uma estratégia de ensino positiva e benéfica para a formação dos futuros enfermeiros. O presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia da simulação clínica no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente. Estudo metodológico, executado em três etapas, a saber: construção dos cenários para a simulação clínica; validação do conteúdo desses cenários pelos especialistas; e aplicação da simulação como estratégia educativa no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente no período de dezembro de 2018 a setembro de 2019. Nas duas primeiras etapas, foram elaborados quatro casos clínicos destinados ao pré e pósteste e dois cenários para o processo de simulação, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 25 especialistas que julgaram quanto à relevância, especificidade e coerência das pistas fornecidas em cada caso e cenário e o diagnóstico de enfermagem, por meio da Escala de Acurácia Diagnóstica. Na terceira etapa, a estratégia foi aplicada aos alunos do sétimo período do curso de graduação de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Eles foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção, além de participar da simulação, avaliou ainda a satisfação quanto ao processo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante Parecer número 3.175.619 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 07990418.4.0000.5537. Os resultados mostraram que os quatro casos clínicos (Coeficiente S: 0,916) e os dois cenários (S=0,535) criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas. No experimento, o pré-teste indicou homogeneidade dos grupos intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença estatística significante de desempenho entre os grupos, contudo, os resultados mostraram discreta melhora no desempenho de raciocínio diagnóstico do grupo intervenção em comparação ao grupo controle. O grupo intervenção conseguiu inferir mais diagnósticos e seus componentes do que o grupo controle. Na avaliação da estratégia educativa, os alunos manifestaram alta satisfação e relevância para melhorar as habilidades de raciocínio diagnóstico voltado para a saúde da criança e do adolescente. Conclui-se que a estratégia sobre o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente não foi eficaz, porém promissora e atrativa para os estudantes de graduação.Tese Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica(2019-11-29) Cossi, Marcelly Santos; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; ; Enders, Bertha Cruz; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda da; ; Tinoco, Jéssica Dantas de Sá;O objetivo do presente estudo foi analisar a eficácia de um objeto virtual sobre enfermagem obstétrica, fundamentado na aprendizagem baseada em problemas, para o raciocínio diagnóstico de alunos da graduação. Estudo metodológico executado em quatro etapas, a saber: elaboração dos problemas utilizados no objeto virtual de aprendizagem; análise do conteúdo dos problemas por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem, testagem e aplicação do objeto virtual no grupo experimental. Nas duas primeiras etapas da pesquisa, foram elaborados cinco problemas, sob a forma de casos clínicos, envolvendo as temáticas de enfermagem obstétrica, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 22 enfermeiros especialistas. A terceira etapa envolveu o desenvolvimento do objeto virtual, o qual foi testado por meio de um teste de usabilidade, a fim de identificar possíveis problemas. Esse teste foi realizado por dez usuários, os quais analisaram a tecnologia educacional por meio do System UsabilityScale. Em seguida, realizou-se o experimento com a utilização do objeto virtual com alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os alunos foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção avaliou ainda a qualidade do objeto virtual de aprendizagem, por meio do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante parecer nº 2.155.907 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 69855917.1.0000.5537. Os resultados mostraram que os cincos casos clínicos criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas: gestação de risco habitual (0,719), gestação de alto risco (0,662), trabalho de parto (0,677), puerpério saudável (0,913) e puerpério patológico (0,868). O objeto virtual foi desenvolvido como uma aplicação web, escrito com linguagem HTML, CSS e Java Script. Obteve usabilidade excelente (score SUS 85,5), entre os usuários. No experimento, o pré-teste indicou a aleatoriedade com a qual a amostra foi dividida nos grupos de intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença de desempenho entre