Navegando por Autor "Vieira, Francileide Batista De Almeida"
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Artigo A CPIA do Ceres e a inclusão de estudantes com necessidades específicas no contexto da política de inclusão e acessibilidade da UFRN(Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, 2024-05-10) Alves, Isabela Ferreira; Vieira, Francileide Batista De Almeida; https://orcid.org/0009-0009-7146-4201; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155A inclusão de estudantes com deficiência ou outras necessidades específicas no ensino superior é resultado de lutas e debates desencadeados durante muitas décadas e intensificados nos últimos anos do século XX. Seguindo esse escopo de discussão, o presente trabalho apresenta informações referentes a uma pesquisa caracterizada como pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, fundamentada em Brasil (1997), Brasil (2008), Chizzotti (2006), UFRN (2022), Freire (2019), dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida através do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC/UFRN e foi norteada pelos seguintes objetivos: compreender o processo histórico de organização das políticas educacionais inclusivas no ensino superior; analisar como se configura a Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade – CPIA do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, no contexto da Política de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e identificar as ações realizadas pela CPIA visando à inclusão de estudantes com necessidades específicas no âmbito do CERES, no ano de 2022. Para o alcance dos objetivos, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de documentos, sendo o principal deles o Relatório Anual da CPIA do CERES, correspondente ao ano de 2022. Os resultados mostram que a CPIA do CERES vem desenvolvendo um papel importante no processo de inclusão de estudantes com necessidades específicas no referido centro, em observação à atual política de inclusão e acessibilidade da universidade. Destacamos o seu papel na promoção do diálogo entre professores e alunos, assim como na proposição de formação e troca de experiências para a construção de posturas e práticas inclusivasDissertação Ajude-nos a compreender o espaço geográfico - manual pedagógico com orientações ao professor de aluno com autismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-11) Nascimento, Francisca Samara Kízia Bezerra do; Diniz, Marco Tulio Mendonca; Garcia, Tania Cristina Meira; ; ; ; Vital, Saulo Roberto De Oliveira; ; Vieira, Francileide Batista De Almeida; ; Albuquerque, Emanuel Lindemberg Silva;Autores no âmbito da Geografia Escolar que tem como foco o estudo da relação homem-natureza têm buscado compreender os fatores psicológicos do desenvolvimento e da aprendizagem humana que influenciam ou interferem na construção dos saberes geográficos. Estes tem se mobilizado na tentativa de definir abordagens de ensino que considerem as dimensões subjetivas e, portanto, singulares que os homens em sociedade estabelecem com a natureza, visando pensar práticas inovadoras de ensino que permitam apresentar aos alunos com necessidades educacionais especiais os diversos aspectos de um fenômeno geográfico. Em razão disso, nos propomos contribuir com os estudos da área elaborando um produto educacional que subsidie professores de alunos autistas em atividades de ensino da Geografia Escolar, visto que constatações resultantes da experiência pedagógica revelam que esses estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades em assimilar conceitos-chave da Geografia. Com base nesse antecedente definimos como problema de investigação responder: a Análise do Comportamento Aplicada constitui estratégia eficaz para o ensino da Geografia Escolar para alunos com autismo que cursam o Ensino Fundamental - Anos Iniciais? Com vistas a contribuir com a educação geográfica de alunos autistas, neste trabalho objetivamos: elaborar um manual instrucional contendo orientações teórico-metodológicas sobre o ensino de Geografia para alunos autistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação lança mão dos procedimentos de pesquisa próprios à pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa documental buscou dar conta de analisar os documentos oficiais da educação que versam sobre as diretrizes nacionais e regionais do ensino da Geografia Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os documentos oficiais utilizados foram: a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte - Ensino Fundamental (RN, 2018). A pesquisa bibliográfica visou o levantamento do estado da arte que trata sobre o ensino da Geografia Escolar, as características comportamentais do Transtorno do Espectro Autista, os aspectos teóricos e metodológicos da Análise do Comportamento Aplicada e as orientações técnicas e pedagógicas para elaboração de material didático, tomando como referência: Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), Castellar, Cavalcanti e Callai (2012), Lear (2004), Khoury et al. (2014), Gaiato e Teixeira (2018), Preti (2010), Bento (2013) e Santos (2019). Os resultados da pesquisa nos permitiram responder afirmativamente a questão do estudo, ao demonstrar que a Análise do Comportamento Aplicada é a única abordagem de ensino com comprovação científica que oferece contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista, sendo capaz de oferecer embasamento teórico para elaboração do material Ajude-nos a Compreender o Espaço Geográfico - manual pedagógico com orientações ao professor de aluno autista. A pesquisa que ora se apresenta, apoiado na investigação e elaboração de produtos educacionais como produto final de trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional, coloca o GEOPROF como programa de pós-graduação que propõe ao professor da educação básica pensar o ensino de Geografia ancorado em práticas inclusivas que visam incluir alunos que historicamente sofrem com a segregação nos ambientes escolares