os grupos. Na avaliação do objeto virtual de aprendizagem pelos alunos, o mesmo apresentou boa qualidade, com score médio alto (LORI 4,88). Assim, essa estratégia mostrou-se promissora e atrativa para os estudantes de graduação em enfermagem. Concluiu-se que a tecnologia foi eficaz para o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica dos alunos de graduação.Dissertação Enfermagem na atenção primária em saúde no screening de adolescentes com excesso de peso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-29) Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; Enders, Bertha Cruz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781295D6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; Monteiro, Akemi Iwata; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971Y1&dataRevisao=null; Medeiros, Carla Campos Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/6730680514230870Uma das principais estratégias da enfermagem na Atenção primária em Saúde (APS) é o acompanhamento do crescimento e identificação precoce do excesso de peso em adolescentes. Apesar dos incentivos do Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil, que propôs avaliar o estado nutricional dos escolares pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ainda não há adesão de todos os municípios e muitos enfermeiros não reconhecem o excesso de peso como um problema. O objetivo desse estudo foi identificar a participação do enfermeiro da APS no screening de adolescentes escolares com excesso de peso na sua área de atuação. Estudo transversal, realizado em oito escolas estaduais de Natal-RN e em quatro UBS. A população de alunos das escolas estaduais foi 27.377. Com base em procedimento estatístico, definiu-se uma amostra estratificada pelas quatro zonas municipais: 112 na Norte, 74 na Oeste, 108 na Leste e 78 na Sul, o que totalizou 372 adolescentes. Na seleção de alunos, sortearam-se aleatoriamente as escolas e as turmas participantes, até totalizar o tamanho das subamostras por zona. Participaram quatro enfermeiras responsáveis pelas UBS incluídas. Dois instrumentos de coleta de dados foram utilizados, um formulário para o screening e um roteiro de entrevista semi-estruturada para questionar os enfermeiros. O conteúdo dos instrumentos foi validado por especialistas. A coleta de dados com os adolescentes compreendeu a verificação de peso, altura e condições de saúde e analisados por meio estatística descritiva e analítica. Os áudios das entrevistas foram gravados, transcritos e analisadas quanto ao conteúdo. Dentre os adolescentes, 50 (13,5%) foram identificados com o Diagnóstico de Enfermagem (DE) excesso de peso, com associação ao consumo de alimentos de risco cardiovascular (embutidos, macarrão e fritura). Identificou-se associação entre o DE e a história familiar de doenças (diabetes, hipertensão, obesidade e doença nos rins). As enfermeiras julgaram fundamental a assistência aos adolescentes com excesso de peso, mas apontaram dificuldades devido a pouca procura dessa clientela pelos serviços de saúde, pelo excesso de tarefas que realizam nas UBS e pela baixa articulação com as escolas. Elas se isentaram de condutas de maior impacto e atribuíram a outros profissionais a responsabilidade maior. Conclui-se que o excesso de peso é um desvio nutricional relevante na população de adolescentes de escolas estaduais de Natal/RN, com frequência de 13,5% e que o problema está relacionado ao consumo de alimentos de risco cardiovascular e à história familiar de doenças. Os enfermeiros consideram o excesso de peso como importante problema de saúde pública, que necessita de assistência de enfermagem, mas não vislumbram estratégias para manter o vínculo com o adolescente e com a escola para promover a assistência resolutiva diante esse DEDissertação Percepções de adolescentes escolares acerca de uma ação educativa para promoção da saúde sexual(2019-02-15) Braz, Laísi Catharina da Silva Barbalho; Enders, Bertha Cruz; ; ; Feijão, Alexsandra Rodrigues; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; Fernandes, Marcelo Costa;A adolescência é um período de vida marcado por diversos conflitos, modificações e descobertas, entre elas a primeira relação sexual, atividade frequentemente realizada de forma precoce e na maioria das vezes, sem a devida orientação ou proteção. Isso tem resultado em maior vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis e à gravidez indesejada nessa população. Tais casos permanecem crescentes apesar da existência de políticas públicas existentes sobre saúde do adolescente e de ações educativas sobre saúde sexual. Neste estudo implementou-se uma ação educativa participativa sobre saúde sexual utilizando um jogo temático. A estratégia baseou-se na necessidade de ações educativas que possibilitem vincular a informação à reflexão, aproximando o conhecimento da realidade para que o adolescente se torne participante ativo da promoção de sua saúde sexual, em um processo permanente de autonomia e aprendizado, elementos essenciais para a tomada de decisões. Os objetivos foram: Analisar as percepções de adolescentes a respeito da sua experiência em uma ação educativa participativa sobre saúde sexual; Identificar o conhecimento dos adolescentes sobre os comportamentos relacionados a sua saúde sexual ao se inserir em uma ação educativa participativa. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em uma escola pública estadual localizada em Natal, RN. O estudo faz parte de uma pesquisa maior que se propõe a criar, implantar e avaliar ações de promoção da saúde ao adolescente na escola, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, com parecer nº 2.326.957 e CAEE 73721217.8.0000.5537. Participaram 122 adolescentes regularmente matriculados e com média de idade de 15 anos. A ação educativa foi realizada em abril e maio de 2018, em quatro encontros de 50 minutos. Os encontros objetivavam a identificação dos conhecimentos prévios sobre educação sexual, a implementação de rodas de conversa e a aplicação de jogo educativo com temas de sexualidade. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado, discussões abertas em rodas de conversa, comentários nas sessões de aplicação do jogo educativo, e observação direta não-participativa. A técnica de análise de conteúdo de Bardin foi aplicada. As categorias temáticas identificadas foram: Interesse na temática e na metodologia; Desejo pela continuidade da ação; Ação como aula participativa e ambiente aberto para o diálogo; Ação como forma diferente de aprendizado; Importância da ação de educação para saúde, Conhecimento construído e repercussões positivas para vida; Ausência de diálogo familiar. Considera-se que ações educativas sobre saúde sexual voltadas aos adolescentes, com utilização de metodologias ativas e jogos educativos, além de despertarem interesse e promoverem a participação ativa dos educandos, também viabilizam a aprendizagem e reflexão sobre questões relacionadas a sua saúde. Este estudo visa contribuir com o fortalecimento da política pública voltada para a saúde do adolescente, para o raciocínio clínico e prática educacional dos enfermeiros, no tocante à assistência prestada aos adolescentes no âmbito escolar.Dissertação Proposição diagnóstica para o atraso no crescimento em adolescentes escolares: análise de conteúdo e validação clínica(2017-12-18) Lúcio, Kadyjina Daiane Batista; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-7255-960X; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; http://lattes.cnpq.br/9950072832568453; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; http://lattes.cnpq.br/0414246002092813; Guedes, Nirla Gomes; http://lattes.cnpq.br/3155866747356509O termo crescimento é muitas vezes compreendido, conceitualmente, como sinônimo de desenvolvimento. Apesar de correlatos, esses são fenômenos distintos. O crescimento é um acontecimento biológico complexo, determinado geneticamente e modulado por fatores extrínsecos. No período da adolescência, o ser humano vivência uma série de alterações, dentre elas seu segundo surto de crescimento. Diante da necessidade de clarificar esse termo e analisar os fatores influenciadores e as características do atraso no crescimento durante a adolescência, o presente estudo tem como objetivo analisar o conteúdo e as medidas de acurácia da proposição diagnóstica de enfermagem Atraso no crescimento em adolescentes escolares. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conteúdo e validação clínica. Na primeira etapa, foram analisados os componentes e definições da proposição diagnóstica, por meio do grupo focal, com nove enfermeiras. Ocorreram três encontros, nos meses de janeiro a fevereiro de 2017. A segunda etapa avaliou, na prática clínica, as características definidoras mais acuradas para a proposição diagnóstica. Participaram 385 adolescentes de oito escolas estaduais, localizadas no município de Natal-RN. Para análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Na análise descritiva, utilizou-se as medidas de tendência central e de dispersão. Na inferencial, a mensuração das medidas de acurácia ocorreu por meio da análise de classe latente, sendo obtidos valores de especificidade e sensibilidade. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 1.713.820. Os achados referentes à primeira etapa resultaram em oito fatores relacionados a proposição atraso no crescimento e sete características definidoras. Como definição para a proposição diagnóstica, adotou-se: Crescimento abaixo do esperado para indivíduos, de mesmo sexo, na faixa etária de 10 aos 19 anos. A prevalência do diagnóstico proposto foi de 1,3% na clientela investigada. As características definidoras com maior sensibilidade foram Velocidade de crescimento abaixo do esperado e Baixa estatura por idade. Os específicos foram: Baixo peso por idade, Velocidade de crescimento abaixo do esperado, Estatura final inferior ao alvo genético e maturação sexual retardada. Conclui-se que a proposição diagnóstica atraso no crescimento foi analisada pelos especialistas e validada na clínica. Acredita-se que essa validação contribuiu para o avanço do conhecimento da enfermagem ao fornecer um conjunto de características que auxiliam o enfermeiro na detecção do atraso no crescimento em adolescentes escolares. Outrossim, permite ao profissional a aproximação das terminologias específicas da profissão, a partir de elementos acurados para a sua prática clínica.Dissertação Proposição do diagnóstico de enfermagem atraso no desenvolvimento: análise de conteúdo e validação clínica(2017-12-18) Nogueira, Isadora Lorenna Alves; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-7255-960X; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; http://lattes.cnpq.br/5753668859825047; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; http://lattes.cnpq.br/0414246002092813; Guedes, Nirla Gomes; http://lattes.cnpq.br/3155866747356509O objetivo do estudo é analisar o conteúdo e as medidas de acurácia da proposição diagnóstica de enfermagem Atraso no desenvolvimento em adolescentes no âmbito escolar. O cuidado à saúde do adolescente é um grande desafio, devido às inúmeras mudanças ocorridas na adolescência. Faz-se necessário uma assistência direcionada às peculiaridades dessa idade mediante avaliação do desenvolvimento. Para os enfermeiros, pode ser operacionalizada pelo processo de enfermagem, por meio do raciocínio clínico adequado a essa condição. Nessa perspectiva, trata-se de um estudo metodológico direcionado por duas etapas: análise de conteúdo e validação clínica. A primeira etapa foi desenvolvida com nove especialistas, entre janeiro e fevereiro de 2017, os quais avaliaram, por meio do grupo focal, os componentes do referido diagnóstico. Na segunda etapa, foram identificados os indicadores clínicos com melhor acurácia para o Atraso no desenvolvimento. A amostra foi composta por estudantes adolescentes das escolas estaduais do município de Natal/RN, distribuídas nas quatro zonas - norte, sul, leste e oeste, incluindo 385 alunos de oito instituições estaduais (duas escolas de cada zona). Realizou-se a coleta de dados nos meses de julho a setembro de 2017, incluindo o pré-teste do instrumento de coleta de dados, realizado em duas instituições, com 10% da amostra prevista (39 alunos). A estatística dos dados foi realizada no IBM SPSS Statistic versão 20.0 for Windows resultando em porcentagens absolutas e relativas para variáveis categóricas, e em medidas central e dispersão para variáveis numéricas, com normalidade constatada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov (p<0,05). A associação estatística dos fatores relacionados baseou-se nos testes de Fisher e Qui-quadrado. A acurácia dos indicadores clínicos foi verificada por medidas de sensibilidade e especificidade com construção do modelo de classe latente. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da instituição responsável, sob parecer 1.662.528 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 57945016.4.0000.5537. Os resultados da análise de conteúdo evidenciaram que o quantitativo de fatores relacionados do Atraso no desenvolvimento passou de 16 termos para 18, devido à realocação do “Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade” e inserção de “Trauma psicológico” para compor os antecedentes. Os indicadores clínicos passaram de 14 termos para 12, por exclusão do “Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade” e “Dificuldade de expressar emoções”. Relativo aos resultados da validação clínica encontrouse uma prevalência do Atraso no desenvolvimento de 18,26%. Identificou-se que todos os indicadores clínicos analisados no estudo eram específicos à proposição diagnóstica estudada, entretanto, nenhuma se mostrou sensível. Conclui-se que o diagnóstico proposto foi validado pelos especialistas, bem como esteve presente em adolescentes no âmbito escolar. Espera-se, assim, contribuir para o fortalecimento da política pública voltada à saúde do adolescente, o raciocínio clínico dos enfermeiros e a inserção do diagnóstico de enfermagem “Atraso no desenvolvimento” na taxonomia da NANDA Internacional.Dissertação Sobrepeso em adolescentes e adultos jovens: uma teoria de médio alcance(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Carino, Ana Carolina Costa; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; ; http://lattes.cnpq.br/5285554472031559; Feijão, Alexsandra Rodrigues; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; Frazão, Cecilia Maria Farias de Queiroz;O presente estudo objetiva construir uma teoria de médio alcance para o diagnóstico de enfermagem Sobrepeso em adolescentes e adultos jovens. Trata-se de um estudo metodológico à luz do referencial teórico de Roy e de Lopes, Silva e Herdman. O estudo foi operacionalizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Scopus; National Library of Medicine and National Institutes of Health; e Web of Science. Utilizou-se os descritores “Overweight”; “Adolescent” and "Young Adult”, bem como os operadores booleanos AND e OR. Obteve 3.925 artigos, os quais foram avaliados por meio de um consenso entre três pesquisadores com auxílio do software State of the Art Through Systematic Review. A amostra final foi composta por 28 artigos. Os resultados evidenciam 3 atributos essenciais, 14 antecedentes e 8 consequentes voltados para o diagnóstico de enfermagem Sobrepeso. Os atributos essenciais foram: excesso de peso; ingesta alimentar superior aos gastos corporais; e modernização. Encontrou-se como antecedentes clínicos do Sobrepeso: baixa qualidade de sono; conhecimento deficiente sobre hábitos de vida saudáveis; estilo de vida sedentário; comer em situações de estresse; etilismo; hábitos alimentares inadequados; histórico pessoal ou familiar de excesso de peso; idade da menarca anterior aos 12 anos; renda domiciliar moderada; residir em área urbana; união estável; sexo feminino; uso de drogas obesogênicas; e vida acadêmica. Por fim, os consequentes clínicos foram: autopercepção de saúde negativa; comportamentos restritivos para controle do peso; distúrbios metabólicos; estresse relacionado ao estudo ou trabalho; insatisfação com a imagem corporal; pressão arterial aumentada; saúde mental prejudicada; e tabagismo. Em seguida a Teoria de Médio Alcance do referido diagnóstico foi desenvolvida. Constatou-se que, a partir da criação da Teoria de Médio Alcance, foi possível uma melhor compreensão do diagnóstico de enfermagem Sobrepeso no contexto do adolescente e adulto jovem. O entendimento desse fenômeno permite o avanço da ciência da enfermagem por meio do direcionamento das intervenções e da prestação de um cuidado holístico e centrado nas necessidades da clientela.Tese Teoria de Médio Alcance para o cuidado de Enfermagem ao adolescente com obesidade na Atenção Primária à Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-29) Araújo, Anne Karoline Cândido; Lira, Ana Luísa Brandão de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; ; http://lattes.cnpq.br/1559819218840005; Enders, Bertha Cruz; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; Dantas, Dandara Nayara Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178; Miranda, Larissa Soares Mariz Vilar de; ; http://lattes.cnpq.br/2791975887498952; Saraiva, Nathalia Costa Gonzaga; ; http://lattes.cnpq.br/6657507947146364O cuidado de enfermagem aos adolescentes com obesidade no contexto escolar ou nos serviços da Atenção Primária, ocorre por meio de intervenções multiprofissionais, com vistas à promoção de hábitos saudáveis direcionados ao controle de peso. Observa-se, porém, a carência de um referencial teórico específico para a assistência de enfermagem a essa população. Uma teoria de médio alcance para o cuidado de enfermagem a esse público nos permite preencher essa lacuna, propiciando a compreensão, pelo enfermeiro, da sua função no cuidado aos adolescentes. Nesse sentido, o presente estudo objetivou desenvolver uma teoria de médio alcance para o cuidado de enfermagem na Atenção Primária à Saúde ao adolescente com obesidade. Trata-se de um estudo metodológico. O Modelo Conceitual de Promoção da Saúde de Nola Pender foi a base para o desenvolvimento da teoria desenvolvida e as fases operacionais do estudo foram organizadas segundo Walker e Avant. O estudo foi realizado em quatro etapas. Etapa 1- Revisão integrativa da literatura. Etapa 2- Análise do conceito do cuidado de enfermagem ao adolescete com obesidade na Atenção Primária à Saúde. Etapa 3- Síntese do conjunto de elementos teóricos do Modelo de Pender e os conceitos originados na etapa anterior. Onde estes foram utilizados para subsidiar a composição das afirmações. Etapa 4- Elaboração e estruturação da teoria de médio alcance, com uso da derivação teórica a partir do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, para o contexto de cuidado de enfermagem na Atenção Primária à Saúde aos adolescentes com obesidade. A teoria elaborada foi representada de forma gráfica e explicativa para sua divulgação. Foram explicitados os pressupostos e proposições teóricas da teoria desenvolvida. O objeto da pesquisa não envolveu seres humanos, uma vez que o estudo foi de base metodológica. Assim, todos os princípios éticos a respeito do uso da literatura científica foram obedecidos. Resultados: Para o desenvolvimento da teoria foram selecionados a partir da literatura, 61 artigos que caracterizaram o cuidado de enfermagem ao adolescente com obesidade na Atenção Primária à saúde e destacouse dez fatores relacionados a este cuidado. A partir da análise de conceito, foram identificados cinco atributos, entre eles, a interação enfermeiro e adolescente, que torna-se a categoria central da teoria e do cuidado. Os antecedentes e consequentes relacionaram-se aos conceitos do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Onde na representação gráfica da teoria foram dispotos os dezoitos conceitos e suas relações com os elementos essenciais ao cuidado do adolescente, que foram: o domicílio, a escola e a unidade básica de saúde, todos estes inseridos na Atenção Primária à Saúde. As proposições teóricas e pressupostos construídos indicam como a teoria será aplicada na prática e compreendida pelo enfermeiro ao prestar cuidado ao adolecente com obesidade, baseando-se na relação entre os conceitos da teoria. Assim, concluí-se que a teoria de médio alcance para o cuidado de enfermagem ao adolescente com obesidade no contexto da Atenção Primária à Saúde foi desenvolvida, contribuindo para o avanço do conhecimento teórico da área.Dissertação Teoria de Médio Alcance para o diagnóstico de enfermagem estilo de vida sedentário em adolescentes e adultos jovens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Fernandes, Renata Marinho; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; ; Feijão, Alexsandra Rodrigues; ; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; ; Frazão, Cecilia Maria Farias de Queiroz;O estilo de vida sedentário é um fenômeno crescente entre adolescentes e adultos jovens. Neste contexto, torna-se essencial que os enfermeiros conheçam esse diagnóstico de enfermagem de forma aprofundada. Assim, objetivou-se, neste estudo, construir uma teoria de médio alcance para o diagnóstico de enfermagem Estilo de Vida Sedentário em adolescentes e adultos jovens. Trata-se de um estudo metodológico, segundo os referenciais teóricos específicos para desenvolvimento de teoria de médio alcance. O estudo foi operacionalizado por meio de uma revisão integrativa da literatura nas fontes de dados: National Library of Medicine and Nattional Institutes of Health; Scopus; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Web of Science. O cruzamento dos descritores Sedentary Behavior; Sedentary Lifestyle; Young Adult; Adolescent permitiu a obtenção 2974 artigos. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, a amostra final resultou em 57 artigos. Os resultados mostram a identificação de três atributos essenciais, 10 antecedentes e 8 consequentes. Os atributos essenciais identificados foram: aspectos culturais e pessoais; inatividade física e média de atividade física menor que a recomendada. Os antecedentes clínicos foram: avançar da idade; conhecimento deficiente; desemprego; estímulo pessoal e ambiental insuficientes para a atividade física; gênero feminino; inatividade física; média de atividade física inferior à recomendada; morar em zona urbana; tempo de tela excessivo em internet e/ou televisão; e tempo sentado prolongado. E os consequentes clínicos foram: alteração cardiovascular; excesso de adiposidade; falta de condicionamento físico; função cognitiva prejudicada; lombalgia; memória prejudicada; saúde mental prejudicada; e tempo de sono inadequado. Em seguida a teoria de médio alcance do referido diagnóstico foi desenvolvida e apresentada por meio de um pictograma. Mediante o desenvolvimento de uma teoria de médio alcance para o diagnóstico de enfermagem Estilo de Vida Sedentário, propiciou-se o estudo aprofundado das causas e consequências desse problema de saúde que abarca grande parte da população em geral. A compreensão do diagnóstico de enfermagem estilo de vida sedentário, a partir de uma teoria de médio alcance, é oportuna e geradora de ferramentas que podem contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida nessa população especifica.